sábado, 19 de julho de 2014

GÁLATAS:

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 1

1 Sha'ul, shaliach (não da parte dos homens, nem por meio de homem algum, mas sim por Yeshua HaMashiach, e
por Seu Pai Elohim, que o ressuscitou dentre os mortos),
2 e todos os irmãos que estão comigo, às kehilot da Galácia:
3 Graça a vós, e shalom da parte de Elohim Avinu, e de nosso Senhor Yeshua HaMashiach,
4 o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar deste mundo maligno, segundo a vontade de Elohim
Avinu,
5 a quem seja a glória para todo o sempre. Amen.
6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando do próprio Mashiach, que vos chamou por Sua graça,
para outras "boas novas",
7 o qual nem existe; senão que há alguns que vos perturbam e querem vos remover das Boas Novas do Mashiach.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outras "boas novas" além das que já vos pregamos,
seja amaldiçoado.
9 Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outras "boas novas" além das que já
recebestes, seja amaldiçoado.
10 Pois busco eu agora convencer homens, ou Elohim? Ou procuro agradar aos homens? Se até agora estivesse
agradando aos homens, não seria servo do Mashiach.
11 Mas faço-vos saber, irmãos, que as Boas Novas que por mim foram anunciadas não são segundo os homens;
12 porque não as recebi de homem algum, nem me foram ensinadas; mas as recebi por revelação de Yeshua
HaMashiach.
13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no Judaísmo, como eu excessivamente perseguia a Kehilá
de Elohim e a assolava,
14 eu excedia no Judaísmo a muitos da minha idade, sendo excessivamente zeloso das takanot de meus pais.
15 Mas, quando aprouve a Ele, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os goyim, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Yerushalayim para estar com os que já antes de mim eram sh'lichim, mas parti para a Arábia, e voltei
outra vez a Damesek.
18 Depois, passados três anos, subi a Yerushalayim para visitar a Kefá, e permaneci com ele por quinze dias.
19 Mas não vi a nenhum outro dos sh'lichim, senão a Ya'akov, irmão do Senhor.
20 Ora, a respeito do que vos escrevo, eis que diante de Elohim testifico que não minto.
21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
22 Não era conhecido de vista das kehilot do Mashiach em Yehudá;
23 mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que outrora nos perseguia agora prega a fé que antes procurava
destruir;
24 e glorificavam a Elohim a respeito de mim.

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 1 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\16Galatas01.htm 23/10/2010

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 2

1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Yerushalayim com Bar Naba, levando também comigo a Tito.
2 E subi devido a uma revelação, e lhes expus as Boas Novas que prego entre as nações, mas em particular
aos que eram considerados proeminentes, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse
corrido em vão.
3 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo arameu, foi constrangido a circuncidar-se;
4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que
temos no Mashiach Yeshua, para nos trazer à submissão;
5 aos quais nem ainda por uma hora cedemos em submissão, para que a verdade das Boas Novas
permanecesse entre vós.
6 Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa; Elohim não aceita
a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram;
7 antes, pelo contrário, quando viram que as Boas Novas para os incircuncisos me foram confiadas, como a
Kefá as para os circuncisos
8 (porque aquele que operou a favor de Kefá para o emissariado para os circuncisos, operou também a meu
favor para com os goyim),
9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Ya'akov, Kefá e Yochanan, que pareciam ser as colunas,
estenderam a mim e a Bar Naba a mão direita em sinal de comunhão, para que nós fôssemos aos goyim, e eles
à circuncisão;
10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer
cuidadosamente.
11 Quando, porém, Kefá veio a Antioquia, eu o repreendi face a face, porque se sentiram ofendidos por ele.
12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Ya'akov, ele comia com os goyim; mas quando eles chegaram,
se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros judeus também se tornaram parciais com ele, de modo que até Bar Naba se deixou levar pela
sua parcialidade.
14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade das Boas Novas, disse a Kefá perante
todos: Se tu, sendo judeu, vives como um goy, e não como os judeus, como é que obrigas os goyim a viverem
como judeus?
15 Nós, judeus por natureza e não como os goyim pecadores,
16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado pela observância legalista, mas sim, pela fé no
MashiachYeshua, temos também crido no Mashiach Yeshua para sermos justificados pela fé no Mashiach, e
não pela observância legalista; pois por legalismo nenhuma carne será justificada.
17 Mas se, procurando ser justificados no Mashiach, fomos nós mesmos também achados pecadores, é por
acaso o Mashiach servo do pecado? De modo nenhum.
18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19 Pois eu pela Torá morri para o legalismo, a fim de viver para Elohim.
20 Já estou executado com o Mashiach; e vivo, não mais eu, mas o Mashiach vive em mim; e a vida que agora
vivo na carne, vivo-a na fé no Filho de Elohim, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
21 Não nego a graça de Elohim; pois se somos justificados pela [observância da] Torá, então o Mashiach
morreu em vão.

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 2 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\16Galatas02.htm 23/10/2010

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 3

1 Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Yeshua HaMashiach
como executado?
2 Só isto quero saber de vós: Foi pela observância legalista da Torá que recebestes a Ruach, ou pelo ouvir
com fé?
3 Sois vós tão insensatos? Tendo começado pela Ruach, é pela carne que agora acabareis?
4 Será que sofrestes tantas coisas em vão? Se é que isso foi em vão.
5 Aquele pois que vos dá a Ruach, e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelo legalismo na
observância da Torá, ou pelo ouvir com fé?
6 Assim como Avraham confiou em Elohim, e isso lhe foi atribuido como justiça.
7 Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Avraham.
8 Ora, o Tanach, prevendo que Elohim havia de justificar pela fé os goyim, anunciou previamente a boa nova
a Avraham, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.
9 De modo que os que são da fé são abençoados com o fiel Avraham.
10 Pois todos os que confiam no legalismo de sua observância da Torá estão debaixo da maldição; porque
escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da Torá,
para fazê-las.
11 É evidente que pelo legalismo ninguém é justificado diante de Elohim, porque: O justo viverá da fé;
12 ora, o legalismo não é baseado em fé, mas [no mau uso do texto]: O que fizer estas coisas, por elas
viverá.
13 Mashiach nos resgatou da maldição descrita na Torá, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito:
Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
14 para que aos goyim viesse a bênção de Avraham em Yeshua HaMashiach, a fim de que nós
recebêssemos pela fé a promessa da Ruach.
15 Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula,
nem lhe acrescenta coisa alguma.
16 Ora, a Avraham e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como
falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é o Mashiach.
17 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Elohim, a Torá, que veio quatrocentos e trinta
anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa.
18 Pois se da Torá provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Elohim, pela promessa, a deu
gratuitamente a Avraham.
19 Logo, para que é a Torá? Foi acrescentada para mostrar as transgressões, até que viesse o descendente
a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Elohim é um só.
21 É a Torá, então, contra as promessas de Elohim? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma Torá que
pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pelo legalismo.

22 Mas o Tanach tudo incluiu debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Yeshua HaMashiach
fosse dada aos que crêem.
23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos presos ao legalismo, encerrados até aquela fé que se havia de
revelar.
24 De modo que a Torá se torna nosso tutor, para nos conduzir ao Mashiach, a fim de que pela fé sejamos
justificados.
25 Mas, quando vem a confiança, já não estamos sob a autoridade de tutores [rabínicos].
26 Pois todos sois filhos de Elohim pela fé no Mashiach Yeshua.
27 Porque todos quantos fostes imergidos no Mashiach vos revestistes do Mashiach.
28 Não há judeu nem arameu; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois
um no Mashiach Yeshua.
29 E, se sois do Mashiach, então sois descendência de Avraham, e herdeiros conforme a promessa.

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 3 Página 2 de 2
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\16Galatas03.htm 23/10/2010

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 4

1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja
senhor de tudo;
2 mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do
mundo;
4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Elohim enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido em uma cultura
que pervertia a Torá em legalismo,
5 para resgatar os que estavam debaixo do legalismo, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 E, porque sois filhos, Elohim enviou aos nossos corações a Ruach de seu Filho, que clama: Pai, Nosso Pai!
7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Elohim.
8 Outrora, quando não conhecíeis a Elohim, servíeis aos que por natureza não são deuses;
9 agora, porém, que já conheceis a Elohim, ou, melhor, sendo conhecidos por Elohim, como tornais outra vez
a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.
12 Irmãos, peço-vos que vos torneis como eu, porque também eu me tornei como vós. Nenhum mal me
fizestes;
13 e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei as Boas Novas a primeira vez,
14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me
recebestes como a um anjo de Elohim, mesmo como ao Mashiach Yeshua.
15 Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis
arrancado os seus olhos, e mos teríeis dado.
16 Tornei-me acaso vosso adversário, porque vos disse a verdade?
17 Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos, mas querem vos excluir, para que zelosamente
os procureis a eles.
18 No que é bom, é bom serdes sempre procurados, e não só quando estou presente com vocês.
19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que o Mashiach seja formado em vós;
20 eu bem quisera estar presente com vocês agora, e mudar o tom da minha voz; porque estou perplexo a
vosso respeito.
21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da observância legalista, não ouvis vós a Torá?
22 Porque está escrito que Avraham teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
23 Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz
filhos para a servidão, e que é Hagar.

25 Ora, esta Hagar é o monte Sinai na Arábia e serve a Yerushalayim, pois [Hagar] serve em escravidão com
seus filhos.
26 Mas a Yerushalayim, que é superior, é livre; é esta que é nossa mãe.
27 Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto;
porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido.
28 Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Yits'chak.
29 Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo a Ruach,
assim é também agora.
30 Que diz, porém, o Tanach? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava
herdará com o filho da livre.
31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 4 Página 2 de 2
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\16Galatas04.htm 23/10/2010

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 5

1 Para a liberdade o Mashiach nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de
escravidão.
2 Eis que eu, Sha'ul, vos digo que, se vos deixardes circuncidar [por legalismo], o Mashiach de nada vos
aproveitará.
3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a Torá.
4 Separados estais do Mashiach, vós os que querem ser declarados justos pela observância legalista; da graça
decaístes.
5 Nós, entretanto, pela Ruach aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
6 Porque no Mashiach Yeshua a circuncisão e a incircuncisão nada são sem a fé, que é tornada plena no amor.
7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?
8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama.
9 Um pouco de hamets leveda a massa toda.
10 Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem
for, sofrerá a condenação.
11 Mas por que, meus irmãos, estou sendo perseguido, se eu ainda estava proclamando a circuncisão? Terá o
escândalo do madeiro cessado?
12 Queria que aqueles que estão vos atribulando fossem cortados [do corpo].
13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes
pelo amor servi-vos uns aos outros.
14 Pois toda a Torá se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.
16 Digo, porém: Andai pela Ruach, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
17 Porque a carne luta contra a Ruach, e a Ruach contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não
façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pela Ruach, não estais debaixo da observância legalista da Torá.
19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as disputas, os ciúmes, as iras, as facções, as divisões, os partidos,
21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes
vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Elohim.
22 Mas o fruto da Ruach é: o amor, a alegria, o shalom, a paciência, a bondade, a bondade, a fidelidade.
23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há mitsvá.
24 E os que são do Mashiach Yeshua executaram a carne com as suas paixões e cobiças.
25 Se vivemos pela Ruach, andemos também pela Ruach.
26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 5 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\16Galatas05.htm 23/10/2010

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 6

1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com
espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.
2 Levai as cargas uns dos outros, para que assim cumprais a Torá, como o Mashiach apóia.
3 Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
4 Mas prove cada um a sua própria obra, e então terá motivo de glória somente em si mesmo, e não em
outra pessoa;
5 porque cada qual levará o seu próprio fardo.
6 E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui.
7 Não vos enganeis; Elohim não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também
colherá.
8 Porque quem semeia na sua carne, da carne colherá a corrupção; mas quem semeia na Ruach, da Ruach
colherá a vida eterna.
9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão.
12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente
para não serem perseguidos por causa do madeiro do Mashiach.
13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a Torá, mas querem que vos circuncideis,
para se gloriarem na vossa carne.
14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser no madeiro de nosso Senhor Yeshua HaMashiach, pela
qual o mundo está executado para mim e eu para o mundo.
15 Porque a circuncisão e a incircuncisão não são nada sem a nova criação.
16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, shalom e misericórdia sejam sobre eles e sobre o
Israel de Elohim.
17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Yeshua.
18 A graça de nosso Senhor Yeshua HaMashiach seja, irmãos, com o vosso espírito. Amen.

16-Gálatas (Galutyah) Capítulo : 6 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\16Galatas06.htm 23/10/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário