sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMO É LINDA A MENSAGEM SEM CORRUPÇÃO: (BÍBLIA: A MENSAGEM):

18 salmos


o jeito da tua Palavra.

Estou seguindo tuas pegadas;

um passo

D e cada vez.

E não desisto.

6-7 Chamo por ti, ó Deus, porque tenho certeza de resposta.

Então, responde-me! Ouve com atenção!

Grafita os muros com a tua graça.

Acolhe teus filhos apavorados que

Fogem dos valentões da vizinhança

E correm para ti.

8-9 Mantém teu olhar sobre mim.

Esconde-me debaixo das tuas asas aconchegantes.

D os perversos que querem me pegar,

dos inimigos mortais que se aproximam.

10-14 O coração deles é duro como pedra,

e o bafo, quente como vapor.

Estão atrás de mim, quase me tocando os calcanhares,

determinados a me derrubar,

Leões dispostos a me despedaçar,

leões fortes à espreita para o bote.

Levanta-te, ó Eterno! Pega-os desprevenidos e arrasa com eles!

Usa tua espada, livra-me de suas garras.

Usa tuas mãos e esgana-os —

essa gente que não consegue pensar além do hoje.

Gostaria de vê-los

com a barriga inchada de fome.

D o capim que semearam,

colheram e assaram para fazer pão,

que haja porção dobrada para os filhos

e cascas para os bebês roerem.

15 E quanto a mim? Planejo contemplar-te,

olho no olho. Quando eu me levantar,

Eu te verei por inteiro

e viverei o céu na terra.

Um salmo de Davi — que ele cantou para Deus depois de

ser salvo de todos os seus inimigos e de Saul

18Eu te amo, ó Eterno!

Tu me fortaleces.

O Eterno é uma rocha debaixo dos meus pés,

a fortaleza em que habito,

o cavaleiro que me resgata.

1-2

709

salmos 18

Meu Deus — o alto rochedo

para onde corro a fim de salvar a vida;

ali me escondo, por trás das pedras,

seguro esconderijo de granito.

3 Canto para o Eterno, digno do mais alto louvor,

pois estou salvo e seguro.

4-5 O nó do carrasco já apertava meu pescoço,

e águas abismais jorravam sobre mim.

As amarras das profundezas me prendiam com firmeza,

e armadilhas mortais impediam minha fuga.

6 Que mundo hostil! Clamo pelo Eterno,

grito para que Deus me socorra.

D o seu palácio, ele ouve minha voz;

meu grito chegou à sua presença —

uma audiência particular!

7-15 A terra balança aos solavancos;

montanhas enormes chacoalham como folhas,

Estremecem feito folhas secas

por causa da ira de Deus.

Suas narinas se dilatam, soltando fumaça;

ele cospe fogo pela boca,

D ispara labaredas de fogo

e faz baixar o céu.

Ele desce do céu,

e um abismo se abre debaixo dele.

Monta uma criatura alada

e corta os ares com a rapidez do vento.

Faz da escuridão das nuvens negras

o abrigo que o envolve.

Mas seu brilho desfaz a nuvem,

espalhando granizo e bolas de fogo.

Então, o Eterno trovejou do céu;

o brado retumbante do Altíssimo,

espalhando granizo e bolas de fogo.

D eus desfere suas flechas — está formada a confusão!

Ele lança seus raios — o mundo entra em pânico!

As fontes escondidas do oceano ficam expostas,

as profundezas secretas da terra são escancaradas

N o momento em que ele ruge em protesto,

um furacão se forma no hálito de sua fúria.

16-19 Mas ele me segurou — lá do céu,

me alcançou no mar e me tirou dali,

D aquele oceano de ódio, daquele caos destrutivo,

710

18 salmos

do vazio em que eu me afogava.

Fui espancado enquanto estava por baixo,

mas o Eterno ficou do meu lado.

Ele me pôs de pé num campo aberto —

ali eu estava seguro, surpreso por ser amado!

