domingo, 3 de julho de 2011

HOMILÉTICA: A ARTE DE PREGAR:

HOMILÉTICA




Homilética é definida no dicionário Aurélio como a arte de pregar sermões religiosos. O vocábulo vem do grego, (homilia), que significa conversação; com o passar do tempo, adquiriu a significação de discurso religioso. De um ponto de vista mais específico John Broadus afirma que a ciência da Homilética nada mais é do que a adaptação da retórica às finalidades especiais e aos reclamos da prédica messiânica. João Mohama, por sua vez definiu Homilética como “a arte e a ciência da pregação”.

A Homilética é ciência, quando vista sob o prisma de sua fundamentação teórica: é a ciência que se ocupa com o estudo da comunicação da Palavra de Deus Yaohu. Por isso, Nelson Kirst definiu Homilética como “a ciência que se ocupa com a pregação e, de modo particular, com a prédica proferida no culto, no seio da comunidade reunida”.

Vista ainda sob outro prisma, a Homilética é também arte, uma vez que trabalha artesanalmente, passo a passo, dos elementos que formam o sermão. É por isso que Ilion Jones declara que Homilética “é a arte da pregação”.

Na verdade, pregar é a tarefa principal da Igreja, e a pregação bíblica tem ocupado lugar de destaque na Igreja evangélica, uma vez que a Igreja foi organizada como instituição especial, tendo a pregação como sua principal missão. Por esta razão, é impossível o cumprimento de tão elevada missão sem o devido preparo.



Deus Yaohu nos tem falado através da pregação



Antes de Yaohushua, grandes pregadores são encontrados no Antigo Testamento: Moisés, Elias, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e Amós. A era da graça colocou a pregação em especial relevo. João, o Batista, preparou o caminho para o advento do Mestre, através da pregação: “assim surgiu João, batizando no deserto e pregando...” (Mc 1,4).

A pregação foi a principal atividade de Yaohushua. Ele começou pregando a boa-nova da chegada do Reino de Deus (Mc 1,14.15) e fez da proclamação da Palavra o centro de sua missão: ele pregou durante toda a vida, pregou até na cruz, e depois de ressurreto, continuou a pregar. Yaohushua foi o maior pregador que o mundo já conheceu (Jo 7,46). Durante todo seu ministério, ele não apenas pregou, mas ordenou que os seus discípulos pregassem.

O pregador é um arauto, um proclamador de boas-novas. Paulo teve uma visão da importância da proclamação da Palavra, ao afirmar: “agradou a Deus Yaohu salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação” (1Co 1,21b). Assim, desde os tempos bíblicos, a boa-nova do amor de Deus Yaohu tem se tornado conhecida pela pregação.

Devemos lembrar sempre que pregar não é responsabilidade apenas do pastor, é missão da Igreja; entretanto a Igreja espera que o pastor pregue. No ministério pastoral há múltiplas atividades a serem desenvolvidas; nenhuma delas. Porém, é tão importante, exigente e intransferível quanto a pregação. Do púlpito a mensagem do UNGIDO é proclamada, vidas são salvas e os salvos são doutrinados, santificados, edificados e equipados.

Evidentemente, muito do que o pastor realiza pode ser compartilhado com o rebanho. Basta haver compreensão, por parte de cada crente, de que há um ministério a ser desempenhado e que o YHVH tem capacitado todos os crentes para a realização do trabalho (Ef 4,11-16). Por isso, o pastor deve ser sábio para delegar atribuições ao rebanho e, assim, ter mais tempo de adequado preparo para a sua principal tarefa: conhecer, interpretar e também compartilhar a Palavra de Deus Yaohu.

A responsabilidade é tão importante que Paulo desafia: “Procure apresentar-se a Deus Yaohu aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2Tm 2,15). Quanto melhor o pregador conhece o texto básico de sua mensagem, tanto mais condições têm de explana-lo e ilustrá-lo, aplicando suas verdades à vida dos ouvintes!



Quem quiser tornar-se um pregador da Palavra tem que se deixar dirigir pelo YHVH da Palavra, pois pregar é falar de coração a coração.

Por isso, como pregadores, devemos pregar não apenas com vida, MAS COM A VIDA, pois o pregador que não pode viver as palavras que prega precisa CALAR-SE E VIVER ANTES DE FALAR!



“Qualquer pregador, se não amar verdadeiramente seus ouvintes, insistimos, só estará fazendo barulho. Scott desafiou”: “se amamos, nosso objetivo não será o de impressioná-los com o nosso conhecimento, mas ajuda-los dentro do conhecimento que eles possuem. A mensagem que alcança é a que fala ao coração, e só falamos ao coração conquistando-o!”.

“Fp 2,5-8”. Anselmo Estevan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário