A LIBERDADE CRISTÃ
SEGUE UM DE MEUS COMENTÁRIOS:
1Cor
10:23
|
Todas
as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
|
G1832, G1832
|
Vamos estudar essa fala:
1832 εξεστι exesti
terceira pessoa do singular presente indicativo de um composto de 1537
e 1510; TDNT - 2:560,238; v
1) é lícito, é permitido
1537 εκ ek ou εξ ex
preposição primária denotando origem (o ponto de onde ação ou movimento
procede), de, de dentro de (de lugar, tempo, ou causa; literal ou figurativo);
prep
1) de dentro de, de, por, fora de
1510 ειμι eimi
primeira pessoa do singular do presente indicativo; uma forma prolongada
de um verbo primário e defectivo; TDNT - 2:398,206; v
1) ser, exitir, acontecer, estar presente
Mas, antes de estudarmos a passagem acima, vamos ver outra
passagem:
Fil
4:13
|
tudo
posso
naquele que me fortalece.
|
G3956, G2480
|
Vamos ver essa passagem! Estudá-la e depois vamos para a
outra passagem e aí sim faremos uma interpretação! Vamos lá:
3956 πας pas
que inclue todas as formas de declinação; TDNT - 5:886,795; adj
1) individualmente
1a) cada, todo, algum, tudo, o todo, qualquer um, todas as coisas,
qualquer coisa
2) coletivamente
2a) algo de todos os tipos
... “todos o seguiam” Todos seguiam a Cristo? “Então, saíam a ter com
ele Jerusalém e toda a Judéia”. Foi toda a Judéia ou toda a Jerusalém batizada
no Jordão? “Filhinhos, vós sois de Deus”. “O mundo inteiro jaz no Maligno”. O
mundo inteiro aqui significa todos? As palavras “mundo” e “todo” são usadas em
vários sentidos na Escritura, e raramente a palavra “todos” significa todas as
pessoas, tomadas individualmente. As palavras são geralmente usadas para
significar que Cristo redimiu alguns de todas as classes — alguns judeus,
alguns gentis, alguns ricos, alguns pobres, e não restringiu sua redenção a
judeus ou gentios ... (C.H. Spurgeon de um sermão sobre a Redenção Particular)
2480 ισχυω ischuo
de 2479; TDNT - 3:397,378; v
1) ser forte
1a) ser forte fisicamente, ser robusto, ter boa saúde
2) ter poder
2a) ter poder, exibido através de feitos extraordinários
2a1) externar, mostrar poder, ter a força para vencer
2b) ser uma força, ser eficaz
2c) ser útil
2d) ser capaz, poder
2479 ισχυς ischus
de um derivado de (força, cf eschon, uma forma de 2192); TDNT -
3:397,378; n f
1) habilidade, força, vigor, poder
Sinônimos ver verbete 5820
5820 - Sinônimos
Ver Definição para bia 970
Ver Definição para dunamis 1411
Ver Definição para energeia 1753
Ver Definição para exousia 1849
Ver Definição para ischus 2479
Ver Definição para kratos 2904
970 - força, poder efetivo, freqüentemente opressivo, que se mostra em
ações únicas de violência
1411 - poder, habilidade natural, geral e inerente
1753 - trabalho, poder em exercício, poder operativo
1849 - primeiramente liberdade de ação; então autoridade — seja com
poder delegado, ou como poder irrefreável, arbitrário
2479 - força, poder (especialmente físico) como uma doação
2904 - força, poder relativo e manifesto — no NT, principalmente de Deus
2192 εχω echo incluindo
uma forma alternativa σχεω scheo, usado
apenas em determinados tempos),
verbo primário; TDNT - 2:816,286; v
1) ter, i.e. segurar
1a) ter (segurar) na mão, no sentido de utilizar; ter (controlar)
possessão da mente (refere-se a alarme, agitação, emoção, etc.); segurar com
firmeza; ter ou incluir ou envolver; considerar ou manter como
2) ter, i.e., possuir
2a) coisas externas, tal com possuir uma propriedade ou riquezas ou
móveis ou utensílios ou bens ou comida, etc.
2b) usado daqueles unidos a alguém pelos laços de sangue ou casamento ou
amizade ou dever ou lei etc, de atênção ou companhia
3) julgar-se ou achar-se o fulano-de-tal, estar em certa situação
4) segurar mesmo algo, agarrar algo, prender-se ou apegar-se
4a) estar estreitamente unido a uma pessoa ou uma coisa
TUDO POSSO NAQUELE
QUE ME FORTALECE! VAMOS VER O TEXTO DENTRO DO CONTEXTO E EM SUAS CONCORDÂNCIAS
DE TEMAS:
Fl 4:
A gratidão de Paulo para com os filipenses
n
10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor
porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual
também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque
aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12 Tanto sei estar humilhado como também ser
honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de
fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
13 tudo posso naquele que me fortalece.
14 Todavia, fizestes bem, associando-vos na
minha tribulação.
15 E sabeis também vós, ó filipenses, que, no
início do evangelho, quando parti da Macedônia, o nenhuma
igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, p
senão unicamente vós outros;
16 porque até para Tessalônica mandastes não
somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.
q
17 Não que eu procure o donativo, mas o que
realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.
18 Recebi tudo e tenho abundância;
r estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o
que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e
aprazível a Deus. s
19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em
glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.
20 Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória
pelos séculos dos séculos. Amém!
10 Alegrei-me. 1.1,3; 2Co 7.6,7 vosso. 2Co
11.9; Gl 6.6 renovastes. ou, é revivido. Sl 85.6; Os 14.7 vos faltava. 2Co 6.7; Gl 6.10
11 por causa. 1Co 4.11,12; 2Co 6.10; 2Co 8.9; 2Co 11.27 aprendi. 3.8; Gn 28.20; Êx 2.21; Mt 6.31-34; Lc 3.14; 1Tm 6.6-9; Hb 10.34; Hb 13.5,6
12 Tanto sei. 1Co 4.9-13; 2Co 6.4-10; 2Co 10.1,10;
2Co 11.7,27; 2Co
12.7-10 já tenho. Dt 32.10; Ne 9.20; Is 8.11; Jr 31.19; Mt 11.29; Mt 13.52; Ef 4.20,21
[13 posso. Jo 15.4,5,7; 2Co 3.4,5 naquele que. 2Co 12.9,10; Ef 3.16; Ef 6.10; Cl 1.11; Is 40.29-31; Is 41.10;
Is 45.24 ]
14 fizestes. 1Rs 8.18; 2Cr 6.8; Mt 25.21; 3Jo 5-8 associando-vos. 18; 1.7; Rm 15.27; 1Co 9.10,11; Gl 6.6; 1Tm 6.18; Hb 10.34; Hb 13.16
15 no início. 2Rs
5.16,20; 2Co 11.8-12; 2Co
12.11-15 parti. At 16.40; At 17.1-5
16 para. 1Ts 2.9 uma vez. 1Ts
2.18
17 que eu. 11; Ml 1.10; At 20.33,34;
1Co 9.12-15; 2Co 11.16;
1Ts 2.5; 1Tm 3.3;
1Tm 6.10; Tt 1.7;
1Pe 5.2; 2Pe 2.3,15;
Jd 11 fruto. 1.11; Mq 7.1; Jo 15.8,16; Rm 15.28; 2Co 9.9-13;
Tt 3.14 que. Pv
19.17; Mt 10.40-42; Mt
25.34-40; Lc 14.12-14; Hb 6.10
18 Recebi tudo. ou, Tenho
recebido tudo. tenho abundância. 12; 2Ts
1.3 Epafrodito. 2.25,26 como. Jo
12.3-8; 2Co 2.15,16; Ef
5.2; Hb 13.16; 1Pe
2.5 aceitável. Rm 12.1; 2Co 9.12
19 Deus. 2Sm 22.7; 2Cr
18.13; Ne 5.19; Dn
6.22; Mq 7.7; Jo
20.17,27; Rm 1.8; 2Co 12.21; Fm 4 segundo. Sl 36.8; Sl 104.24; Sl 130.7; Rm 9.23; Rm 11.33; Ef 1.7,18; Ef 2.7; Ef 3.8,16; Cl 1.27; Cl 3.16; 1Tm 6.17 glória. Rm
8.18; 2Co 4.17; 1Ts
2.12; 1Pe 5.1,10 suprir. Gn 48.15; Dt 8.3,4; Ne 9.15; Sl 23.1-5; Sl 41.1-3; Sl 84.11; Sl 112.5-9; Pv 3.9,10;
Pv 11.24,25; Ml 3.10;
Lc 12.30-33; 2Co
9.8-11
20 a nosso. 1.11; Sl 72.19; Sl 115.1; Mt 6.9,13; Rm 11.36; Rm 16.27; Gl 1.5; Ef 3.21; 1Tm 1.17; Jd 25; Ap 1.6; Ap 4.9-11; Ap 5.12; Ap 7.12; Ap 11.13; Ap 14.7 Amém. 23; Mt 6.12; Mt 28.20
AGORA SIM, PODEMOS IR PARA A PRIMEIRA FALA DO ESTUDO:
VAMOS VER O TEXTO
DENTRO DE SEU CONTEXTO: 1Co 10:
Os limites da liberdade cristã
25 Comei de tudo o que se vende no mercado,
sem nada perguntardes por motivo de consciência;
27 Se algum dentre os incrédulos vos
convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada
perguntardes por motivo de consciência.
28 Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa
sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa
da consciência; e f
29 consciência, digo, não a tua propriamente,
g mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha
liberdade pela consciência alheia?
30 Se eu participo com ações de graças, por
que hei de ser vituperado por causa daquilo por que dou graças?
31 Portanto, quer comais, quer bebais ou
façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
h
32 Não vos torneis causa de tropeço nem para
judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,
33 assim como também eu procuro, em tudo, ser
agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para
que sejam salvos.
EM CONCORDÂNCIA DE TEMAS:
[23 coisas são lícitas. 6.12; 8.9; Rm 14.15,20 edificam. 8.1; 14.3-5,12,17,26;
Rm 14.19; Rm 15.1,2;
2Co 12.19; Ef 4.29;
1Ts 5.11; 1Tm 1.4
]
24 busque. 33; 9.19-23; 13.5; Fp 2.4,5,21
25 vende. Rm 14.14; 1Tm 4.4; Tt 1.15 por. 27-29; 8.7; Rm 13.5
26 28; Êx 19.5; Dt
10.14; Jó 41.11; Sl 24.1; Sl 50.12; 1Tm 6.17
27 convidar. 5.9-11; Lc 5.29,30; Lc 15.23;
Lc 19.7 o que. Lc
10.7 por. 25; 2Co 1.13; 2Co
4.2; 2Co 5.11
28 comais. 8.10-13; Rm 14.15 por. 26; Êx 9.29; Dt 10.14; Sl 24.1; Sl 115.16; Jr 27.5,6; Mt 6.31,32
29 não. 32; 8.9-13;
Rm 14.15-21 por que. Rm
14.16; 2Co 8.21; 1Ts
5.22
30 ações de graças. por que dou. Rm
14.6; 1Tm 4.3,4
31 quer. O apóstolo conclui o assunto
dando-lhes uma regra geral, suficiente para regular a consciência e a prática
de cada um, — que quer comam, ou bebam, ou qualquer coisa que façam, que seja
feito com o objetivo habitual da glória de Deus; considerando seus preceitos e
a propriedade, conveniência, aparência e tendência de suas ações. comais. 7.34; Dt 12.7,12,18; Ne 8.16-18;
Zc 7.5,6; Lc 11.41;
Cl 3.17,23; 1Pe 4.11
32 nem. 33; 8.13;
Rm 14.13; 2Co 6.3;
Fp 1.10 gentios. ou, gregos. a igreja. 11.22; At
20.28; 1Tm 3.5,15
33 24; 9.19-23; Rm
15.2,3; 2Co 11.28,29; 2Co 12.19
Agora sim, podemos
dar uma breve interpretação quanto à: ‘LIBERDADE MESSIÂNICA’ :
Se, estamos no Filho – nova criatura é e as coisas antigas
não existem mais. Sendo assim, se estamos Nele, temos a liberdade de agirmos
perante o Rûarh Kadosch (YHVH) – o Espírito Santo YHVH! Ok. Essa é a liberdade
que temos. E não devemos nos escravizar por ninguém que nos queira fazer desta
forma...!!! Podemos qualquer coisa...!!! Mas, se deixarmos o Filho de lado não
nos convém usar de tal liberdade, pois estaríamos errando e nos escravizando a
nós mesmos de novo e de novo....!!! Isso seria um grave erro! Sendo assim,
devemos buscar a edificação de quem não chegou a esse ponto ou grau de
informação dada a todos que creem Nele...!!! Não devemos ser pedra de tropeço
para o próximo irmão ou irmã – falando, há grosso modo,... Pois quem está no
Rûarh YHVH – está pronto para dar frutos e não ficar só em obras...!!! Essa é
uma forma de interpretarmos a LIBERDADE MESSIÂNICA – (MESSIAS)!
PELAS ESCRITURAS SERIA ISTO:
Fl 4,13 (TEMAS EM CONCORDÂNCIA):
[13 posso. Jo 15.4,5,7; 2Co 3.4,5 naquele que. 2Co 12.9,10; Ef 3.16; Ef 6.10; Cl 1.11; Is 40.29-31; Is 41.10;
Is 45.24 ]
1Co 10,23 (TEMAS EM CONCORDÂNCIA):
[23 coisas são lícitas. 6.12; 8.9; Rm 14.15,20 edificam. 8.1; 14.3-5,12,17,26; Rm 14.19; Rm 15.1,2; 2Co 12.19; Ef 4.29; 1Ts 5.11; 1Tm 1.4 ]
POIS, DE NADA ADIANTARÁ A MINHA ‘LIBERDADE’ SE EU COMEÇAR A
PISAR - NOS OUTROS. SE FOR BRIGÃO. SE SÓ EU FOR O DONO DA VERDADE. ETC...!
POR ISSO MESMO EXISTEM MUITOS ERROS DE INTERPRETAÇÃO HOJE EM
DIA...!!!
PARA REFLEXÃO: (VAMOS VER UM PEQUENO RESUMO DA EPÍSTOLA DE
YOCHANAN [Jo]):
Teologia da primeira epístola. Não seria a caso de fazer aqui uma análise da teologia da epístola, mas
de fazer ressaltar seu ensinamento fundamental. A intenção do autor está
claramente expressa no versículo de conclusão: “Tudo isso vos escrevi, para que
saibais que tendes a vida eterna, vós que tendes fé no NOME DO FILHO DE ELORRÍM (Elohim) YAHU” (5,13). {Então, João fala
em ‘fé’ no NOME...!!! Ok. E se lhe dão outro Nome????? Como fica essa
história??? Pois toda a epístola manda: andar na verdade! Se Yahu é VERDADE!!!
E, o É com certeza!!! Me respondam: Por que o que se diz crente – quer andar na
‘MENTIRA’ E FALA QUE TEM FÉ...! No meu ver, está indo contra tudo e todo o
ensinamento da Palavra que é o VERBO – QUE É A VERDADE! POIS SUAS
PALAVRAS SÃO: EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO...!!! Quem
fala por e pela MENTIRA, e é o pai da MENTIRA – TODOS NÓS JÁ
SABEMOS....ENTÃO SE VOCÊ PELO MENOS NÃO ACREDITA E NEM TENTA PROCURAR A VERDADE
POIS SE ACOMODA NO QUE JÁ ESTÁ AÍ.... ENTÃO PODE CAIR NESSES VERSÍCULOS: “João
8,44-59” [podendo cair em pecado
que não haverá perdão...!!!! Contra
o Espírito (Rúkha)]; “Daniel
8,12..”. ENTÃO TODOS QUE TEM
OUVIDOS E OLHOS PARA VEREM E ESCUTAM A VERDADE, NÃO LHES DÊEM AS
COSTAS.........!!! ANSELMO ESTEVAN.}. Na perturbação causada pelas doutrinas heréticas, João quer dar aos
crentes uma certeza: são eles, e não os profetas da
mentira, que possuem a vida divina. Nos últimos versículos, esta certeza irrompe como o grito de vitória da
fé sobre o mundo: “Sabemos que todo aquele que NASCEU DE ‘ELO(RR)HÍM YAHU NÃO
PECA MAIS... Sabemos que somos de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu, mas o mundo inteiro jaz
SOB O PODER DO MALIGNO. Sabemos que o Filho de ‘Elo(rr)hím(i) Yahu... nos deu a
INTELIGÊNCIA para conhecer
o VERDADEIRO. E, nós estamos no VERDADEIRO, em seu Filho YAHUSHÚA – MASCHIYAH – O MASHIACH (UNGIDO)”
[5,18-20). Contra as falsas
pretensões GNÓSTICAS, os messiânicos
devem esforçar-se por desenvolver e
fortalecer em si mesmo esta “gnose” verdadeira que é a certeza da fé. “O
messiânico perfeito não está mais
nas trevas, mas na luz, ele sabe!” (J. Mouroux). {Bem, essas são palavras do autor! Agora minhas palavras: “Não
sejas sábio em si mesmo...!!! Mas, somente procure a Sabedoria que vem do alto....e sejas instruído para todo o sempre!!!”. Pois, faço de 1 e 2 Pedro minhas palavras: Ora, o ‘Elo(rr)hím(i) Yahu de toda a graça, que em Maschiyah (O
Mashiach) vos chamou á sua glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele
mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar! Visto como,
pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida
e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua
própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e
mui grandes promessas, para que por elas vos tornei coparticipantes da natureza
divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo,
vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; como a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em
vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso YHVH YahuShúa o Mashiach!}.
“POIS, A NOSSA LIBERDADE É PARA SERVIRMOS HÁ’ MASCHIYAH (O
MESSIAS) YHVH (YA’SHUA)! E NÃO A NÓS MESMOS....!!!”. ESSA É A NOSSA LIBERDADE!
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[3]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[4]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[5]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[6]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[7]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[8]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
n n 4.10-20 Ver Fp 1.3-11, n. Paulo, atento à sensibilidade dos filipenses, quer
evitar qualquer aparência de interesse pessoal. Por isso, deixa para o final da
epístola a menção direta do donativo que eles haviam enviado por intermédio de Epafrodito
(Fp 2.25-30, n.) e a referência à sua própria situação física e econômica.
o o 4.15 Macedônia: Fp 1.1, nota e.
p p 4.15 Paulo emprega uma expressão tirada da contabilidade, que significa lit. abrir
contas de crédito e débito; os filipenses haviam correspondido com ofertas
de gratidão pela ajuda espiritual que receberam.
q q 4.16 At 17.1; 2Co 11.9.
r r 4.18 Continua usando o vocabulário da contabilidade.
s s 4.18 Aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus: Isto é, um
sacrifício que Deus recebe com grado. Cf. Êx 29.18; 30.7-8; ver Ef 5.2,
nota c.
[9]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Fp 4:20
[10]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Fp 4:9-20
b b 10.23 Todas as coisas são lícitas: Isto é, alguém é livre
para fazer o que deseja: Ver 1Co 6.12, n.; aqui, se aplica o mesmo dito com
respeito às comidas, e o autor volta ao tema do cap. 8.
c c 10.24 Fp 2.4.
d d 10.26 Sl 24.1; 50.12.
e e 10.28 Em diversos manuscritos é acrescentado: porque do Senhor é a terra e
tudo que nela há.
f
f
10.28 Rm 14.14-15; 1Co 8.7.
g
g
10.28-29 1Co 8.7-13.
h h 10.31 Cl 3.17; 1Pe 4.11.
[11]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 10:33
[12]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 10:22-33
ANSELMO
ESTEVAN.
Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do
Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos].
Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos].
Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
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