20-24 O Eterno refez toda a minha vida

depois que depositei diante dele todos os cacos.

Quando resolvi acertar as coisas,

ele me permitiu um novo começo.

Agora estou atento aos caminhos do Eterno,

Mas não por mera condescendência.

Todos os dias, examino seu modo de agir

e tento aprender o máximo que posso.

Sinto-me refeito,

e não descuido dos meus passos.

O Eterno reescreveu o roteiro da minha vida

quando abri o livro do meu coração diante dele.

25-27 Os bons provam tua bondade,

Os sadios experimentam tua saúde,

Os autênticos degustam tua verdade,

Enquanto os maus não conseguem te entender.

Ofereces teu apoio aos destituídos,

Mas não hesitas em humilhar os soberbos.

28-29 De repente, ó Eterno, tu inundas minha vida de luz,

e o brilho da glória de Deus pode ser visto em mim!

Aí, sim, consigo eliminar quadrilhas inteiras de assaltantes

e pular os muros mais altos.

30 Como Deus é bom! Seu caminho

é tranquilo e sem acidentes.

Toda orientação do Eterno é testada e aprovada.

Todos os que correm para ele

C onseguem chegar ao seu destino.

31-42 Existe algum deus como o Eterno?

N ão estamos nós sobre um fundamento de pedra?

N ão é esse o Deus que me deu forças

e me pôs na direção certa?

Agora corro como uma corça;

sou o mais importante da região.

Ele me ensinou a lutar;

posso até dobrar um arco de bronze!

Tu me proteges com a armadura da salvação;

tua mão firme me sustenta;

tu me afagas com ternura.

711

salmos 19

Aplainaste o chão em que eu ia pisar,

assim meus passos foram firmes.

Persegui meus inimigos e consegui alcançá-los;

não parei até que todos estivessem mortos.

Eu os abati. Foram todos eliminados;

e caminhei sem medo sobre seus corpos.

Tu me armaste muito bem para essa luta,

esmagaste os figurões.

Meus inimigos bateram em retirada,

e eu me livrei daquela gente odiosa.

Eles gritavam: “Socorro!”,

mas o socorro não veio.

Eles clamavam pelo Eterno,

mas não houve resposta.

Esfreguei a cara deles no pó, e eles foram espalhados ao vento.

Joguei-os fora como a água suja que vai para o esgoto.

43-45 Tu me resgataste de um povo contencioso

e me designaste líder de nações,

Povos dos quais nunca tinha ouvido falar eram meus vassalos.

Quando perceberam minha presença, submeteram-se imediatamente.

Os estrangeiros mais temidos capitularam;

dos seus esconderijos, saíram arrastando-se pelo chão.

46-48 Vive, ó Eterno! As bênçãos do meu Rochedo,

do meu Deus resgatador e libertador, se acumulam!

D eus pôs a casa em ordem para mim

e calou os que me criticavam.

Resgatou-me da fúria dos inimigos,

arrancou-me das garras dos figurões,

Salvou-me dos prepotentes.

49-50 É por isso que sou grato a ti, ó Eterno,

em qualquer lugar do mundo.

É por isso que canto louvores

e faço poesia com o teu nome.

O rei designado por Deus leva o troféu;

o escolhido de Deus é bem-amado.

Refiro-me a Davi e a toda a sua descendência —

para sempre.

Um salmo de Davi

19A glória de Deus viaja pelos céus,

as obras de arte de Deus estão expostas no horizonte.

A senhora Alvorada ministra aulas todas as manhãs,

o professor Anoitecer leciona no curso noturno.

1-2

712

19 salmos

3-4 Suas palavras não são ouvidas,

sua voz não é gravada,

Mas seu silêncio enche a terra:

mesmo calada, é a verdade propagada por toda parte.

4-5 Deus fez uma enorme cúpula

para o Sol — uma cúpula gigante!

