Antes
de começar meu estudo, eu quero falar de duas mulheres:
RUTE [Amizade]
Moabita, viúva de Malom, que voltou com Noemi, sua sogra, para Israel. Casou-se com Boaz, vindo a ser bisavó do rei Davi e uma das antepassadas de Jesus (Mt 1.5). V. RUTE, LIVRO DE.
V. ver
Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
ESTER, LIVRO DE
Livro que conta a história de Ester, a moça judia que se tornou rainha
por haver se casado com Xerxes, rei da Pérsia. Xerxes I, chamado na Bíblia de
Assuero, reinou de 485 a 465 a.C. Hamã, o primeiro ministro, planejou acabar com
todos os judeus do reino. Mas Ester e Mordecai conseguiram fazer fracassar o
plano perverso de Hamã, que acabou morrendo na forca que havia mandado
construir para enforcar Mordecai. Para festejar a vitória contra os
inimigos, os judeus começaram a comemorar a festa de PURIM, o que
fazem até hoje.
PURIM, FESTA DE
Festa dos judeus que caía nos dias 14 e 15 de adar (v. CALENDÁRIO 12), na qual se comemorava a vitória contra HAMÃ. “Purim”
quer dizer “sortes” (Et 3.6; 9.20-32).
CALENDÁRIO
Sistema de divisão do tempo do ano civil. Os 12 meses do ano judaico
iniciavam com a lua nova e seguiam assim:
1) abibe (Êx 13.4) ou nisã (Ne 2.1), de meados de março a meados de abril;
2) zive (1Rs 6.1), abril-maio;
3) sivã (Et 8.9), maio-junho;
4) tamuz, junho-julho;
5) abe, julho-agosto;
6) elul (Ne 6.15), agosto-setembro;
7) etanim ou tisri (1Rs 8.2), setembro-outubro;
8) bul ou marquesvã (1Rs 6.38), outubro-novembro;
9) quisleu (Ne 1.1), novembro-dezembro;
10) tebete (Et 2.16), dezembro-janeiro;
11) sebate (Zc 1.7), janeiro-fevereiro;
12) adar (Ed 6.15), fevereiro-março. Destes, apenas tamuz (junho-julho) e
abe (julho-agosto) não são mencionados na Bíblia. V. ANO.
ESTER Judia órfã que chegou a ser rainha da Pérsia quando Assuero (ou Xerxes,
486-465 a.C.)
a escolheu entre muitas para substituir a rainha Vasti. Com a sua posição de
rainha, salvou os seus compatriotas judeus da destruição. Ver o livro de Ester.
Agora sim
podemos começar meu estudo: Material de pesquisa – Sociedade Bíblica do Brasil
(MANUAL BÍBLICO SBB).
Páginas: 89 – 97:
A Bíblia do ponto de
vista feminino.
Claire Powell
O século 20 testemunhou grandes mudanças nas atitudes com
relação ao status e papel das mulheres. A educação das mulheres foi uma das
chaves para abrir novas oportunidades no mercado de trabalho, e para dar maior
respeito ao trabalho tradicionalmente feito por mulheres.
Uma mudança de perspectiva da Bíblia também era necessária,
não porque as mulheres se relacionem com (‘elohîm – grifo meu) Deus ou veem a
Bíblia de forma diferente dos homens, ou porque todas as mulheres pensem da
mesma forma, mas porque, até recentemente, quase toda interpretação bíblica
era feita por homens.
Na cultura secular e na igreja, a masculinidade se tornou
a norma do que significa ser humano e era fácil marginalizar, mesmo que
inconscientemente, a contribuição e importância das mulheres. Teólogos
focalizaram principalmente a maneira como (‘elohîm – grifo meu) Deus lida com
os homens, considerando mais importante na teologia e na história cristã (eu
diria: messiânica) as coisas que os homens fazem, enquanto as mulheres, os
papéis que elas exercem, a (emunah – grifo meu) fé, a experiência e os interesses delas ficavam em segundo plano.
Tanto homens quanto mulheres acostumaram-se a aprender sobre (emunah – grifo
meu) fé a partir de exemplos
bíblicos de homens como Kefa (grifo meu) Pedro, enquanto o exemplo de mulheres
como Miryam (grifo meu) Maria eram subconscientemente vistos como “apenas para
as mulheres”!
Portanto, toda a igreja, mulheres e homens, se beneficiam
com a valorização da experiência de (emunah – grifo meu) fé por intermédio das mulheres nas ESCRITURAS, com a recuperação da
importância esquecida das mulheres na história da missão da igreja e com a retificação
do desequilíbrio no qual mulheres e o sexo feminino foram marginalizados nas
traduções da Bíblia, na teologia e na igreja. (MAS ‘Igreja’ – somos nós! A
criação de YHVH! E não uma reunião de pessoas em denominação x ou y...!!!).
Grifo meu.
PARCEIROS IGUAIS
B’reshit (grifo meu) Gênesis começa como o fato de que
homens e mulheres foram criados iguais á vista de ‘elohîm YHVH (grifo meu) Deus
e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa (Gn
1,31):
Vamos ver às referências em temas de concordância de temas:
31 muito bom. Jó 38.7; Sl 19.1,2; Sl 104.24,31;
Lm 3.38; 1Tm 4.4
Houve. 5,8,13,19,23; 2.2; Êx 20.11
A mulher é criada a partir do homem, não para mostrar
subordinação, mas para mostrar que ela é semelhante a ele, em contraste com os outros
seres criados, e para demonstrar A INTERDEPENDÊNCIA que Sha’ul (grifo meu)
Paulo, em 1Co 11,11-12,
11 7.10-14; 12.12-22; Gl 3.28
12 e. 8.6; Pv
16.4; Rm 11.36; Hb
1.2,3
Diz ser eternamente característica da raça humana: “No
entanto, no Senhor Yahveh (grifo meu), nem a mulher é independente do homem,
nem o homem é independente da mulher. Porque assim como a mulher foi feita do
homem, também o homem nasce da mulher”.
RIVALIDADE E
COMPETIÇÃO
Os problemas entre homem e mulher só começaram depois que
a desobediência causou a ‘queda’ da humanidade em Gn 3
1 A serpente engana Eva.
1 A serpente engana Eva.
6 Eva e Adão transgridem o mandamento divino e caem em pecado e miséria.
8 Deus os confronta.
14 A serpente é amaldiçoada.
15 O descendente prometido.
16 A maldição da humanidade.
21 A primeira vestimenta deles.
22 A expulsão deles do paraíso.
1 Mas. 13-15; Is 27.1; Mt 10.16; 2Co 11.3,14; Ap 12.9;
Ap 20.2 serpente.
A versão Samaritana, em vez de nachash, “uma
serpente”, traz cachash, “a mentirosa ou enganadora”,
ler Jo 8.44. disse. Nm 22.28,29; Ec 4.10; 1Pe 3.7 É assim. Heb. Sim, porque, etc. disse. Mt 4.3,6,9
2 serpente. Sl 58.4
3 mas. 2.16,17 tocareis. 20.6; Êx 19.12,13; 1Cr 16.22;
Jó 1.11; Jó 2.5;
Jó 19.21; 1Co 7.1;
2Co 6.17; Cl 2.21
4 serpente. Jo
8.44 (Vós). 13; Dt 29.19; 2Rs
1.4,6,16; 2Rs 8.10; Sl 10.11; 2Co 2.11; 2Co 11.3; 1Tm 2.14
5 Deus. Êx 20.7; 1Rs
22.6; Jr 14.13,14; Jr 28.2,3; Ez 13.2-6,22;
2Co 11.3; 2Co 11.13-15
(vossos). 7,10; Mt 6.23;
At 26.18 como Deus. Êx
5.2; 2Cr 32.15; Sl
12.4; Ez 28.2,9; Ez 29.3; Dn 4.30; Dn 6.7; At 12.22,23; 2Co 4.4; 2Ts 2.4; Ap 13.4,14 conhecedores. 22; 2.17
6 vendo. Js 7.21; Jz 16.1,2 agradável. Heb. um desejo. Ez 24.16,21,25 aos olhos. 6.2; 39.7; Js 7.21; 2Sm 11.2; Jó 31.1; Mt 5.28; 1Jo 2.16 e comeu. 1Tm 2.14 e ele comeu. 12,17; Os 6.7, marg.; Rm 5.12-19
7 Abriram-se, então. 5; Dt 28.34; 2Rs 6.20; Lc 16.23 percebendo. 10,11; 2.25 (eles). Jó 9.29-31; Is 28.20; Is 59.6 cintas. ou, algo que os cingisse.
8 (e eles). 10; Dt 4.33; Dt 5.25 viração do dia. Heb. vento. Jó
34.21,22; Jó 38.1 esconderam-se.
Jó 22.14; Jó 31.33; Jó 34.22; Sl 139.1-12;
Pv 15.3; Jr 23.24;
Am 9.2,3; Jn 1.3,9,10;
Rm 2.15; Hb 4.13
9 4.9; 11.5; 16.8;
18.20,21; Js 7.17-19;
Ap 20.12,13
10 tive medo. 2.25; Êx 3.6; Jó 23.15; Sl 119.120; Is 33.14;
Is 57.11; 1Jo 3.20
porque. 7; 2.25; Êx
32.25; Is 47.3; Ap
3.17,18; Ap 16.15
11 4.10; Sl 50.21; Rm 3.20
12 2.18,20,22; Êx 32.21-24;
1Sm 15.20-24; Jó 31.33;
Pv 19.3; Pv 28.13;
Lc 10.29; Rm 10.3;
Tg 1.13-15
13 Que é isso. 4.10-12; 44.15; 1Sm 13.11; 2Sm 3.24; 2Sm 12.9-12;
Jo 18.35 A serpente. 4-6; 2Co 11.3; 1Tm 2.14
14 maldita és. 1; 9.6; Êx 21.28-32; Lv 20.25 pó. Sl 72.9; Is 29.4; Is 65.25; Mq 7.17
15 inimizade. Nm
21.6,7; Am 9.3; Mc
16.18; Lc 10.19; At 28.3-6; Rm 3.13 tua descendência. Mt 3.7; Mt 12.34; Mt
13.38; Mt 23.33; Jo 8.44; At 13.10; 1Jo 3.8,10 seu descendente. Sl
132.11; Is 7.14; Jr
31.22; Mq 5.3; Mt
1.23,25; Lc 1.31-35,76; Gl 4.4 Este te ferirá. Rm
16.20; Ef 4.8; Cl
2.15; Hb 2.14,15; 1Jo 3.8; 1Jo 5.5; Ap 12.7,8,17; Ap 20.1-3,10
tu lhe ferirás. 49.17; Is 53.3,4,12;
Dn 9.26; Mt 4.1-10;
Lc 22.39-44,53; Jo
12.31-33; Jo 14.30,31; Hb 2.18; Hb 5.7; Ap 2.10; Ap 12.9-13; Ap 13.7; Ap 15.1-6; Ap 20.7,8
16 os sofrimentos. 35.16-18; 1Sm 4.19-21; Sl 48.6;
Is 13.8; Is 21.3;
Is 26.17,18; Is 53.11;
Jr 4.31; Jr 6.24;
Jr 13.21; Jr 22.23;
Jr 49.24; Mq 4.9,10;
Jo 16.21; 1Ts 5.3;
1Tm 2.15 o teu
desejo. 4.7 para. ou, sujeito a. governará. Nm 30.7,8,13; Et 1.20; 1Co 7.4; 1Co 11.3; 1Co 14.34; Ef 5.22-24; Cl 3.18; 1Tm 2.11,12; Tt 2.5; 1Pe 3.1-6
17 Visto que. 1Sm 15.23,24; Mt 22.12; Mt 25.26,27,45;
Lc 19.22; Rm 3.19
e comeste. 6,11; 2.16,17;
Jr 7.23,24 maldita. 5.29; Sl 127.2; Ec 1.2,3,13,14;
Ec 2.11,17; Is 24.5,6;
Rm 8.20-22 em fadigas. Jó
5.6,7; Jó 14.1; Jó
21.17; Sl 90.7-9; Ec 2.22,23; Ec 5.17; Jo 16.33
18 cardos. Js 23.13; Jó 5.5; Jó 31.40; Pv 22.5; Pv 24.31; Is 5.6; Is 7.23; Is 32.13; Jr 4.3; Jr 12.13; Mt 13.7; Hb 6.8 produzirá. Heb. fazer brotar. erva. Jó 1.21; Sl
90.3; Sl 104.2,14,15; Rm 14.2
19 No suor. Ec 1.3,13; Ef 4.28; 1Ts 2.9; 2Ts 3.10 até que. Jó
1.21; Sl 90.3; Sl
104.29; Ec 5.15 és pó. 2.7; 18.27 e ao pó tornarás. 23.4; Jó 17.13-16; Jó 19.26;
Jó 21.26; Jó 34.15;
Sl 22.15,29; Sl 104.29;
Pv 21.16; Ec 3.20;
Ec 12.7; Dn 12.2;
Rm 5.12-21; 1Co
15.21,22
20 o homem. 2.20,23; 5.29; 16.11; 29.32-35; 35.18; Êx 2.10; 1Sm 1.20; Mt 1.21,23 Eva. Heb. Chavah;
isto é, vivente. mãe de todos. At 17.26
21 Fez o Senhor.
7; Is 61.10; Rm
3.22; 2Co 5.2,3,21
22 como um de nós. 5; 1.26; 11.6,7; Is 19.12,13; Is 47.12,13;
Jr 22.23 árvore da
vida. 2.9; Pv 3.18; Ap
2.7; Ap 22.2 coma. Sl
22.26; Jo 6.48-58
23 a fim de lavrar. 19; 2.5; 4.2,12; 9.20; Ec 5.9
24 oriente. 2.8 querubins. Êx 25.2,20,22; 1Sm 4.4; 1Rs 6.25-35; Sl 80.1;
Sl 99.1; Sl 104.4;
Ez 10.2-22; Hb 1.7
o refulgir. Nm 22.23; Js 5.13; 1Cr 21.16,17; Hb 1.7 para guardar. Jo 14.6; Hb 10.18-22
Então, ao invés da mutualidade e complementaridade do Éden,
tiveram início a rivalidade e a competição. De Gn 4
1 O nascimento, a ocupação e as ofertas de Caim e Abel.
8 Caim mata o seu irmão Abel.
11 A maldição de Caim.
17 Ele tem um filho, Enoque, e constrói uma cidade, a qual denomina
segundo o seu nome.
18 Seus descendentes, Lameque e suas duas mulheres.
25 O nascimento de Sete,
26 e Enos.
1 Coabitou. Nm 31.17 Caim. Isto é, obtido ou adquirido. Adquiri. 25; 3.15; 5.29; 1Jo 3.12
2 Abel. Heb. Hebel. Abel. 30.29-31; 37.13; 46.32-34; 47.3; Êx 3.1; Sl 78.70-72; Am 7.15 pastor. Heb. aquele que alimenta. 25,26; Sl 127.3;
Jo 8.44; 1Jo
3.10,12,15 lavrador. 3.23; 9.20
3 129 A.M.; 3875 a.C. no fim de uns tempos. Heb. no fim de dias. Ou no fim do ano ou da semana, i.e., no sábado. 1Rs
17.7; Ne 13.6 do fruto. Lv
2.1-11; Nm 18.12
4 das primícias. Êx 13.12; Nm 18.12,17; Pv 3.9; Hb 9.22; 1Pe 1.19,20;
Ap 13.8 rebanho. Heb. ovelhas ou cabras. gordura. Lv 3.16,17 Agradou-se. 15.17; Lv 9.24; Nm
16.35; Jz 6.21; 1Rs
18.24,38; 1Cr 21.26; 2Cr 7.1; Sl 20.3, marg.; Hb 11.4
5 ao passo que. Nm 16.15; Hb 11.4 Irou-se. 31.2,5; Jó 5.2; Sl 20.3; Is 3.10,11; Mt 20.15;
Lc 15.28-30; At 13.45
6 1Cr 13.11-13; Jó
5.2; Is 1.18; Jr
2.5,31; Jo 4.1-4,8-11; Mq 6.3-5; Mt 20.15; Lc 15.31,32
7 Se procederes bem. 19.21; 2Sm 24.23; 2Rs 8.28; Jó 42.8; Pv 18.5; Ec 8.12,13; Is 3.10,11;
Jr 6.20; Ml 1.8,10,13;
At 10.35; Rm 2.7-10;
Rm 12.1; Rm 14.18;
Rm 15.16; Ef 1.6;
1Tm 5.4; 1Pe 2.5
serás aceito. ou, terás excelência. Jó
29.4; Pv 21.27; Hb
11.4 pecado. 8-13; Rm 7.8,9; Tg
1.15 contra ti, ou, sujeito a ti. 3.16, marg.
8 Disse Caim. 2Sm 3.27; 2Sm 13.26-28; 2Sm 20.9,10;
Ne 6.2; Sl 36.3;
Sl 55.21; Pv 26.24-26;
Mq 7.6; Lc 22.48
se levantou Caim. 2Sm 14.6; Jó 11.15; Sl 24.3-6; Sl 139.19;
Mt 23.35; Lc 11.51;
1Jo 3.12-15; Jd 11
9 Onde está. 3.9-11; Sl 9.12 Não sei. 37.32; Jó 22.13,14; Sl 10.13,14;
Pv 28.13; Jo 8.44;
At 5.4-9
10 Que fizeste. 3.13; Js 7.19; Sl 50.21 sangue. Heb. sangues. clama. 18.20; Êx 3.7; 2Rs 9.26; Jó 16.18; Jó 24.12; Jó 31.38,39; Sl 9.12;
Sl 72.14; Is 5.7;
At 5.3,9; Hb 11.4;
Hb 12.24; Tg 5.4;
Ap 6.10
11 14; 3.14; Dt
27.16-26; Dt 28.15-20; Dt 29.19-21; Gl 3.10 se abriu. Jó 16.18; Jó 31.38-40; Is 26.21; Ap 12.16
12 o solo. 3.17,18; Lv 26.20; Dt 28.23,24;
Rm 8.20 fugitivo. 14; Lv 26.36; Dt 28.65,66;
Sl 109.10; Jr 20.3,4;
Os 9.17
13 É tamanho o meu castigo, que já não posso
suportá-lo. Ou, minha iniqüidade é grande demais para que possa ser perdoada. Jó
15.22; Ap 16.9,11,21
14 me lanças. Jó 15.20-24; Pv 14.32; Pv 28.1; Is 8.22; Os 13.3 e da tua. 16; Jó 21.14,15; Sl
51.11-14; Sl 143.7; Mt 25.41,46; 2Ts 1.9 fugitivo. Dt 28.65; Sl 109.10 Veja 12 quem comigo se encontrar. 15; 9.5,6;
Lv 26.17,36; Nm
17.12,13; Nm 35.19,21,27; 2Sm 14.7; Jó 15.20-24;
Pv 28.1
15 Assim, qualquer que matar. 1Rs
16.7; Sl 59.11; Os
1.4; Mt 26.52 sete vezes. 24; Lv 26.18,21,24,28; Sl 79.12;
Pv 6.31 pôs... um
sinal, etc.
Ou, melhor, “deu um sinal ou penhor a Caim, que aqueles que o achassem
não o matassem.” Ez 9.4,6; Ap 14.9,11
16 Retirou-se. 14; 3.8; Êx 20.18; 2Rs 13.23; 2Rs 24.20;
Jó 1.12; Jó 2.7;
Jó 20.17; Sl 5.11;
Sl 68.2; Jr 23.39;
Jr 52.3; Jo 1.3,10;
Mt 18.20; Lc 13.26;
1Ts 1.9 Node. Derivado de nad, “errante”, atributo dado a
Caim no v. 12.
17 Enoque. 5.18,22 Caim. 11.4; Ec 2.4-11; Dn
4.30; Lc 17.28,29 o nome. 2Sm 18.18; Sl 49.11
19 duas esposas. 2.18,24; Mt 19.4-6,8
20 este foi o. 21; 1Cr 2.50-52; 1Cr 4.4,5;
Jo 8.44; Rm 4.11,12
pai. O inventor ou mestre, 1Sm 10.12. habitam em tendas. 2; 25.27; Jr 35.9,10; Hb 11.9
21 C. 500 A.M.; c. 3504 a.C.
pai. Rm 4.11,12 harpa. 31.27; Jó 21.12; Is 5.12; Am 6.5
22 instrumento. Heb.
afiador. bronze. Êx 25.3; Nm 31.22; Dt 8.9; Dt 33.25; 2Cr 2.7
23 ouvi-me. Nm 23.18; Jz 9.7 Matei um homem porque ele me
feriu. Ou, eu mataria um homem em meu ferimento, etc. 49.6 e um rapaz porque me pisou. ou, em minha ferida.
24 se tomará vingança. 15 setenta. Mt 18.22
25 130 A.M.; 3874 a.C. pôs o nome. 5.3,4; 1Cr 1.1; Lc 3.38 Sete. Heb. Sheth; i.e., nomeado, ou posto. Deus. 1-3,8,10,11
26 235 A.M.; 3769 a.C. nasceu-lhe também um filho. 6-8 Enos. Heb. Enosh. invocar o nome do Senhor.
ou, chamar a si mesmos pelo nome do Senhor.
Dt 26.17,18; 1Rs
18.24; Sl 116.17; Is 44.5; Is 48.1; Is 63.19; Jr 33.16; Jl 2.32; Sf 3.9; At 2.21; At 11.26; Rm 10.13; 1Co 1.2; Ef 3.14,15
Em diante, isto acontece como cumprimento da previsão de
que o homem dominaria a mulher (Gn 3,16).
Este não era o ideal de ‘elohîm (grifo meu) Deus, mas parte das consequências
inevitáveis da queda.
Se B’reshit (grifo meu) Gênesis estabelece o cenário, o
drama se desenrola na história da salvação no restante da Bíblia. Não há uma
palavra inequívoca no Tanakh (grifo meu) Antigo Testamento sobre a situação das
mulheres, mas os homens prevalecem, assumem o poder até na vida religiosa e as
mulheres parecem ser raramente vistas ou ouvidas. O que está registrado
aparece, na maioria das vezes, na forma de narrativa descritiva. A questão que
isto levanta é se a narrativa afirma a vontade de ‘elohîm (grifo meu) Deus para
os papéis e status de homens e mulheres em todas as culturas em todos os
templos, ou se simplesmente descreve o que estava acontecendo na época (da
mesma forma que, por exemplo, apresenta a poligamia e escravidão), para que
possamos aprender, imitando o que é bom e corrigindo o que não é. As Escrituras
registram muitas coisas que não defendem!
‘ELOHÎM YHVH (grifo
meu) DEUS E A BÍBLIA SÃO PRECONCEITUOSOS?
Será que a
Bíblia como tal favorece os homens em detrimento das mulheres? E o patriarcado
(no sentido mais amplo, o sistema de homens no poder) é justificado pelo
próprio texto? Estaria ‘elohîm (grifo meu) Deus tratando as mulheres dessa
forma? É bem mais provável que aquilo que encontramos descrito aí está para
ilustrar como o status, a função e a experiência das mulheres ficam longe do
ideal divino de igualdade. Há indicações suficientes disto no texto em si.
Embora
grande parte da história focalize as atividades dos homens, as mulheres estão
presentes e têm papéis importantes. A liderança não é restrita a homens. Tanto
D’vorah (grifo meu) Débora, a juíza (Jz 4
1 Débora e Baraque libertam os israelitas de Jabim e Sísera.
17 Jael mata Sísera.
1 2699 A.M.; 1305 a.C.; 186 An. Ex.
Is. Tornaram a fazer o que era mau. 2.11,19,20; 3.7,12; 6.1; 10.6; Lv 26.23-25; Ne 9.23-30; Sl 106.43-45;
Jr 5.3
2 Entregou-os o Senhor.
2.14,15; 10.7; Is 50.1; Mt 18.25 “Parece referir-se apenas ao norte de Israel.” Hazor. Js
11.1,10,11; Js 19.36 Sísera. 1Sm
12.9; Sl 83.9 Harosete-Hagoim.
13,16
3 Clamaram os filhos de Israel. 3.9,15; 10.16; 1Sm 7.8; Sl 50.15; Sl 78.34; Jr 2.27,28 carros de ferro. 1.19; Js 17.16 oprimia duramente. 5.8; Dt 28.29,33,47,48; Sl 106.42
4 2719 A.M.; 1285 a.C.; 206
An. Ex. Is. Êx 15.20; 2Rs 22.14; Ne 6.14; Jl 2.28,29; Mq 6.4; Lc 2.36; At 21.9; 1Co 11.5; Gl 3.28
5 debaixo da palmeira. Gn 35.8 entre Ramá e Betel. Js 16.2; Js 18.22,25; 1Sm 1.1,19; 1Sm 6.16,17;
1Sm 25.1; Jr 31.15
subiam a ela. Êx 18.13,16,19,26; Dt
17.8-12; 2Sm 15.2-6
6 Baraque. 5.1; Hb 11.32 Quedes de Naftali. Js
19.32,37; Js 21.32 Porventura,
o Senhor. Js
1.9; Sl 7.6; Is
13.2-5; At 13.47 Tabor. 8.18; 1Sm 10.3; Sl
89.12; Jr 46.18; Os 5.1 dez mil homens. 10; 5.14-18
7 E farei ir a ti. Êx 14.4; Js 11.20; Ez 38.10-16;
Jl 3.11-14 Quisom. 5.21; 1Rs 18.40; Sl 83.9,10
e o darei nas tuas mãos. 14; Êx
21.13; Js 8.7; Js
10.8; Js 11.6; 1Sm
24.10,18
8 Êx 4.10-14; Mt 14.30,31
9 porém não será tua a honra. 1Sm
2.30; 2Cr 26.18 o Senhor entregará a Sísera. 2.14 às mãos de uma mulher. 17-22; 5.24-27; 9.54;
2Sm 20.21,22
11 Héber. 1.16; Nm 10.29; Nm 24.21 Hobabe. Êx 2.18; Êx 3.1; Êx 18.1 Zaananim. Js
19.33,37 Zaanim. Quedes. 6; Js 19.37
12 monte Tabor. 6; Js 19.12,34; Sl 89.12;
Jr 46.18
13 convocou. Heb. reuniu por grito ou
proclamação. Novecentos carros de ferro. 2,3,7 carros de ferro. Possivelmente carros providos
de segadeiras ou foices de ferro que se projetavam de ambos os lados dos eixos
das rodas. Com isso, a infantaria era facilmente cortada ao chão e posta em
desordem. Diz-se que os antigos bretões possuíam este tipo de carros.
14 Dispõe-te. 19.28; Gn 19.14; Gn 44.4; Js 7.13; 1Sm 9.26 este é o dia. A Septuaginta expressa o v. 8 com
este propósito, que Baraque desejava que Débora o acompanhasse: “Pois não sei o
dia que Deus enviará seu anjo para me dar prosperidade.” o Senhor não saiu. Dt
9.3; 2Sm 5.24; Sl
68.7,8; Is 52.12; Mq 2.13 desceu do monte Tabor. O monte Tabor, chamado pelos árabes de Djebel Tour, está praticamente
isolado, erguendo-se da planície de Esdralom, a cerca de 9,5 km de
Nazaré, em forma de cone. Josefo diz que sua altura chega a 5.550 m, tendo
uma planície de 4.800 m de circunferência no topo. Antigamente, havia no topo
uma cidade que servia de posto militar. Conta-se que a montanha é belíssima;
possui solo fértil; produz excelente pasto; está adornada de esculturas e
bosques.
15 5.20,21; Js 10.10; 2Rs 7.6; 2Cr 13.15-17;
Sl 83.9,10; Hb 11.32
16 Mas Baraque perseguiu. Lv 26.7,8; Js 10.19,20; Js 11.8;
Sl 104.35; Rm 2.12;
Tg 2.13 sem escapar
nem sequer um. Is 43.17
17 Sísera fugiu. Jó 12.19-21; Jó 18.7-12; Jó 40.11,12;
Sl 37.35,36; Sl 107.40;
Pv 29.23; Am 5.19,20
Jael. 5.6,24 havia paz. Sl 69.22; Is 57.21
18 Jael. 2Rs 6.19 coberta. Ou, pano, ou, lençol.
19 Dá-me. 5.25,26; Gn 24.43; 1Rs 17.10; Is 41.17; Jo 4.7
20 Há alguém aqui. Js 2.3-5; 2Sm 17.20
21 tomou uma estaca. 3.21,31; 5.26; 15.15; 1Sm 17.43,49,50; 1Co 1.19,27
estaca. Ver nota de Êx 35.18. lançou mão. Heb.
pôs. e lhe cravou. Sl 3.7 e, assim, morreu. 5.27
22 mostrar-te-ei. 2Sm 17.3,10-15
23 1Cr 22.18; Ne 9.24; Sl 18.39,47; Sl 47.3;
Sl 81.14; 1Co 15.28;
Hb 11.33
Quanto Hulda, a profetisa (2Rs 22)
1 O reinado bom de Josias.
3 Ele repara o templo.
8 Hilquias acha o Livro da Lei. Josias envia Hulda para consultar o Senhor.
15 Hulda profetiza a destruição de Jerusalém. Porém a destruição não
aconteceria na época de Josias.
1 3363-3394 A.M.;
641-610 a.C. Josias. Este príncipe foi um dos
melhores, senão o melhor, de todos os reis judaicos desde o tempo de Davi.
Josias começou bem, continuou bem e terminou bem. 1Rs 13.2; 2Cr 34.1,2-33; Jr 1.2;
Sf 1.1; Mt 1.10
Josias. oito anos de idade. 11.21; 21.1;
Sl 8.2; Ec 10.16;
Is 3.4 Bozcate. Era uma cidade nas planícies da tribo de Judá. Bozcate é mencionada nos
textos paralelos juntamente com Laquis e Egom. Js 15.39 Boscate.
2 Fez ele o que era reto. 16.2; 18.3; 2Cr 17.3; 2Cr 29.2; Pv 20.11 andou em todo o caminho. 1Rs 3.6; 1Rs
11.38; 1Rs 15.5 e não se
desviou. Dt 5.32; Js 1.7; Pv 4.27; Ez 18.14-17
3 3380 A.M.; 642 a.C. No décimo-oitavo ano. 2Cr
34.3-8,9-33
4 Hilquias. 1Cr 6.13; 1Cr 9.11; 2Cr 34.9-18
para que conte o dinheiro. Parece que haviam transcorrido
dez anos desde que o povo começara a trazer as ofertas costumeiras. Porém,
ninguém havia contado as ofertas nem foram aplicadas para a finalidade
prevista. conte o dinheiro. 12.4,8-11; 2Cr
24.8-12; Mc 12.41,42 os guardas da porta. 1Cr 9.19; 1Cr 26.13-19; 2Cr 8.14; Ne 11.19; Sl 84.10 porta. Heb. solado.
5 que o dêem nas mãos. 12.11-14 para repararem os estragos. 12.5; 2Cr
24.7,12,13,27; Ed 3.7
6 6
7 Porém não se pediu conta. 12.15; 2Cr 24.14 porquanto procediam com
fidelidade. Êx 36.5,6; Ne 7.2; Pv 28.20; Lc 16.10-12;
1Co 4.2; 2Co 8.20,21;
2Tm 2.2; 3Jo 5
8 Achei o Livro da Lei. Certamente
esta foi uma cópia genuína da Lei divina, possivelmente autografada por Moisés,
como se afirma na passagem paralela de Crônicas, de que era o Livro da Lei do Senhor, dada por intermédio de Moisés.
Provavelmente, esta era a única cópia da Lei existente na terra ou Josias nunca
antes tinha visto o Livro de Moisés. De qualquer forma, parece que esta cópia
da aliança renovada por Moisés nas planícies de Moabe era a original. Ela fora
inesperadamente encontrada. A reforma do templo e as circunstâncias que o povo
vivia naquele momento contribuíram para que o efeito sobre as mentes fosse
aquele que Josias menciona aqui. Dt 31.24-26; 2Cr 34.14,15-28
9 Safã. 3,12;
25.22; Jr 26.24;
Jr 29.3; Jr 36.10-12;
Jr 39.14; Jr 40.11;
Jr 41.2; Ez 8.11
o escrivão. 18.18 contaram. Heb. fundiram.
10 Safã. Dt 31.9-13; 2Cr 34.18; Ne 8.1-7,14,15,18;
Ne 13.1; Jr 36.6,15,21
ao rei. Dt 17.18-20; Jr 13.18; Jr 22.1,2
11 rasgou as suas vestes. 19; 2Cr 34.19; Jr 36.24; Jl 2.13; Jn 3.6,7
12 Ordenou o rei a Hilquias. 19.2,3; 2Cr 34.19-21; Is 37.1-4
Aicão. 9; Jr 26.22,24 Acbor. 2Cr 34.20 Abdom. Micaías. ou, Mica.
13 consultai o Senhor.
3.11; 1Rs 22.7,8; 1Cr
10.13,14; Sl 25.14; Pv 3.6; Jr 21.1,2; Jr 37.17; Ez 14.3,4; Ez 20.1-3; Am 3.7 grande é o furor. Êx 20.5; Dt 4.23-27; Dt 29.23-28; Dt 31.17,18;
Ne 8.8,9; Ne 9.3;
Sl 76.7; Dn 9.5-7;
Na 1.6; Rm 3.20;
Rm 4.15; Rm 7.9;
Ap 6.17 porquanto
nossos pais não deram ouvidos. 2Cr 29.6; 2Cr
34.21; Sl 106.6; Jr 16.12; Jr 44.17; Lm 5.7; Dn 9.8,10; Tg 1.22-25
14 profetisa Hulda. Êx 15.20; Jz 4.4; Mq 6.4; Lc 1.41-56; Lc 2.36; At 21.9; 1Co 11.5 Ticva. 2Cr 34.22 filho de Tocate, filho de
Harás. guarda-roupa. Heb. vestes. 10.22; Ne 7.72 cidade baixa. ou, segunda parte.
15 1.6,16; Jr 23.28
16 Eis que trarei males. 20.17; 21.12,13; 2Cr 34.24,25
todas as palavras. 25.1-4; Lv 26.15-46; Dt
28.15-68; Dt 29.18-23; Dt 30.17,18; Dt 31.16-18;
Dt 32.15-26; Js
23.13,15; Dn 9.11-14
17 me deixaram. Êx 32.34; Dt 29.24-28; Dt 32.15-19;
Jz 2.12-14; Jz 3.7,8;
Jz 10.6,7,10-14; 1Rs
9.6-9; Ne 9.26,27; Sl 106.35-42; Jr
2.11-13,27,28 as obras das suas mãos. Sl
115.4-8; Is 2.8,9; Is
44.17-20; Is 46.5-8; Mq 5.13 o meu furor se acendeu. 1Ts
2.16 e não se apagará. Dt 32.22; 2Cr 36.16; Is 33.14; Jr 7.20; Jr 17.27; Ez 20.47,48;
Sf 1.18
18 Porém ao rei de Judá. 2Cr 34.26-28 assim lhe direis. Is 3.10; Ml 3.16,17
19 Porquanto o teu coração. 1Sm
24.5; Sl 51.17; Sl
119.120; Is 46.12; Is 57.15; Is 66.2,5; Jr 36.24; Jr 36.29-32;
Ez 9.4; Rm 2.4,5;
Tg 4.6-10 e te
humilhaste. Êx 10.3; Lv 26.40,41; 1Rs 21.29; 2Cr 33.12,19,23;
Mq 6.8; 1Pe 5.5,6
para assolação. Lv 26.31,32; Dt 29.23; Jr 26.6; Jr 44.22 e rasgaste as tuas vestes. 17 e choraste. Nm
25.6; Jz 2.4,5; Jz
20.26; Ed 9.3,4; Ed 10.1; Ne 1.4; Ne 8.9; Sl 119.136; Jr 9.1; Jr 13.17; Jr 14.17; Lc 19.41; Rm 9.2,3 também eu te ouvi. 19.20; 20.5
20 eu te reunirei. Gn 25.8; Dt 31.16; 1Cr 17.11; 2Cr 34.28 e tu serás recolhido em paz. Durante a tua vida, nenhuma destas calamidades cairá sobre ti nem sobre
teu povo. Nenhuma adversidade perturbará a paz de Judá. E, no fim, “tu serás
recolhido em paz.” Embora se afirme que Faraó-Neco matou Josias em Megido, os
assírios e os judeus estiveram em paz. E embora Josias tivesse assumido como
dever opor-se ao rei do Egito, contra o seu amigo e aliado, e que nos seus
esforços de opor-se ao mesmo, ele foi mortalmente ferido em Megido, com certeza
ele não foi morto lá, mas foi trazido a Jerusalém, onde morreu em paz. serás
recolhido. 23.29,30; Sl 37.37; Is 57.1,2; Jr 22.10,15,16
Assumem
papéis responsáveis de liderança que não são descritos no texto como algo
excepcional. Pelo contrário, elas são respeitadas.
DO ANTIGO AO NOVO
O fato de a maioria dos líderes serem homens representa a
cultura patriarcal desenvolvida na época. Não há mandato divino para tal. As mulheres forma excluídas do
sacerdócio do Antigo Testamento, mas muitos homens também foram! E o Novo
Testamento nos apresenta um sacerdócio de todos os crentes, homens e mulheres!
NoTanakh (grifo meu) Antigo Testamento, a circuncisão era o
sinal de que se pertencia ao povo da aliança de ‘elohîm YHVH (grifo meu) Deus –
um sinal que, fisicamente, só podia ser colocado no corpo de homens. Mas com o nascimento da igreja surgiu um novo sinal. O batismo incluía
fisicamente homens e mulheres, Y’hudah (judeu) judeus e goyim (grifos meus)
gentios.
Nas cartas do B’rit Hadashah (grifo meu) Novo Testamento há várias
indicações de que quaisquer restrições sobre mulheres se aplicam dentro da
cultura e do contexto específicos. Nos casos em que há diferença
entre detalhes de uma situação do primeiro século e do presente, o princípio do
ensinamento é que deve ser seguido. Logo, quando Sha’ul (grifo meu) Paulo
indica em 1Tm 2
1 É bom e aceitável orar e dar graças por todos os homens, e o motivo
para isso.
9 Como as mulheres devem vestir-se.
12 A elas não é permitido ensinar.
15 Apesar dos testemunhos da ira de Deus, serão salvas cumprindo com a
missão de mãe, se continuarem na fé.
1 Antes. 1Co 15.3 exorto. ou, desejo. 2Co 8.6; Ef 3.13; Hb 6.11 súplicas. 5.5; Gn 18.23-32; 1Rs
8.41-43; Sl 67.1-4; Sl 72.19; Mt 6.9,10; Tg 5.16 ações. Rm
1.8; Rm 6.17; Ef
5.20; Fp 1.3; 2Ts
1.3 todos os homens. 4; At 17.30; 1Ts
3.12; 2Tm 2.24; Tt
2.11; Tt 3.2
2 reis. Ed 6.10; Ne
1.11; Sl 20.1-4; Sl 72.1; Jr 29.7 de todos. Rm 13.1-7; 1Pe 2.13 autoridade. ou, posto eminente. para que. Gn
49.14,15; 2Sm 20.19; Pv
24.21; Ec 3.12,13; Ec 8.2-5; Rm 12.18; 1Ts 4.11; Hb 12.14 toda piedade. Lc 1.6; Lc 2.25; At 10.22; At 24.16; Fp 4.8; Tt 2.10-14; 1Pe 2.9-13; 2Pe 1.3-7
3 Isto. 5.4; Rm 12.1,2; Rm 14.18; Ef 5.9,10; Fp 1.11; Fp 4.18; Cl 1.10; 1Ts 4.1; Hb 13.16; 1Pe 2.5,20 Deus. 1.1; Is 45.21; Lc 1.47; 2Tm 1.9
4 deseja. Is
45.22; Is 49.6; Is
55.1; Ez 18.23,32; Ez 33.11; Lc 14.23; Jo 3.15-17; Jo 6.37; Rm 3.29,30; 2Co 5.17-19;
1Ts 2.15,16; Tt 2.11;
2Pe 3.9 e. Mt
28.19; Mc 16.15; Lc
24.47; Rm 10.12-15; Ap 14.6 conhecimento. Is
53.11; Hc 2.14; Lc
1.77; Jo 14.6; Jo
17.17; 2Tm 2.25; 2Tm 3.7; Hb 10.26
5 um só Deus. Dt 6.4; Is 44.6; Mc 12.29-33;
Jo 17.3; Rm 3.29,30;
Rm 10.12; 1Co 8.6;
Gl 3.20; Ef 4.6
e. Jó 9.33; Hb 7.25; Hb 8.6; Hb 9.15; Hb 12.24 homem. Mt
1.23; Lc 2.10,11; Jo
1.14; 1Co 15.45-47; Fp 2.6-8; Hb 2.6-13; Ap 1.13
6 se deu. Jó 33.24; Is 53.6; Mt 20.28; Mc 10.45; Jo 6.51; Jo 10.15; 2Co 5.14,15,21;
Ef 1.7,17; Ef 5.2;
Tt 2.14; Hb 9.12;
1Pe 1.18,19; 1Pe 2.24;
1Pe 3.18; 1Jo 2.1,2;
1Jo 4.10; Ap 1.5;
Ap 5.9 testemunho. 1Co
1.6; 2Ts 1.10; 2Tm
1.8; 1Jo 5.11,12 em. 6.15; Rm 5.6; Rm
16.26; Gl 4.4; Ef
1.9,10; Ef 3.5; Tt
1.3
7 fui. 1.11,12 pregador. Ec
1.1,2,12; Ec 7.27; Ec
12.8-10; Rm 10.14; Ef 3.7,8; 2Tm 1.11; 2Pe 2.5 afirmo. Rm
1.9; Rm 9.1; 2Co
11.31; Gl 1.20 mestre. Jo 7.35; At 9.15; At 22.21; At 26.17,18,20;
Rm 11.13; Rm 15.16;
Gl 1.16; Gl 2.9
na fé. At 14.27; Gl 2.16; Gl 3.9 verdade. Sl
111.7
8 Quero. 5.14; 1Co 7.7; Gr.Tt 3.8 orem. 2Cr
33.11,12; Sl 130.1,2; Lm
3.55,56; Jn 2.1,2; Ml 1.11; Lc 23.42,43;
Jo 4.21,23,24; At 21.5
levantando. Jó 16.17; Sl 26.6; Sl 66.18; Sl 134.2; Pv 15.8; Pv 21.27; Is 1.15; Is 58.7-11; Jr 7.9,10; Ml 1.9,10;
At 10.2,4,31; Hb 10.22;
Tg 4.8; 1Jo 3.20-22
sem. 1Rs 3.11; Sl 35.13; Mt 5.22-24,44; Mt 6.12,14,15;
Mc 11.25; Lc 23.34;
At 7.60; 1Pe 3.7
e. Mt 21.21; Mc 11.23,24;
Tg 1.6-8
9 que. 1Pe 3.3-5 com
modéstia. Pv 7.10; Is 3.16; Tt 2.3-5 não. Gn 24.53; Êx 35.22-23; 2Rs 9.30;
Et 5.1; Sl 45.13,14;
Sl 149.4; Pv 31.22;
Is 3.18-24; Is 61.4;
Jr 2.32; Jr 4.30;
Ez 16.9-16; Mt 6.28;
Mt 6.29; Mt 11.8
frisada. ou, trançada. 1Pe 3.3
10 com. 5.6-10; Pv 31.31; At 9.36,39;
Ef 2.10; Tt 2.14;
Tt 3.8; 1Pe 2.12;
2Pe 1.6-8; Ap 2.19
mulheres. 1Pe 3.3-5; 2Pe 3.11
11 Gn 3.16; Et 1.20; 1Co 11.3; 1Co 14.34,35;
Ef 5.22-24; Cl 3.18;
1Pe 3.1,5,6
12 12
13 Gn 1.27; Gn 2.7,18,22;
1Co 11.8,9
14 Gn 3.6,12; 2Co 11.3
15 Gn 3.15; Is 7.14; Is 9.6; Jr 31.22; Mt 1.21-25; Lc 2.7,10,11;
Gl 4.4,5 missão de
mãe. Gn 3.16 em fé. 1.5 bom senso. 9; Tt 2.12; 1Pe
4.7
Que as mulheres não devem
ensinar ou ter autoridade sobre homens, ele está se dirigindo a um problema
específico de ensinamento falso e autoridade injusta em Éfeso tal contexto as
mulheres deviam parar o que estavam fazendo de errado!
O PRINCÍPIO PERMANENTE PARA HOJE
É QUE AS MULHERES SÃO PROIBIDAS DE ENSINAR O QUE É ERRADO, MAS NÃO POR ISSO
PROIBIDAS DE ENSINAR O QUE É CORRETO! NISSO ELAS PODEM SERVIR DE EXEMPLO DE
CONDUTA PARA OS HOMENS, ASSIM COMO OS EXEMPLOS DOS HOMENS GERALMENTE SÃO
APLICADOS A MULHERES.
SABEMOS, COM BASE EM ATOS E NAS
EPÍSTOLAS, QUE MULHERES ERAM PROEMINENTES ENTRE OS LÍDERES EM QUASE TODAS AS
PRIMEIRAS IGREJAS QUE SE REUNIAM NOS LARES.
LÍDIA Primeira pessoa convertida ao Cristianismo na Europa pela pregação de
Paulo. Em Filipos, creu no evangelho e hospedou Paulo, Silas e Lucas (At
16.14-15,40). Cabeça do seu lar, era uma mulher de classe rica e provavelmente
viúva.
LÍDIA
1) Nome antigo da região costeira situada entre Éfeso e Pérgamo, também
chamada de Lude (Jr 46.9; Ez 30.5; NTLH, Lídia). No tempo do NT era
parte da PROVÍNCIA romana da ÁSIA (v. SARDES).
2) Mulher que residia em Filipos, sendo a primeira pessoa convertida pela
pregação de Paulo na Europa (At 16.14,40).
PROVÍNCIA
Cada uma das regiões em que se divide um império, administrada por um
representante do imperador (Et 1.1). Os atuais Estados do Brasil correspondem
mais ou menos às províncias do tempo do Império.
ÁSIA
PROVÍNCIA romana onde estavam localizadas as sete igrejas mencionadas em Ap 1—3.
Sua capital era Éfeso (At 20.16). Era limitada ao norte pela Bitínia; a leste,
pela Galácia; ao sul, pela Lícia; e a oeste pelo mar Egeu. Ásia, no NT, é
sempre essa província.
SARDES
Principal cidade da LÍDIA (Ap 3.1).
ERA LÍDER EM FILIPOS; FEBE ERA
DIACONISA EM CENCRÉIA (Rm 16,1);
Paulo recomenda a Febe
1 Paulo envia saudações a muitos;
17 adverte-os para que tomem cuidado com os que causam dissensões e
ofensas;
21 e depois de diversas saudações termina com louvor e agradecimento a
Deus.
1 Recomendo-vos. 2Co 3.1 nossa. Mt 12.50; Mc 10.30; 1Tm 5.2; Tg 2.15; 1Pe 1.22,23 está servindo. Lc
8.3; 1Tm 5.9,10 Cencréia. At
18.18
JÚNIA (A EVIDÊNCIADA MAIORIA DOS
MANUSCRITOS INDICA QUE JÚNIA ERA UMA MULHER) ERA APÓSTOLA (Rm 16,7).
7 Saudai Andrônico e Júnias,
g meus parentes h e
companheiros de prisão, i os quais são notáveis
entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.[18]
7 parentes. 11,21 companheiros de prisão. 2Co
11.23; Cl 4.10; Fm
23; Ap 1.9 os quais. Gl
2.2,6 estavam. 8.1; Is 45.17,25; Jo
6.56; Jo 14.20; Jo
15.2; 1Co 1.30; 2Co
5.17,21; Gl 1.22; Gl 5.6; Gl 6.15; Ef 2.10; 1Jo 4.13; 1Jo 5.20 [19]
OS CRENTES SÃO RECOMENDADOS POR
SHA’UL (grifo meu) PAULO A ENSINAREM UNS AOS OUTROS (P. EX. Cl 3,16)
16 Habite, ricamente, em vós a palavra de
Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos
mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e
cânticos espirituais, q com gratidão, em vosso
coração.[20]
16 Habite. Dt
6.6-9; Dt 11.18-20; Jó
23.12; Sl 119.11; Jr 15.16; Lc 2.51; Jo 15.7; 1Jo 2.14,24,27;
2Jo 2 ricamente. 1Tm
6.17; Tt 3.6, marg.
a palavra. Jo 5.39,40; 2Tm
3.15; Hb 4.12,13; 1Pe 1.11,12; Ap 19.10
instruí-vos. 1.28; Rm 15.14; 1Ts 4.18; 1Ts 5.11,12;
2Ts 3.15; Hb 12.12-15
toda. 1.9; 1Rs 3.9-12,28;
Pv 2.6,7; Pv 14.8;
Pv 18.1; Is 10.2;
Ef 1.17; Ef 5.17;
Tg 1.5; Tg 3.17
louvando. 4.6; Sl 28.7; Sl 30.11,12; Sl 47.6,7;
Sl 63.4-6; Sl 71.23;
Sl 103.1,2; Sl 138.1;
1Co 14.15 a Deus. 23 com salmos. Mt 26.30; 1Co
14.26; Ef 5.19; Tg
5.13 e cânticos espirituais. 1Cr
25.7; Ne 12.46; Sl
32.7; Sl 119.54; Ct 1.1; Is 5.1; Is 26.1; Is 30.29; Ap 5.9; Ap 14.3; Ap 15.3 [21]
E NENHUMA EXCEÇÃO AQUI IMPEDE
MULHERES DE ENSINAR HOMENS. HÁ REGISTRADO PRISCILA ENSINANDO APOLO (At 18,26).
PRISCILA E ÁQÜILA Casal judeu-cristão expulso de
Roma em 49 d.C. Hospedaram Paulo em Corinto (At 18.1-3), arriscaram a vida por
ele (Rm 16.3) e o acompanharam até Éfeso, onde ajudaram Apolo a se
aprofundar na fé (At 18.26).
PRISCILA [Velhinha]
Esposa de ÁQÜILA (At 18.1-26; Rm 16.3; 1Co 16.19).
ÁQÜILA [Águia]
Cristão que fazia tendas e que, junto com Priscila, sua esposa, cooperou
com Paulo em Corinto e em outros lugares ajudou Apolo e muitos outros (At
18.2,18,26; Rm 16.3-4; 2Tm 4.19).
At 18:
26 Ele, pois, começou a falar ousadamente na
sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila
e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de
Deus.[25]
26 a falar. 14.3; Is 58.1; Ef 6.19,20 Áqüila. 2,3 expuseram. 8.31; 28.23; Pv 1.5; Pv 9.9; Pv 22.17,18; Pv 25.12;
Mt 18.3,4; Mc 10.15;
Lc 19.26; Lc 24.27;
Jo 7.17; 1Co 3.18;
1Co 8.2; 1Co 12.21;
Hb 6.1; 2Pe 3.18 [26]
AS LISTAS DE DONS NO NOVO TESTAMENTO
(P. EX. Rm 12; 1Co 12; Ef 4) NÃO ESPECIFICAM SEXO! DADA A CULTURA PATRIARCAL DA
ÉPOCA, NÃO É DE ADMIRAR QUE OS LÍDERES HOMENS FOSSEM MAIS NUMEROSOS QUE AS
MULHERES, MAS ESTA É UMA DESCRIÇÃO NÃO UM PADRÃO.
UMA INDICAÇÃO
DISTO PODE SER VISTA EM 1Tm 3,2,
2 É necessário, portanto, que o bispo seja
irrepreensível, esposo de uma só mulher, c
temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, d apto
para ensinar;[27]
2 bispo. Tt 1.6-9 irrepreensível. 10; Lc 1.6; Fp
2.15 esposo. 4.3; 5.9; Hb 3.14
temperante. Is 56.10; 1Pe 4.7; 1Pe 5.8 modesto. ou, de bom comportamento. hospitaleiro. Rm 12.13; Tt 1.8; Hb 13.2; 1Pe 4.9 apto. 2Tm
2.24 [28]
QUE DIZ QUE, PARA
ALGUÉM SER CANDIDATO AO EPISCOPADO, PRECISA SER “MARIDO DE UMA SÓ MULHER’. ISTO
PODERIA INDICAR A NECESSIDADE DE SER CASADO E MONOGÂMICO OU, MAIS
PROVAVELMENTE, TER PUREZA E FIDELIDADE NO CASAMENTO. NUM CONTEXTO EM QUE ERA
PROVÁVEL QUE A MAIORIA DOS LÍDERES FOSSEM HOMENS E, QUASE COM CERTEZA, CASADOS,
ISTO SERVE DE REGRA PARA A SITUAÇÃO DE ÉFESO NAQUELA ÉPOCA, NÃO SENDO UMA PROIBIÇÃO FUTURA PARA
TODOS OS HOMENS SOLTEIROS OU PARA AS MULHERES! 1Tm 3,12
12 2,4,5
FAZ A MESMA EXIGÊNCIA NO CASO
DOS DIÁCONOS, MAS ISTO NÃO PODE SIGNIFICAR QUE TODOS OS DIÁCONOS DEVEM SER
HOMENS, JÁ QUE PAULO CHAMA FEBE DE DIACONISA EM Rm 16,1.
Paulo recomenda a Febe
1 Recomendo-vos. 2Co 3.1 nossa. Mt 12.50; Mc 10.30; 1Tm 5.2; Tg 2.15; 1Pe 1.22,23 está servindo. Lc
8.3; 1Tm 5.9,10 Cencréia. At
18.18 [31]
A LIDERANÇA E RESPONSABILIDADE
BÍBLICA NA IGREJA DEVEM SER BASEADAS NO CARÁTER, CHAMADO E COMPROMISSO
MESSIÂNICO (GRIFO MEU) CRISTÃO, NÃO EM QUESTÕES DE GÊNERO OU SEXO.
‘elohîm (grifo meu)
DEUS MASCULINO OU FEMININO?
Muitas pessoas têm uma imagem mental de ‘elohîm (grifo meu)
Deus como sendo homem, ou pelo menos mais masculino que feminino. Isto se deve
em grande parte às imagens de ‘elohîm (grifo meu) Deus na arte primitiva, e à
descrição de ‘elohîm (grifo meu) Deus como “ele” ou “pai”.
Dt 4,15-16
15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa
alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o (YHVH), vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo;
16 para
que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo,
semelhança de homem ou de mulher,
15 Guardai, pois, cuidadosamente. 9,23; Js 23.11; 1Cr 28.9,10; Sl 119.9;
Pv 4.23,27; Jr 17.21;
Ml 2.15 pois
aparência nenhuma vistes. 12; Is 40.18; 2Co
4.4-6; Hb 1.3
16 não vos corrompais. 8,9; Êx 20.4,5; Êx 32.7; Sl 106.19,20;
Rm 1.22-24 semelhança. Tal como Baal-Peor, o Priapo romano; Astarote ou Astarte, a Vênus grega
e romana, e muitos outros. 23; Is 40.18; Jo
4.24; At 17.29; At
20.4,5; 1Tm 1.17
Lembra Yisrael (grifo meu) Israel de que ‘elohîm (grifo
meu) Deus não tem forma ou aparência. Eles não deviam fazer imagens de
escultura (ou supostamente formar imagens mentais) de ‘elohîm YHVH (grifo meu)
Deus como HOMEM OU MULHER. Masculino e feminino são diferenças biológicas na
humanidade criada. Ambos os sexos refletem igualmente uma imagem do Criador.
Nas línguas que não têm um pronome inclusivo, o masculino ou
feminino deve ser usado para refletir o fato de que a natureza de ‘elohîm
(grifo meu) Deus é pessoal, não impessoal.
“Aquilo” não serve. O uso de ‘ele’ para ‘elohîm (grifo meu) Deus indica que
‘elohîm (grifo meu) Deus é uma pessoa. Não está relacionado com o sexo (aquilo que é biologicamente
determinado) ou gênero (aquilo que é socialmente determinado).
Ultimamente as imagens femininas de ‘elohîm (grifo meu) Deus
nas Escrituras (tais como dar a luz ao prover alimento) foram redescobertas. O
mesmo aconteceu com o uso de termos femininos com relação a ‘elohîm (grifo meu)
Deus, p. Ex. O Rûarh Qadosh (grifo meu) Espírito Santo e a sabedoria no Antigo
Testamento. Classificações gramaticais masculinas e femininas são usadas, mas
elas não transmitem necessariamente o ser ou a essência.
Também
houve progresso no reconhecimento da valorização social do masculino que é
inerente a muitas línguas e a consequente marginalização das mulheres –
colocando-ás de lado, ignorando-as ou considerando-as atípicas no que tange à
experiência humana. Esta não é a visão bíblica. No passado, quando ‘elohîm
(grifo meu) Deus era considerado masculino, o erro estava em considerar a
masculinidade como sendo mais semelhante a ‘elohîm (grifo meu) Deus.
O EXEMPLO DE
YA’SHUA (YHVHSHU[ayin]A – grifo meu) Jesus
Ya’shua (grifo meu) Jesus não introduziu um movimento
revolucionário para derrubar a cultura judaica de dominação masculina da sua
época. Porém ele claramente quebrou as regras do seu tempo. Ele ensinou
mulheres; discutiu teologia com Elas; aceitou adoração delas;
elevou sua posição em discussões sobre divórcio; e tocou mulheres ritualmente
“impuras”. Tais ações não parecem grande coisa pelos padrões atuais, mas
foram atos notáveis na época e iam além do que era aceitável. Isto abriu
caminho para seus seguidores fazerem o mesmo.
No passado,
o fato de Ya’shua (grifo meu) Jesus ter nascido como homem era considerado
vantajoso para os homens. Se encarnação significa que “(‘elohîm – grifo meu)
Deus se fez um homem”, então a redenção das mulheres fica em cheque ou pelo
menos é secundária, e Ya’shua
(grifo meu) Jesus é mais bem representado no sacerdócio por homens que por
mulheres.
Mas a Bíblia jamais usa a
masculinidade de Ya’shua (grifo meu) Jesus como instrumento de comparação; usa
apenas sua humanidade, que é comum a homem e mulheres. E o Novo Testamento
ensina nitidamente o sacerdócio de todos os crentes; todos podem chegar a
Ya’shua (grifo meu) Jesus e todos podem representá-lo na terra.
Na encarnação de Ya’shua (grifo
meu) Jesus representa um modelo de humanidade, não de masculinidade. As
mulheres, assim como os homens, PODEM ENCONTRAR SEU PADRÃO NELE E SEGUIR SEU
EXEMPLO EM TODOS OS ASPECTOS.
Sendo assim, a
‘mulher’ pode sim pregar e ensinar!
SENDO ASSIM, DEIXO ESSAS PASSAGENS PARA REFLEXÃO SOBRE AS
ESCRITURAS EM RELAÇÃO ÀS MULHERES:
2Pe 3:
O cristão deve esperar o Senhor, viver vida reta, estudar as Escrituras
e crescer em Cristo
14 Por essa razão, pois, amados, esperando
estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz,
q sem mácula e irrepreensíveis,
15 e tende por salvação a longanimidade de
nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a
sabedoria que lhe foi dada, r
16 ao falar acerca destes assuntos, como,
de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas
difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também
deturpam as demais Escrituras, s para a própria
destruição deles.
17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais
de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses
insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;
18 antes, crescei na graça e no conhecimento
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como
no dia eterno.
14 esperando. Fp 3.20; Hb 9.28 empenhai-vos. 1.5-10; 1Jo 3.3 em paz. Mt
24.26; Lc 2.29; Lc
12.43; 1Co 1.8; 1Co
15.58; Fp 1.10; 1Ts
3.13; 1Ts 5.23
15 tende. 9; Rm 2.4; 1Tm 1.16; 1Pe 3.20 nosso amado. At
15.25 segundo. Êx 31.3,6; Êx 35.31,35;
1Rs 3.12,28; 1Rs 4.29;
Ed 7.25; Pv 2.6,7;
Ec 2.26; Dn 2.20,21;
Lc 21.15; At 7.10;
1Co 2.13; 1Co 12.8;
Tg 1.5; Tg 3.17
16 ao falar. Rm
8.1-39; 1Co 15.1-58; 1Ts
4.1-5.28; 2Rs 1.1-18 em todas. 1Pe 1.1 difíceis. 1Rs 10.1; Hb
5.11 instáveis. 2.14; Gn 49.4; 2Tm 3.5-7; Tg 1.8 deturpam. Êx
23.2,6; Dt 16.19; Sl
56.5; Hc 1.4 as demais. Jr 23.36; Mt
15.3,6; Mt 22.29 para a própria. 2.1; Fp 3.19; 1Pe 2.8; Jd 4
17 prevenidos. 1.12; Pv 1.17; Mt 24.24,25;
Mc 13.23; Jo 16.4
acautelai-vos. Mt 7.15; Mt 16.6,11; Fp 3.2; Cl 2.8; 2Tm 4.15 arrastados. 2.18-20; Mt 24.24; Mc 13.22; Rm 16.18; 2Co 11.3,13-15
descaiais. 1.10,11; 2.18-22; At 2.42; 1Co 15.58; Ef 4.14; Cl 2.5; Hb 3.14; 1Pe 5.9
18 crescei. Sl 92.12; Os 14.5; Ml 4.2; Ef 4.15; Cl 1.10; 2Ts 1.3; 1Pe 2.2 conhecimento. 1.3,8; 2.20; Jo 17.3;
2Co 4.6; Ef 1.17;
Fp 3.8; Cl 1.10;
Cl 3.10 A ele. Jo
5.23; 2Tm 4.18; 1Pe
5.10,11; Jd 25; Ap
1.6; Ap 5.9-14 [Amém.] Mt
6.13; Mt 28.20
OBSERVAÇÃO
FINAL:
Pois,
como pode Paulo, escrever um assunto em uma epístola...! E na outra desmentir
sua fala....??!! De maneira nenhuma. Se estiver sendo uma revelação de YHVH –
tinha que dar a atenção do começo ao fim ao que ele achava errado naquela época
ao seu assunto....! E não que não era
para as mulheres não pregarem. Mas, sim as que eram instáveis e
aceitavam conselhos alheios e se intrometiam quando não era o caso....!!!
Bíblia de Estudo NVI Estudo de 2Pe 3,16: escreve da mesma forma em todas as suas cartas. Talvez Pedro se
referisse de modo geral às exortações ao viver santo dos v. 11-14, que
correspondem a muitos trechos dos escritos de Paulo, ignorantes e instáveis. Os ignorantes são simplesmente os que não
tinham recebidos ensinamentos apostólicos e, portanto, podem facilmente ser desviados
(cf. 2,14) as demais Escrituras.
Pedro colocou os escritos de Paulo no mesmo nível de autoridade que os escritos
do AT, inspirados por Deus (v. 1,21; 2Tm 3,16).
PESQUISA FEITA POR:
ANSELMO
ESTEVAN.
Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do
Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos].
Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de
Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos].
Término do curso em 08 de Julho de 2.010.
FILIADO À: OTPB – Ordem de
Teólogos e Pastores do Brasil.
Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).
a.C. antes
de Cristo
[1]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
v. ver
[2]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
V. ver
[3]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
a.C. antes
de Cristo
[4]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[5]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 1:30-31
[6]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 11:10-12
Heb. Hebraico
etc etcétera
(e outras coisas mais)
marg.
nota marginal
[7]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 3:1-24
Heb. Hebraico
A.M. Ano
do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes
de Cristo
i.e. isto
é
marg.
nota marginal
etc etcétera
(e outras coisas mais)
v. versículo
C. cerca
de
[8]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gn 4:1-26
A.M. Ano
do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes
de Cristo
An. Ex.
Is. Ano do Êxodo de Israel
marg.
nota marginal
Heb. Hebraico
v. versículo
km quilômetro(s)
m metro(s)
etc etcétera
(e outras coisas mais)
[9]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jz 4:1-24
A.M. Ano
do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004 a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes
de Cristo
Heb. Hebraico
[10]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Rs 22:1-20
Gr.
Grego
[11]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Tm 2:1-15
[12]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
NTLH Nova
Tradução na Linguagem de Hoje
NT Novo
Testamento
v. ver
[13]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[14]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
NT Novo
Testamento
[15]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
b b 16.1 Que está servindo: Lit. Que é diaconisa: O termo diácono
chegou a designar um cargo específico na igreja, embora nos tempos de Paulo,
provavelmente, se usasse em um sentido mais geral.
c c 16.1-2 Possivelmente, Paulo tenha enviado a epístola desde Corinto por meio de Febe,
cristã da igreja de Cencréia, porto situado próximo a Corinto.
[16]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 16:1
[17]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 16:1
g g 16.7 Andrônico e Júnias (ou possivelmente Júnia; se o segundo
nome é de mulher, pode tratar-se de um casal ou de irmão e irmã): chamados de apóstolos,
no sentido amplo da palavra, que se aplicava a vários personagens da primeira
geração de cristãos.
h h 16.7 Parentes: Usado aqui e em 16.11,21 no sentido de irmãos de raça ou
compatriotas (cf. Rm 9.3).
i i 16.7 Companheiros de prisão: Paulo já havia sido encarcerado mais de uma
ocasião (At 16.23; 2Co 11.23).
[18]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 16:7
[19]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 16:6-7
[20]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Cl 3:16
marg.
nota marginal
[21]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Cl 3:15-16
d.C. depois
de Cristo
[22]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[23]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[24]Kaschel,
Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[25]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. At 18:26
[26]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:25-26
c c 3.2 Esposo de uma só mulher: Esta expressão, como também a aplicada às
viúvas em 1Tm 5.9, provavelmente deva ser entendida no sentido de não haver-se
casado pela segunda vez, o que supõe uma fidelidade especial ao cônjuge. Outras
interpretações menos prováveis são: não ter mais que uma esposa (se
exigiria não ter várias esposas de uma vez ou não ter, além da esposa, uma ou
mais concubinas), ou ser fiel à sua esposa (proibição do adultério).
d d 3.2 Hospitaleiro: Virtude muito importante entre os primeiros cristãos
(ver Rm 12.13, n.). Pode referir-se, além do mais, ao uso de casas particulares
para as reuniões da igreja (ver Rm 16.5, n.; cf. Cl 4.15; Fm 2).
[27]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Tm 3:2
[28]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Tm 3:1-2
[29]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Tm 3:12
b b 16.1 Que está servindo: Lit. Que é diaconisa: O termo diácono
chegou a designar um cargo específico na igreja, embora nos tempos de Paulo,
provavelmente, se usasse em um sentido mais geral.
c c 16.1-2 Possivelmente, Paulo tenha enviado a epístola desde Corinto por meio de Febe,
cristã da igreja de Cencréia, porto situado próximo a Corinto.
[30]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Rm 16:1
[31]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 16:1
[32]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Dt 4:16
[33]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 4:14-16
r r 3.15 Paulo vos escreveu: Possível alusão a passagens como Rm 2.4;
3.25-26; 9.22 ou como 1Ts 4.13—5.11; 2Ts 1.7-10; 2.1-12.
s s 3.16 As demais Escrituras: O autor põe no mesmo plano as epístolas de
Paulo e as Escrituras do AT. Ver 2Tm 3.15, n.
[34]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Pe 3:18
[35]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Pe 3:13-18
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