sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O QUE MOVE O MUNDO.......!!!!


ESCRITURA SAGRADA:

           Ela, move o mundo em que vivemos:

           Antes, de falar sobre ela, vamos a alguns termos.:

           - Escriba: Homem que copiava e interpretava a Lei de Moshêh (Moisés) [Ed 7,6]. Os escribas criaram aos poucos um sistema complicado de ensinamentos conhecidos como “a tradição dos ANCIÃOS” [Mt 15,2-9]. (Yeshua) – YahuShúa os censurava [Mt 23]. Os escribas tiveram parte na morte do Maschiyah (MESSIAS) [Mt 26,57] e perseguiram a Igreja primitiva [At 4,5; 6,12]. Eles eram chamados também de ‘doutores da lei’ [Lc 5,17. RC; RA, mestres]. Oficial do exército [Jz 5,14, RC].

           - Escritos: V. HAGIÓGRAFA.

           - Hagiógrafa: Nas Escrituras judaicas, a terceira divisão do AT. Inclui: Sl, Pv, Ct, Rt, Lm, Ec, Ez, Dn, Ed, Ne, 1Cr e 2Cr. Essa divisão se chama também de “Escritos” ou de “Salmos” (Lc 24,44).

           - Escritura: ESCRITA: (Êx 32,16). Documento de registro de um contrato (Jr 32,10, RA). Aquele que está escrito (Dn 5,8). Parte do texto inspirado (Mc 12,10).

           - ESCRITURAS , ESCRITURAS SAGRADAS: Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus (Mt 22,29). Esses livros são conhecidos entre os “cristãos” pelo nome de Antigo Testamento.


           Bem, resumidamente a estes termos, se refere a: Escritura Sagrada! E o NOVO TESTAMENTO, a que se refere?

           - NOVO TESTAMENTO: A segunda parte da “Bíblia”, que começa com o Evangelho de Mateus e termina com o Apocalipse. Trata da nova ALIANÇA. A palavra “testamento”, quando usada para indicar as duas divisões da “Bíblia”, quer dizer “aliança”. O NT é a REVELAÇÃO do ‘Ulhím (do ETERNO) para o bem de todos os povos, (Yeshua) – YahuShúa Maschiyah (MESSIAS), o MESSIAS e SALVADOR veio na PLENITUDE dos tempos, e com ele teve início a IGREJA, fundada sobre o alicerce do testemunho dos APÓSTOLOS. O NT compõe-se de 27 livros, assim classificados: livros históricos (5), epístolas de Paulo (13), epístolas gerais (8) e Apocalipse (1).

           - NOVO TESTAMENTO GREGO: V. TEXTO DO NOVO TESTAMENTO.

           Vamos ver duas passagens:

           - TEXTO DO ANTIGO TESTAMENTO: TEXTO EM HEBRAICO das Escrituras do AT transmitida através dos séculos pelo processo de cópia manual, até a invenção da imprensa no século XV. Não existe nenhum MANUSCRITO ORIGINAL (autógrafo); todos são cópias. Os mais antigos são os MANUSCRITOS do mar Morto (Qumran). A “Bíblia” Hebraica Stuttgartensia serve de base para a tradução do AT.

           - TEXTO DO NOVO TESTAMENTO: Texto GREGO das Escrituras “cristãs” transmitido através dos séculos pelo processo de cópia manual, até a invenção da imprensa no século XV. Não Há manuscritos originais (autógrafo): os quase cinco mil manuscritos existentes são todos cópias. Os mais antigos manuscritos são do quarto e do quinto séculos. O texto grego de Nestlé-Aland é publicado pela UBS (Sociedade Bíblica Unidas), com aparato crítico especialmente preparado para tradutores do NT.


           Material tirado do: “Dicionário da Bíblia de Almeida”! Editora: SBB 2ª EDIÇÃO.


           Estranho né! 1ª Quando tentamos estudar ou ter noção da língua hebraica para podermos comparar os textos que temos hoje em dia....somos altamente criticados de: falsos judeus, de idólatras de judeus, de hereges e etc..... 2ª A Escritura Sagrada é referida ao: AT – a: Antiga Aliança (Tanakh) – Torá do povo hebraico....!!! A Língua Sagrada é considerada como a Língua hebraica! O grego não é considerado Sagrado? Ou é! Pra mim não!!! Mas, assim mesmo, faz parte da: Nova Aliança – o NT! Aí, eu me pergunto: “QUE MAL HÁ EM TENTAR ESTUDAR O HEBRAICO PARA NOS REVELAR A VERDADE DAS TRADUÇÕES E CÓPIAS AO LONGO DO TEMPO...E, DESCOBRIR OS ERROS.....???????”.

           Bem, eu poderia estender o assunto....., mas, tem gente que não gosta de ler muito.....e coisa e tal....!!! Então, vamos ver o que a própria “Bíblia” fala da: Escritura Sagrada! Mas, nunca da palavra: “Bíblia”!

           Dentre muitas “versões”, escolhi a versão da: “Bíblia de ESTUDO”: EM DEFESA DA FÉ (QUESTÕES REAIS – RESPOSTAS PRECISAS – FÉ SOLIDIFICADA. DA EDITORA: CPAD – Versão Revista e Corrigida):

           Mattitiyahu (Mt): 21,42: Diz-lhes (Yeshua) YahuShúa: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi a posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor (YHVH – Yahu) foi feito isso e é maravilhoso aos vossos olhos?
           22,29: (Yeshua) YahuShúa, porém, respondendo, disse-lhes: ERRAIS, NÃO CONHECENDO as Escrituras, nem o poder do ‘Ulhím (do ETERNO).
           26,54: Como, pois, se cumpriram as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?
           26,56: Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as Escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.
          
           Marcos: 12,10: Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta por cabeça de esquina.
           12,24: E (Yeshua) YahuShúa, respondendo, disse-lhes: Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o Poder do ‘Ulhím (do ETERNO)?
           14,49: Todos os dias estava convosco ensinando no templo, e não me prendestes; mas isto é para que as Escrituras se cumpram.
           15,28: E cumpriu-se a Escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.
          
           Lucas: 4,21: Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
           24,27: E, começando por Moshêh (Moisés) e por todos os Profetas explicou-lhes as coisas que podem ser encontradas em todo o (TANAKH) ESCRITURAS O QUE DELE SE ACHAVA A SEU RESPEITO – GRIFO MEU COM A BÍBLIA JUDAICA COMPLETA!
           24,32: E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?
           24,45: Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
          

           Yochanan (Jo): 2,22: Quando, pois ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isso; e creram na Escritura e na palavra que (Yeshua) YahuShúa tinha dito.
           5,39: Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
           7,38: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
           7,42: Não diz a Escritura que o Maschiyah (o MESSIAS) vem da descendência de Davi e de Belém, da aldeia de onde era Davi?
           10,35: Pois, se a lei chamou deuses (‘Elohím) àqueles a quem a palavra de “Deus” – ‘Elohím foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada).
           13,18: Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar.
           17,12: Estando eu com eles no mundo, guardava-os em TEU NOME. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o “filho da perdição”, para que a Escritura se cumprisse. (Então, é exatamente isso que procuro! Pelo seu NOME, que é revelado sim nas Escrituras Sagradas.....!!! E, que Nas bíblias, foi corrompido sim! E por isso, sou chamado de herege!!!! [Rm 2,23-24; Gl 3,1-3]! Grifo meu).
           19,24: Disseram, pois, uns aos outros. Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Isso foi assim para que se cumprisse a Escritura, que diz: Dividiram entre si as minhas vestes e sobre  a minha túnica lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram essas coisas.
           19,28: Depois, sabendo (Yeshua) YahuShúa que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
           19,36: Porque isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
           19,37: E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.
           20,9: Porque ainda não sabiam a Escritura, que diz que era necessário que ressuscitasse dos mortos.

           Atos:1,16: Varões irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a (Yeshua) YahuShúa. (É, e, depois, me repreendem falando: ‘que o Espírito Santo’ – não é uma Pessoa!!! Que, pelo hebraico... é só um: ar, sopro, vento rûah sopro de vida – divino...!!!! E, então, como esse sopro podes falar pela boca de Davi se não for uma pessoa?????) Grifo meu.
           8,32: E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca.
           8,35: Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a (Yeshua) YahuShúa.
           17,2: E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles e, por três sábados, disputou com eles sobre as ESCRITURAS.
           17,11: Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
           18,24: E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo; natural de Alexandria, varão eloqüente e poderoso nas Escrituras.
           18,28: Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que (Yeshua) YahuShúa era o Maschiyah (o MESSIAS).
          
           Romanos: 1,2: O qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras.
           4,3: Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão no ‘Ulhím (no ETERNO), e isso lhe foi imputado como justiça!
           9,17: Porque diz a Escritura a Faraó: PARA ISTO MESMO TE LEVANTEI, PARA EM TI MOSTRAR O MEU PODER E PARA QUE O MEU NOME SEJA ANUNCIADO EM TODA A TERRA! (É exatamente isto que procuro nas Escrituras Sagradas....!!! Não nas Bíblias! O SEU NOME! Pois se Ele mesmo quer revelar seu Nome para toda a terra....!!!! Porque o homem não o quer mostrar? Por se achar indigno de pronunciar o mesmo....!!!! Aí, fico com Sofonias 3,9! E, suas referências: Is 19,18; 57,19; e, pelo estudo: Gn 11,1-9; Is 6,5-7; Os 2,17; Is 52,15; 65,1; Gn 4,26; 1Rs 18,24; Jr 10,25; Jl 2,32! Pois, eu, vou ficar blasfemando o seu NOME Santíssimo porque não sou digno de pronunciar seu Nome....!!!! E vou contentar-me em ficar blasfemando o mesmo como Rm 2,24 etc... se puder rogar para ele e Ele purificar meus lábios e eu proferir seu Nome.....há claro que vou preferir a segunda parte e rogar a Ele e procuro pelo seu Nome sim, mesmo que isso seje rotulado como herege! Pois nas Bíblias e na própria Escritura Sagrada o homem incorreu nesse grave erro.....!!!! Grifo meu). Bíblia de Estudo de Genebra. Edição Revista e Ampliada. (É só conferir referências da passagem acima...).
           10,11: Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido! (Mais um motivo para saber seu Nome único e exclusivo)! Grifo meu.
           11,2: O ‘Ulhím (o ETERNO) não rejeitou o seu povo, que antes o conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala o ‘Ulhím (o ETERNO) contra Israel, dizendo: (...).
           15,4: Porque tudo que antes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
           16,26: Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do ‘Ulhím (do ETERNO) eterno, a todas as nações para obediência da fé.

           1 Coríntios: 15,3: Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que o Maschiyah (o MESSIAS) morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.
           15,4: E que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
          
           Gálatas: 3,8: Ora, tendo a Escritura previsto que o ‘Ulhím (o ETERNO) havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
           3,22: Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em (Yeshua) YahuShúa Maschiyah (Messias) fosse dada aos crentes.
           4,30: Mas o que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque, de modo algum, o filho da escrava herdará com o filho da livre.
          
           1Timóteo: 5,18: Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca do boi que debulha, E: Digno é o obreiro do seu salário.

           2Timóteo: 3,16: Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. (Bem, a Escritura inspirada sim! Agora, as cópias recópias e transliterações de línguas onde muita coisa foi traduzida às vezes erroneamente......há essa não! É por isso que procuro pela verdade sempre de Espírito! Pois, a letra mata, mas o Espírito vivifica.....!!!!!! Grifo meu).

           Ya’akov (Tiago): 2,8: Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
           2,23: E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão no ‘Ulhím (no ETERNO), e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo do ‘Ulhím.
           4,5: Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Rúkha (Espírito) que em nós habita tem ciúmes? (Como dizem se o Espírito é só um sopro, vento, ar....como pode ter ciúmes? Se não for uma Pessoa....!!!! Grifo meu).

           1 Kefa (1 Pedro): 2,6: Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
          
           2 Kefa (2 Pedro): 1,20: Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; [21: PORQUE A PROFECIA NUNCA FOI PRODUZIDA POR VONTADE DE HOMEM ALGUM, MAS OS HOMENS SANTOS DO ‘ULHÍM (DO ETERNO) FALARAM INSPIRADOS PELO RÚKHA QADÔSH (SANTO ESPÍRITO)]. {Mais uma razão para eu não acreditar nas cópias de homens que detiveram o poder nas mãos......!!!!! Cito: Rm 1,18-27; 2Ts 2,7-12; Rm 11,1-4; 2Co 4; Gl 1,10-11; 1Co 8; Ez 16,27; 36,20-23; 2Co 4,1-6; etc. E, mudaram muitas coisas...!!! Grifo meu!}.
           3,16: Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes TORCEM E IGUALMENTE AS OUTRAS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO!


           Onde começou o “Evangelho”? E, para quem foi pregado?

           O Evangelho, começou primeiramente nesta passagem: Gn 3,15! E, foi anunciado primeiramente a: Abraão, pela sua Fé! Gn 22,18; Gl 3,8; Tg 2,23! Ok! Mas A Tanakh a Torá, foi feita para o povo hebreu....!!!! E, o Filho, veio  para seu povo, primeiramente... E, mandou os apóstolos que pregassem primeiro para seu povo – suas ovelhas...!!!! A Antiga Aliança! A Nova Aliança, também...!!!! Os ensinamentos, a Lei e tudo o mais foi para esse povo, a história, o êxodo da sua saída do Egito... Então, falando a grosso modo, tipo 90% da Bíblia, é para esse povo! E o único Apostolo que foi para os goyim (Gentios) – “todos os outros povos” foi o Apóstolo Paulo! Que direcionou o livro de Romanos a nós! Mas, tudo o que foi escrito foi para nos ensinar a não fazermos igual...!!!! Romanos 15,4 – 16,1-27! Claro, observamos toda a Bíblia...!!! Mas o único livro que nos foi indicado é: Romanos! Então, primeiramente, devemos verificar esse livro em primeiro lugar! Após isso, sim vermos os outros livros! Por que? Por isto: Vamos a alguns exemplos: Rm 1,18-27: Acepção de pessoas: Homossexualismo interpretado erroneamente com a acepção de pessoas...!!! Rm 2,24: Blasfêmia ao Nome do Criador! Romanos 3: Livros Apócrifos! Romanos 7: A Lei é boa! Romanos 8: Fala sobre a Condenação! Romanos 9: Nós é que devemos algo ao ETERNO e não ao contrário...!!! Romanos 10: Não há diferença entre povos....!!! Romanos 11 e 12: Os planos do ETERNO...!!! Romanos 15: Os gentios no AT! Romanos 16: O final do Inimigo...!!! E Finalizo com Romanos 10,13: Todo aquele que invocar seu NOME será Salvo! Por isso mesmo procuro a verdade na raiz da questão! E, não em papel e cópias...mas em estudos na história, nas crenças e religiões humanas e o que o homem mudou para sua própria destruição.................!

           ESTUDO FEITO POR: ANSELMO ESTEVAN. COM GRIFOS MEUS NESSE ESTUDO. SOU FORMADO, PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO – SP. EM: TEOLOGIA, BACHAREL EM TEOLOGIA. E PELA FACULDADE IBETEL, ME OUTORGA OS DIREITOS DE: PASTOR, E DE DAR AULAS! ENTÃO, NÃO É QUALQUER UM QUE ESCREVE, OU QUE VIU NUM OU NOUTRO LUGAR E PRONTO, MESMO PORQUE ESTUDO A PALAVRA DO ETERNO HÁ 14 ANOS! PROCURANDO PELA VERDADE SOMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário