terça-feira, 19 de julho de 2011

ESTUDO DE INTRODUÇÃO DA MINHA 3ª APOSTILA DO N.T.:

Este rápido apanhado da questão sinótica talvez ajude o leitor a melhor penetrar as perspectivas de cada um dos evangelistas que serão indicadas nas introduções particulares a Mateus, Marcos e Lucas.


(Livro): Foi Justino quem, por volta de 150, usou primeiro esta palavra para designar o evangelho como livro (I Apologia, 663).



(Escreviam): Tentou-se indicar nas notas de tradução as tendências que caracterizam cada evangelista, toda vez que isto foi possível, e sempre com prudência. As indicações que foram encontradas, p. ex., na anotação a parábolas, só intentam assinalar uma tendência de interpretação. Os títulos das perícopes esforçam-se também por salientar o sentido dominante do texto. Assim, p. ex., a parábola tradicionalmente intitulada: O Filho pródigo é aqui intitulada: O Filho reencontrado.



(Pontos): Abençoar/dar graças – meu corpo/meu corpo que é dado a vós – meu sangue da Aliança/a nova Aliança em meu sangue – ausência em Mt e Mc da ordem: “Fazei isto em minha memória”.



(História): Cf. Lc 1,1-4.



(Palavras): Por ex., Mc 1,15: o anúncio da proximidade do Reino não é reflexo da pregação dos cristãos; pois estes, depois da Páscoa, anunciavam, não o Reino, mas a Ressurreição. Cf. também Mc 13,32, a palavra referente ao dia e à hora.



(Relatos): Por ex., Mc 6,8-9: o envio dos Doze sem nenhum recurso material supõe decerto uma missão muito limitada no tempo e no espaço, não as missões longínquas que a primeira geração cristã presenciaria.



(Textos): Os tradutores esforçaram-se, às vezes à custa de certas proezas de estilo, por salientar as semelhanças e diferenças entre os textos paralelos dos evangelhos. Dessa forma, o leitor poderá fazer comparações por si mesmo, embora nenhuma nota lhe chame a atenção a respeito.



(Oral): Para este documento, só 50% do vocabulário é comum a Mt e Lc. De 23 perícopes, apenas 13 se encontram na mesma ordem em Mt e Lc.







O Novo Testamento é constituído por 27 Livros: EVANGELHOS: Mateus; Marcos; Lucas; João; Atos dos Apóstolos. (05).



EPÍSTOLAS DE PAULO: [SENDO, 13 CARTAS]: {Aos Romanos; Aos Corintios – 1 e 2; Aos Gálatas; Aos Efésios; Aos Filipenses; Aos Colossenses; Aos Tessalonicenses – 1 e 2; A Timóteo 1 e 2; A Tito; A Filemom.}.



EPÍSTOLAS GERAIS: [escritas para o “público em geral – 08 cartas”]: Epístola aos Hebreus; Epístola de Tiago; Primeira Epístola de Pedro; Segunda Epístola de Pedro; Primeira Epístola de João; Segunda Epístola de João; Terceira Epístola de João; Epístola de Judas. [Totalizando – 21 cartas: 13 de Paulo + 08 cartas gerais].



E, finalizando, o livro da “Revelação de João” – Apocalipse de João. (01).







Relembrando: O Antigo Testamento: é constituído por 39 Livros:



PENTATEUCO: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. (05).



LIVROS HISTÓRICOS: Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester. (12).



LIVROS POÉTICOS: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico. (05).



LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Lamentação de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. (17).





Bem, como conhecemos, totalizando 66 Livros da nossa Bíblia – Sagradas Escrituras! AMÉM. Anselmo Estevan.























O EVANGELHO SEGUNDO



MATEUS







INTRODUÇÃO







Visão geral

Autor: Mateus (Levi).

Propósito: Inspirar os remanescentes ao serviço grato e fiel de promover o reino de Yaohu ao apresentar Yaohushua como o tão esperado rei e apresentar o reino que ele trouxe como o cumprimento do plano de redenção de Yaohu.

Data: 60-70 d.C.

Verdades fundamentais:

Yaohushua cumpriu as Escrituras do Antigo Testamento.

Yaohushua é o Rei prometido (o Messias).

Enquanto esteve aqui na terra, Yaohushua inaugurou o reino de Yaohu.

Os seguidores de Yaohushua devem espalhar o reino a todas as nações.

Os seguidores de Yaohushua sofrerão, mas Yaohushua está sempre com eles.

Quando retornar, Yaohushua completará o reino de Yaohu.





Propósito e característica

O propósito do Evangelho de Mateus é transmitir o ensinamento autorizado de Yaohushua e sobre ele, cuja vinda marcou o cumprimento das promessas de Yaohu. Não se trata meramente de uma história ou biografia, uma teologia ou uma confissão, um catecismo ou um conjunto de ensinamentos; é uma combinação de todas essas coisas. Mateus não permite separação entre a narrativa e a teologia ou entre a teoria e a prática. A História é a única base autêntica para a teologia, e a teologia dá o único significado correto para a História; o mesmo vale, também, para a teoria e a prática.





MATEUS. O prólogo e o final. Em vez de antepor, como Lucas, um prefácio ao seu evangelho, Mateus indica o sentido da sua obra no prólogo que abre a narrativa da vida pública de Yaohushua (1 – 2) e no final que encerra o evangelho (28,16-20), por ocasião da única aparição do Ressuscitado: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Ide, pois; de todas as nações fazei discípulos, batizando-as em nome do Pai – (YAOHU), do Filho – (YAOHUSHUA) e do Espírito Santo – (“RÚKHA hol – RODSHUA”), ensinando-as a guardar tudo o que vos ordeno. Quanto a mim, eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos tempos!” {AQUI, ENCONTRAMOS O “MAIS FORTE” – SIGNIFICADO PARA “IRMÃOS”. E, MUITA GENTE, NÃO ENTENDE, E, DESPREZA O QUE ESTÁ AO SEU LADO E, SÓ POR ESTAR EM UMA CONGREGAÇÃO.... ETC. JÁ ACHA ESTAR SALVO!? SENDO ASSIM, TEMOS QUE OLHAR UNS PELOS OUTROS – QUE YAOHUSHUA É POR NÓS. ANSELMO ESTEVAN}.

Neste “manifesto” do Ressuscitado, dois pontos mais salientes são sublinhados: a autoridade de O UNGIDO e a função de seus discípulos.

1. Como os outros evangelhos, o de Mateus relata a vida e o ensinamento de Yaohushua; e, a seu modo, porém mais do que eles, explicita a “cristologia primitiva”. O Emanuel anunciado a José (1,23), isto é, “Deus conosco”, ficará presente aos que crêem até o fim dos tempos (28,20), como o “mestre e docente” (didata) que ele foi na terra e continua sendo, por intermédio de seus discípulos, com uma autoridade plena que recebeu de Yaohu – e não de Satanás (4,8-10) –, já que o Pai tudo lhe entregou (11,27). É isto que confere ao evangelho de Mateus a perspectiva ética que o caracteriza.

Em conformidade com as Escrituras, este Yaohushua foi rejeitado pelos judeus, de sorte que a Boa Nova possa ser comunicada aos pagãos. Eis o que mostra, em resumo, o prólogo. De fato, este tem a função, mais que de narrar os acontecimentos da infância de Yaohushua, de exprimir, a partir de antigas tradições, o sentido da vida terrena daquele que ressurgiu dos mortos. Ao passo que, em nome de Israel e da linhagem de David, José acolhe o Menino concebido do RÚKHA e nascido da Virgem Maria, eis que, em decorrência da visita dos magos – prefigurações dos pagãos que a Boa Nova convida à salvação –, Jerusalém, os sumos sacerdotes, o rei Herodes, todos o ignoram, o rejeitam e perseguem. Em vez de adora-lo, Herodes chega a tentar mata-lo junto com as crianças de Belém; mas Yaohushua se lhe furta e se refugia na Galiléia, símbolo da terra dos gentios. Morte e ressurreição vêm assim prefiguradas nesta história trágica, que finalmente desemboca na proclamação do Evangelho aos próprios pagãos.

Com isto, Yaohushua, o Messias, dá o remate à história de Israel. Outra maneira de Mateus manifesta-lo é a demonstração escriturística. Ele salpica o seu texto com citações, na intenção de mostrar que o modo de agir de Yaohushua se ilumina constantemente pela Escritura: “Assim devia cumprir-se o oráculo do profeta” (1,22 nota). Portanto, os que rejeitam Yaohushua enganaram-se quanto à sua pessoa: Yaohushua é verdadeiramente o Messias esperado pelos judeus.

2. Com autoridade, este Yaohushua deu aos Onze o encargo de anunciar a Boa Nova e de fazer de todas as nações discípulos seus. Este anúncio é primeiro o do “Reino dos céus”, conforme a expressão que caracteriza o primeiro evangelho e que, aliás, se situa dentro da tradição judaica sobre o Reino de Deus. (....) MATERIAL TIRADO DA: "BÍBLIA DE ESTUDO - GENEBRA EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA, E DA BÍBLIA TRADUÇÃO ECUMENICA TEB!". COM TODOS DIREITOS AUTORAIS. DA MINHA 3ª APOSTILA DO B'RIT HADASHAH [NT].

Nenhum comentário:

Postar um comentário