sábado, 19 de julho de 2014

2 TIMÓTEO:

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 1

1 Sha'ul, shaliach do Mashiach Yeshua pela vontade de Elohim, segundo a promessa da vida que está no
Mashiach Yeshua,
2 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e shalom da parte de Elohim Avinu e do Mashiach Yeshua
nosso Senhor.
3 Dou graças a Elohim, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem
cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia;
4 e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de alegria;
5 trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe
Eunice e estou certo de que também habita em ti.
6 Por esta razão te lembro que despertes o dom de Elohim, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
7 Porque Elohim não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes
participa comigo dos sofrimentos das Boas Novas segundo o poder de Elohim,
9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu
próprio propósito e a graça que nos foi dada no Mashiach Yeshua antes dos tempos eternos,
10 e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador o Mashiach Yeshua, o qual destruiu a
morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelas Boas Novas,
11 do qual fui constituído pregador, shaliach e mestre.
12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido,
e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.
13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há no Mashiach
Yeshua;
14 guarda o bom depósito com o auxílio da Ruach HaKodesh, que habita em nós.
15 Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que estão na Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes.
16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se
envergonhou das minhas cadeias;
17 antes quando veio a Roma, cuidadosamente me procurou e me achou.
18 O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou
em Éfeso melhor o sabes tu.

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 1 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\232Timoteo01.htm 23/10/2010

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 2

1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há no Mashiach Yeshua;
2 e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para
também ensinarem os outros.
3 Sofre comigo como bom soldado do Mashiach Yeshua.
4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou
para a guerra.
5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.
6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
8 Lembra-te de Yeshua HaMashiach, ressurgido dentre os mortos, descendente de David, segundo as Boas
Novas,
9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Elohim não está presa.
10 Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles encontrem a vida que há no Mashiach
Yeshua com glória eterna.
11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos;
12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.
14 Lembra-lhes estas coisas, pedindo a eles diante de Elohim que não tenham disputas de palavras, que
para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes.
15 Procura apresentar-te diante de Elohim aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que
maneja bem a palavra da verdade.
16 Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior,
17 e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto,
18 que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns.
19 Todavia o firme fundamento de Elohim permanece, tendo este selo: יהוה   conhece os seus, e: Aparte-se
da injustiça todo aquele que profere o nome de  יהוה.
20 Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e
uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso.
21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado
para toda boa obra.
22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, o shalom com os que, de
coração puro, invocam o Senhor.
23 E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram disputas;

24 e ao servo do Senhor não convém disputar, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar,
paciente;
25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Elohim lhes conceda o arrependimento
para conhecerem plenamente a verdade,
26 e que se desprendam dos laços de Satan (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de
Elohim.

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 2 Página 2 de 2
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\232Timoteo02.htm 23/10/2010

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 3

1 Sabe, porém, isto, que nos úúltimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos,
desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Elohim,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas
de pecados, levadas de várias cobiças;
7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moshe, assim também estes resistem à verdade, sendo
homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.
10 Tu, porém, tens observado o meu ensinamento, procedimento, intenção, fé, paciência, amor,
perseverança,
11 as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas
perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.
12 E na verdade todos os que querem viver piamente no Mashiach Yeshua sofrerão perseguições.
13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens
aprendido,
15 e que desde a infância sabes as sagradas escrituras, que podem fazer-te sábio para a vida pela fé de
Yeshua HaMashiach.
16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para
instruir em justiça;
17 para que o homem de Elohim seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 3 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\232Timoteo03.htm 23/10/2010

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 4

1 Conjuro-te diante de Elohim e do Mashiach Yeshua, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e
pelo seu reino;
2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, adverte, repreende, exorta, com toda paciência e ensino.
3 Porque virá tempo em que não suportarão o ensinamento são; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas
agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,
4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu serviço.
6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.
7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não
somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
9 Procura vir ter comigo breve;
10 pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a
Galácia, Tito para a Dalmácia;
11 só Lucas está comigo. Toma a Marcus e traze-o contigo, porque me é muito útil para o serviço.
12 Quanto a Tíquico, enviei-o a Éfeso.
13 Quando vieres traze o porta-livros que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os
pergaminhos.
14 Alexandre, o latoeiro, me fez muito mal; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras.
15 Tu também guarda-te dele; porque resistiu muito às nossas palavras.
16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja
atribuido.
17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a
ouvissem todos os goyim; e fiquei livre da boca do leão,
18 E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória
para todo o sempre. Amen.
19 Sa da a Prisca e a Áqüila e à casa de Onesíforo.
20 Erasto ficou em Corinto; a Trófimo deixei doente em Mileto.
21 Apressa-te a vir antes do inverno. Sa dam-te Êubulo, Pudente, Lino, Cláudia, e todos os irmãos.
22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja com vocês.

23-I Timóteo (Timoteus Beit) Capítulo : 4 Página 1 de 1

file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\232Timoteo04.htm 23/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário