domingo, 13 de novembro de 2011

COMO É DIFICIL LEVAR A PALAVRA PARA QUEM ACHA ESTAR CERTO E NÃO ACEITA CORREÇÃO!

“PALAVRA” – OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM:



           1 Coríntios 1,10-31:



           A Dissensões na Igreja de Corinto:



           10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo Nome de nosso Senhor Ya’SHUA (YahuShúa) Há ‘Maschiyah (O Messias), que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.

           11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.

           12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Sha’ul, e eu de Apolo e eu de Kefa, ou do Maschiyah.

           13 Está o Maschiyah dividido? Foi Sha’ul executado por vós? Ou fostes vós imergidos em nome de Sha’ul?

           14 Dou hesseds (graças) ao ‘Ulhím (ao ETERNO), porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Caio.

           15 Para que ninguém diga que fostes imergidos em meu nome.

           16 E batizei também a família de Estéfanas, além destes, não sei se batizei algum outro.

           17 Porque o Maschiyah enviou-me não para batizar, mas para ensinar as Boas Novas; não em sabedoria de palavras, para que o madeiro do Maschiyah se não faça vã.

           18 Porque a palavra do madeiro é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder do ‘Ulhím.

           19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

           20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou ‘Ulhím louca a sabedoria deste Mundo?

           21 Visto como sabedoria do ‘Ulhím o mundo não conheceu ao ‘Ulhím pela sua sabedoria, aprouve a ‘Ulhím salvar os crentes pela loucura da pregação.

           22 Porque os Yahudim (Judeus) pedem sinal, e os Arameus (Gregos) buscam sabedoria.

           23 Mas nós pregamos o Maschiyah, que é escândalo para os Yahudim, e loucura para os Arameus.

           24 Mas para os que são chamados, tanto Yahudim com Arameus, lhes pregamos o Maschiyah, poder do ‘Ulhím, e sabedoria do ‘Ulhím

           25 Porque a loucura do ‘Ulhím é mais sábia do que os homens, e a fraqueza do ‘Ulhím é mais forte do que os homens.

           26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.

           27 Mas o ‘Ulhím escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios; e o ‘Ulhím escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes.

           28 E o ‘Ulhím escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.

           29 Para que nenhuma carne se glorie perante Ele.

           30 Mas vós sois dele, em Ya’SHUA Há ‘Maschiyah (YahuShúa – O Messias), o qual para nós foi feito por ‘Ulhím sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.

           31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria gloria-se no Há ‘Shem YHVH no (O NOME).



           Romanos 10,10-13: “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido!”.

           Porquanto não há diferença entre Yahudi (Judeu) e Arameu (Grego), porque um mesmo é o Há ‘Shem (O NOME) YHVH – YAHU de todos, rico para com todos os que o invocam.

           Porque todo aquele que invocar O NOME do [Há ‘Shem] – (O NOME) – YHVH – YAHU será salvo!





           E é exatamente isso que procuro sempre por em prática nos estudos bíblicos! Procurar pelo seu NOME pois todo ‘Elohím – DEUS/ Deuses têm seu nome próprio e o ETERNO? Não têm NOME? Só Títulos...????

           Mas o que diz mesmo a Palavra? Quem invocar seu Nome não será confundido! A casa que Salomão edificou, tem o seu Nome! O seu povo leva o seu Nome! A sua cidade têm o seu Nome! Só há um Nome que salva! Ele vai reivindicar a santidade de seu Nome! Seu Nome foi blasfemado! O Filho fez conhecer o seu Nome! Os profetas são chamados pelo seu Nome! Mas qual Nome se a Bíblia não colocou o mesmo no papel! Mas um título somente! E, eu sou errado se procuro seu Nome pelos meus esforços pessoais? Acho que não!!!

           Reflitam nessas passagens: 1Rs 8,43; Js 15,63 (Judá) Yahudah; (Yarushalayim) Jerusalém. (At 4,12; 2,21; Jl 2,32; Rm 10,13); Fp 2,9-11; Rm 2,24; ; Dt 28,15-43; Lv 24,10-16; Ez 16,27; 36,20-23; Êx 9,15-16; 20,23-24; Nm 6,26-27; Dt 28,10; 2Sm 7,23; 2Cr 7,14; Is 43,7; Dn 9,18-19; Mt 1,1; 6,9; Jo 17,11.12.26; Rm 9,17! Bíblia Peshitta torah – hebraica! Com grifos meus! Mas, como podem querer me contradizer com as próprias passagens da própria Bíblia na língua portuguesa mas se a mesma esta adulterada!!!! Nunca jamais vai haver concordância! Porque a mesma oculta os Nomes originais do Eterno Criador e a Palavra não é nossa mais Dele!

         

§ BEM, VEJA O QUE DIZ A ENCICLOPÉDIA BÍBLICA – O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO (DICIONÁRIO). EDITORA AGNOS. AUTOR: R.N. CHAMPLIN, Ph.D. – SOBRE O ASSUNTO DO NOME “CRISTO”:

“PÁGINA 4748” – O TERMO HEBRAICO MASHIAH, SIGNIFICA “UNGIDO” E VEM DE UMA RAIZ HEBRAICA QUE SIGNIFICA “UNTAR”. A SEPTUAGINTA TRADUZIU ESSA PALAVRA PELO VOCÁBULO GREGO CHRISTÓS, “UNGIDO”. ESSA PALAVRA GREGA FOI PARA O PORTUGUÊS, CRISTO, EM VEZ DE SER TRADUZIDA, PARA UNGIDO. ASSIM, O CRISTO, OU O UNGIDO, CUMPRE AS EXPECTAÇÕES E SIMBOLISMOS DO ATO DE UNGIR. ESSA PALAVRA, REFERINDO-SE AO ESPERADO MESSIAS, É UM PRODUTO DO JUDAÍSMO POSTERIOR, AINDA QUE DESDE TEMPOS BEM REMOTOS, ENTRE OS HEBREUS, ENCONTREMOS INDICAÇÕES SIMBÓLICAS. SOMENTE POR DUAS VEZES, EM TODO O ANTIGO TESTAMENTO, ESSA PALAVRA É USADA COMO UM TÍTULO OFICIAL, VER DANIEL 9,25.26. O CONCEITO MESSIÂNICO, POIS, EMBORA TIVESSE TIDO INÍCIO NO ANTIGO TESTAMENTO, (COMO NO LIVRO DE ISAÍAS, ONDE NÃO É USADA A PALAVRA HEBRAICA ESPECÍFICA), TEVE PROSSEGUIMENTO DURANTE O PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO, NOS LIVROS APÓCRIFOS E PSEUDEPÍGRAFOS. VER O ARTIGO SEPARADO CHAMADO UNÇÃO. ESSE ARTIGO INCLUI REFERÊNCIAS BÍBLICAS.

TORAH – LEI (ENSINAMENTO):

A Lei é boa!

Rm 7,12-13.16; (Mt 5,17ss); 1Tm 1,8; [Complementos: “A Confissão de Fé 2,2; 19,6; Catecismo Maior de Westminster 99, 152; Confissão Belga 2”]. Vamos e esse estudo:

ROMANOS 7,12-13: E assim a Torah é Santa, e a Mytsvah (Mandamento) santa, justa e boa.

Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte para bem; a fim de que pela Mytsvah (Mandamento) o pecado se fizesse excessivamente maligno,

E se faço o que não quero, consinto com a Torah, que é boa.

Vamos ao estudo dessa passagem: (Rm 7,12-13):

Santo, e Justo, e Bom. A Lei reflete o caráter de ‘Ulhim (“Santo”). Ela é a norma objetiva para a resposta pactual da humanidade a ‘Ulhim (“Justo”). E é também benéfica para os seres humanos, os quais foram criados à imagem de ‘Ulhim (“Bom”).

* Vamos a referência de Rm 7,12 (“A Lei é Santa”): (Sl 19,8: [veja o v.(“7”)-8]): A LEI DO Y’H’V’H (YAHU) É PERFEITA, E REFRIGERA A NEFESH (alma); o testemunho do Y’H’V’H é fiel, e dá sabedoria aos simples (Sl 19,7).

Os preceitos do Y’H’V’H (Yahu) são retos e alegram o coração; o mandamento do Y’H’V’H (Yahu) é puro, e ilumina os olhos.

ESTUDO DE: ([Sl 19,7-11: A Lei de {Yahu} é perfeita. A Lei, a revelação especial de ‘Ulhim, reflete o caráter do seu autor. Nomes diferentes são usados para a Lei, mas são quase sinônimos e apontam para o todo da revelação especial de ‘Ulhim à humanidade.] Sl 19,7):

Sl 19,7: A Lei: Torá, o termo mais geral para indicar a Lei. Restaura a alma. Instilando energia e esperança naqueles que a seguem. Dá sabedoria. A sabedoria não é um conhecimento intelectual superior. A Palavra de ‘Ulhim implanta no ouvinte o temor de ‘Ulhim, dando o conhecimento de ‘Ulhim e o modo como o homem deve viver retamente diante dele! 1 Timóteo 1,8: Sabemos, porém, que a torá é boa, se alguém dela faz uso legítimo.

ESTUDO DE (1Tm 1,8): A Lei é boa. Assim como o próprio (YahuShúa) (Mt 5,17ss), Paulo acreditava que a Lei Mosaica por si só era um presente maravilhoso de ‘Ulhim. (Veja Rm 7,12-13.16). No entanto, esse presente podia ser motivo de abusos e se tornar maldição!

Agora, completando esse estudo da “Lei” – vamos aos seguintes complementos:

1º Confissão de Fé de Westminster (capítulo II - II [DE ‘ULHIM E DA SANTÍSSIMA TRINDADE] {pág. 1.787}; capítulo XIX – VI [DA LEI DE ‘ULHIM] {pág. 1.796}).

2º Catecismo Maior de Westminster [(SEGUNDA PARTE) “PERGUNTA 19!”. Pág. 1.805]. [(TERCEIRA PARTE) “PERGUNTA 99!”. Pág. 1.813]. [(TERCEIRA PARTE) “PERGUNTA 152!”. Pág. 1.822].

3º Confissão Belga. Artigo 2 (Como conhecemos a ‘Ulhim). Pág. 1.750.

“Material tirado da: ‘Bíblia de Estudo de Genebra’ Edição Revista e Ampliada”. Para uma melhor compreensão dos estudos da: “LEI!”: Obs.: “Os NOMES das Pessoas da Trindade – são grifos meus”.

1º CFW Capítulo II – II: ‘ULHIM E DA SANTÍSSIMA TRINDADE: ‘Ulhim tem em si mesmo, e de si mesmo toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência; não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua Glória nelas, por elas, para elas e sobre elas. Ele é a única origem de tudo ser; Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, e sobre elas tem Ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante dele; o seu saber é infinito, infalível e independente da criatura, de sorte que para Ele nada é contingente ou incerto. Ele é Santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos. Da parte dos anjos, dos homens e de qualquer outra criatura lhe são devidos todo culto, todo serviço e toda obediência, que houve por bem requerer deles.

Referências bíblicas: Jo 5,26; At 7,2; Sl 119,68; 1Tm 6,15; At 17,24.25; Rm 11,36; Ap 4,11; Hb 4,13; Rm 11,33.34; At 15,18; Pv 15,3; Sl 145,17; Ap 5,12-14.

Capítulo XIX – VI: DA LEI DE ‘ULHIM: Embora os verdadeiros crentes não estejam debaixo da Lei como um pacto de obras, para serem por ela justificados ou condenados, contudo ela lhes serve de grande proveito, como aos demais; informando-lhes, como regra de vida, à vontade de ‘Ulhim e o dever que eles têm, ela os dirige e os obriga a andar segundo a retidão; dando-lhes também as pecaminosas poluções de sua natureza, do seu coração e da sua vida, de maneira que eles, examinando-se por meio dela, alcançam mais profunda convicção de pecado, maior humilhação por causa dele e maior aversão a ele; ao mesmo tempo, lhes dá mais clara visão da necessidade que têm do Maschiyah e da perfeita obediência a Ele. Ela é também de utilidade aos regenerados, a fim de conter a sua corrupção; pois proíbe o pecado; as suas ameaças servem para mostrar o que merecem os seus pecados e quais são as aflições que, por causa deles, devem esperar nesta vida, ainda que estejam livres da maldição ameaçada na Lei. Do mesmo modo, as suas promessas mostram que ‘Ulhim aprova a obediência deles e que bênçãos podem esperar dessa obediência, ainda que essas bênçãos não lhes sejam devidas pela Lei considerada como pacto das obras – assim, o fazer homem o bem ou evitar o mal, porque a Lei estimula aquilo e proíbe isto, não é prova de estar ele debaixo da Lei e não debaixo da Graça.

Referências bíblicas: Rm 6,14; 8,1; Gl 3,13; Rm 7,12.22.25; Sl 119,5; 1Co 7,19; Rm 7,7; Rm 3,20; Tg 1,23-25; Rm 7,9.14.24; Gl 3,24; Rm 8,3.4; 7,25; Tg 2,11; Ed 9,13.14; Sl 89,30-34; Sl 37,11; Gl 2,16; Lc 17,10; Rm 6,12.14; Hb 12,28.29; 1Pe 3,8-12; Sl 34,12.16.

2º CMW SEGUNDA PARTE:

Pergunta 19: Qual a providência de ‘Ulhim para com os anjos?

Resposta: ‘Ulhim, pela providência, permitiu que alguns dos anjos, voluntária e irremediavelmente, caíssem em pecado e perdição, limitando e ordenando isso, como todos os pecados deles, para a sua própria glória; estabeleceu os demais em santidade e felicidade, empregando-os todos, conforme apraz, na administração do seu poder, misericórdia e justiça.

Referências bíblicas: Jd 6; Lc 10,17; Mc 8,38; 1Tm 5,21; Hb 12,22; Sl 103,20; Hb 1,14.

TERCEIRA PARTE:

Pergunta 99: Que regras devem ser observadas para a boa compreensão dos Dez Mandamentos?

Resposta: Para a boa compreensão dos Dez Mandamentos, as seguintes regras devem ser observadas:

1ª - A Lei é Perfeita e obriga todos à plena conformidade do homem inteiro à retidão dela e à inteira obediência para sempre; de modo que requer a sua perfeição em todos os deveres e proíbe o mínimo grau de todo pecado.

Referências bíblicas: Sl 19,7; Tg 2,10; Mt 5,21.22.

2ª - A Lei é espiritual, assim, se estende tanto ao entendimento, à vontade, aos afetos e a todas as outras potências da alma, como às palavras; às obras e ao procedimento.

Referências bíblicas: Rm 7,14; Dt 6,5; Mt 22,37-39; Mt 12,36.37.

3ª - Uma e a mesma coisa, em respeito diversos, é exigida ou proibida em diversos mandamentos.

Referências bíblicas: Cl 3,5; 1Tm 6,10; Pv 1,19; Am 8,5.6

4ª - Onde um dever é prescrito, o pecado contrário é proibido; onde um pecado é proibido, o dever contrário é prescrito; assim, onde uma promessa está anexa, a ameaça contrária está inclusa; onde uma ameaça está anexa, a promessa contrária está inclusa.

Referências bíblicas: Is 58,13; Mt 15,4-6; Ef 4,28; Êx 20,12; Pv 30,17; Jr 18,7.8; Êx 20,7.

3ª - O que ‘Ulhim proíbe não se há de fazer em tempo algum; o que Ele manda é sempre um dever; mas nem todo dever especial é para ser compreendido em todos os tempos.

Referências bíblias: Rm 3,8; Dt 4,9; Mt 12,7; Mc 14,7.

6ª - Sob um pecado ou um dever, todos os da mesma classe são proibidos ou mandados, juntamente com todas as causas, os meios, as ocasiões e as aparências deles e provocações a eles.

Referências bíblicas: Hb 10,24.25; 1Ts 5,22; Gl 5,26; Cl 3,21; Jd 23.

7ª - Aquilo que nos é proibido ou mandado temos a obrigação, segundo o lugar que ocupamos, de procurar que seja evitado ou cumprido por outros, segundo o dever das suas posições.

Referências bíblicas: Êx 20,1-26; Lv 19,17; Gn 18,19; Dt 6,6.7; Is 24,15.

8ª - Quanto ao que é mandado a outros, somos obrigados, segundo a nossa posição e vocação, a ajuda-los e a cuidar em não participar com outros do que lhes é proibido.

Referências bíblicas: 2Co 1,24; 1Tm 5,22; Ef 5,7.

Pergunta 152: O que cada pecado merece da parte de ‘Ulhim?

Resposta: Cada pecado, até o menor, sendo contra a soberania, a bondade e a santidade de ‘Ulhim, e contra a sua justa Lei, merece a sua ira e maldição, nesta vida e na vindoura, e não pode ser expiado, se não pelo sangue do Maschiyah.

Referências bíblicas: Tg 2,10-11; Êx 20,1-2; Dt 32,6; Hc 1,13; 1Pe 1,15.16; 1Jo 3,4; Rm 7,12; Gl 3,10; Dt 28,15; Lm 3,39; Mt 25,41; Rm 6,21.23; Hb 9,22; 1Jo 1,7.

3º CB: ARTIGO 2:

Como conhecemos a ‘Ulhim:

Nós conhecemos por dois meios. Primeiro: Pela criação, manutenção e governo do mundo inteiro, visto que o mundo, perante os nossos olhos, é como um livro formoso, em que todas as criaturas, grandes e pequenas, servem de letras que os fazem contemplar os atributos invisíveis de ‘Ulhim, isto é, o seu eterno poder também a sua própria divindade, como diz o apóstolo Paulo (Rm 1,20). Todos estes atributos são suficientes para convencer os homens e torná-los indesculpáveis.

Segundo: ‘Ulhim se faz conhecer ainda mais clara e plenamente por sua sagrada e divina Palavra, isto é, tanto quanto nos é necessário nesta vida, para sua glória e para a salvação dos que lhe pertencem. (Sl 19,1-4; Sl 19,7.8; 1Co 1,18-21).

Mattitiyahu (Mt) 5,17ss.: Não cuideis que vim destruir a torah (Lei) ou os navyim (profetas): Não destruir, mas leva-los a cumprir!

Porque em êmeth (verdade) vos digo que, até que o céu e a terra passem, nenhum Yud (“Y”) ou qualquer traço se omitirá da torah, sem que tudo seja cumprido!

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos por menor mytsvah (mandamento) que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.

Sendo assim, a “Lei” é toda a “Bíblia” – com a diferença de que: Pelo “Ungido” – A cumpriu para e por nós – nos dando a sua Graça! Única e exclusivamente, devemos honra-lo para não cairmos novamente em “Pecado” – e, desfazer à sua Obra perfeita em obediência para nos libertar da escravidão dos Pecados – sendo, pelo seu precioso sangue derramado, somos novas criaturas – sendo assim, oremos em seu Nome que salva (At 4,12): YahuShúa! A Lei é Boa! A carne que a invalidou....!!!!! Reflita em Efésios: 2,11-22; 3,8-10; 6,12-15! Para isso era preciso primeiro a: “LEI” para depois a sua: “GRAÇA!”.

Bíblias de Estudo de Genebra Edição Revista e Ampliada – Bíblia hebraica torah – Peshitta. Foram consultadas nesta obra. Feita por: Anselmo Estevan com grifos meus nos Nomes Da Trindade!

BEM, SE A "LEI" É BOA! O QUE FOI MESMO QUE O MESSIAS ABOLIU? VAMOS VER EM EFÉSIOS 2,15! BOM PARA UM ENTENDIMENTO VAMOS COMEÇAR DO VERSÍCULO 11 EM DIANTE: Portanto, lembrai-vos de que outrora, vós, goyim (gentios) na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Messias, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem o 'Ulhím (ETERNO) no mundo. Mas, agora, em o MESSIAS YahuShúa, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue do MESSIAS. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, "ABOLIU", NA SUA CARNE, A LEI DOS MANDAMENTOS NA FORMA DE ORDENANÇAS, PARA QUE DOS DOIS CRIASSE, EM SI MESMO, UM NOVO HOMEM, FAZENDO A PAZ! MAS A LEI É BOA? SIM ELA É SIM! MAS, ERAM AS "SOMBRAS DO QUE HAVERIA DE VIR"! POIS O HOMEM A FEZ INÚTIL A INUTILIZOU E O MESSIAS CUMPRIU A LEI! PARA SER O ÚLTIMO SACRIFÍCIO DE SANGUE E UNIR OS POVOS!!!!!! E NÃO EM: DESUNIÃO OU EM BRIGAS OU AQUELE POVO.... E NÓS.......!!!!! ISSO É ERRADO ISSO NÃO É DE EVANGÉLICO! POIS COMO PODE O ETERNO NÃO JULGAR? MAS O HOMEM CONDENAR! ISSO É ERRADO!!!! A LEI FOI CUMPRIDA SE NÃO O FOSSE ELE NÃO MORRERIA EM SACRIFÍCIO PERFEITO POR TODOS NÓS!!!!!!!

AÍ A LETRA MATA MESMO! POIS SE NÃO ESTIVERDES NO RÚKHA DO MESSIAS, JAMAIS ENTENDERÁS!!!!! (2Co 3,6; Dt 6,6; Rm 10; Jr 31,31-34; Hb 8,8-12; 9,13-14; Rm 8,4; 1Co 7,19....continua............
....continua......Jo 15,16; At 13,48; Ef 1,5.10; 1Ts 5,9; Rm 11,7; 8,28-30; 2Ts 2,13.148,2; 2Tm 1,9.10; At 26,18; 1Co 2,10.12; 2Co 3,3.6; Tg 1,18; Ef 1,17.18; 2Co 4,6; Ez 36,26; 11,19; Dt 30,6; Jo 3,5; Gl 6,15; Tt 3,5; 1Pe 1,23; Jo 6,44.45; Sl 90,3; Jo 9,3; 6,37; Mt 11,28; Ap 22,17; 1Tm 3,2.6; 2Tm 2,2; Ml 2,7; Rm 10,15; 1Co 12,28.29; 1Tm 4,14!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário