INTRODUÇÃO: ESPÍRITO SANTO? VENTO, SOPRO OU UMA PESSOA DIVINA!
OLHA, EU PELOS MENOS, SE ACREDITAR QUERO ACREDITAR DA SEGUINTE FORMA: COMO O (ESPÍRITO SANTO) É DE YAHU (DEUS) E É SEU SOPRO...!!!! E TUDO DELE É DIVINO! ENTÃO ACHO QUE OS “PAIS DA IGREJA” TENDO ESSE ENTENDIMENTO, O COLOCARAM COMO SENDO E TENDO ESSA CONOTAÇÃO.....!!!! SENDO UMA OUTRA PESSOA DIVINA! E NÃO EM UMA ARMADILHA COMO DIZEM...!!! POIS DISSO TUDO DEPENDEM VÁRIAS PROFECIAS...!!! E SE FOR COMO FALAM , MUITA COISA VAI CAIR POR TERRA.....!!!!! NÃO PRECISO NEM EXPLICAR O PORQUE!!!!!! OBS. VOU USAR TERMOS COMUNS PARA QUE TODOS POSSAM ENTENDER, VOU VOLTA ATÉ A RAIZ PAGÃ PARA NINGUÉM DIZER A O QUE É ISSO??? OU AQUILO, ENTÃO UM, OU OUTRO TERMO VOU USAR NO HEBRAICO, MAS ENTRE PARÊNTESES VAI FICAR O TERMO COMUM! VAMOS A UM BREVE ESTUDO POIS O MESMO É LONGO AÍ VÃO FALAR QUE FICO DANDO VOLTAS E NÃO CHEGO A LUGAR ALGUM! QUE ESCREVE DEMAIS E NÃO DIGO NADA ETC....É SÃO O CRÍTICO DE PLANTÃO! VAMOS AO ESTUDO:
VAMOS AO ANTIGO TESTAMENTO: Joel 2,28: E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão os vossos velhos terão sonhos, e os vossos jovens terão visões!
UMA PROFECIA E TANTO! (AGORA, SE O ESPÍRITO SANTO, COMO DIZEM, É UM SOPRO, AR, VENTO... E, JÁ TEMOS ESSE AR DENTRO DE NÓS A NOSSA VIDA! PORQUE QUANDO (DEUS) SOPRAR DE NOVO.... SÓ AÍ PROFETIZAREMOS....??? BEM, VAMOS A PALAVRA ESPÍRITO SANTO NO TERMO HEBRAICO):
(rûah) raiz primitiva; (propriamente) soprar, i.e. respirar; somente (literalmente) cheirar; (por implicação) perceber; (figurado) antecipar, desfrutar – aceitar, receber, cheirar, cheiro, chamuscado, deleitar-se.
Verbo que significa sentir alívio, ser espaçoso cheirar. Esse verbo raramente é usado na Bíblia hebraica. Na forma simples, aparece duas vezes, com o significado de obter ou sentir alívio. Quando Davi tocou a harpa, Saul ficou aliviado (1Sm 16,23); o loquaz Eliú teve que falar para aliviar-se de sua ansiedade (Jó 32,20). Em seu único uso na raiz passiva intensiva, a palavra significa espaçoso ou amplo. O vaidoso rei Salim se propôs a construir para si um palácio com aposentos espaçosos e amplos (Jr 22,14)........Bem, já deu para se ter ideia desse termo! Agora, vamos para a mesma palavra só que com o termo de “espírito”.
(rûah) vento; (por semelhança) respiração, i.e. uma exalação sensível (ou mesmo violenta); (figurado) vida, ira, insolidez (por expansão) uma região do céu, (por semelhança) espírito, mas somente de um ser racional (incluindo sua expressão e funções). Ar, ira, sopro, resfolgar, vento, respiração, sopro, frio, coragem, mente, lado, espírito, espiritual, tempestade, vão, redemoinho.
Substantivo feminino que significa espírito, vento, sopro. A palavra é usada para se referir ao ESPÍRITO DE (DEUS) OU DO (SENHOR). O Espírito do (Senhor) inspirou os profetas para profetizarem (Nm 11,17.25; 1Sm 10,6; 19,20); o (Espírito do Senhor) moveu os profetas no tempo e no espaço, como no caso de Elias (1Rs 18,12; Ez 2,2). A Palavra podia ser modificada por um adjetivo para se referir a um espírito mais da parte do Senhor {YAHU} (1Sm 16,15.16; 1Rs 22,22.23). O Espírito de (Deus) {de Yahu} é mencionado apropriadamente como o Espírito Santo (Sl 51,11[13]; 106,33; Is 63,10.11). O Espírito produziu e controlou a mensagem dos profetas, mesmo de um profeta mesopotâmio como Balaão (Nm 24,2). Davi foi inspirado pelo Espírito a falar como um profeta (2Sm 23,2). O Espírito esteve presente entre os exilados que retornaram a (Jerusalém) (Ag 2,5; Zc 4,6); e seria derramado nos últimos dias, sobre toda carne, concedendo profecias, sonhos, e visões (Jl 2,28[3,1]). O Espírito de (Deus) constristou-se por causa da rebelião do povo de (Deus) (Is 63,10). {Ué! Não ENTENDI??? POIS O HEBRAICO FALA QUE RÛAH É SOPRO, VENTO, ESPÍRITO COMUM AO QUAL TODOS NOS TEMOS....ETC. E COMO PODE SE ENTRISTECER???? ESTRANHO NÉ!!!! HÁ SIM, ÀS VEZES NÃO FALAMOS: “ESTOU ESTRANHO!” ESTOU COM UMA TRISTEZA NA ALMA...OU SERIA DE ESPÍRITO.....} GRIFO MEU.
O Espírito do (Senhor) distribuiu outros dons: dando a Bezalel perícia e habilidade em todo artifício (Êx 31,3; 35,31); incluindo a habilidade de ensinar outras pessoas (veja Êx 35,34); o Espírito dá também entendimento (Jó 32,8), O Espírito do (Senhor) tomou parte na criação do universo; o Espírito de (Deus) se MOVEU SOBRE A FACE DAS ÁGUAS E DEU VIDA ÀS PESSOAS (Gn 1,2; Jó 33,4), e fez até mesmo reviver os mortos (Ez 37,5.10; 39,29). Poxa vida em! Pra ser só um vento, sopro, que sopro em!!!! Faz tanta coisa??? Claro porque é DIVINO! E se Ele pode fazer qualquer coisa!!!! Porque o seu sopro não o pode????? Se for um AR, VENTO, SOPRO, É PODEROSO É SUA PARTE!!! PODE ATÉ NÃO SER SEI LÁ, COMO DIZEM NÃO A OUTRA PESSOA!!!! MAS É SEU E TUDO SEU É DIVINO!!! OU SEU SOPRO NÃO TEM VALOR ALGUM? É COMO UM BAFO QUE CHEIRA MAL???? DE FORMA ALGUMA!!!! É SEU SOPRO DIVINO DE VIDA MESMO QUE FOI INTERPRETADO SENDO OUTRA PESSOA!!!! MAS DE JEITO NENHUM É UM EMBUSTE UMA ARMADILHA BABILÔNICA!!!!! COMO O PODE SE O AR, VENTO SOPRO É SEU E NÃO DA ARTIMANHA DE HOMENS QUE DETIVERAM O PODER!!!!! HÁ TEM COISA ERRA NISSO VIL!!! POIS SE HOJE NÃO SABEMOS EXPLICAR NO ANO SEI LÁ NÃO ME LIGO MUITO EM DATAS, VOU CHUTAR TIPO 300 OU MENOS, OS PAIS DA IGREJA, SABERIAM EXPLICAR TUDO ISSO???? ACHO QUE ACERTARAM.... É SEI, VÃO METER O PAU EM MIM POR CAUSA DE NÃO ME IMPORTAR COM DATAS......MAS O IMPORTANTE É O ESPÍRITO O SOPRO O VENTO O AR DO ETERNO!!!!!!! GRIFO MEU!
O espírito humano e o Espírito de (Deus) de Yahu estão intimamente relacionados com o caráter moral e os atributos morais. (Deus) dará a seu povo um novo espírito para que eles sigam os seus decretos e leis (Ez 11,19; 36,26). O Espírito de (Deus) estará sobre o seu povo para transforma-lo (Is 59,21). O (Senhor) preserva os que possuem espírito contrito e coração quebrantado (Sl 34,18[19]; Is 65,14).
O espírito humano por vezes é retratado como a sede da emoção da mente e da vontade. Num cântico de louvor, Isaías declarou que o espírito deseja o (Senhor) Yahu (Is 26,9; Jo 7,11). O espírito propícia sabedoria para entendimento (Êx 28,3; Dt 34,9); e para cada um execute suas responsabilidades. Davi orou por um espírito voluntário para ser ajudado (Êx 35,21; Sl 51,10[12])
O espírito deu vida à carne e é a força vital de seres humanos e animais. O (Senhor) forma o espírito das pessoas, o espírito que lhes dá vida (Zc 12,1). Este espírito em de (Deus) e se afasta na morte (Gn 6,3; Sl 78,39; Ez 3,21). O espírito é retratado como dando animação, agitação ou vivacidade: A rainha de Sabá se viu arrebatada em seu espírito ao ver os esplendores do mundo de Salomão (1Rs 10,5).Não ter nenhum espírito é perder toda a coragem; os reis amorreus não tinham em si espírito quando souberam como Israel havia cruzado o Jordão. Ter pouco espírito é estar desesperado ou impaciente (Ec 6,9).
A PALAVRA TAMBÉM DESCREVE O FÔLEGO DE UM SER HUMANO OU O VENTO NATURAL QUE SOPRA. OS ÍDOLOS DE OUVIRES NÃO TÊM FÔLEGO EM SI, SÃO INANIMADOS (Jr 10,14; 51,17). O DISCURSO HUMANO CONSISTE, ÀS VEZES, APENAS EM PALAVRAS DE VENTO QUE NADA SIGNIFICAM (Jó 16,3). COM O SOPRO DE SUAS NARINAS, O (SENHOR) YAHU AMONTOOU ÀS ÁGUAS DO MAR VERMELHO (Êx 15,8). MUITAS VEZES, A PALAVRA SE REFERE AO VENTO OU A UM SINÔNIMO DE VENTO. O (SENHOR) ENVIOU UM VENTO SOBRE A TERRA PARA SECAR AS ÁGUAS DO DILÚVIO (Gn 8,3; Êx 15,10; Nm 11,31), JEREMIAS FALOU ACERCA DOS QUATRO VENTOS, REFERINDO-SE A TODA A TERRA (Jr 49,36; Ez 37,9). A PALAVRA TAMBÉM É USADA PARA INDICAR VENTO, COMO O SENTIDO DE NADA (Ec 1,14; 2,11; Is 26,18). O VENTO, COMO O ESPÍRITO, NÃO PODE SER CAPTURADO, DOMADO OU ENCONTRADO (Ec 2,11). NISSO PODE-SE FICAR IGUALZINHO A UM ATEU A PESSOA DESCRENTE DE TUDO O QUE SE REFERE AO DIVINO POR NÃO VER, PALPAR, SABER...???? VAI FALAR DO ETERNO PARA UM ATEU!!! A SUA RESPOSTA VAI FALAR QUE O VENTO É DA GRAVIDADE DA TERRA QUE GIRA.......BLÁ, BLÁ, BLÁ.....DESACREDITAR EM CERTAS COISAS É CONCORDAR COM OS QUE SÃO ATEUS NA PALAVRA....!!!! GRIFO MEU.
Bem, a Bíblia que estou levantando esses termos traz a mesma palavra hebraica (rûah, aramaico) correspondente a – MENTE, ESPÍRITO, VENTO.
Substantivo aramaico que significa vento; espírito de uma pessoa, mente; espírito divino. Todas as ocorrências da palavra estão no livro de Daniel. Para a mente hebraica, o termo em seu âmago condensava a experiência de algum poder misterioso, invisível, impressionante, vivo. Isto indica força como o vento (Dn 2,35; 7,2); {ORA BOLAS! SE [DEUS] É ESPÍRITO! COMO PODE SOPRAR? E TEM AR? NÃO É MATÉRIA! É ESPÍRITO! E COMO PODE DAR SOPRO..........??? É ENTÃO ME RESPONDA ISTO: HÁ ALGO IMPOSSÍVEL PARA O ETERNO???? ALGO QUE ELE NÃO POSSA FAZER???? SERÁ QUE ISSO É IMPOSSÍVEL PARA ELE???? NÃO! DE FORMA ALGUMA! POIS A MESMA PALAVRA FALA: QUE NADA É IMPOSSÍVEL PARA O ETERNO! PODE SER POSSÍVEL PARA OS DESCRENTES DE PLANTÃO NÃO ACREDITAR NO QUE ELE PODE FAZER!!! MAS PARA ELE NADA É IMPOSSÍVEL!!!!! (FAÇO DE PAULO MINHAS PALAVRAS: “PORTANTO”, OS QUE ESTÃO NA CARNE NÃO PODEM AGRADAR A ‘ULHIM YAHU. VÓS, PORÉM, NÃO ESTAIS NA CARNE, MAS NO “RÚKHA” – ESPÍRITO – (RÛAH) - , SE, DE FATO, O ESPÍRITO DE YAHU HABITA EM VÓS. E, SE ALGUÉM NÃO TEM O ESPÍRITO {RÚKHA – RÛAH} DE MASCHIYAH – O MESSIAS – YAHUSHÚA , ESSE TAL NÃO É DELE!). ROMANOS 8,9 GRIFO MEU.}; o ser interior ativo de uma pessoa onde residiam as atitudes, os sentimentos e o intelecto (Dn 5,12.20; 6,3(4); 7,15); o Espírito divino que podia descer de (Deus) e habitar às pessoas, dando-lhes frequentemente habilidades sobrenaturais, como a habilidade de Daniel de interpretar sonhos (Dn 4,8(5).9(6),18(15); 5,11.14). Esta palavra é idêntica, em forma e significado, ao substantivo hebraico rûah!
MATERIAL PESQUISADO DA BÍBLIA DE ESTUDO: PALAVRAS-CHAVE. HEBRAICO-GREGO. (EXEGESE ESTUDOS BÍBLICOS HOMILÉTICA). ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA. EDITORA CPAD 4ª EDIÇÃO. PESQUISA FEITA POR: ANSELMO ESTEVAN – EM DEFESA DA 3ª PESSOA DA TRINDADE! MESMO QUE SEJE UM SOPRO, VENTO, AR, MAS É DIVINO!!! E DÁ VIDA!!! TUDO O QUE DÁ A VIDA TEM VIDA EM SI MESMO!!!!!! SE HOUVER ALGO DE ERRADO! NÃO SOU EU QUEM VAI EXPLICAR! POIS OS DIREITOS AUTORAIS DE QUEM FIZERAM A BÍBLIA ESTÃO AÍ PARA SEREM VISTOS......OBRIGADO A TODOS. SHALÔM ALECHEM
ANSELMO ESTEVAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário