2ª EPÍSTOLA DE PAULO AOS
TESSALONICENSES
INTRODUÇÃO
Visão geral
Autor: O apóstolo Paulo.
Propósito: Complementar a sua carta anterior (l Tessalonicenses), dando aos Tessalonicenses instruções adicionais sobre a vinda de Maschiyah e a importância de um viver diário responsável.
Data: 50 – 52 d.C.
Verdades fundamentais:
Os crentes devem perseverar em meio aos sofrimentos até a vinda de Maschiyah.
Os seguidores de Maschiyah não devem se deixar enganar por especulações a respeito da sua segunda vinda.
O retorno de Maschiyah trará grande juízo e recompensa.
Enquanto aguardam a volta de Maschiyah, os crentes devem viver de maneira responsável em suas atividades diárias neste mundo.
Propósito e características
Dois termos principais nessa carta merecem especial atenção. Como em 1 Tessalonicenses, Paulo novamente escreveu sobre questões levantadas acerca da vinda de Maschiyah. Depois de enviar 1 Tessalonicenses, o apóstolo recebeu mais relatórios concernentes à congregação em Tessalônica. Havia motivo de regozijo, pois os tessalonicenses continuavam a progredir na fé, no amor e na constância (1,3-4), mas também havia motivo para preocupação no tocante a questões de doutrina e comportamento. A Segunda Epístola aos Tessalonicenses foi escrita principalmente para complementar os primeiros ensinos de Paulo. Nela ele corrigiu uma falsa crença perturbadora de que o Dia do YHVH já havia acontecido (2,1-11). Essas afirmações enganosas devem ter sido causadas em parte por inferências incorretas feitas a partir dos ensinos do próprio Paulo, associadas à dolorosa experiência de perseguições da congregação, que presumivelmente indicavam a chegada do fim do mundo.
EPÍSTOLAS PAULINAS: (9ª).
“MAS eu pensei que ele tivesse dito...”, “Estou certo de que ele quis dizer...”, “Ficou claro para mim que nós deveríamos...”, “Eu discordo. Penso que devemos...”.
A comunicação efetiva é difícil; podemos observar freqüentemente que a mensagem enviada não é a mensagem recebida em casa, no mercado, no bairro, ou na Igreja. Mesmo quando declarada ou escrita claramente, as palavras podem ser mal interpretadas e mal compreendidas, especialmente quando filtradas através da peneira dos preconceitos.
Paulo enfrentou este problema com os tessalonicenses. Ele lhes havia escrito anteriormente com a finalidade de ajuda-los a crescer na fé, confortando-os e encorajando-os, afirmando a realidade da volta de Maschiyah. Apenas alguns meses mais tarde, porém, o apóstolo recebeu uma notícia vinda de Tessalônica de que alguns haviam entendido mal o seu ensino a respeito da segunda vinda de Maschiyah. Seu anúncio de que Maschiyah poderia voltar a qualquer momento fez com que alguns parassem de trabalhar e passassem apenas a esperar, procurando, no ensino de Paulo, justificativas para a ociosidade. A continua perseguição sofrida pela Igreja adicionava combustível a esta fogueira. Muitos achavam que este deveria ser realmente o “Dia do YHVH”.
Agindo rápido, Paulo enviou uma segunda carta a esta jovem Igreja. Nela, o apóstolo deu instruções adicionais com relação à segunda vinda e ao Dia o YHVH (2,1.2). Esta segunda carta, portanto, dá prosseguimento ao assunto abordado em 1Tessalonicenses, e é um chamado a uma vida de coragem continua e a uma conduta coerente.
Esta carta começa com a marca registrada de Paulo – uma saudação pessoal e uma declaração de ações de graça pela fé de seus leitores (1,1-3). Menciona a perseverança que os tessalonicenses estavam demonstrando, apensar da perseguição e das tribulações (1,4), e usa esta situação para introduzir o tema da volta de Maschiyah. Nesse tempo, Maschiyah tomará para si os justos que perseveram, e castigará os ímpios (1,5-12).
Paulo passa, então, a responder diretamente às dúvidas que sugiram devido ao mal-entendido relacionado às datas dos acontecimentos do final dos tempos. Ele lhes diz para não darem ouvidos aos rumores e boatos de que o Dia do YHVH já começou (2,1.2), porque vários eventos devem ocorrer antes que Maschiyah volte (2,3-12). Enquanto isso, deveriam permanecer firmes na verdade de Maschiyah (2,13-15), receber encorajamento e esperança da parte de Yaohu (2,16.17), orar pedindo forças e para que a mensagem do Yaohu pudesse se propagar (3,1-5), e advertir aqueles que estavam ociosos (3,6-15). Paulo termina com saudações pessoais e uma bênção (3,16-18)
Quase dois mil anos mais tarde, estamos muito mais próximos do tempo da volta de Maschiyah, mas também estaríamos errados em ver seu aparecimento iminente como uma desculpa para uma espera ociosa e contemplativa do céu. Estar preparado para a sua vinda significa divulgar o evangelho, alcançar os que estão necessitados e edificar a Igreja, o corpo de Maschiyah. Ao ler 2 Tessalonicenses, observe atentamente a realidade da volta do YHVH e sua responsabilidade de viver para Ele até aquele dia.
Material tirado da: Bíblia Ecumênica TEB; e, da Bíblia de Estudo de Genebra – Edição Revista e Ampliada. Com grifos meus: Anselmo Estevan.
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