quinta-feira, 1 de setembro de 2011

3 YOCHANAN (3 JOÃO).

7ª CARTA GERAL/CATÓLICA




TERCEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO







INTRODUÇÃO







Visão geral

Autor: O apóstolo João.

Propósito: Incentivar o serviço ao próximo, especialmente à hospitalidade àqueles que ministram o evangelho.

Data: 80-90 d.C.

Verdades fundamentais:

Os Messiânicos que são fiéis em demonstrar bondade aos outros devem ser elogiados.

Praticar a hospitalidade, especialmente para os ministros do evangelho, é um grande privilégio e uma responsabilidade do messiânico.

Os líderes messiânicos devem estimar-se e apoiar-se mutuamente, e não temer e maltratar uns aos outros.





Propósito e características

Enquanto 1 e 2 João celebram verdades que unem todos os messiânicos, 3 João lamenta a mesquinha rivalidade que coloca os messiânicos uns contra os outros. Em particular, a carta foi originada por um sério conflito entre Diótrefes (aparentemente presbítero de uma congregação sob o cuidado de João) e outros na congregação a respeito da hospitalidade mostrada aos missionários viajantes. É provável que Demétrio, o qual foi recomendado a Gaio por essa carta, era ou alguém que se preocupava com os missionários ou, ele mesmo, um dos próprios missionários viajantes que dependiam de acomodações temporárias.

Não há nenhum sinal de 3 João de conflito a respeito da pessoa e da obra do Maschiyah O UNGIDO que aparece amplamente em 1 e 2 João. Pode ser que 3 João tenha sido escrita antes de 1 e 2 João e antes que essa controvérsia surgisse, possivelmente entre 80 e 90 d.C.

Esse escrito é caracterizado como uma epístola por conter uma saudação, um cumprimento introdutório e saudações finais. Trata-se de uma carta que recomenda Demétrio ao destinatário, Gaio. A preocupação central de 3 João é que os missionários viajantes deveriam ser recebidos com toda hospitalidade, de acordo com o princípio do amor messiânico.







POR CONTA de um convite especial ou de surpresa, visitantes chegam a nossa casa. Com eles vem a certeza de que teremos chão sujo, roupa extra para lavar, pratos sujos, horários alterados, aumento das despesas e inconveniência. De compartilhar uma refeição a fornecer uma cama, a hospitalidade custa tempo, energia e dinheiro. Mas o modo como tratamos os outros reflete os nossos verdadeiros valores – o que é realmente importante para nós. Vemos as pessoas como objetos ou inconveniências, ou como criações sem igual de um ‘Elo(rr)hím(i) Yahu de amor? E o que é mais importante para ‘Elo(rr)hím(i) Yahu, uma pessoa ou um tapete? Talvez o caminho mais efetivo para demonstrar os valores de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu e o amor do Mashiach pelos outros seja convidar e tratar bem os hóspedes em nossa casa.

Para Gaio, a hospitalidade era um hábito. Sua reputação de amizade e generosidade, especialmente para com os ensinadores e missionários viajantes (1,5), tornou-se notória. Para afirmar o estilo de vida messiânica de Gaio, agradecer-lhe por sua postura e encoraja-lo em sua fé, João escreveu esta nota pessoal.

O formato de João para esta carta está centrado em torno de três homens: Gaio, o exemplo de alguém que segue o YahuShúa e ama os outros (1,1-8); Diótrefes, que se proclama líder da Igreja, porém não refletia os valores de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu (1,9-11); e Demétrio, que também seguia a verdade (1.12). João encoraja Gaio a praticar a hospitalidade, manter-se na verdade, e a fazer o que é certo.

Embora esta seja uma carta pessoal, podemos “olhar por cima do ombro” de Gaio e aplicar suas lições à nossa vida. Ao ler 3 João, com qual dos homens você se identifica? Você é um Gaio, generoso para com os outros? Um Demétrio, que ama a verdade? Ou um Diótrefes, cuidando de si mesmo e de seus interesses? Reflita sobre os valores do Mashiach Yahushúa em seus relacionamentos, abrindo sua casa e tocando os outros com o seu AMOR!

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