quinta-feira, 9 de junho de 2011

CRISTÃO. UM TERMO INVENTADO QUE VIROU NOME............?!!!!!!!!!!!!!

"Cristão..."


CRISTÃOS: grego, “chistianós”, seguidores de Cristo.



A cunhagem desse vocábulo – cristão- segue a ordem de termos como “herodianos” (ver Mt 22,16; no grego, herodianoi”, isto é, seguidores de Herodes) ou “cesarianos” (seguidores de César). Deissman, em sua obra Light from the Ancient East, pág. 377, dá exemplos do genitivo Kaisaros, que também significa “pertencente a César”, tal como o adjetivo comum “cesariano”.

A palavra “...chamados...” (no grego, “chrematisai”) denota “obter o nome”. O termo “cristão” (no grego, “christianous”) se compõe da palavra grega que significa “Messias” ou “Christós” (Ungido), mais a terminação latina usual que significa “partido de”. Por conseguinte, em Antioquia, alguém inventou uma nova palavra, que agora é usada entre nós há quase vinte séculos. Não é muito provável que os judeus tenham cunhado o termo, pois jamais teriam elevado a nova seita aplicando-lhe qualquer forma ou derivado da palavra hebraica “MESSIAH” (Ungido). Também é perfeitamente evidente que os próprios discípulos de Christós não inventaram essa designação. O mais provável é que tenha sido criação dos gentios de Antioquia, familiarizados como estavam tanto com o latim como com o grego, sabendo que os discípulos de Yaohushua chamavam-no pelo título de “Cristo”. Usaram tal palavra, pois, a latinizaram-na um tanto, a fim de dar-lhe o sentido de “partidários de”, “seguidores de”, “ardentes de” Cristo..... Bem, como o termo é muito grande e ninguém assume que esse termo é errado vou deixar por aqui mas não concordo, em grego não parece em nada com cristão! (O que consegui em grego é mais ou menos: Xepiotiavous = Cristianouz.). Acho que dá pra ter uma idéia sobre esse assunto. [Bem, uma curiosidade quero relatar: Como curiosidade histórica, é possível que muitos pagãos tenham chamado os crentes de “crestãos”, e não de “cristãos”, não estando bem familiarizados com o conceito hebreu de “Cristo” – (aqui, o livro já dá a forma errada para o título Christós!). Ou “Messias” – (agora, coloca o termo correto...! Por isso é confuso o estudo....), mas antes, confundindo essa palavra com termo similar, “chrestus”, que é nome próprio até hoje bastante comum na Grécia e significa “bom”. Alguns pagãos provavelmente pensavam que os discípulos eram os “bons” (“chrestianos”). Esse parece ter sido o ponto de vista de Seutônio (historiador romano, quando disse que os judeus haviam feito perturbações em Roma, sob a “instigação de Cresto”)].

[Nos escritos dos pais da igreja cristã há diversos usos primitivos desse vocábulo, o que mostra como tal título veio a tornar-se, desde quase o princípio, uma designação honrosa, ainda que originalmente tivesse sido palavra cunhada pelos pagãos de Antioquia. (Ver Inácio, Epístolas, Rom. 3:3; Mgn . iv; Efé. 11:2; Mart. Plvc. X e xii: 1,2). Nos escritos de Gregório (Naz. Orat. Iv {sobre Jul. 1 86, par, 114}, ficamos sabendo que os judeus costumavam fazer objeção a esse nome como designação para indicar os seguidores de Yaohushua, e preferiam chamá-los “galileus”)]. Material tirado da enciclopédia: O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo da Editora Hagnos. Autor – R.N. Champlin, Ph. D. (Com a interpretação dos versículos em “grego”!). Tire você sua própria idéia.... Pagãos, cunhado.... Padres.... etc...

Escrito por anselmo.estevan às 20h56
[ (0) Comente] [ envie esta mensagem ] [ link ]
MAIS UM TRECHO DA MINHA APOSTILA DO NT.
Atualidade do livro dos Atos. O livro dos Atos é, em certo sentido, o mais atual dos livros do Novo Testamento, visto que o tempo e o espaço da Palavra que ele expôs permanecem abertos perante todos os cristãos e assim ficarão até a vinda de YHWH – Yaohu – Yaohushua (1,11). Se “os irmãos” de hoje souberem ler este livro, juntos e pacientemente, eles aprenderão nele, ou reaprenderão, que sempre devem ser, juntos, as testemunhas do Ressuscitado “até as extremidades da terra”, em Igrejas cuja diversidade não impeça que constituam um só Povo de Yaohu. E o Rúkha hol – RODSHUA, que o Yaohu-Yaohushua (YHWH) – comunica hoje como ontem, lhes inspirará talvez essas “decisões anônimas” (15,25) que lhes permitem seguir juntos “o Caminho do YHWH”.



{Ficando assim, também, provado – em ATOS – que o Pai, o Filho e o Espírito – “SÃO UMA ÚNICA PESSOA”! Não podendo em hipótese nenhuma de Cada um ter um nome diferente do outro ou Um só ter Um Título! Um ter um nome comum dados aos homens (E UM NOME QUE NADA TEM HAVER COM SALVAÇÃO, OU AO QUE OS “ESPERAVAM...”!) e o Outro ter apenas um nome simples...! Sendo assim: em Atos afirma que todos são UM! E que a SALVAÇÃO, depende disso! E, é isso que devemos descobrir no aqui e agora. Para podermos glorificar em nome da SALVAÇÃO QUE NOS FOI DADA A SUPORTAR A NOSSA “QUEDA”, DE MORRER POR NÓS QUANDO AINDA ÉRAMOS PECADORES E ISSO É O MÍNIMO DE QUE DEVEMOS LHE RETRIBUIR EM TROCA DAS INFIDELIDADES DO HOMEM PARA COM SEU CRIADOR...! E, DAS “ADULTERAÇÕES QUE FORAM FEITAS EM SUA PALAVRA...! POR ISTO, ACREDITEM NELE NAS ESCRITURAS SAGRADAS! E, MESMO NA “BÍBLIA” – POIS NADA MAIS É DO QUE A SUA PALAVRA COLOCADA EM UM ÚNICO LIVRO! “MAS, PROCURE A VERDADE POIS ELA O LIBERTARÁ!"}. Anselmo Estevan.
Comentário de ANSELMO agora mesmo
 BEM SE VC. GOSTA DE LER OU NÃO NÃO SEI MAS VC. VIU QUE PERIGO É SE DAR OU INVENTAR UM NOME...........!!!???? ESSE NOME ATRAVESSA SÉCULOS AFIM E DE UM TIPO APELIDO INVENTADO VIRA UM "NOME" REAL E É IMPRESO E DEPOIS FEITAS AS CÓPIAS QUE NINGUÉM QUER MUDAR POR MEDO? DIREITOS AUTORAIS? OU POR AGRADAR A "HOMENS..." SEI LÁ???? AGORA A PRÓPRIA PALAVRA DIZ: QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR QUE OUÇA! E SOMENTE A VERDADE VOS LIBERTARÁ......PELO QADÔSH RÚKHA DE YAOHU! ("A LECHOM ha KODESH" - "A KITBÊ haq - QODES!"). SHUAO-LEM A TODOS NO "MEHUSHKHAY" - O MASHIACH...........ANSELMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário