domingo, 18 de dezembro de 2011

"LOGOS" QUAL SEU SIGNIFICADO REALMENTE??????????????????

VAMOS A: BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE  (COM LETRAS VERMELHAS) EDITORA: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. REVISTA E CORRIGIDA, VAMOS À: ATOS 19,20: DA PÁGINA 1135:


ATOS 19,20: Assim, a PALAVRA de YHVH (YahuShúa) crescia poderosamente e prevalecia!
REFERÊNCIAS BÍBLICAS: (At 6,7; 12,24; *VER PC EM 1Tm 6,16):


PALAVRA-CHAVE: logos; Strong 3056: Transmissão de um pensamento, comunicação, palavra de explicação, elocução, discurso, revelação divina, conversa, declaração, instrução, oráculo, promessa divina, doutrina divina, declaração divina. YahuShúa é o LOGOS vivo (Yochanan [Jo] 1,1); a "Bíblia" é o LOGOS escrito (Hb 4,12); e o Rúkha hol-RODSHUA (o Qadôsh Rúkha - o Santo Espírito) - O LOGOS FALADO (1Co 2,13)!




1Tm 6,16: Palavra-Chave: PODER, Kratos; Strong 2904: Domínio, força, poder manifesto. A palavra significa especialmente força exercida, poder efetivamente mostrado em uma autoridade governante. (Comparar com "teocracia", "aristocracia", "democracia"). Embora seja usada em Hb 2,14 sobre o poder maligno da morte, Kratos primariamente refere-se à autoridade, domínio e majestade do REINO DE YAHU - ULHÍM - O ETERNO!


1Tm 6,16: AQUELE QUE TEM, ELE SÓ, A IMORTALIDADE E HABITA NA LUZ INACESSÍVEL; A QUEM NENHUM DOS HOMENS VIU NEM PODE VER; AO QUAL SEJA HONRA E PODER SEMPITERNO. AMÉM!




ENTÃO, QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR LÍNGUAS? PELO MENOS A HEBRAICA E GREGA DA ESCRITURA SAGRADA REVELADA E INSPIRADA....!!!!!! POIS QUEM A DETURPA NÃO É A "PALAVRA" EM SÍ! MAS, SIM QUEM A TRADUZ COM ENGANO PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO........!!!!!! Rm 1,18-27; 2Co 4,1-6; Dn 8,12; (2Tm 3,15; Ef 2,1-9; 1Co 15,26; Hb 4,12-13; 1Tm 6,20-21); 2Ts 2,7-12; [...])! Mas, por que falo assim? Por isto somente: Efésios: 6,12-15!!!!!!!!


ESTUDO FEITO POR: ANSELMO. COM MEUS GRIFOS NO ESTUDO! FORMADO EM BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO!


           LOGOS: (PELA BÍBLIA DE ESTUDO: PALAVRAS-CHAVE: HEBRAICO-GREGO): (EXEGESE/ESTUDOS BÍBLICOS/HOMILÉTICA) DA EDITORA: CPAD:





           3056: (logos) de [3004 – (lego)]; alguma coisa dita (incluindo o pensamento); (consequentemente) tema (assunto de discurso), também raciocínio (a faculdade mental ou motivo; por extensão; um cálculo, avaliação; especialmente [com o art. No texto de Yochanan {João}]) a Expressão Divina (i.e. Maschiyah – o UNGIDO). Explicação, causa, comunicação, preocupação, interesse, doutrina, fama, ter que fazer, intento, assunto, boca, pregação, questão, razão, estimar, remover, dizer, ditado, orador, discurso, falar, coisa, nenhuma dessas coisas me comove, noticias, tratado, expressão, palavra, obra.

           Substantivo de lego (3004), falar de maneira inteligente. Uma palavra; qualquer coisa dita; também argumentar, manifestando-se no poder do discurso.

           (I) Uma palavra, tanto o ato de falar como o que é falado (A) Uma palavra, proferida pela voz, um discurso, uma expressão (Mt 8,8; Lc 7,7; 23,9; 1Co 14,9; Hb 12,19); um depoimento, um discurso, uma conversação (Mt 12,37; 15,12; 19,22; 22,15; 26,1; At 5,24).

           Como metonímia, o poder da fala, transmissão, oratória, eloqüência (1Co 12,8; 2Co 11,6; Ef 6,19). A Palavra de YAHU, significando a sua voz onipresente, decreto (2Pe 3,5.7; LXX; Sl 32,6 [cf. Gn 1,3; Sl 148,5]).

           (B) Uma expressão, declaração, sentimento proferido: (1) De modo geral (Mt 10,14; Lc 4,22; 20,20; Jo 6,60). Com referência a palavras ou declarações, por exemplo, anteriores (Mt 7,24.26; Mc 7,29; Jo 2,22; 6,60; 7,40; 10,19; 12,38; At 5,24; 20,35; Rm 9,9; 13,9; 1Co 15,54; 1Tm 3,1; Tt 3,8; Ap 19,9). A palavra, declaração de um profeta, significando predição (Lc 3,4; Jo 12,38; At 15,15; 2Pe 1,19; Ap 1,3); um provérbio, uma máxima (Jo 4,37). (2) Com referência a religião, deveres religiosos, i.e., doutrina, preceito (At 15,24; 18,15; 1Tm 4,6; Tt 1,9; Hb 2,2); especialmente sobre o ‘Ulhím o (ETERNO), a Palavra de YHVH-YAHU, significando revelação e declaração divina, em oráculo (Mt 7,13; Lc 5,1; Jo 5,38; 10,35; 17,6; At 4,29; Rm 9,6.28; 1Co 14,36; 2Co 4,2; Cl 1,25; 1Ts 2,13; Tt 1,3; Hb 4,2.12; 13,7).

           (II) Raciocínio, razão, a faculdade da razão, como o poder da nefesh (alma) que é a base da fala e linguagem. Em o Novo Testamento:

           (A) Uma razão, uma causa, um motivo (Mt 5,32; At 10,29; 18,14).

           (B) Razão, exigida ou atribuída, i.e., uma avaliação, uma explicação (Mt 18,23; 25,19; Lc 16,2; At 19,40; 20,24; Hb 13,17; 1Pe 3,15; 4,5).

           (III) A Palavra, o LOGOS nos textos de Yochanan (João) [Jo 1,1.14; 1Jo 1,1; Ap 19,13]; aqui significa a natureza pré-existente do Maschiyah (MESSIAS), i.e., aquela natureza espiritual e divina, mencionada nos textos judaicos, antes e durante a época do Maschiyah, sob vários nomes, por exemplo, Filho do Homem (Dn 7,13); Palavra do YHVH (usada nos Targuns aramaicos, as traduções que eram usadas nas sinagogas judaicas, juntamente com as ESCRITURAS dos hebreus). Sobre está palavra divina, os judeus daquela época parecem ter TIDO MUITAS DISCUSSÕES sutis e astutas, e por isso, provavelmente, o apóstolo começa afirmando: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com ‘Ulhím-YAHU, e o Verbo era ‘Ulhím-YAHU” grifo meu, (Jo 1,1); e então também declara que este Verbo se fez carne e por isso era o Maschiyah – o MESSIAS! (Jo 1,14)!

           Deriv.: alogos (249), irracional, sem inteligência, analogia (356); analogidzomai (357), contemplar, considerar, apologeomai (626), responder, retrucar, defender-se; battologeo (945), usar vãs repetições; ellogeo (1677), explicar, calcular; eulogeo (2121), falar bem de, abençoar, bendizer; logidzomai (3049), avaliar, imputar; logikos (3050), razoável; logios (3052), fluente, orador, pessoa inteligente; polylogia (4180), alguém que fala muito.

           Sin.: rhema (4487), palavra, expressão. Além disso, angelia (31), mensagem, anúncio; eperotema (1906), uma investigação, resposta; lalia (2981), discurso; homilia (3657), homilia, comunicação, discurso, propheteia (4394), profecia, algo que é dito antes que ocorra ou seja anunciado; sydzetesis (4803), questionamento mútuo; pheme (5345), fama, narrativa, o que é dito sobre alguém!


         E AGORA? SERÁ QUE ESTOU ERRADO EM USAR O TERMO LOGOS – GREGO PARA A PALAVRA: “VERBO”! TODO O DESCRITO ACIMA É DA LÍNGUA GREGA.......! E, NÃO ACHO NADA DE ERRADO NA MESMA! SIM,  FALANDO GROSSEIRAMENTE, 90% (+ ou  -) NOSSA LÍNGUA MÃE DEPENDE DESSES TERMOS CITADOS ACIMA, DERIVAM DELES...!!!!!! JULGUE VOCÊ MESMO. Anselmo.

Um comentário:

  1. UMA PEQUENA REFLEXÃO SOBRE O VERBO NO HEBRAICO.

    A palavra hebraica para verbo é po'al.
    Os verbos no hebraico são declinados pelo género, pessoa, número e tempo. A forma base para os verbos é a terceira pessoa masculina singular do passado ativo do indicativo.
    [editar] Pessoa, número, e gênero
    Há três pessoas na língua hebraica: a primeira pessoa, também chamada a "falante"; a segunda pessoa, a "presente"; e a terceira, a "escondida" (no presente todas as pessoas têm formas idênticas, diferindo apenas no número e género). Para cada pessoa há formas singulares e plurais. O dual arcaico presente no sistema nominal não é usado no sistema verbal.
    Usualmente a pessoa afecta o sufixo do verbo. Assim, lamadti significa "aprendi", lamadta significa "aprendeste", lamdu significa "aprenderam". A raiz lamd- mantém-se constante.
    O hebraico declina ainda com o género, distinguindo, por exemplo, entre lamadet ("aprendeste", no feminino) e lamadta ("aprendeste", no masculino).
    E asssim vai>>>>>>>
    shalom em Yahshuah o unico nome que salva!!!!!!!!!!

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