segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

"TEMOS QUE ENTENDER QUE A SUA HESSED (GRAÇA/MISERICÓRDIA) NOS BASTA...!!! SEGUE UM TRECHO DE UM LINDO ESTUDO DE UM COLEGA DE TRABALHO! ENTENDENDO ÀS ESCRITURAS PARA A NOSSA SALVAÇÃO":

POSTAGEM DE UM IRMÃO E COLEGA DE ESTUDOS: PASTOR ELIAS RIBAS NA OTPB:
“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. 2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. 4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. 5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. 7 Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa. 10 Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. 11 Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. 12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia” (Gl 5.1-12).
http://otpbdobrasil.ning.com/xn/detail/4562487:Topic:252111?xg_source=activity

SEGUE UM DE MEUS COMENTÁRIOS:


1Cor 10:23
 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
G1832, G1832

Vamos estudar essa fala:

1832 εξεστι exesti

terceira pessoa do singular presente indicativo de um composto de 1537 e 1510; TDNT - 2:560,238; v

1) é lícito, é permitido

[1]

1537 εκ ek ou εξ ex

preposição primária denotando origem (o ponto de onde ação ou movimento procede), de, de dentro de (de lugar, tempo, ou causa; literal ou figurativo); prep

1) de dentro de, de, por, fora de

[2]

1510 ειμι eimi

primeira pessoa do singular do presente indicativo; uma forma prolongada de um verbo primário e defectivo; TDNT - 2:398,206; v

1) ser, exitir, acontecer, estar presente

[3]

Mas, antes de estudarmos a passagem acima, vamos ver outra passagem:

Fil 4:13
 tudo posso naquele que me fortalece.
G3956, G2480

 

Vamos ver essa passagem! Estudá-la e depois vamos para a outra passagem e aí sim faremos uma interpretação! Vamos lá:

3956 πας pas

que inclue todas as formas de declinação; TDNT - 5:886,795; adj

1) individualmente

1a) cada, todo, algum, tudo, o todo, qualquer um, todas as coisas, qualquer coisa

2) coletivamente

2a) algo de todos os tipos

... “todos o seguiam” Todos seguiam a Cristo? “Então, saíam a ter com ele Jerusalém e toda a Judéia”. Foi toda a Judéia ou toda a Jerusalém batizada no Jordão? “Filhinhos, vós sois de Deus”. “O mundo inteiro jaz no Maligno”. O mundo inteiro aqui significa todos? As palavras “mundo” e “todo” são usadas em vários sentidos na Escritura, e raramente a palavra “todos” significa todas as pessoas, tomadas individualmente. As palavras são geralmente usadas para significar que Cristo redimiu alguns de todas as classes — alguns judeus, alguns gentis, alguns ricos, alguns pobres, e não restringiu sua redenção a judeus ou gentios ... (C.H. Spurgeon de um sermão sobre a Redenção Particular)

[4]

2480 ισχυω ischuo


1) ser forte

1a) ser forte fisicamente, ser robusto, ter boa saúde

2) ter poder

2a) ter poder, exibido através de feitos extraordinários

2a1) externar, mostrar poder, ter a força para vencer

2b) ser uma força, ser eficaz

2c) ser útil

2d) ser capaz, poder

[5]

2479 ισχυς ischus

de um derivado de (força, cf eschon, uma forma de 2192); TDNT - 3:397,378; n f

1) habilidade, força, vigor, poder

Sinônimos ver verbete 5820

[6]

5820 - Sinônimos

Ver Definição para bia 970

Ver Definição para dunamis 1411

Ver Definição para energeia 1753

Ver Definição para exousia 1849

Ver Definição para ischus 2479

Ver Definição para kratos 2904

970 - força, poder efetivo, freqüentemente opressivo, que se mostra em ações únicas de violência

1411 - poder, habilidade natural, geral e inerente

1753 - trabalho, poder em exercício, poder operativo

1849 - primeiramente liberdade de ação; então autoridade — seja com poder delegado, ou como poder irrefreável, arbitrário

2479 - força, poder (especialmente físico) como uma doação

2904 - força, poder relativo e manifesto — no NT, principalmente de Deus

[7]

2192 εχω echo incluindo uma forma alternativa σχεω scheo, usado apenas em determinados tempos),

verbo primário; TDNT - 2:816,286; v

1) ter, i.e. segurar

1a) ter (segurar) na mão, no sentido de utilizar; ter (controlar) possessão da mente (refere-se a alarme, agitação, emoção, etc.); segurar com firmeza; ter ou incluir ou envolver; considerar ou manter como

2) ter, i.e., possuir

2a) coisas externas, tal com possuir uma propriedade ou riquezas ou móveis ou utensílios ou bens ou comida, etc.

2b) usado daqueles unidos a alguém pelos laços de sangue ou casamento ou amizade ou dever ou lei etc, de atênção ou companhia

3) julgar-se ou achar-se o fulano-de-tal, estar em certa situação

4) segurar mesmo algo, agarrar algo, prender-se ou apegar-se

4a) estar estreitamente unido a uma pessoa ou uma coisa

[8]

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE! VAMOS VER O TEXTO DENTRO DO CONTEXTO E EM SUAS CONCORDÂNCIAS DE TEMAS:

Fl 4:

A gratidão de Paulo para com os filipenses n

10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.

11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;

13 tudo posso naquele que me fortalece.

14 Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.

15 E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, o  nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, p  senão unicamente vós outros;

16 porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. q

17 Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.

18 Recebi tudo e tenho abundância; r  estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. s

19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

20 Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

[9]

10 Alegrei-me. 1.1,3; 2Co 7.6,7 vosso. 2Co 11.9; Gl 6.6 renovastes. ou, é revivido. Sl 85.6; Os 14.7 vos faltava. 2Co 6.7; Gl 6.10

11 por causa. 1Co 4.11,12; 2Co 6.10; 2Co 8.9; 2Co 11.27 aprendi. 3.8; Gn 28.20; Êx 2.21; Mt 6.31-34; Lc 3.14; 1Tm 6.6-9; Hb 10.34; Hb 13.5,6

12 Tanto sei. 1Co 4.9-13; 2Co 6.4-10; 2Co 10.1,10; 2Co 11.7,27; 2Co 12.7-10 já tenho. Dt 32.10; Ne 9.20; Is 8.11; Jr 31.19; Mt 11.29; Mt 13.52; Ef 4.20,21

[13 posso. Jo 15.4,5,7; 2Co 3.4,5 naquele que. 2Co 12.9,10; Ef 3.16; Ef 6.10; Cl 1.11; Is 40.29-31; Is 41.10; Is 45.24 ]

14 fizestes. 1Rs 8.18; 2Cr 6.8; Mt 25.21; 3Jo 5-8 associando-vos. 18; 1.7; Rm 15.27; 1Co 9.10,11; Gl 6.6; 1Tm 6.18; Hb 10.34; Hb 13.16

15 no início. 2Rs 5.16,20; 2Co 11.8-12; 2Co 12.11-15 parti. At 16.40; At 17.1-5

16 para. 1Ts 2.9 uma vez. 1Ts 2.18

17 que eu. 11; Ml 1.10; At 20.33,34; 1Co 9.12-15; 2Co 11.16; 1Ts 2.5; 1Tm 3.3; 1Tm 6.10; Tt 1.7; 1Pe 5.2; 2Pe 2.3,15; Jd 11 fruto. 1.11; Mq 7.1; Jo 15.8,16; Rm 15.28; 2Co 9.9-13; Tt 3.14 que. Pv 19.17; Mt 10.40-42; Mt 25.34-40; Lc 14.12-14; Hb 6.10

18 Recebi tudo. ou, Tenho recebido tudo. tenho abundância. 12; 2Ts 1.3 Epafrodito. 2.25,26 como. Jo 12.3-8; 2Co 2.15,16; Ef 5.2; Hb 13.16; 1Pe 2.5 aceitável. Rm 12.1; 2Co 9.12

19 Deus. 2Sm 22.7; 2Cr 18.13; Ne 5.19; Dn 6.22; Mq 7.7; Jo 20.17,27; Rm 1.8; 2Co 12.21; Fm 4 segundo. Sl 36.8; Sl 104.24; Sl 130.7; Rm 9.23; Rm 11.33; Ef 1.7,18; Ef 2.7; Ef 3.8,16; Cl 1.27; Cl 3.16; 1Tm 6.17 glória. Rm 8.18; 2Co 4.17; 1Ts 2.12; 1Pe 5.1,10 suprir. Gn 48.15; Dt 8.3,4; Ne 9.15; Sl 23.1-5; Sl 41.1-3; Sl 84.11; Sl 112.5-9; Pv 3.9,10; Pv 11.24,25; Ml 3.10; Lc 12.30-33; 2Co 9.8-11

20 a nosso. 1.11; Sl 72.19; Sl 115.1; Mt 6.9,13; Rm 11.36; Rm 16.27; Gl 1.5; Ef 3.21; 1Tm 1.17; Jd 25; Ap 1.6; Ap 4.9-11; Ap 5.12; Ap 7.12; Ap 11.13; Ap 14.7 Amém. 23; Mt 6.12; Mt 28.20


AGORA SIM, PODEMOS IR PARA A PRIMEIRA FALA DO ESTUDO:

VAMOS VER O TEXTO DENTRO DE SEU CONTEXTO: 1Co 10:

Os limites da liberdade cristã

23 Todas as coisas são lícitas, b  mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.

24 Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem. c

25 Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência;

26 porque do Senhor é a terra e a sua plenitude. d

27 Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência.

28 Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; e  f

29 consciência, digo, não a tua propriamente, g  mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia?

30 Se eu participo com ações de graças, por que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças?

31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. h

32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,

33 assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.


EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:

[23 coisas são lícitas. 6.12; 8.9; Rm 14.15,20 edificam. 8.1; 14.3-5,12,17,26; Rm 14.19; Rm 15.1,2; 2Co 12.19; Ef 4.29; 1Ts 5.11; 1Tm 1.4 ]

24 busque. 33; 9.19-23; 13.5; Fp 2.4,5,21

25 vende. Rm 14.14; 1Tm 4.4; Tt 1.15 por. 27-29; 8.7; Rm 13.5

26 28; Êx 19.5; Dt 10.14; Jó 41.11; Sl 24.1; Sl 50.12; 1Tm 6.17

27 convidar. 5.9-11; Lc 5.29,30; Lc 15.23; Lc 19.7 o que. Lc 10.7 por. 25; 2Co 1.13; 2Co 4.2; 2Co 5.11

28 comais. 8.10-13; Rm 14.15 por. 26; Êx 9.29; Dt 10.14; Sl 24.1; Sl 115.16; Jr 27.5,6; Mt 6.31,32

29 não. 32; 8.9-13; Rm 14.15-21 por que. Rm 14.16; 2Co 8.21; 1Ts 5.22

30 ações de graças. por que dou. Rm 14.6; 1Tm 4.3,4

31 quer. O apóstolo conclui o assunto dando-lhes uma regra geral, suficiente para regular a consciência e a prática de cada um, — que quer comam, ou bebam, ou qualquer coisa que façam, que seja feito com o objetivo habitual da glória de Deus; considerando seus preceitos e a propriedade, conveniência, aparência e tendência de suas ações. comais. 7.34; Dt 12.7,12,18; Ne 8.16-18; Zc 7.5,6; Lc 11.41; Cl 3.17,23; 1Pe 4.11

32 nem. 33; 8.13; Rm 14.13; 2Co 6.3; Fp 1.10 gentios. ou, gregos. a igreja. 11.22; At 20.28; 1Tm 3.5,15

33 24; 9.19-23; Rm 15.2,3; 2Co 11.28,29; 2Co 12.19


Agora sim, podemos dar uma breve interpretação quanto à: ‘LIBERDADE MESSIÂNICA’ :

Se, estamos no Filho – nova criatura é e as coisas antigas não existem mais. Sendo assim, se estamos Nele, temos a liberdade de agirmos perante o Rûarh Kadosch (YHVH) – o Espírito Santo YHVH! Ok. Essa é a liberdade que temos. E não devemos nos escravizar por ninguém que nos queira fazer desta forma...!!! Podemos qualquer coisa...!!! Mas, se deixarmos o Filho de lado não nos convém usar de tal liberdade, pois estaríamos errando e nos escravizando a nós mesmos de novo e de novo....!!! Isso seria um grave erro! Sendo assim, devemos buscar a edificação de quem não chegou a esse ponto ou grau de informação dada a todos que creem Nele...!!! Não devemos ser pedra de tropeço para o próximo irmão ou irmã – falando, há grosso modo,... Pois quem está no Rûarh YHVH – está pronto para dar frutos e não ficar só em obras...!!! Essa é uma forma de interpretarmos a LIBERDADE MESSIÂNICA – (MESSIAS)!

PELAS ESCRITURAS SERIA ISTO:

Fl 4,13 (TEMAS EM CONCORDÂNCIA):

[13 posso. Jo 15.4,5,7; 2Co 3.4,5 naquele que. 2Co 12.9,10; Ef 3.16; Ef 6.10; Cl 1.11; Is 40.29-31; Is 41.10; Is 45.24 ]

 

1Co 10,23 (TEMAS EM CONCORDÂNCIA):

[23 coisas são lícitas. 6.12; 8.9; Rm 14.15,20 edificam. 8.1; 14.3-5,12,17,26; Rm 14.19; Rm 15.1,2; 2Co 12.19; Ef 4.29; 1Ts 5.11; 1Tm 1.4 ]

 

POIS, DE NADA ADIANTARÁ A MINHA ‘LIBERDADE’ SE EU COMEÇAR A PISAR - NOS OUTROS. SE FOR BRIGÃO. SE SÓ EU FOR O DONO DA VERDADE. ETC...!

POR ISSO MESMO EXISTEM MUITOS ERROS DE INTERPRETAÇÃO HOJE EM DIA...!!!

PARA REFLEXÃO: (VAMOS VER UM PEQUENO RESUMO DA EPÍSTOLA DE YOCHANAN [Jo]):

Teologia da primeira epístola. Não seria a caso de fazer aqui uma análise da teologia da epístola, mas de fazer ressaltar seu ensinamento fundamental. A intenção do autor está claramente expressa no versículo de conclusão: “Tudo isso vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, vós que tendes fé no NOME DO FILHO DE ELORRÍM (Elohim) YAHU” (5,13). {Então, João fala em ‘fé’ no NOME...!!! Ok. E se lhe dão outro Nome????? Como fica essa história??? Pois toda a epístola manda: andar na verdade! Se Yahu é VERDADE!!! E, o É com certeza!!! Me respondam: Por que o que se diz crente – quer andar na ‘MENTIRA’ E FALA QUE TEM FÉ...! No meu ver, está indo contra tudo e todo o ensinamento da Palavra que é o VERBOQUE É A VERDADE! POIS SUAS PALAVRAS SÃO: EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO...!!! Quem fala por e pela MENTIRA, e é o pai da MENTIRA – TODOS NÓS JÁ SABEMOS....ENTÃO SE VOCÊ PELO MENOS NÃO ACREDITA E NEM TENTA PROCURAR A VERDADE POIS SE ACOMODA NO QUE JÁ ESTÁ AÍ.... ENTÃO PODE CAIR NESSES VERSÍCULOS: “João 8,44-59” [podendo cair em pecado que não haverá perdão...!!!! Contra o Espírito (Rúkha)]; “Daniel 8,12..”. ENTÃO TODOS QUE TEM OUVIDOS E OLHOS PARA VEREM E ESCUTAM A VERDADE, NÃO LHES DÊEM AS COSTAS.........!!! ANSELMO ESTEVAN.}. Na perturbação causada pelas doutrinas heréticas, João quer dar aos crentes uma certeza: são eles, e não os profetas da mentira, que possuem a vida divina. Nos últimos versículos, esta certeza irrompe como o grito de vitória da fé sobre o mundo: “Sabemos que todo aquele que NASCEU DE ‘ELO(RR)HÍM YAHU NÃO PECA MAIS... Sabemos que somos de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu, mas o mundo inteiro jaz SOB O PODER DO MALIGNO. Sabemos que o Filho de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu... nos deu a INTELIGÊNCIA para conhecer o VERDADEIRO. E, nós estamos no VERDADEIRO, em seu Filho YAHUSHÚA – MASCHIYAH – O MASHIACH (UNGIDO)” [5,18-20). Contra as falsas pretensões GNÓSTICAS, os messiânicos devem esforçar-se por desenvolver e fortalecer em si mesmo esta “gnose” verdadeira que é a certeza da fé. “O messiânico perfeito não está mais nas trevas, mas na luz, ele sabe!” (J. Mouroux). {Bem, essas são palavras do autor! Agora minhas palavras: “Não sejas sábio em si mesmo...!!! Mas, somente procure a Sabedoria que vem do alto....e sejas instruído para todo o sempre!!!”. Pois, faço de 1 e 2 Pedro minhas palavras: Ora, o ‘Elo(rr)hím(i) Yahu de toda a graça, que em Maschiyah (O Mashiach) vos chamou á sua glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar! Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos tornei coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa a virtude; como a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso YHVH YahuShúa o Mashiach!}.

 

“POIS, A NOSSA LIBERDADE É PARA SERVIRMOS HÁ’ MASCHIYAH (O MESSIAS) YHVH (YA’SHUA)! E NÃO A NÓS MESMOS....!!!”. ESSA É A NOSSA LIBERDADE!

 

 




TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[6]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[7]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[8]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
n n 4.10-20 Ver Fp 1.3-11, n. Paulo, atento à sensibilidade dos filipenses, quer evitar qualquer aparência de interesse pessoal. Por isso, deixa para o final da epístola a menção direta do donativo que eles haviam enviado por intermédio de Epafrodito (Fp 2.25-30, n.) e a referência à sua própria situação física e econômica.
o o 4.15 Macedônia: Fp 1.1, nota e.
p p 4.15 Paulo emprega uma expressão tirada da contabilidade, que significa lit. abrir contas de crédito e débito; os filipenses haviam correspondido com ofertas de gratidão pela ajuda espiritual que receberam.
q q 4.16 At 17.1; 2Co 11.9.
r r 4.18 Continua usando o vocabulário da contabilidade.
s s 4.18 Aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus: Isto é, um sacrifício que Deus recebe com grado. Cf. Êx 29.18; 30.7-8; ver Ef 5.2, nota c.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Fp 4:20
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Fp 4:9-20
b b 10.23 Todas as coisas são lícitas: Isto é, alguém é livre para fazer o que deseja: Ver 1Co 6.12, n.; aqui, se aplica o mesmo dito com respeito às comidas, e o autor volta ao tema do cap. 8.
c c 10.24 Fp 2.4.
d d 10.26 Sl 24.1; 50.12.
e e 10.28 Em diversos manuscritos é acrescentado: porque do Senhor é a terra e tudo que nela há.
f f 10.28 Rm 14.14-15; 1Co 8.7.
g g 10.28-29 1Co 8.7-13.
h h 10.31 Cl 3.17; 1Pe 4.11.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 10:33
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 10:22-33


 

ANSELMO ESTEVAN.

Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.

Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.

Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.

 

FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.

 

Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).