sábado, 19 de julho de 2014

YAHUDIM MESSIÂNICOS HEBREUS:

26-Ivrim Capítulo : 1

1 Nos dias antigos, em que momentos e por quais manifestações  יהוה  falou aos pais? Através dos profetas!
2 E sucedeu que nos últimos dias Ele tem falado a nós pelo Filho, a quem apontou para ser herdeiro de
todas as coisas, [e] por quem fez todos os mundos;
3 Por causa da Sua porção, sendo Ele o resplendor da Sua Shechiná e o Criador de todas as coisas pelo
poder da Sua Palavra, em Sua essência realizou a purificação dos nossos pecados. E eis que Ele se assenta
nas alturas, à direita da Shechiná.
4 E assim como Ele adquiriu um nome superior aos dos anjos, assim [também] Ele é considerado maior em
Seu poder, e será honrado por eles.
5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Na manifestação de Meu Filho Tu és, hoje te gerei? E ainda em outro
lugar: Eu lhe serei Pai, e Ele me será Filho?
6 E assim outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, Ele disse: E que todos os anjos de Elohim o
adorem.
7 Mas aos anjos Ele disse: Ele fez de seus anjos espíritos, e de seus servos um fogo ardente.
8 Mas ao Filho Ele disse: Eis, Elohim, que o Teu trono é para todo o sempre, e ainda o cetro da justiça é o
cetro do Teu reino.
9 Amaste a justiça e odiaste a transgressão à Torá; por isso Elohim, o teu Elohim, te ungiu com óleo de
alegria, mais do que a nossos companheiros;
10 E Tu, Adonai, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos;
11 Eles passarão, e todos eles, como roupa, envelhecerão.
12 E como roupas, Tu os trocarás e eles serão descartados. Verdadeiramente, Tu permaneces em tua
continuidade.
13 E eis que a qual dos anjos Ele disse ao menos uma vez: Assenta-Te à Minha direita até que eu ponha os
teus inimigos por escabelo de teus pés?
14 Eles são todos eles espíritos do serviço, os quais são enviados para servir àquele que herdar a salvação.

26-Ivrim Capítulo : 1 Página 1 de 1
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26-Ivrim Capítulo : 2

1 Por isso convém atentarmos cuidadosamente às palavras que Ele dirá à nação para aqueles que não se
desviam do caminho da verdade.
2 Pois esta palavra que foi dita através dos anjos foi confirmada e permanecerá firme. E toda transgressão e
transgressão à Torá recebeu um pagamento em justiça e em retidão.
3 Como escaparemos nós, se não reconhecermos a grande salvação? Aquelas verdades segundo as quais
aquilo que está no primeiro dos livros começará, de acordo com o próprio Adonai? Eis que posteriormente,
conforme aqueles que a ouviram, foi atestada a nós e confirmada em nós.
4 E foi Elohim que os fortaleceu com sinais e com prodígios, e com muitos [milagres] pelo selo da Ruach
HaKodesh, segundo a Sua vontade.
5 Porque não foi aos anjos que Elohim sujeitou o olam haba, de que falamos.
6 Mas alguém testifica em um lugar dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? Ou o filho do
homem, para que o visites?
7 Fizeste-o um pouco menor que os poderosos. Colocaste glória e honra sobre Sua cabeça, e todas as
coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.
8 Ora, visto que Ele lhe sujeitou todas as coisas, nada decretou que não estivesse debaixo do Seu poder.
Amen! E vemos com nossos olhos, indagando: Não estão todas as coisas sujeitas a ele?
9 Mas ele foi reduzido a um pouco menor que os anjos, [assim como] vemos Yeshua, que em servidão
sofreu e morreu no madeiro, coroado de glória e honra. Pois, pela misericórdia de Elohim, por causa dos
filhos dos homens, morreu.
10 Porque é apropriado a Ele que todas as coisas sejam por Ele. E quem sustenta todas as coisas? E quem
traz muitos filhos à glória? Ele é o que conduz à salvação, aperfeiçoado pelos sofrimentos.
11 Por esta razão, tanto o santificado quanto o que santifica, vêm do mesmo; por esta causa Ele não se
envergonha de chamar a vós de irmãos,
12 dizendo: Anunciarei o Teu nome a meus irmãos, e no meio da kehilá eu Te louvarei.
13 E outra vez: Confiarei nEle. E ainda: Eis [aqui] Eu e os filhos que Elohim me deu.
14 E porque os outros filhos são servos da carne e do sangue, também Ele da mesma forma participou das
mesmas [coisas]. Por causa disto, através da morte ele afligirá àquele que tinha poder sobre a morte,
15 a fim de livrar todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida na escravidão.
16 Pois, na verdade, Ele não tomou anjos para fazer habitação no meio deles. Mas tomou à descendência de
Avraham.
17 Pelo que convinha que em tudo estivesse com seus irmãos, para se tornar um Cohen Gadol amoroso e
fiel nas coisas concernentes a Elohim, a fim de fazer expiação.
18 Porque naquilo que Ele mesmo foi tentado, pode socorrer aos que são tentados.

26-Ivrim Capítulo : 2 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\26Ivrim02.htm 23/10/2010

26-Ivrim Capítulo : 3

1 Portanto, santos irmãos que também são chamados pela vocação celestial, vejais: considerai o Emissário e
o Cohen Gadol a quem confessamos, Yeshua HaMashiach,
2 O qual foi fiel ao que O apontou em toda a Sua casa, assim como também o foi Moshe,
3 Pois Ele foi digno de andar em uma glória muito mais excelente [do que Moshe]. Aquele que edificou a
casa é maior do que a casa, e portanto foi digno de andar em uma glória maior do que [a de] Moshe.
4 Porque toda casa que existe é edificada por algum homem, mas quem cria todas as coisas é Elohim.
5 Mas Moshe foi fiel em toda a sua casa, como servo do testemunho das coisas que serão ditas depois
daquilo que eles compreendiam;
6 Verdadeiramente, Yeshua HaMashiach era o Filho sobre a Sua casa. Eis que nos mantemos firmes, [pois]
a Sua casa é a nossa casa.Eis que se preservarmos o amor e a esperança, perseveraremos até o fim.
7 Por isto diz a Ruach HaKodesh: Hoje, se ouvirdes a Sua voz,
8 não endureçais os vossos corações em rebeldia, [como] nos dias de tentação no deserto,
9 onde os pais de vocês foram tentados e provados, e [também] viram as Minhas obras por quarenta anos.
10 Por isto me irei contra essa geração. E aconteceu que Eu disse: Eis que eles são um povo que se desvia
[em seu] coração, [e] não conhece os meus caminhos.
11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.
12 Tomai cuidado, irmãos, para que não haja em vós um perverso coração de incredulidade, que se aparte
do Elohim vivo;
13 Mas exortem os homens a seus irmãos a cada dia, durante o tempo apontado que se chama 'Hoje'. Que
nenhum de vós, pela astúcia, perverta o vosso coração em pecado;
14 Porque somos participantes do Mashiach na aliança, se preservarmos a confiança, até o final, naquilo
com o qual iniciamos,
15 [isto é,] naquilo que é dito: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações em rebeldia.
16 Pois alguns dos que ouviram se rebelaram, mas nem todos os que saíram do Egito por meio de Moshe se
rebelaram.
17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram no local onde seus corpos
caíram no deserto?
18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que não creram?
19 E aconteceu que vemos que não puderam entrar na terra porque não creram.

26-Ivrim Capítulo : 3 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\26Ivrim03.htm 23/10/2010

26-Ivrim Capítulo : 4

1 E agora que nós possamos temer e vigiar. Quem impedirá que o Seu testemunho seja uma entrada para o
Seu descanso? E não estaremos nós unidos? E quem impedirá que Ele estabeleça em vós um temor que
unifique o Seu corpo?
2 Pois verdadeiramente Ele estabeleceu que a Palavra de Elohim fosse ouvida por nós tanto quanto por eles.
Mas eles não se beneficiaram, pois não uniram aquilo que ouviram com a fé.
3 Porque nós, os que temos crido, entramos no Seu descanso, tal como foi dito: Assim jurei na minha ira:
Não entrarão no meu descanso. E também verdadeiramente, assim como Ele fez as obras, Ele descansou
da criação do mundo.
4 Dizendo em outro lugar, sobre o sétimo dia: E descansou Elohim, no sétimo dia, de todas as suas obras;
5 E, repetindo, é dito novamente: Não entrarão no meu descanso.
6 E eis que depois disto há novamente esperança, na preparação que está no fim disto, que alguns entrarão
no Seu descanso. E alguns que foram escolhidos no início não entraram, o que prova que eles não eram fiéis
a Ele.
7 E novamente, além disto, Ele separa este dia específico. E o grande [dia Ele] propôs por causa do que
disse David em mistério: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os seus corações.
8 Porque, se Yehoshua lhes houvesse conduzido ao descanso, não teria falado depois deste dia específico.
9 Portanto permanece ainda a observância do Shabat para o povo de Elohim.
10 Pois todo aquele que entra no Seu descanso, descansará de suas obras, assim como Elohim descansou
das Suas obras.
11 Ora, à vista disso, procuremos cuidadosamente entrar no descanso conforme foi estabelecido, para não
caiamos à semelhança dos que não eram fiéis.
12 Porque a Palavra forte e viva de Elohim é mais afiada do que uma espada de dois gumes, penetrando até
separar a alma do espírito, dividindo também os membros e transpassando os ossos que estão neles. E
discerne os pensamentos e os entendimentos do coração.
13 E não há criatura alguma que não seja vista e revelada na presença dEle, mas todas as coisas e palavras
são reveladas e estendidas aos olhos dEle, a quem prestamos contas.
14 E de quem temos um Cohen que é elevado através dos céus pela [sua] fundação, Yeshua HaMashiach, o
Filho de Elohim. Eis que temos o dever de confessar [a Ele].
15 Porque não temos um Cohen que não possa carregar as nossas fraquezas; porém Um que, como nós, foi
tentado por todos os lados, porém é sem pecado.
16 Portanto aproximemo-nos dEle na confiança de nossas vidas, [aproximemo-nos] do Seu trono de
misericórdia através do amor que recebemos, e alcancemos a graça continuamente.

26-Ivrim Capítulo : 4 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\26Ivrim04.htm 23/10/2010

26-Ivrim Capítulo : 5

1 Porque todo Cohen Gadol escolhido dentre os filhos dos homens é constituído por  יהוה  dentre os filhos
dos homens. [Mas] este é a Palavra que oferece sacrifícios pelo pecado e ofertas,
2 o qual também se alegra em tomar sobre [si] aqueles nos quais não há entendimento de coração. E
também [tomou sobre si] àquele cujo corpo é diminuído por fraqueza.
3 Portanto Ele também, por causa do povo, fez uma oferta pelos pecados.
4 E não há um que pela mão do homem toma a si mesmo para ser posto como o Primogênito, pois Ele é
chamado e escolhido de Elohim. Ele é como Aharon.
5 Assim também o Mashiach não glorificou a si mesmo para se fazer Cohen Gadol, mas [foi glorificado] por
Aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje Te gerei;
6 E que também disse em outro lugar: Tu és Cohen para sempre, segundo a ordem de Malki Tsedek.
7 E sucedeu das orações e que nos dias da Sua carne e do Seu livramento, ofereceu as primícias, com
grande clamor e lágrimas de sofrimento, e orações Àquele que podia livrá-Lo da morte. E [nos] ouviu pela
piedade dAquele [que é] Filho e Elohim.
8 Apesar de ser Filho de Elohim, Ele aprendeu, por meio daquilo que sofreu, a operar o Seu serviço segundo
a vontade [de Elohim].
9 E, tendo sido aperfeiçoado em todos os aspectos pela perfeição, Ele se tornou a causa da vida do olam
habá,
10 sendo por Elohim chamado Cohen Gadol, segundo a ordem de Malki Tsedek.
11 Sobre isso temos muito que dizer, mas que são difíceis de entender para vós que sois tardios e sem
entendimento.
12 Eis que no tempo de hoje está sobre vós para serdes mestres conforme o vosso entendimento e pela fé
na visão, [contudo] ainda necessitais ensinamento repetido, para iniciarem em vós os princípios das palavras
de Elohim. Para vós eis uma analogia: vós necessitais tomar leite, e não alimento sólido.
13 Pois quem precisa de mais leite não está fortificado na Palavra de pureza, pois não tem recebido a
fundação, pois é uma criança.
14 Mas o alimento dos maduros é o pão do alimento sólido, os quais têm discernimento, tendo acostumado
os seus sentidos e aprendido a discernir entre a justiça e o mal.

26-Ivrim Capítulo : 5 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\26Ivrim05.htm 23/10/2010

26-Ivrim Capítulo : 6

1 Portanto é tempo de deixar a palavra a respeito do início da vida do Mashiach para que cresçamos em
maturidade, para movermos novamente para estabelecer uma fundação de arrependimento de obras mortas,
através da fé em Elohim.
2 [Uma fundação] de imersões, de instrução, de imposição de mãos, e de ressurreição dos mortos e do
julgamento perpétuo.
3 E isso faremos, se Elohim o permitir.
4 Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram os dons celestiais, e participaram
da Ruach HaKodesh,
5 e provaram a boa palavra do nosso Elohim, e os poderes do olam haba,
6 e depois voltaram à rebeldia, sejam [outra vez] renovados através do arrependimento, pois eles se
rebelaram contra o Filho de Elohim uma segunda vez, e novamente o uniram à vergonha.
7 Pois a verdade é que a terra, que bebeu a chuva que caiu muitas vezes sobre ela, e produziu erva que
nasceu da obra daqueles que a trabalharam, é uma abundância de bênção de Elohim [para eles.]
8 Mas se na verdade produz espinhos e abrolhos, é vista como um nada, pois é um derramamento da
maldição, a qual termina em queimada.
9 E também verdadeiramente falamos de todo lugar sobre caráter reto. Amados irmãos, confiamos que uma
abundância de coisas boas estão convosco, e que estão dentro de vós, e, em vossa força, unindo-nos para a
salvação.
10 Porque יהוה   não é injusto, para se esquecer da dificuldade e da obra, e do amor que vós demonstrais,
quando sois servos em Seu nome aos santos, e continuais a servir.
11 Mas desejamos que cada um de vós mostre a sua substância estabelecida nEle. A esperança de crescer
em força até o fim.
12 Não sejais preguiçosos. Se vós seguirdes àqueles que pela fé e pela paciência [herdam as promessas],
vós [também] herdareis a promessa.
13 Porque, quando Elohim fez a promessa a Avraham, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou
por si mesmo,
14 dizendo: Grandemente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei.
15 E assim, tendo [Avraham] esperado com paciência, alcançou a promessa.
16 Pois os filhos dos homens juram por quem é maior do que eles, e o juramento que eles têm põe fim a toda
contenda, e preserva o documento.
17 Assim, quanto mais Elohim deseja mostrar a Luz da luz aos herdeiros da promessa do decreto, e
preservar aquilo que Ele certificou e garantiu por um juramento,
18 e [mostrar] duas coisas imutáveis sobre as quais é impossível que Elohim minta: o ser consolação e força
para que nós nos refugiemos nEle; e reforçar em nós a promessa das Boas Novas, as quais são para nós
confirmadas e asseguradas
19 às quais, como um grande machado é uma ferramenta de ferro, assim [as Boas Novas são] uma âncora
para a nossa alma, a qual Ele também unirá ao meio do véu
20 [aonde] tendo entrado por nós previamente, Yeshua se tornou um Cohen Gadol para sempre, segundo a
ordem de Malki Tsedek.

26-Ivrim Capítulo : 6 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\26Ivrim06.htm 23/10/2010

26-Ivrim Capítulo : 7

1 E eis que este Malki Tsedek é Malki Tsedek o Rei de Shalem, e Ele é [o] Cohen do El-Elyon que saiu ao
encontro de Avraham quando este regressava da matança dos reis, e lhe deu uma b'rachá,
2 a quem também Avraham deu um décimo de toda a sua produção. [Ele,] sendo primeiramente, chamado
de Malki Tsedek, e depois então chamado Cohen Gadol [e] Rei de Shalem, que significa Rei do Shalom;
3 o qual é sem pai, sem a genealogia de um filho, também [sem] mãe, não tendo princípio de dias nem fim a
Sua vida, e feito semelhante ao Filho de Elohim), e vive para sempre como Cohen Gadol.
4 Considerai e vede a Sua grandeza, pois mesmo Avraham Avinu deu a ele um décimo dos despojos.
5 E também os os filhos de Levi coletam para o sacerdócio, tendo recebido uma mitsvá de coletar o dízimo
do povo conforme decreto da Torá, isto é, de seus irmãos, apesar de também terem saído dos lombos de
Avraham;
6 Verdadeiramente, Aquele que não é da tribo deles recebeu o dízimo de Avraham, e deu uma b'rachá sobre
aqueles que para Ele são benditos.
7 E eis que ninguém contenda sobre isto: que o menor recebe b'rachá do maior.
8 E eis que aqui há filhos dos homens, que morrem e dormem, recebendo dízimos. Mas quem recebeu [de
Avraham] é Aquele de quem se diz: Ele vive.
9 E, por assim dizer, por meio de Avraham, aquele que recebe dízimos, pagou dízimos,
10 pois ele estava ainda nos lombos de seu pai quando este encontrou Aquele que se chamava Malki
Tsedek.
11 De modo que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a Torá), que
necessidade havia ainda de que outro Cohen se levantasse, segundo a ordem de Malki Tsedek, e que não
fosse contado segundo a ordem de Aaron?
12 Pois, onde se diz que há necessidade da repetição do ofício do sacerdócio [de Malki Tsedek], está sendo
dito que há uma repetição da Torá.
13 Porque Aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, e naquela tribo ninguém ainda
serviu ao altar,
14 Pois é revelado que nosso Senhor procedeu da tribo de Yehudá, tribo da qual Moshe nada falou sobre o
sacerdócio nesta forma, a qual recebe estatura dAquele que é diminuído.
15 E é ainda mais evidente e bem conhecido que se levanta outro cohen, à semelhança e [segundo] a ordem
de Malki Tsedek,
16 o qual não é segundo um decreto sobre a carne, mas outro [decreto] sobre a vida que não tem fim.
17 Porque dEle assim se testifica: Tu és um Cohen para sempre, segundo a ordem de Malki Tsedek.
18 Para mim, nisto houve o exílio dos primeiros [sacerdotes] por realizarem um fraco trabalho e por se
embebedarem de coisas que não são dignas de serem usadas.
19 Pois mantemos que a Torá não é capaz de nos plenificar. Mas há uma esperança maior, a nós que antes
não tínhamos nenhuma, pela qual nos aproximamos de Elohim,
20 e é conforme esta palavra maior, a qual é uma certeza das questões, feita não sem um juramento. Pois
outros foram feitos cohanim sem juramento,

21 mas Ele se tornou [Cohen] com juramento dAquele que Lhe disse: Jurou  יהוה, e não mentirá: Tu és um
Cohen para sempre, segundo a ordem de Malki Tsedek.
22 E, desta forma, a garantia de Yeshua nosso Mashiach é boa e forte para uma aliança maior.
23 Pois muitos são os que foram estabelecidos como cohanim e não são capazes de continuar por causa da
morte.
24 Mas Este é estabelecido e preservado eternamente. Ele é um Cohen Gadol que jamais passará.
25 Pois a Sua morte é capaz de salvar plenamente àqueles que vêm a Elohim, [os quais] Ele inscreveu [no
Livro da Vida]. E Ele vive nas alturas e ora por eles.
26 Este Cohen Gadol aparenta ser adequado, pois é justo, e inocente, e sem corrupção, e separado do
pecado, e mais elevado que os céus;
27 Ele não necessita, como os outros Cohanim G'dolim, de oferecer sacrifícios à maneira do dia [de Yom
Kipur], primeiramente por seus próprios pecados e depois pelos da Kehilá de Israel; porque isto fez Ele, uma
vez por todas, quando ofereceu a Si mesmo.
28 Porque a Torá constitui Cohanim G'dolim a filhos dos homens que são fracos, mas a palavra do
juramento, que diz respeito à Torá, permanece e preserva os filhos de Elohim para sempre plenificados.

26-Ivrim Capítulo : 7 Página 2 de 2
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26-Ivrim Capítulo : 8

1 Vede, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Que temos um Cohen Gadol tal, que se assentou
nos céus à direita da Shechiná nos céus,
2 e um servo das coisas santas, e do tabernáculo erguido por Elohim, e não [por] um filho do homem.
3 Porque todo Cohen Gadol oferece sacrifícios e ofertas. É também necessário que este tivesse alguma
coisa a ser oferecida.
4 E eis que se ele estivesse na terra, não seria um Cohen. [Pois] de outra [tribo] já há cohanim que fazem
ofertas segundo a Torá,
5 as quais são imagem e semelhança das coisas que são preservadas, as quais foram ditas pelo Mashiach,
através de uma voz celestial no dia que foi preparado por Ele para concluir a vontade no tempo determinado,
pois foi dito através dEle: Olha, e faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.
6 E eis que agora Ele recebeu um sacerdócio que é mais excelente do que aquele que foi criado, para ser
mais excelente do que o primeiro, o qual é preservado em promessas melhores do que as primeiras.
7 Pois, se o primeiro [sacerdócio] estivesse sem praga [isto é, em decorrência da transgressão à Torá], nós
não teríamos que buscar um lugar para outro [sacerdócio].
8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz יהוה  , em que farei uma aliança renovada com a casa
de Israel e com a casa de Yehudá.
9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão [isto é, os guiei], para os
tirar da terra do Egito; pois assim como eles violaram a minha aliança, e eu os condenei, diz  יהוה.
10 Ora, esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz  יהוה; Eis que porei a
minha Torá no seu entendimento, e em seu coração a escreverei e Eu serei o seu Elohim, e eles serão o
meu povo;
11 e não ensinará cada um ao seu amigo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece a יהוה  ; porque
todos Me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz  יהוה.
12 Porque perdoarei as suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.
13 E conforme Ele disse 'Aliança renovada', Ele tornará antiquada a primeira, e para aquela que se tornará
antiquada, nos dias vindouros, Ele oferecerá aquilo que é esperado.

26-Ivrim Capítulo : 8 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\26Ivrim08.htm 23/10/2010

26-Ivrim Capítulo : 9

1 E também verdadeiramente o primeiro [sacerdócio] possui requerimentos e serviços de Elohim, e também
santifica pessoas.
2 Pois um Tabernáculo foi erguido. E na primeira [parte] dele havia a Menorá e a mesa, e os pães da
proposição, a qual é chamada de Santo [Lugar];
3 Mas [o lugar] atrás do segundo véu do Tabernáculo é chamado Santo dos Santos,
4 o qual tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro, na qual estava um vaso de ouro,
que continha o maná, e a vara de Aharon, que floresceu, e as segundas tábuas;
5 E sobre ela os keruvim da glória, separados sobre o trono da misericórdia, sobre os quais não é possível
falarmos agora em particular.
6 E, estando estas [coisas] posicionadas, os cohanim entram continuamente na [parte] externa do
Tabernáculo, para todo o serviço de Elohim;
7 Mas na segunda [parte] do Tabernáculo, foi ordenada a presença [só] do Cohen Gadol, uma vez por ano,
não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos pecados do povo cometidos em ignorância;
8 e isto a Ruach HaKodesh deixa claro, que o caminho das [coisas] santas não está revelado, enquanto é
preservado o primeiro Tabernáculo,
9 o qual é uma parábola do tempo que é [vindouro]. na qual o cohen oferece sacrifícios e ofertas que não são
capazes, no momento, de esconder a obra de um servo de Elohim;
10 Pois [o crescer] do leite à maturidade está apenas nos alimentos [sólidos], e nas bebidas, e nas diferentes
imersões, e nas ordenanças de santidade do corpo, apontados até que venha o tempo da renovação.
11 Mas o Mashiach, tendo se tornado Cohen Gadol das coisas boas que vêm do Tabernáculo que é maior e
melhor em maturidade do que o primeiro, o qual não é feito por mãos, e não é desta criação,
12 E não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo
lugar, tendo nos assegurado uma redenção eterna.
13 Porque, se o sangue de novilhos e bodes e também as cinzas da novilha vermelha, os quais o cohen
asperge os pecadores, purificam os corpos,
14 quanto mais através daquilo pelo qual o Mashiach se ofereceu a Elohim, através da Ruach HaKodesh e
sem nenhuma culpa, nós nos purificamos das obras mortas para a vida?
15 E por causa desta palavra, Ele é feito mediador de uma aliança renovada entre Ele e nós, a qual não é
outra, feita através do sangue com a redenção dos servos que estão dentro da primeira aliança, [para que]
os quais possam receber a promessa, que é da herança eterna.
16 Pois onde há testamento, necessário é que haja a morte daquele que fez o testamento.
17 Porque um testamento é suportado a partir da morte do testador, e nada através dele [testamento] é
herdado enquanto o mestre ainda vive.
18 E também deste ponto, a primeira aliança também não foi estabelecida sem sangue;
19 Porque no dia em que Moshe escreveu ao povo as palavras de יהוה   na Torá, ele tomou o sangue de
novilhos com água e tecido púrpura e hissopo e com ist aspergiu o livro e todo o povo,
20 dizendo: Eis o sangue da aliança que יהוה    fez convosco através das palavras de sal.

21 Semelhantemente aspergiu com sangue também o Tabernáculo e todos os utensílios do serviço de
Elohim.
22 E quase todas as coisas são purificadas por sangue, segundo as mitsvot da Torá, e sem derramamento
de sangue não há lugar para expiação.
23 È necesário, portanto, que toda planta e padrão celestiais concernentes sejam purificados somente pelo
sangue. Verdadeiramente, as coisas celestiais [em] suas substâncias são purificadas por aspersões mais
excelentes e [estão em] um Tabernáculo melhor.
24 Pois o Mashiach não entrou num lugar sagrado feito por mãos, que era uma mera cópia dos verdadeiros,
mas Ele entrará no céu em nosso favor, comparecendo no momento do serviço na presença de Elohim.
25 Ele também não se oferece muitas vezes, como o cohen gadol que de ano em ano entra no santo lugar
pelo sangue espalhado;
26 Pois foi necessário [a Ele] desde o início da criação do mundo sofrer muitas vezes; E eis que na
consumação dos séculos, Ele apareceu uma vez, para sacrificar a Si mesmo, um sacrifício para a expiação
pela iniquidade.
27 E, assim como aos filhos dos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
28 assim também a oferta do nosso Mashiach foi uma só vez, para expiar pelas iniquidades de muitos. E Ele
entrará uma segunda vez [no mundo], a fim de aparecer sem pecado aos que O esperam para a salvação
eterna.

26-Ivrim Capítulo : 9 Página 2 de 2
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26-Ivrim Capítulo : 10

1 Por causa disto a Torá é como a sombra dos bens que virão, e não a substância dos bens em si. E eis que
as ofertas não são capazes de trazer plenitude eterna, e [por isso] eternamente são oferecidas outras
[ofertas].
2 E se fosse assim, teriam deixado de ser oferecidas, pois tendo sido purificados os ofertantes segundo as
tais, não se estabeleceria mais a consciência do pecado.
3 Mas estes são apenas uma lembrança das iniquidades e pecados,
4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes expie por pecados e iniquidades.
5 Portanto, a respeito da Sua vinda ao mundo, é dito: Sacrifício e oferta não queres, mas um corpo Tu
preparastes para Mim;
6 ofertas de holocausto e ofertas pelo pecado Tu não pedes.
7 Então é dito: Eis que Eu venho. No começo do Livro está escrito a Meu respeito. Eu farei a Tua vontade,
meu Elohim.
8 Depois de dizer acima: Sacrifício e ofertas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado Tu não desejas nem
pedes, os quais se oferecem segundo a Torá;
9 E então Ele disse: Eis que Eu venho para fazer a Tua vontade, Elohim. Neste lugar, Ele transfere o
primeiro, para preservar o segundo.
10 E pela vontade dEle somos santificados por aquilo que Yeshua HaMashiach ofereceu uma vez: Seu
corpo.
11 E eis que todo cohen todos os dias sacrificava ofertas e ministrava o serviço de Elohim em vários
momentos, os quais não nunca são capazes de expiar por iniquidades;
12 mas este, que foi oferecido uma vez, aboliu o pecado para sempre e sentou-se à direita de Elohim,
13 e Ele [lá] está estabelecido desde aquele momento até que os seus inimigos sejam postos por escabelo
de seus pés.
14 Pois por uma oferta, Ele aperfeiçoou para sempre o coração dos que são santificados.
15 E este também é o testemunho da Ruach HaKodesh, após aquilo que foi dito primeiramente:
16 Esta será a aliança que Eu farei com a Casa de Israel depois daqueles dias, diz יהוה  , Eu porei a minha
Torá em suas entranhas, e as escreverei em seus corações.
17 E Eu perdoarei as suas iniquidades e não Me lembrarei mais de seus pecados.
18 E tudo isto estabelece que há perdão. Não é mais necessário ainda oferecer ofertas por causa do pecado.
19 Semelhantemente, meus irmãos e meus amados, por isto temos o poder de nos aproximarmos das coisas
elevadas através do sangue de Yeshua,
20 o qual estabelece para nós o novo e vivo caminho através do véu, isto é, da carne.
21 E temos um Cohen Gadol. Um Cohen Gadol que é lembrado sobre a Casa de Elohim,
22 E eis que nos aproximamos dEle com um coração verdadeiro e na confiança da fé, que nos consome em
nossos corações e [nos] asperge de uma consciência maligna e [nos] lava em nossos corpos com as águas
de purificação.

23 E que possamos reter sem hesitação o entendimento da esperança, pois Aquele que faz a promessa é
verdadeiro e fiel;
24 E é necessário que olhemos uns aos outros com este amor e [estas] boas obras,
25 E vós não abandonareis as nossas kehilot, como é costume de alguns, mas cada um de vós brilhe ainda
mais a medida em que vedes que o dia se aproxima.
26 Porque se pecarmos voluntariamente depois de termos a aliança da verdade, não há estabelecido para
nós outra oferta pelo pecado,
27 mas é preparado um julgamento terrível e assim o fogo que consome os rebeldes.
28 Mas o homem que rejeitava a Torá de Moshe, morria sem misericórdia alguma, pelo testemunho de duas
testemunhas;
29 quão maior será o castigo, vós supondes, [que] virá sobre o homem que pisotear sob os seus pés o Filho
de Elohim, e considerar impuro o sangue da aliança renovada, pelo qual foi santificado, e rejeitar a Ruach da
graça?
30 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz יהוה  . E outra vez: Pois  יהוה
julgará o Seu povo.
31 Pois é uma coisa terrível cair na mão do Elohim da vida.
32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que fostes iluminados. Vós suportastes uma grande luta de
aflições,
33 dizendo primeiramente [que] vós fostes feitos especiais aos olhos dos homens, através das repreensões e
aflições. E em segundo lugar que vós vos tornastes companheiros dos que suportam tais coisas.
34 Pois vós vos compadecestes dos que estavam presos, e aceitaram com alegria a espoliação dos seus
bens. Pois vós sabeis que haverá corpos que serão eternos e mais excelentes no céu.
35 Não jogueis fora, portanto, a vossa confiança na vossa nação, pois [vossa nação] terá uma grande
recompensa.
36 Mas vós precisais terdes paciência, através da qual vós possais fazer a vontade de Elohim, para que
possais alcançar a promessa.
37 Pois ainda haverá um pouco de tempo, e [depois] Aquele que há de vir virá, e Ele não tardará.
38 Mas o justo viverá pela fé; e aqueles que recuarem, neles a Minha Alma não tem prazer.
39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam e vão para a destruição, mas daqueles que são fiéis, os
quais preservam a alma.

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26-Ivrim Capítulo : 11

1 Eis que a fé é o princípio das coisas que se esperam, e a revelação das coisas iluminadas que não se
vêem,
2 as quais por obras os antigos encontraram um testemunho.
3 Por uma obra de fé entendemos que os mundos foram criados instantaneamente pela Palavra de Elohim;
que tudo aquilo que é visto vem daquilo que não é visto.
4 Por uma obra de fé Havel fez uma oferta maior e foi recebido na presença de Elohim mais do que Cayin,
pela qual alcançou um testemunho de que ele era justo. Apesar de estar em silêncio, ele testemunhou da
sua morte. Ele está verdadeiramente morto, mas pela mão dEle [isto é, de Elohim,], ainda fala.
5 Por uma obra de fé Hanoch foi transladado para cima por Elohim para que ele não visse a morte; e não foi
[achado], porque Elohim o tomou. Pois antes de ser tomado, ele tinha o testemunho de que ele havia
agradado a Ele, conforme foi dito: E Hanoch andava com Elohim. Mas através da fé é possível a um homem
ser estabelecido e ser recebido na presença de Elohim.
6 Pois quem quer que deseje se vir a Elohim, é necessário que tenha fé que Elohim existe, e para todos os
que [O] buscam, Ele é a recompensa.
7 Por uma obra de fé Noach honrou a Elohim e preparou uma arca para salvar a sua casa, pois ele recebera
um alerta de Elohim sobre aquilo que ainda não era visto. Através disto, ele comandou o mundo e herdou a
justiça por uma obra de fé.
8 Por uma obra de fé Avraham ouviu, ao ser chmado para entrar em uma terra onde ele teria herança, e ele
obedeceu, [mesmo] não sabendo para onde iria.
9 Por uma obra de fé ele foi um estrangeiro na terra da promessa, tal como habitou em terra estranha e
morou em tendas com Yits'chak e Ya'akov, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Pois ele foi sentinela para uma cidade cuja fundação é construída e formada por Aquele que é Elohim.
11 Por uma obra de fé, Sara também recebeu e ficou grávida e concebeu em sua idade avançada, pois ela
jurou que Aquele que prometeu a ela era fiel.
12 E portanto ela também orou, como uma cujo corpo estava morrendo, e muitos mais foram concebidos,
como as estrelas do céu, e como a areia da costa, que é incontável.
13 Todos estes morreram na fé, e não receberam a promessa; mas tendo-a visto de longe creram, e ficaram
satisfeitos confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 Para vós que dizeis 'Esta é a Cidade dEle', nisto estamos buscando a Terra Vindoura.
15 E se eles tivessem lembrado daquilo do qual saíram, talvez eles tivessem tido uma oportunidade para
voltarem para aquilo da qual saíram.
16 E eis que eles decidem que aquilo que é mais excelente e santo e celestial é [o que vem] deste Elohim.
Ele não se envergonha de ser chamado Elohim deles, pois Ele construiu uma cidade para eles.
17 Por uma obra de fé Avraham ofereceu a Yits'chak ao ser provado e deu o seu único filho, no qual a
promessa foi recebida,
18 a quem fora dito: Em Yits'chak será chamada a tua semente.
19 E disse que, por Elohim, ele seria ressuscitado dos mortos. Portanto em uma visão, ele foi ressuscitado
dos mortos.
20 Por uma obra de fé Yits'chak deu uma b'rachá a Ya'akov e a Esav a respeito das coisas vindouras.

21 Por uma obra de fé, no dia de sua morte, Ya'akov deu uma b'rachá ao segundo dos filhos de Yossef,
inclinando sobre a ponta do cajado.
22 Por uma obra de fé Yossef falou, no dia de sua morte, do êxodo dos filhos de Israel e lhes deu ordem a
respeito de seus ossos.
23 Por uma obra de fé [Moshe], quando nasceu foi escondido por seus pais durante três meses, porque
viram que ele era uma criança bonita; e não temeram a ordem do rei.
24 Por uma obra de fé Moshe não permitiu que fosse chamado o filho da filha do Faraó, [título] pelo qual ele
seria maior,
25 o qual continuou a sofrer com o povo de Elohim ao invés de desejar grande prazer na iniqüidade por um
tempo.
26 Pois ele estimava a repreensão do Mashiach como sendo maior do que as desgraças do Egito. Em geral,
ele vislumbrava a recompensa.
27 Por uma obra de fé ele abandonou o Egito e não temeu a ira do rei. Por isto ele foi preservado pelo
descanso, vendo aquilo que não se pode ver.
28 Por uma obra de fé ele observou o Pessach e estabeleceu a aspersão do sangue, para que aquele que
destruiu os primogênitos do Egito não lhes tocasse.
29 Por uma obra de fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho como se fosse terra seca; no qual aqueles
[egípcios] foram afogados.
30 Por uma obra de fé os muros de Yericho cairam, depois de serem rodeados por sete dias.
31 Por uma obra de fé Rachav, a prostituta herege, não pereceu com aqueles que não criam, quando ela
recebeu no shalom aos espias em sua casa.
32 E que mais devo dizer? Pois o tempo é muito curto se eu desejasse contar de Gid'on, e de Barak, e de
Shimshon, e de Yiftach, e de David, e de Shmu'el e dos demais profetas;
33 os quais pela fé subjugaram reinos, e operaram justiça, [e] alcançaram a promessa que fechou a boca
dos leões,
34 e tendo combatido e tendo o fogo, escaparam do fio da espada, e foram feitos fortes pelas experiências
de batalha, e pela luta retomaram exércitos de hostes dos estrangeiros.
35 As mulheres receberam àqueles que foram ressuscitados dos mortos. Alguns terminaram em tortura, e
não buscaram livramento, mas aquilo que era melhor e mais excelente.
36 E outros têm tribulações de zombarias e açoitamentos, e também o cativeiro da prisão em cadeias,
37 os quais foram apedrejados e divididos pela serra, perfurados pela espada. Eles andaram vestidos de
peles, em trajes de peles de bois e bodes, passando necessidade e opressão.
38 E isto eles entenderam: que o mundo não era digno deles, e andaram errantes pelo deserto e sobre os
montes, e dentro das cavidades de rochas e nas cavernas da terra.
39 E todos estes tinham um testemunho pela obra da fé, e não alcançaram a promessa.
40 Elohim estabeleceu algo que é mais excelente, que não está completo sem nós.

26-Ivrim Capítulo : 11 Página 2 de 2
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26-Ivrim Capítulo : 12

1 E, portanto, através disto, nós também, rodeados de tantas testemunhas, precisamos deixar de lado todos
os pesos e todo o pecado, o qual rapidamente nos rodeia, e corramos com paciência o curso que está posta
adiante de nós.
2 E olhando para Yeshua, que é quem inicia e completa a fé, o qual pela alegria sofreu cativo em aflição, e
não considerou isto como repreensão para se envergonhar, e sentou-se à destra do trono de Elohim.
3 Portanto, vendo o quanto ele suportou tais palavras (palavras de repreensão) contra Ele de pecadores, vós
não se cansareis em vossos espíritos, e elas são contra vós.
4 Pois ainda não resististes até o sangue, acerca da vitória contra o pecado
5 e já vos esquecestes da exortação que fala a vós como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção de
Elohim, nem te desanimes quando por Ele és repreendido.
6 Pois  יהוה  corrige a quem Ele ama, e castiga a todo o filho que Ele recebe.
7 Se vós sofreis disciplina e castigo, então vós sois como filhos. E, agora, quem é o filho que não é corrigido?
8 E eis que se estais sem disciplina, então vós não sois filhos de יהוה  , mas sois [então] bastardos, e não
filhos.
9 Além disto, temos pais segundo a nossa carne, os quais nos corrigiram, e nós os reverenciamos. Não
seremos muito mais submissos ao Pai dos espíritos no qual há vida?
10 Pois por um tempo curto, eles nos corrigiram de acordo com a forma com que eles nos castigavam. Mas
isto é bom para nós, para que possamos participar da Sua santidade.
11 Mas toda disciplina, quando ocorre, não é vista como [fonte de] alegria, mas [como] algo de tristeza. Mas
ela produz frutos de justiça para aqueles que por ela são treinados.
12 Portanto levantai a mãos frácas e os joelhos debilitados,
13 e fazei caminhos com os vossos pés de vossa grama fresca, diretamente sobre aquilo o qual não ocorrerá
novamente para vós. Amadureçais a partir do caminho, como um jovem manco, o qual será uma parte maior
da criação.
14 Buscai o shalom com todos os filhos dos homens e santidade, pois sem ela nenhum homem verá a  יהוה.
15 Vigiai para que não haja dentre vós quem esteja sem a misericórdia de Elohim, para que entre vós não
haja raiz que produza veneno e fel, e que brote problemas, e que muitos sejam contaminados;
16 E que não haja entre vós quem seja um fornicador ou profano como Esav, que por simples comida,
vendeu o seu direito de nascimento.
17 Mas vós sabeis que depois, quando ele iria herdar a b'rachá, foi rejeitado. Pois não encontrou lugar para
arrependimento, apesar de tê-lo buscado com lágrimas.
18 Pois vós não chegastes a um monte que não pode ser tocado e queimado com fogo nem às trevas e à
escuridão e [ao] vento da tempestade.
19 E nem ao som dos shofarim, e nem ao som das palavras, cuja voz aqueles que ouviram imploraram para
que não falasse a palavra a eles.
20 Pois eles não podiam suportar aquilo que fora [ordenado], pelo qual: Se até um animal tocar o monte,
será apedrejado ou golpeado com uma lança.

21 E tão terrível era a visão, que Moshe disse: Eu temo grandemente e tremo.
22 Mas tendes agora chegado ao Monte Tsion, e ao lugar do Elohim vivo, à Yerushalayim dos céus, e à
grande multidão de anjos;
23 e à kehilá do Primogênito, a qual foi escrita no céu, e a Elohim, o juiz de toda a terra, e aos espíritos dos
justos [que] são aperfeiçoados;
24 e ao mediador da aliança renovada, Yeshua, e ao sangue que fala coisas melhores do que [o de] Havel.
25 Vede que não rejeiteis àquele que fala convosco. Pois se não houve escapatória para aqueles que
rejeitaram àquele que falava sobre a terra, quanto mais se nos desviarmos dAquele que fala do céu.
26 cuja voz naquele momento abalou a terra, e eis que agora ele prometeu e disse mais uma vez: Eu não
abalarei somente a terra, mas também o céu.
27 Mas na palavra dEle, ainda mais uma vez, significando a remoção daquelas coisas que são inabaláveis,
como [se fossem] coisas construidas. E aquilo que [de fato] não se abalará será erguido.
28 Portanto, recebemos um reino que não será movido. E retenhamos a misericórdia [isto é, sejamos
agradecidos], pela qual sirvamos a Elohim por vontade nossa, com reverência e temor.
29 Pois  יהוה  nosso Elohim é um fogo consumidor.

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26-Ivrim Capítulo : 13

1 O amor dos irmãos trará a força dEle para perto de vós.
2 E não vos esqueçais de hospedarem viajantes com um coração disposto, pois ao servirem à Palavra,
alguns têm tido anjos [hospedados] sem saberem.
3 Lembrai-vos dos que estão presos, como se estivésseis presos com eles. E dos aflitos como vós mesmos.
Pois vós também sois deles, oprimidos com o corpo.
4 O casamento é honorável para todo homem. E também o leito do casamento é sem contaminação. Mas
Elohim julgará aos que contratam prostituição e aos adúlteros.
5 Sejam os vossos caminhos sem medidas, e o juramento dEle em vossas distribuições, pois Ele diz [que]
Ele não vos deixará, nem vos desamparará.
6 A respeito disso, podemos dizer confiantes: יהוה   é o meu ajudador, não temerei o que o homem faça a
mim.
7 Lembrai-vos dos vossos professores, que proclamaram a vós a palavra de יהוה  e considerai o fim deles, e
imitai a fé deles.
8 Yeshua HaMashiach: Ontem, hoje e também para todo o sempre Ele é.
9 Não vos deixeis levar por qualquer tipo de doutrina perversa. Pois esta é a palavra de arrependimento,
para que os vossos corações sejam fortalecidos com misericórdia e não pelo servir a tolos que não nos têm
trazido proveito, se nisto vos deleitais: no servir a Elohim.
10 Temos um altar, e eles não têm permissão para se alimentarem dele, nem concluirem o serviço do
Tabernáculo.
11 Porque o sangue [dos animais] é trazido pelo Cohen Gadol para o Santo lugar, para expiar pelas
iniquidades. A carne deles era queimada fora do arraial.
12 E neste serviço também Yeshua nosso Mashiach, que santifica o povo com o sangue do Seu corpo,
sofreu fora da cidade.
13 Portanto, vamos até Ele fora do arraial, suportando a repreensão dEle.
14 Porque não estamos permanentemente estabelecidos nesta cidade, mas buscamos aquela que há de vir.
15 E eis que ofereçamos entre nós uma oferta de louvor a Elohim, esta sendo continuamente o fruto de
nossos lábios que confessam o Seu nome.
16 Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros. Pois tais ofertas são coisas boas aos
olhos de Elohim.
17 Escutai a voz dos vossos professores, e submetei-vos, pois eles zelam por vossas almas, assim como
eles devem prestar contas a Eles por vós. Que eles possam fazer isso com alegria, e não com tristeza pois
isso não vos é proveitoso.
18 Orai para que Ele nos conforte, testemunhando por nós de que temos, de boa consciência, lembrado do
nosso dom de seguir o caminho de retidão perante cada homem.
19 Mas eu peço que vós façais isto, para que em tempo próximo eu possa ir até vós.
20 E eis que Elohim, o Príncipe do Shalom, que retornou dos mortos, o grande pastor das ovelhas pelo
sangue da aliança eterna, nosso Senhor Yeshua HaMashiach,

21 [que] Ele vos estabeleça em toda boa obra, para que vós possais fazer a Sua vontade, trazendo-vos para
perto daquilo que é conforme a Sua vontade, através de Yeshua HaMashiach, a quem seja a glória para todo
o sempre. Amen!
22 Peço-vos, porém, meus irmãos e amados, que agarreis e preserveis a palavra de exortação para o bem,
pois eu a escrevi a vós resumidamente.
23 E sabei que nosso irmão Timóteo está livre, mas se ele vier a tempo, eu poderei vos ver novamente.
24 Desejai shalom aos vossos professores [e] a todos os santos. Os irmãos da Itália [também] vos desejam
shalom.
25 A misericórdia seja com todos vós.
Escrita da terra da Itália através de Timóteo.

26-Ivrim Capítulo : 13 Página 2 de 2

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Um comentário:

  1. OBSERVAÇÃO: DIREITOS AUTORAIS, RESERVADOS AO AUTOR DA POSTAGEM! EU, ANSELMO, SIMPLESMENTE, ESTOU COMPARTILHANDO O ESTUDO SOMENTE....!!!!
    Pesquisa efetuada por: ANSELMO ESTEVAN.
    Formação: Curso bíblico “igreja Adventista do Sétimo Dia”. Friburgo. 22 de Janeiro de 2.004. Duração de 5 meses.
    Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Básico em Teologia”. [Aproximadamente 2 anos]. Término do curso em 07 de Agosto de 2.007.
    Formação: (Pela Faculdade Ibetel – centro de Suzano): “Curso Bacharel em Teologia”. [Aproximadamente 3 anos]. Término do curso em 08 de Julho de 2.010.

    São Paulo, 19 de Agosto de 2.010.
    FILIADO À: OTPB – Ordem de Teólogos e Pastores do Brasil.

    Registro nº436.07.08/2013. (Pr. Flávio Nunes. Souza).

    Anselmo Estevan.

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