O sol da manhã é um jovem recém-casado

que salta do leito nupcial;

O sol nascente, um atleta,

correndo para a linha de chegada.

6 É assim que a Palavra de Deus atravessa os céus

desde o nascer até o pôr do sol,

D erretendo o gelo, estorricando os desertos,

aquecendo os corações para a fé.

7-9 A revelação do Eterno é integral

e confere harmonia à nossa vida.

As sinalizações do Eterno são claras

e apontam o caminho certo.

Os mapas da vida do Eterno estão corretos

e nos conduzem pela estrada da alegria.

As orientações do Eterno são simples

e fáceis de aprender.

A reputação do Eterno é ouro de vinte e quatro quilates,

com garantia para a vida toda.

As decisões do Eterno são precisas

nos mínimos detalhes.

10 A Palavra de Deus vale mais que diamantes;

tem mais valor que um diamante no meio de esmeraldas.

Você irá preferi-la ao mel,

ao mais doce e puro mel.

11-14 E mais: a Palavra de Deus é um mapa que nos alerta do perigo

e nos leva até onde o tesouro está escondido.

C omo vamos encontrar o caminho?

C omo saber que pisamos na bola?

Limpa a tela, ó Deus, para que comecemos o dia do zero!

Guarda-me dos pecados tolos,

de pensar que posso assumir teu trabalho.

Então, começarei o dia banhado de sol,

com a sujeira do pecado removida.

Essas são as palavras da minha boca,

as quais vou degustando enquanto oro.

Acolhe-as quando as deposito

713

salmos 21

sobre o altar da manhã,

Ó Deus, meu Altar de Pedra,

Ó Eterno, sacerdote do meu altar.

Um salmo de Davi

20Que o Eterno venha em seu socorro quando acontecer o desastre,

e o nome do Deus de Jacó o ponha fora de perigo;

Que ele mande reforços do santo monte,

D espache suprimentos de Sião.

Aprove suas ofertas e

C elebre seus sacrifícios;

C onceda o que o seu coração desejar e

Realize seus projetos.

5 Quando a vitória estiver nas nossas mãos, vamos celebrar com muita festa

e conduzir o desfile com nossas bandeiras.

Que o Eterno atenda todos os seus desejos!

6 Então está combinado: a ajuda está a caminho,

uma resposta está vindo

e tudo vai dar certo.

7-8 Está vendo aquele pessoal ali, polindo seus carros de luxo?

E aqueles, escovando cavalos?

Os carros vão enferrujar,

os cavalos ficarão mancos —

mas nós estaremos firmes, de pé!

9 Faz do rei um vitorioso, ó Eterno!

Responde-nos no dia em que chamarmos por ti.

Um salmo de Davi

21Tua força, ó Eterno, é a força do rei.

D epois de socorrido, ele te louva em voz alta.

Atendeste aos desejos dele,

sem reter coisa alguma.

Encheste as mãos dele de presentes;

deste a ele uma recepção magnífica.

Ele queria uma vida tranquila, e a obteve de ti;

conseguiu mais ainda: uma vida longa.

Tu o elevaste às alturas, com o brilho de uma nuvem majestosa,

depois o vestiste com as cores do arco-íris.

As bênçãos se acumulam sobre ele;

tu o alegras quando sorris.

N ão é de admirar, portanto, que o rei ame o Eterno,

que esteja apegado ao Melhor.

1-4

1-7

714

22 salmos

8-12 Um exército de inimigos de um lado,

e uma multidão mal-intencionada de outro,

Mas emana de ti uma irradiação tão poderosa

que eles se retorcem como folhas diante do fogo.

A fornalha os engolerá inteiros,

o fogo os devorará vivos!

Assim, purificas o mundo de seus descendentes,

acabarás por completo com eles.

Todos os esquemas malignos e os golpes que preparam

se desfazem como vapor.

Eles batem em retirada,

porque não conseguiriam te enfrentar.

13 Mostra tua força, ó Eterno, para que ninguém deixe de percebê-la.

Ao cantarmos, espalharemos as boas notícias!

Um salmo de Davi

22Deus, Deus… meu Deus!

Por que tu me abandonaste

a quilômetros de lugar nenhum?

Prostrado e dolorido, clamei a Deus

o dia inteiro. Mas nada de resposta.

Passei a noite tossindo e me revirando.

3-5 Ainda assim, te mostras indiferente,

reclinado nas almofadas dos louvores de Israel?

Sabemos que eras prestativo para com nossos pais:

eles gritavam por socorro, e tu os ajudavas;

eles confiaram em ti e tiveram uma vida agradável.

6-8 Mas agora aqui estou eu, um nada — um verme,

algo em que se pisar, esmagar.

Todos zombam de mim;

eles fazem caretas para mim e balançam a cabeça:

“Vamos ver se o Eterno atende esse aí.

Já que Deus gosta tanto dele, que o socorra!”.

9-11 E pensar que ajudaste no meu nascimento,

ajeitando-me na barriga da minha mãe!

Quando saí do útero, tu me embalaste:

desde o nascimento, tu és meu Deus.

Então, foste morar num lugar distante,

e os problemas vieram morar na casa ao lado.

Estou precisando de um vizinho que me ajude.

12-13 Uma manada de touros veio na minha direção,

ouvia-se o estrondo dos animais raivosos,

1-2

715

salmos 22

C hifres abaixados, narinas dilatadas,

um rebanho de búfalos em movimento.

14-15 Sou um balde chutado para um canto,

todos os ligamentos do meu corpo foram rompidos.

Meu coração é uma bolha

de cera derretida dentro de mim.

Estou seco como um osso;

minha língua, escura e inchada.

Eles querem me sepultar

N o meio da sujeira.

16-18 Agora uma matilha de cães selvagens corre atrás de mim —

assassinos conspiram contra mim.

Eles me acorrentam, mãos e pés,

e me trancam numa gaiola — um saco

D e ossos em exibição, encarado com desprezo

por todos os que passam.

Levaram minha roupa,

e por elas lançaram seus dados.

19-21 E tu, ó Eterno — não adies meu resgate!

Por favor, vem logo me libertar!

N ão permitas que eles me cortem a garganta;

não deixes que esses animais me devorem.

Se não agires logo,

estou perdido — chifrado pelos touros,

transformado em comida de leões.

22-24 Eis a história que contarei aos meus amigos quando vierem adorar,

esta é a história que pontuarei com aleluias:

Gritem: “Aleluia!”, adoradores de Deus;

deem glória, filhos de Jacó;

adorem-no, filhas de Israel.

Ele nunca decepcionou vocês,

não desviou o olhar

quando vocês estavam sendo maltratados.

Ele nunca se omitiu nem os ignorou:

ele estava bem ali, ouvindo tudo.

25-26 Aqui, nesta grande reunião de adoração,

descobri esta vida de louvor.

E farei tudo que prometi, bem aqui,

diante dos adoradores de Deus.

Os necessitados se sentam à mesa do Eterno

e comem até ficar saciados.

Todos os que buscam Deus

estão aqui e o louvam.

716

23 salmos

“Vivam intensamente, de corpo e alma.

N ão desistam nunca!”

27-28 Dos quatro cantos da terra

os povos retornam,

estão voltando para o Eterno.

Famílias perdidas há tempo

estão prostradas diante dele.

O Eterno assumiu o comando:

de agora em diante ele tem a última palavra.

29 Os poderosos homens de negócio estão diante dele

— eles o adoram!

Os pobres e os fracos também

— eles o adoram!

Juntam-se a eles os que nunca entenderam

— eles também o adoram!

30-31 Nossos filhos e os filhos deles

farão parte disso

Quando a palavra for passada adiante,

de pai para filho.

Os bebês que nem sequer foram concebidos

ouvirão as boas-novas —

D eus cumpre o que promete.

Um salmo de Davi

23Ó Eterno, meu pastor!

N ão preciso de nada.

Tu me acomodaste em exuberantes campinas;

encontraste lagos tranquilos, e deles posso beber.

Orientado por tua palavra,

pude recuperar o alento

e seguir na direção certa.

4 Mesmo que a estrada atravesse

o vale da Morte,

N ão vou sentir medo de nada,

porque caminhas do meu lado.

Teu cajado fiel

me transmite segurança.

5 Tu me serves um jantar completo

na cara dos meus inimigos.

Tu me renovas, e meu desânimo desaparece;

minha taça transborda de bênçãos.

1-3

717

salmos 25

6 Tua bondade e teu amor correm atrás de mim

todos os dias da minha vida.

Assim, vou me sentir em casa no templo de Deus

por todo o tempo em que eu viver.

Um salmo de Davi

24O Eterno reclama seus direitos sobre a terra e tudo que está nela,

sobre o mundo e todos os que vivem nele.

Ele a construiu sobre as fundações do oceano,

projetou-a sobre as vigas mestras dos rios.

3-4 Quem pode subir ao monte do Eterno?

Quem pode escalar o santíssimo paredão da face norte?

Apenas os que têm as mãos limpas

e o coração puro;

Homens que não trapaceiam,

mulheres que não seduzem.

5-6 O Eterno está do lado deles;

com a ajuda dele, serão bem-sucedidos.

I sso é o que acontece, ó Jacó,

com os que buscam o Senhor, com os que o procuram.

7 Acorde, cidade preguiçosa!

Acorde, povo dorminhoco!

O Rei da glória está prestes a entrar.

8 E quem é o Rei da glória?

É o Eterno, armado

e pronto para a batalha.

9 Acorde, cidade preguiçosa!

Acorde, povo dorminhoco!

O Rei da glória está prestes a entrar.

10 E quem é o Rei da glória?

O Senhor dos Exércitos de Anjos:

ele é o Rei da glória.

Um salmo de Davi

25Minha cabeça está erguida, ó Eterno, bem erguida.

Pois olho para ti, ó Eterno,

Sem nenhuma vergonha.

3 Eu me arrisquei por ti:

N ão me deixes em apuros agora.

N em permitas que meus inimigos me derrotem.

1-2

1-2

718

25 salmos

N ão abandones à própria sorte

Os que se arriscaram por ti.

Os traidores é que devem ser humilhados.

4 Mostra-me como ages, ó Eterno!

Ensina-me em teus caminhos.

5 Toma-me pela mão,

Guia-me pelo caminho da verdade.

Tu és meu Salvador!

6 Mostra onde estão os marcos da tua misericórdia e do teu amor, ó Eterno!

Restaura os antigos limites!

7 Esquece que já cometi os erros da juventude.

Marca-me com teu sinal de amor.

Planeja apenas o melhor para mim, ó Eterno!

8 O Eterno é imparcial e justo.

Ele corrige os mal orientados,

Envia-os na direção certa.

9 Ele estende a mão aos rejeitados,

E os conduz passo a passo.

10 De agora em diante, toda estrada em que vocês andarem

I rá levá-los ao Eterno.

Sigam as placas da Aliança;

Leiam as instruções de seu mapa.

11 Zela pela tua reputação, ó Eterno!

Perdoa minha vida de maldade;

Foi mesmo uma vida de muita maldade.

12 “Com que se parecem os adoradores de Deus?” — pergunto.

“Com flechas apontadas para o centro do alvo de Deus” é a tua resposta.

13 Eles habitam um lugar promissor;

Seus filhos herdarão uma fazenda próspera.

14 A amizade de Deus é para seus adoradores;

São esses em quem o Senhor confia.

15 Se eu mantiver os olhos no Eterno,

N ão tropeçarei nos próprios pés.

16 Olha para mim e me ajuda!

Estou sozinho diante de um terrível problema.

719

salmos 26

17 Meu coração e meus rins estão lutando um com o outro.

D eclara trégua para esta guerra.

18 Olha para a minha vida de trabalho duro

E remove esta tonelada de pecados.

19 Estás vendo quantas pessoas

Guardam rancor de mim?

Vês quão ferozmente me odeiam?

20 Não tires os olhos de mim; livra-me dos problemas.

N ão me decepciones quando eu correr para ti.

21 Usa toda a tua habilidade para me manter inteiro:

Espero ver teu produto acabado.

22 Ó Eterno, dá descanso ao teu povo — uma folga, Senhor!

Livra-o dessa maré de desgostos!

Um salmo de Davi

26Limpa meu nome, ó Eterno,

pois minha vida é honesta.

Eu me arrisquei por ti, ó Eterno,

sem arredar pé um centímetro.

2 Examina-me, ó Eterno, da cabeça aos pés,

pede uma bateria de testes.

C ertifica-te de que eu estou saudável

por dentro e por fora

3 Para que eu nunca perca

de vista o teu amor,

E mantenha sintonia contigo,

sem jamais perder o contato.

4-5 Não me misturo com a malandragem,

nem faço amizade com assassinos.

Odeio as famílias de gângsteres

e não negocio com trapaceiros.

6-7 Lavo as mãos com o sabão mais puro

e do teu altar me aproximo,

ó Eterno!

C anto as tuas canções com todas as minhas forças,

As que contam histórias a teu respeito.

8-10 Ó Eterno, é um prazer viver contigo!

Tua casa brilha com tua glória.

1

720

27 salmos

Quando chegar a hora,

não quero ser varrido para fora com os impostores e desonestos,

Homens com malas recheadas de trapaças,

mulheres com bolsas cheias de dinheiro desonesto.

11-12 Tu sabes que fui sincero contigo;

sejas também comigo.

Tu sabes que sou honesto, ó Eterno!

Eu falo bem de ti em cada oportunidade que tenho.

Um salmo de Davi

27Luz, espaço, vida —

isso é o Eterno.

Com ele ao meu lado, sou destemido:

não tenho medo de nada nem de ninguém.

2 As gangues me perseguem

prontas para me comer vivo,

Mas aqueles brigões tolos

vão parar no chão.

3 Quando cercado,

fico calmo feito um bebê.

Mesmo quando todo mal vier sobre mim,

mantenho-me tranquilo.

4 Peço ao Eterno uma coisa,

apenas uma coisa:

Que eu possa viver com ele em sua casa

durante toda a minha vida.

Ali, contemplarei sua beleza

e estudarei aos seus pés.

5 Esse é o único lugar calmo e seguro

neste mundo turbulento,

A fuga perfeita,

para bem longe da agitação.

6 O Eterno me põe muito acima

de todos os que tentam me derrubar.

N a sua casa, me apresento com hinos

que fazem tremer o chão!

C anto canções que falam de Deus;

C omponho músicas para o Eterno.

7-9 Ouve, ó Eterno, estou chamando com toda a minha força:

“Sê bondoso para comigo! Responde-me!”.

1

721

salmos 28

Quando meu coração sussurra: “Busque Deus”,

todo o meu ser responde:

“Agora mesmo”.

Por isso, não te escondas de mim!

9-10 Tu sempre estiveste por perto para me ajudar:

não vires as costas para mim agora.

N ão me deixes de fora, não me abandones:

tu sempre mantiveste a porta aberta.

Meu pai e minha mãe foram embora e me deixaram,

mas o Eterno me acolheu.

11-12 Diga-me qual estrada é a tua, ó Eterno;

conduz-me por uma rua bem iluminada;

mostra aos meus inimigos de que lado estás.

N ão me atires aos cães,

aqueles hipócritas que estão querendo me pegar,

contaminando o ar com suas ameaças.

13-14 Tenho certeza, agora, de que verei a bondade de Deus

na exuberância da terra.

C ontem com o Eterno.

Animem-se! Não desistam!

Repito:

Tenham esperança no Eterno.

Um salmo de Davi

28Não te finjas de surdo

quando chamo por ti, ó Eterno!

Se tudo que eu receber de ti for

um silêncio ensurdecedor,

É preferível estar

na prisão.

2 Quero que saibas do que estou precisando.

Estou gritando por socorro

C om os braços erguidos

na direção do teu lugar sagrado.

3-4 Não quero ser trancafiado

na mesma cela com aqueles bandidos,

C om aqueles que são

servos da maldade em tempo integral.

Eles falam o dia inteiro em “paz”

e, depois, fazem hora extra para o Diabo.

Eles devem pagar pelo que fizeram,

porque são de fato maus.

1

722

29 salmos

Retribui a eles as longas horas

que passaram no seminário do Diabo,

Sem esquecer do generoso bônus.

5 Eles não fazem ideia de como o Eterno age

ou do que ele é capaz.

O Eterno os esmagará até virarem cascalho

e depois se afastará das ruínas.

6-7 Bendito seja o Eterno!

Ele ouviu a minha oração.

Provou que está do meu lado.

E eu me arrisquei por ele.

Agora pulo de alegria,

canto em voz alta minha gratidão a ele.

8-9 O Eterno é a força de seu povo,

refúgio irrestrito para o líder escolhido.

Salva o teu povo

e abençoa a tua herança.

Tem consideração por eles:

C arrega-os nos ombros, como faria o bom pastor.

Um salmo de Davi

29Bravo, ó Eterno, bravíssimo!

D euses e anjos gritam: “Bis!”.

Maravilhados estão diante da glória,

maravilhados diante do poder visível de Deus,

Prostrem-se todos!

Vistam sua melhor roupa para honrá-lo!

3 O Eterno troveja sobre as águas.

C om o brilho de sua face, ele troveja.

O Eterno sobrevoa as águas abundantes.

4 O trovão estrondoso do Eterno,

O trovão sinfônico do Eterno.

5 O trovão do Eterno esmaga os cedros,

O Eterno derruba os cedros do norte.

6 As cordilheiras saltam como potros na primavera,

As altas cadeias de montanhas pulam como cabritinhos selvagens.

7-8 O trovão do Eterno cospe fogo.

O Eterno troveja, o deserto estremece;

Ele faz o deserto de Cades estremecer.

1-2

723

salmos 30

9 O trovão do Eterno faz os carvalhos dançar

C om rodopios; a voz do Eterno faz despir os galhos.

N ós caímos de joelhos e gritamos: “Glória!”.

10 Sobre as águas abundantes está o trono do Eterno

de onde flui seu poder,

de onde ele governa o mundo.

11 O Eterno fortalece seu povo.

O Eterno dá paz ao seu povo.

Um salmo de Davi

30Dou todo o crédito a ti, ó Eterno!

Tu me tiraste daquela confusão,

não permitiste que meus inimigos tripudiassem sobre mim.

2-3 Ó Eterno, meu Deus, eu gritei por socorro,

e tu me livraste.

Tu me tiraste da sepultura,

deste-me outra chance,

quando eu já estava liquidado.

4-5 Todos vocês, ó santos, cantem de coração ao Eterno!

Agradeçam a ele pessoalmente.

Ele se ira de vez em quando, mas na sua história

há somente amor.

As noites em que seus olhos choram

abrem caminho para dias de risadas.

6-7 Quando as coisas estavam indo às mil maravilhas,

exultei: “Consegui!

Sou o favorito do Eterno.

Ele me tornou o mais importante da região”.

Então, desviaste teu olhar,

e me despedacei.

8-10 Mas clamei a ti, ó Eterno,

apresentei meu caso diante de ti:

“Poderás me vender com lucro quando eu morrer?

Pretendes me leiloar numa liquidação?

Quando voltar o ‘pó ao pó’, minhas canções e histórias

a respeito de ti já não encontrarão mercado.

Então, ouve! E sê bondoso!

Livra-me desta situação!”.

11-12 E foi o que fizeste: transformaste meu lamento selvagem

em dança alegre.

1

724

31 salmos

Arrancaste meu lamento

e me enfeitaste com flores do campo.

N ão consigo ficar quieto perto de ti:

estou a ponto de explodir com uma canção.

Ó Eterno, meu Deus,

nunca vou te agradecer o bastante.

Um salmo de Davi

31Eu corro para ti, ó Eterno; corro por minha própria vida.

N ão me decepciones!

Leva-me a sério desta vez!

D esce ao meu nível e me ouve,

e, por favor, sem adiamentos!

Tua caverna de granito é um esconderijo;

teu ninho na alta colina, um lugar seguro.

3-5 Sim, tu és minha caverna, onde posso me esconder;

meu monte, para subir.

Sê meu líder de confiança,

meu verdadeiro guia nas montanhas.

Livra-me das armadilhas escondidas —

quero me esconder em ti.

D epositei minha vida em tuas mãos.

Sei que não me deixarás cair,

nunca me decepcionarás.

6-13 Como odeio essa religião tola!

Mas em ti, ó Eterno, eu confio.

Salto e canto por teu amor,

pois viste minha dor,

desarmaste meus atormentadores,

N ão me deixaste em suas garras

e me deste espaço para respirar.

Sê bondoso para comigo, ó Eterno!

Estou outra vez envolvido num grave problema.

Meus olhos já choraram muito;

sinto-me vazio por dentro.

Minha vida se esvai, gemido a gemido;

meus dias desaparecem na esteira dos meus suspiros.

Meus problemas me desgastaram,

transformaram meus ossos em pó.

Para os meus inimigos, sou um monstro;

sou ridicularizado pelos vizinhos.

Meus amigos estão horrorizados;

eles atravessam a rua para me evitar.

Querem me apagar da memória,

esquecer-se de mim como de um defunto na sepultura,

descartar-me como se eu fosse um prato quebrado.

1-2

725

salmos 32

Ouço a fofoca deles sobre mim.

Eles me têm por insano”!

Atrás de portas fechadas, eles tentam achar um jeito

de me arruinar para sempre.

14-18 Desesperado, lanço-me sobre ti:

tu és o meu Deus!

D e hora em hora, entrego meus dias em tuas mãos,

para ficar fora do alcance dos que querem me pegar.

Aquece teu servo com um sorriso

e me salva, porque me amas.

N ão me dês o desgosto de não te mostrares:

não é de hoje que estou pedindo.

Tu podes deixar o perverso confuso,

balançando a cabeça, sem esperança,

enquanto escorrega lentamente para a sepultura.

Amordaça os mentirosos e fofoqueiros

que importunam este teu seguidor

com zombarias e críticas mordazes.

19-22 Como é grande o depósito de bênçãos

que reservaste para os que te adoram

E que esperançosos correm para ti,

querendo escapar do mundo cruel!

Tu os escondes num lugar seguro,

longe de qualquer oposição.

Batendo a porta na cara dos mexeriqueiros,

silenciaste as palavras venenosas.

Bendito és, ó Eterno!

Teu amor é a maravilha do mundo.

Apanhado numa armadilha, entrei em pânico.

“Longe dos olhos, longe do coração”, eu disse.

Mas tu me ouviste dizer isso,

e vieste em meu socorro.

23 Amem o Eterno, todos os santos!

O Eterno cuida dos que ficam perto dele,

Mas sempre se vinga

dos arrogantes e autossuficientes.

24 Sejam corajosos! Sejam fortes! Não desistam!

Esperem, que o Eterno logo chegará.

Um salmo de Davi

32Considere-se afortunado, feliz mesmo:

você que ganhou um novo começo e

cuja ficha está limpa.

1

Nenhum comentário:

Postar um comentário