sábado, 20 de agosto de 2011

QUAIS FORAM AS: "ÚLTIMAS PALAVRAS DE PAULO A TIMÓTEO?" VEJA QUE EDIFICAÇÃO...:

 2ª EPÍSTOLA (PASTORAL) DE PAULO A




TIMÓTEO







INTRODUÇÃO





Visão geral

Autor: O apostolo Paulo.

Propósito: Convidar Timóteo para visitar Paulo em seus últimos dias e animar Timóteo em seu ministério contra os falsos mestres em Éfeso.

Data: 64-68 d.C.

Verdades fundamentais:

Falsos mestres sempre perturbam a Igreja.

Os líderes da Igreja precisam ser corajosos em sua luta contra os falsos mestres.

A liderança da Igreja precisa estar baseada nas ESCRITURAS!

Yaohu manterá os crentes verdadeiros em segurança, mas outros da Igreja serão JULGADOS.





Propósito e características

Paulo parece ter escrito 2 Timóteo tendo dois propósitos em mente. Primeiro, ele desejava fornecer a Timóteo uma última carta de incentivo pessoal em seu ministério (1,5-14; 2,1-16.22-26; 3,10 – 4,5). Segundo, ele pediu a Timóteo que fosse a Roma (4,9.21), dando instruções acerca de quem e do que (4,11-13) ele deveria levar com ele.

Como 1 Timóteo, 2 Timóteo demonstra uma grande preocupação pela sã doutrina (1,13-14; 2,2; 4,1-5) e contém meditações teológicas maravilhosas sobre a GRAÇA DE YAOHU (1,8-11), a fidelidade de Maschiyah (2,11-13) e a natureza e a função das ESCRITURAS (3,15-17). Há afirmações sobe a salvação pela Graça (1,9), a eleição (1,9; 2,10.19) e a divina inspiração da ESCRITURA (3,16). Segunda Timóteo também afirma a ressurreição (2,8) e a segunda vinda (4,1.8) de Maschiyah.

Como a última das cartas de Paulo, 2 Timóteo é especialmente importante porque nos fornece algumas percepções a respeito do final da vida do apóstolo Paulo. Sua situação era desanimadora. Ele não conseguia mais vislumbrar um ministério proveitoso (cf. Fp 1,22-26). A maioria de seus amigos o havia deixado (4,10-11). Mesmo assim, Paulo permanecia confiante. Ele não se envergonhava por sofrer pela causa do Evangelho (1,12) e estava disposto a suportar tudo “por causa dos eleitos” (2,10). Ele sabia que havia sido fiel a Maschiyah (4,7) e que Maschiyah permaneceria para sempre fiel (1,12; 2,13). Portanto, Paulo tinha a certeza de que Aquele que o havia resgatado da morte no passado (3,11; 4,17) o resgataria por meio da morte para a vida eterna (4,8.18).







EPÍSTOLAS PAULINAS: (11ª).



AS FAMOSAS “últimas palavras” são mais que um clichê. Quando homens e mulheres notáveis e influentes estão prestes a morrer, o mundo espera ouvir suas sábias palavras e recomendações finais. Então, tais citações são repetidas mundialmente. Isto também ocorre com uma pessoa querida que esteja agonizando. Juntos, ao lado da pessoa, a família se esforça para ouvir cada silaba sussurrada: bênçãos, encorajamento e conselho, sabendo que esta será a mensagem final. Um dos homens mais sábios, influentes e amados da história foi o apóstolo Paulo. E nós conhecemos suas famosas últimas palavras.

Paulo estava enfrentando a morte. Ele não estava morrendo devido a uma enfermidade, em um hospital estéril, tendo as pessoas amadas junto de si. Estava bem vivo, mas sua condição era terminal. Condenado como um seguidor de Yaohushua de Nazaré, Paulo ficou em uma fria prisão romana, separado do mundo, podendo receber apenas um ou dois visitantes, tendo consigo somente seus materiais para escrever. Paulo sabia que logo seria executado (4,6), e por isso escreveu seus pensamentos finais a seu “filho” Timóteo, passando a este o bastão da liderança, lembrando-o do que era verdadeiramente importante, e encorajando-o na fé. Imagine como Timóteo deve ter lido e relido cada palavra: esta foi à última mensagem de seu amado mentor, Paulo. Devido à situação e ao destinatário, esta é a mais intima e tocante de todas as cartas de Paulo.

A introdução é tema, e cada frase demonstra o amor que Paulo sentia por Timóteo (1,2-5). O apóstolo então lembra a Timóteo as qualidades necessárias a um fiel ministro de Yaohushua Maschiyah (O UNGIDO) (1,6 – 2,13). Timóteo deveria lembrar-se de seu chamado e usar seus dons com ousadia (1,6-12), manter-se no caminho da verdade (1,13-18), preparar outras pessoas para segui-lo no ministério (2,1.2), ser disciplinado e estar pronto para suportar o sofrimento (2,3-7), manter seus olhos e sua mente enfocados em Maschiyah (2,8-13). Paulo desafia Timóteo a conservar a sã doutrina, a rejeitar os erros e a evitar conversas que não fossem edificantes, a manejar corretamente a palavra da verdade (2,14-19), e a manter sua vida pura (2,20-26).

Em seguida, Paulo adverte Timóteo a respeito da oposição que este e outros crentes enfrentariam nos últimos dias da parte de pessoas egocêntricas, que usam a Igreja para seu próprio lucro, ensinando falsas doutrinas (3,1-9). Paulo admoesta Timóteo a estar preparado para enfrentar estas pessoas infiéis lembrando-se de seu exemplo (3,10.11), compreendendo a verdadeira fonte da oposição (3,12.13) e encontrando força e poder na Palavra de Yaohu (3,14-17). Então dá a Timóteo uma grande incumbência: pregar a Palavra (4,1-4) e cumprir seu ministério até o fim (4,5-8).

Paulo conclui com pedidos pessoais e informações. Nestas palavras finais, ele revela sua solidão e seu forte amor por seus irmãos e irmãs em Maschiyah (4,9-22).

Nunca existiu outro crente como Paulo, o apóstolo missionário. Era um homem que tinha profunda fé, um amor imortal, esperança constante, convicção tenaz, e uma profunda visão. Ele foi inspirado pelo Rúkha hol – RODSHUA para nos transmitir a mensagem de Yaohu. Ao ler 2 Timóteo, saiba que está tomando conhecimento das últimas palavras deste grande homem de Yaohu – suas últimas palavras a Timóteo e a todos os que reivindicam seguir a Maschiyah. Renove seu voto de sustentar corajosamente a verdade, conhecer a Palavra e ser capacitado pelo Rúkha hol – RODSHUA!


BÍBLIAS CONSULTADAS:  BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA: EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL. GRIFOS DE: ANSELMO ESTEVAN. FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL EM SUZANO.
ANSELMO ESTEVAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário