sábado, 20 de agosto de 2011

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS CARTAS "PASTORAIS" PARA AS "IGREJAS DE HOJE?" VEJA:

1ª EPÍSTOLA (PASTORAL) DE PAULO A




TIMÓTEO







INTRODUÇÃO





Visão geral

Autor: O apóstolo Paulo.

Propósito: Orientar Timóteo em sua oposição aos falsos mestres em Éfeso.

Data: 62-64 d.C.

Verdades fundamentais:

Devemos resistir à falsa doutrina na Igreja.

As doutrinas legalistas afastam as pessoas do verdadeiro evangelho.

O culto e a autoridade da Igreja devem ser cuidadosamente ordenados.

Diversos grupos dentro da Igreja têm necessidades especiais.

O amor pelo dinheiro não tem lugar no ministério do evangelho.





Propósito e características

Paulo havia deixado Timóteo em Éfeso para cuidar da Igreja como seu representante especial (1,3), e escreveu essa carta para ajuda-lo a tratar de uma série de questões doutrinárias que foram levantadas por falsos mestres naquele lugar. Paulo havia estabelecido a Igreja de Éfeso anteriormente, em sua terceira viagem missionária, quando passou cerca de três anos ali (At 19; 20,31). No final dessa viagem ele havia alertado os presbíteros efésios que falsos mestres, alguns oriundos da própria liderança, trariam problemas à Igreja (At 20,29-30). Essa epístola indica que a predição tornou-se realidade (1,6.19; 4,1-2; 6,3-5.10.21).

Paulo descreveu a falsa doutrina em Éfeso como tendo se originado dentro da própria Igreja (1,6.19; 4,1; 6,10.21; 2Tm 2,18; 4,4). Ela se caracterizava por uma preocupação com fábulas (1,4; 4,7. 2Tm 4,4), genealogias (1,4), contendas sobre palavras (6,4; 2Tm 2,14.23), controvérsias (1,4; 6,4), conhecimento (6,20), loquacidade frívola (1,6) e falatórios inúteis e profanos (6,20; 2Tm 2,16). As falsas doutrinas incluíam proibições contra o casamento e certos alimentos (4,3), bem como a crença de que a ressurreição já havia acontecido (2Tm 2,18). Os falsos mestres interpretavam de modo incorreto a lei judaica (1,7) e, desse modo, colocavam restrições à oração (2,1-7). [Bem, o texto é um pouco grande. Quem quiser se aprofundar melhor é só ler o livro mesmo, isto é só um resumo do mesmo. MAS, NO MEU VER TUDO REFLETE EXATAMENTE A DATA EM QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE E VIVENCIANDO TUDO ISTO – 24/04/2011. Anselmo Estevan.]. Mas, isto não pode ficar de fora:

Líderes específicos do movimento incluíam Himeneu (1,20; 2Tm 2,17). Alexandre (1,20) e Fileto (2Tm 2,17). Aqueles que buscavam posição de liderança no movimento aparentemente o faziam para obter lucro financeiro (6,5.10). Os falsos mestres provocavam divisões (6,4-5) e parecem que eram especialmente eficientes em enganar as mulheres (2,14; 2Tm 3,6-7).

Um bom número dessas características – o ensino doutrinário específico, o interesse por fábulas e genealogias e a preocupação com o “CONHECIMENTO” (a palavra grega é GNOSIS) – sugerem que a falsa doutrina em Éfeso pode ter sido uma forma incipiente de gnosticismo, movimento herético que se tornou forte concorrente da Igreja ortodoxa em desenvolvimento nos séculos 2 e 3.



Ortodoxo (cs) adj. 1. Conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira. 2. P. ext. Conforme os princípios tradicionais de qualquer doutrina.





EPÍSTOLAS PAULINAS: (10ª).



Mesmo sem notar, deixamos transparecer os nossos valores. Os pais em particular demonstram a seus filhos o que consideram importante e valioso. A expressão “Tal pai, tal filho” não é apenas um clichê bastante conhecido; é uma verdade permanente em nossos lares. E a experiência prova que os filhos freqüentemente seguem o estilo de vida de seus pais, repetindo seus êxitos e erros.

Timóteo é um bom exemplo de alguém que foi influenciado por familiares tementes a Yaohu. Sua mãe, Eunice, e sua avó Lóide, eram crentes judias que ajudaram em sua formação e promoveram seu crescimento espiritual (2Tm 1,5; 3,15). Na “segunda geração” messiânica mencionada no Novo Testamento, Timóteo se tornou um aprendiz de Paulo e pastor da Igreja em Éfeso. No papel de um jovem ministro, Timóteo enfrentou todos os tipos de pressões, conflitos e desafios da Igreja e da cultura que estava à sua volta. Para aconselhar e encorajar Timóteo, Paulo enviou-lhe esta carta extremamente pessoal.

Paulo escreveu 1 Timóteo em cerca de 64 d.C., provavelmente pouco antes de seu último encarceramento romano. Por ter apelado a César, Paulo foi enviado como prisioneiro a Roma (ver Atos 25 – 28). A maioria dos estudiosos acredita que Paulo foi libertado em aproximadamente 62 d.C. (possivelmente porque o “estatuto das limitações” havia expirado), e que o apóstolo deve ter viajado nos anos seguintes. Durante esse tempo, ele escreveu 1 Timóteo e Tito. Logo, porém, o imperador Nero iniciou sua campanha para eliminar o messianismo. Acredita-se que durante esse período Paulo foi novamente encarcerado e finalmente executado. Durante este segundo encarceramento romano, Paulo escreveu sua segunda carta a Timóteo. Tito e as duas cartas a Timóteo formam as chamadas “Cartas Pastorais”.

A primeira carta de Paulo a Timóteo confirma o relacionamento deles (1,2). Paulo inicia seu conselho paternal, advertindo Timóteo a respeito dos falsos mestres (1,3-11) e exortando-o a se apoiar em sua fé em Maschiyah (1,12-20). A seguir, Paulo examina a adoração pública, enfatizando a importância da oração (2,1-7) e da ordem nas reuniões da Igreja (2,8-15). Isto leva a uma abordagem acerca das qualificações dos líderes da Igreja – presbíteros e diáconos. Neste ponto, Paulo lista critérios específicos para cada ofício (3,1-16).

Paulo fala novamente a respeito dos falsos mestres, ensinando Timóteo como reconhecer e responder a eles (4,1-16). Em seguida, dá um conselho prático sobre o cuidado pastoral com os jovens e idosos (5,1.2), viúvas (5,3-16), anciãos (5,17-25), e escravos (6,1.2). Paulo conclui exortando Timóteo a manter seus objetivos (6,3-10), a permanecer firme em sua fé (6,11.12), a viver de modo irrepreensível (6,13-16), e a ministrar fielmente (6,17-21).

Esta carta de Paulo a Timóteo contém muitas lições. Se você for um líder da Igreja, observe o relacionamento de Paulo com este jovem discípulo – seus conselhos e direção que Paulo estabelece para os presbíteros e diáconos. Se for um iniciante na fé, siga o exemplo dos fiéis líderes messiânicos como Timóteo, que imitou o modo de vida de Paulo. Se você for um pai, pense no profundo efeito positivo que um lar messiânico pode causar aos membros de sua família. Uma mãe e avó fiéis levaram Timóteo a Maschiyah, e o ministério dele ajudou a mudar o mundo!

“Bem, se falarmos espiritualmente – o quê verdadeiramente somos” – todos nós para ‘Elo(rr)hím(i) [‘Ulhim] Yaohu (Que mil anos é como um dia...!), “nós, para Ele – somos como recém-nascidos filhos de dias...!!!”. E você prestou atenção como começa este texto? Sim, se somos bebês para Yaohu – falando espiritualmente! O EVANGELHO QUE NOS É PASSADO é gravado em nossos espíritos...!! E COMO SEGUIMOS VÁRIAS “DENOMINAÇÕES” TUDO O QUE NOS É ENSINADO, POR NOSSO ESPÍRITO SER CRIANÇA, ABSORVEMOS TUDO O QUE NOS É PASSADO BEM OU MAL.. E É ISSO QUE TEMOS QUE TOMAR O MÁXIMO DE CUIDADA PARA NÃO SAIRMOS IMITANDO TUDO O QUE APRENDEMOS SEJA CERTO OU PASSADO ERRONEAMENTE... É ESSE CUIDADO QUE DEVEMOS TER AO OUVIR, E COLOCAR EM PRÁTICA A PALAVRA QUE RECEBEMOS. (1Jo 4,1; 1Ts 5,16-23; 1Ts 5,23; Cl 3,11-17; Hb 4,12: “Que o próprio Yaohu de paz os santifique inteiramente. Que todo o ESPÍRITO, a ALMA e o CORPO de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de NOSSO YHVH – YAOHUSHUA – MASCHIYAH!”. João 4,24).



“Filho” – o Nome que nenhum anjo poderia reivindicar: “Hb 1,4”.

João 20,31; Jo 2,3 (Nome); Jo 20,30; Gn 11,4; 17,5; Êx 33,19; Sl 5,11; Ez 20,9; Hb 1,4.



Por isso procure-o sempre em seus atos, e aprenda com Ele amando-o em VERDADE, ESPÍRITO, COM TODAS AS SUAS FORÇAS DO FUNDO DA SUA ALMA/CORAÇÃO – COLOCANDO EM PRÁTICA SEMPRE O BEM... Anselmo Estevan. (Salmo 90,4; 2 Pedro 3,8!).



TIMÓTEO



Pontos fortes e êxitos:

Tornou-se crente durante a primeira viagem missionária de Paulo e se uniu a ele em suas outras duas viagens.

Foi um messiânico respeitado em sua cidade.

Foi um representante especial de Paulo em várias ocasiões.

Recebeu duas cartas pessoais de Paulo.

Provavelmente conhecia Paulo melhor do que qualquer outra pessoa, tendo se tornado como um filho para o apóstolo.



Fraquezas e erros:

Lutou contra uma natureza tímida e reservada.

Permitiu que os outros o tratassem com desprezo devido a sua juventude.

Foi aparentemente incapaz de corrigir alguns dos problemas da Igreja em Corinto quando Paulo o enviou para lá.



Lições de vida:

A juventude não deve ser uma desculpa para a ineficácia.

Nossas insuficiências e falta de habilidade não devem nos afastar de Yaohu, nem nos tornar indisponíveis para Ele.



Informações essenciais:

Local: Listra.

Ocupações: Missionário e pastor.

Familiares: Mãe – Eunice; avó – Lóide e pai grego.

Contemporâneos: Paulo, Silas, Lucas, Marcos, Pedro e Barnabé.



Versículos-chave:

“Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu e não o que é de Maschiyah Yaohushua. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho como filho ao pai” (Fp 2,20-22).





A história de Timóteo é contada em Atos, começando no capítulo 16. Ele também é mencionado em Romanos 16,21; 1 Coríntios 4,17; 16,10.11. 2 Coríntios 1,1.19; Filipenses 1,1; 2,19-23; Colossenses 1,1; 1 Tessalonicenses 1,1-10; 2,3.4; 3,2-6; 1 e 2 Timóteo; Filemom 1; Hebreus 13,23.

BÍBLIAS PESQUISADAS: ECUMÊNICA - TEB. BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA - EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL. COM GRIFOS DE: ANSELMO ESTEVAN. COM FORMAÇÃO DE BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL. PARTE INTEGRANTE DA MINHA 3ª APOSTILA DE: INTRODUÇÃO AO B'RIT HADASHAH (NT).
ANSELMO ESTEVAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário