terça-feira, 25 de outubro de 2011

"COMO UM DE NÓS! FAÇAMOS..., DESÇAMOS...! QUANTAS PESSOAS ESTÃO EM CENA?".


B’reshit (Gênesis): 1,26; 3,22:

           Também disse ‘Ulhím: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobe os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra!

           ESTUDO: 1,26 Nossa: O uso de plural aqui é interpretado de várias maneiras. Alguns vêem isso como uma indicação da TRINDADE. Outros explicam esse uso em termos gramaticais, ou como um plural de forma para indicar majestade, [Deus – (‘elohím – que equivale a: deus/deuses/Deus)] – A palavra hebraica para “Deus” – assunto básico de Gênesis e da Bíblia – é formada como um plural para indicar a sua majestade. Não existe outro Deus (Dt 4,39; Is 40,21.28; 43,10; Jo 1,1; Cl 1,17)! {Mas, como esse título também representa – ídolos...!!!! Adoto um título mais nobre – ‘Ul – Ulhím = ETERNO! Grifo meu}, ou como um plural deliberativo (em que o ‘Ulhím fala com ele mesmo). Outros ainda argumentam que são considerados aqui o ‘Ulhím e sua corte angelical do céu – Is 6,8! Imagem: Os seres humanos em todo o seu ser – corpo e nefesh (alma) – representam fielmente o ‘Ulhím (Sl 94,10), possuem vida proveniente dele e, portanto, têm o potencial para intimidade com ele. Eles também servem na terra como vice-governadores (Sl 8). A imagem do ‘Ulhím é transmitida a cada ser humano, conferindo a cada pessoa dignidade ordenada divinamente (5,3; 9,6; Pv 22,2). Essa qualidade foi danificada pelo pecado, mas não perdida; e somente é restaurada em Maschiyah (Rm 8,29). Semelhança: Essa descrição pode simplesmente ser um sinônimo para “imagem”, ou pode ter sido usada para assegurar a compreensão de que os seres humanos não são de modo algum divinos. No Antigo Oriente Próximo, uma imagem  geralmente servia como o equivalente do próprio deus. Domínio. O ‘Ulhím deu aos seres humanos o mandato cultural de governar sobre a criação como reis benevolentes (9,2; Sl 8,5-8; Hb 2,5-9). O homem pode governar sobre os reinos animal (v. 28) e vegetal (v. 29), mas não tem jurisdição sobre os poderes celestiais, especialmente sobre Satanás (cp. 3; Ef 6,10-12). Somente o último Adão, a própria imagem da pessoa do ‘Ulhím (Cl 1,15; Hb 1,3), juntamente com aqueles unidos a ele, pode fazer isso (3,15; Mt 4,1-11).

           Então, disse YHVH ‘Ulhím: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

           ESTUDO: {Uma observação antes do estudo: Gn 11,7: Desçamos! Veja: Gn 1,16 e sua nota. Os anjos supervisionam as nações (Dt 32,8; Dn 10,13) e acompanham o Senhor YahuShúa no juízo (19,1ss.; 2Ts 1,7)}.

           Agora sim, vamos ao estudo da segunda passagem:

           O TESTEMUNHO DA ESCRITURA SOBRE A TRINDADE:
           Tudo isso sabemos tanto pelo testemunho da Sagrada Escritura como pelas obras das três PESSOAS, principalmente por aquelas que percebemos em nós.
           Os testemunhos das Sagradas Escrituras que nos ensinam a crer na Trindade se acham em muitos lugares do Antigo Testamento. Não é preciso lista-los, mas somente escolhe-los cuidadosamente. Em Gênesis 1,26.27, ‘Ulhím diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...Criou o ‘Ulhím, pois, o homem à sua imagem, à imagem do ‘Ulhím o criou”. Assim também em Gênesis 3,22: “Eis que o homem se tornou como um de nós”. Com isso, se mostra que há mais de uma PESSOA em o ‘Ulhím, porque ele diz: “Façamos o homem à nossa imagem” e, em seguida, indica que há um só ‘Ulhím quando diz: “(‘Ulhím criou)”. É verdade que ele não diz quantas Pessoas há; mas o que para nós é um tanto obscuro no Antigo Testamento é bem claro no Novo. Quando nosso Senhor YahuShúa foi batizado no rio Jordão, ouviu-se a voz do Pai, que disse: “Este é o meu Filho amado” (Mt 3,17); enquanto o Filho foi visto na água, o Rúkha hol – RODSHUA (Espírito Santo) se manifestou [pousando como, não em forma de, mas como uma pomba] grifo meu.
           Além disso, Maschiyah (MESSIAS)  instituiu para o Batismo de todos os fiéis esta forma: “Batizando-os ‘em nome’ do Pai, e do Filho, e do Rúkha Qadôsh [Espírito Santo]”. (Mt 28,19). No Evangelho Segundo Lucas, o anjo Gabriel diz a Maria, mãe do Senhor: “Descerá sobe ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho do ‘Ulhím” (Lc 1,35). Do mesmo modo: “A graça do Senhor YahuShúa Maschiyah, e o amor do ‘Ulhím, e a comunhão do Rúkha Qadôsh (Espírito Santo) sejam com todos vós” (2Co 13,13).
           Em todos estes lugares, nos é ensinado que há três PESSOAS em um só ser divino. Embora essa doutrina ultrapasse o entendimento humano, cremos nela baseados na Palavra e esperamos desfrutar seu pleno conhecimento e fruto nos céus: (como também assim o acredito, cito minhas passagens preferidas: Rm 8,9; Mt 10,28; Cl 3,1-4; 1Co 3,10-26; 13,4-13): grifo meu!
           Devemos considerar, também, a obra própria que cada uma dessas TRÊS PESSOAS efetua em nós: O Pai é chamado de nosso Criador, por seu poder; o Filho é nosso SALVADOR e o Redentor, por seu sangue, o Espírito Santo é nosso Santificador, porque habita em nosso  coração.
           A verdadeira Igreja sempre tem mantido a doutrina da trindade, desde os dias dos apóstolos até hoje, contra os judeus, os muçulmanos, os falsos cristãos e os hereges, como Marcião, Mani, Práxeas, Sabélio, Paulo de Samósata, Ário e outros. A Igreja antiga os condenou, com toda a razão. Por isso, aceitamos de boa vontade, nessa matéria, os três Credos ecumênicos, a saber: o Apostólico, o Niceno e o Atanasiano; aceitamos também o que a Igreja antiga determinou em conformidade com esses credos.
           Jo 14,16; 15,26; At 2,32.33Rm 8,9; Gl 4,6; Tt 3,4-6; 1Pe 1,2; 1Jo 4,13.14; 5,1-12; Jd 20,21; Ap 1,4.5; Mt 3,16!

           Voltando à Gn 3,22; vamos a mais dois estudos em particular:

           DA CRIAÇÃO:
           Depois de haver feito as outras criaturas, ‘Ulhím criou o homem, (isso prova, que o “homem” não é: “anjo” e não estava com ‘Ulhím no começo da criação...!!! Grifo meu). Macho e fêmea, com alma racional e imortal, e dotou-os de inteligência, retidão e perfeita santidade, segundo a sua própria imagem, tendo a Lei do ‘Ulhím escrita no seu coração e o poder de cumpri-la, mas com a possibilidade de transgredi-la, sendo deixados à liberdade de sua própria vontade, que era mutável. Além dessa lei escrita no coração, receberam o preceito de não comerem da árvore da ciência do bem e do mal; enquanto obedeceram a este preceito, foram felizes em sua comunhão com o ‘Ulhím e tiveram domínio sobre as criaturas.
           Gn 1,27; 2,7; Sl 8,5; Ec 12,7; Mt 10,28; Cl 3,10; Rm 2,14.15; Gn 3,6!

           DO LIVRE-ARBÍTRIO:
          
           O ‘Ulhím dotou a vontade do homem de tal liberdade, que ela nem é forçada para o bem ou para o mal, nem a isso é determinada por qualquer necessidade absoluta de sua natureza.
           Tg 1,14; Dt 30,19; Jo 5,40; Mt 17,12; At 7,51; Tg 4,7!


           É exatamente a isso que quero me referir! Pois, a Escritura Sagrada, não veio em várias línguas ou já traduzida! Mas, o AT veio na língua hebraica! Já o NT veio ou melhor foi inspirado mas em outra língua que não a hebraica! Mas, sim o grego! Enquanto o AT foi revelado na língua hebraica original! E muitos termos não havia em outras línguas, com as: “compilações humanas de somente cópias o ‘homem’ colocou sim o seu ‘ser’ nas diversas traduções e versões até termos o que temos hoje em dia...Mas assim foi à vontade do eterno! Sendo assim, eu acredito na 3ª Pessoa da Trindade, como sendo uma pessoa sim! E, também acredito nos Nomes Da Trindade e não em títulos dados ao longo do tempo ou por tradição, tradução ou outra coisa qualquer! Principalmente por este motivo: Irmãos, reparei, pois, na vossa vocação, visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento, pelo contrário, o ‘Ulhím escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes; e o ‘Ulhím escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença do ‘Ulhím (1Co 1,26-29)”.

           É isso aí! Ninguém pode ter a verdade absoluta, e se apresentar diante do ETERNO e dizer: Eu, só eu achei a verdade diante de todos....!!! Pois a sua Palavra é de interpretação.....!!!!! Estudo feito por: Anselmo Estevan. Com grifos meus! Bíblia de Estudo de Genebra (R. e A. Da SBB; E. C. C.) foi usada nesta pesquisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário