domingo, 18 de dezembro de 2011

O TANAK (AT) FOI EM HEBRAICO! E O B'RIT HADASHAH (NT) FOI EM GRECO, CERTO! PORQUE TUDO QUE REPRESENTA O NT, TEM QUE SER TAMBÉM EM HEBRAICO?????

2 comentários:



Ivonil servo de Yahshuah disse...
Otimo meu caro achi anselmo stevan! mas, como diz nosso irmão camargo, apenas um adendo, ele gosta do adendo! " KETUVYM É PLURAL=ESCRITOS, NÃO ESCRITURA SINGULAR! E LOGOS É GREGO MEU AMADO... NO IVRYT=HEBRAICO VERBO É...PO`AL...OK? SHALOM EM YAHSHUAH O UNICO NOME QUE SALVA!!!!!!!!
HALLELU-YAH - ´HÁ 'SHEM - YAH-Y'H'V'H disse...
OK. MAS O QUE TEM EU FALAR EM GREGO???? SE O NOVO TESTAMENTO É EM GREGO!!!!!!!! NÃO POSSO FALAR EM GREGO?????? E COMO FICA A B'RIT HADASHAH????????? E (K'TUVIM = ESCRITOS) OK. MAS REPRESENTA A ESCRITURA QUE É ESCRITOS!!!!! OU NÃO???? E PRA SEU GOVERNO EU, ANSELMO NÃO SEI DE NADA!!!! COPIEI DA BÍBLIA PESHITTA EM ARAMAICO NA PÁGINA: 8!!!! MANDA UM E-MAIL PARA ELES SE ACHAS QUE ELES TAMBÉM ESTÃO ERRADOS????? E 'LOGOS', COPIEI DA BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE! (PALAVRAS-CHAVE: LOGOS = PALAVRA - ATOS 19,20!!!!!!) PÁG. XXXIV E SE O NOVO TESTAMENTO ESTÁ EM GREGO. VOU SIM FALAR EM GREGO! NÃO EM HEBRAICO!!!!!!!! FOI POR ISSO QUE TE EXPULSARAM DA UBE! DESCULPE MAS É ESSE SEU JEITO QUE NÃO CAI BEM AS VEZES.....DESCULPE!!!!!!!!!
PS. BÍBLIA JUDAICA COMPLETA PÁG.: 1568: K'tuvim : ESCRITOS : A TERCEIRA PARTE DOS LIVROS DO TANAKH (CF. VERBETE), QUE CONSISTE NOS SEGUINTES LIVROS: TEHILLIM [SL], MISHLEI [PV], IYOV [JÓ], AS CINCO MEGILLOT (SHIR-HASHIRIM [CT], RUT [RT], ESTER [ET], EIKHAH [LM], KOHELET [EC]), DANI'EL [DN], 'EZRA-NECHEMYAH [ED-NE], E DIVREI-HAYAMIM ALEF E BET [1 E 2CR]!

9 comentários:

  1. Essa questão da bryit hadashah em grego, não possui fundamento nenhum. Eu desafiei o cavalcanti sobre ele me mandar nomes da bryit hadashah, dos 27 livros em grego, os nomes do 12 talmidim em grego, e tambem os 42 nomes da genealogia do mashiach em grego. Até hoje ele não me respondeu"
    O desafio vale pra ti tambem meu achi! me passe essas respostas e concordarei contigo 100% ok? Sem apelação...
    shalom em Yahshuah o unico nome que salva!!!!!

    ResponderExcluir
  2. "tornei-me inimigo de vcs por dizer-lhes a verdadde? Galatas 4,16.
    Que tenho eu que agradar a homens?
    se tivesse agradando a homens, não seria s ervo do mashyah..galatas 1,10. shalom e feliz navidah, e um otimo final de shavuat

    ResponderExcluir
  3. SÓ HÁ UM INIMIGO A SER DESTRUÍDO E É A MORTE!!!!! NÃO VOCÊ SENHOR IVONIL!!!!! SE O SENHOR ACHA QUE O NOVO TESTAMENTO NÃO FOI EM GREGO ENTÃO PONHA NO JORAL OU MELHOR NO DIÁRIO OFICIAL!!! OU LHE DOU O ENDEREÇO DOS LIVROS DE GENTE QUE TEM ESTUDO(PhD) AÍ O SENHOR PODE ATÉ VER COM ELES SE NÃO É EM GREGO!!!! E NÃO ACEITO A VERDADE DO HOMEM POIS TODO HOMEM É MENTIROSO DIANTE DO ETERNO!!!! E NÃO PROCURO PELA VERDADE DA TERRA MAS DO CÉU.....POR ISSO NÃO PRECISO DA SUA SABEDORIA HUMANA E NEM DOS SEUS ESTUDOS!!!! E, SE VC. FOR A MORTE AÍ SIM É MEU INIMIGO! POIS A VERDADE SÓ ACEITO DO ETERNO SOMENTE.....DESCULPE!!!! (ENTÃO TODO O NOVO TESTAMENTO É ERRADO PARA TU!!!!!????) (E O IRMÃO ESTÁ DEBAIXO DA MALDIÇÃO POIS ESTÁ ANTES DA CRUZ...EU VIVO DEPOIS DELA POR ISSO SOU TÃO DIFERENTE DE TI!!!!!!!!). LUCAS, TIMÓTEO, E OUTROS ERAM GREGOS OS YAHUDIM NÃO SABIAM MAIS A LÍNGUA MÃE O HEBRAICO PELO EXÍLIO DE SEUS PECADOS E TEM QUE SER POR QUE O SENHOR O QUER QUE O NT SEJE EM HEBAICO TAMBÉM??????? SE VC. FOSSE UM VERDADEIRO IRMÃO NO ETERNO NÃO SE OFENDERIA TANTO O SEU MAL É A SOBERBIA IGUAL AO DIABO O QUE VC. SE FAZ INIMIGO NOSSO E UM ACUSADOR.......!!!!! (Sl 31,18; 116,11; 102,20; Rm 3,4; 1Jo 2,22!!!!!!!) TENHO DITO! FIQUE COM SUAS VERDADES! EU PREFIDO A DO ALTO! ANSELMO ESTEVAN.

    ResponderExcluir
  4. A PAZ ! FELIZ ANO NOVO E MUITASS FELICIDADES NESTE 2012 PARA VOCE E PARA OS SEUS!

    ResponderExcluir
  5. O NOME DO ETERNO YHUH E DO SEU MASHIACH

    SHALOM

    Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Mishlê (Provérbios) 30: 4.

    FONTE DE SALVAÇÃO

    A busca pela verdadeira pronúncia do nome do ETERNO tem aumentado nesses últimos dias, por onde se ver grupos individualistas tentando provar ter maior sabedoria nesse assunto. Sabemos que essa suprema denominação própria é representada pelo Tetragrama י ה ו ה YHUH, visto na Bíblia hebraica cerca de 6. 823 vezes, de acordo com o comentário da Bíblia de ANDRÉ CHOURAQUI “O EVANGELHO SEGUNDO MATYAH”, na sua página 357. Nesse total numérico, em sua originalidade em momento nenhum a forma tetragramal aparece com o equivalente superior a quatro letras, indicando assim que a pronúncia do mais alto nome deve permanecer no próprio formato.
    Qualquer documento antigo que venha mostrar uma condição pronunciável fora desse termo, não passa de consequente dedução humana, como nesses dias tem acontecido largamente. Vejamos alguns exemplos, levando em conta somente as vogais escritas e não as semivogais, ou (vogais extraídas).

    YEHOVAH = Acréscimo das vogais E, O, A. Heptagrama = sete (7) letras.

    YAHWEH = acréscimo das vogais A, E. Hexagrama = seis (6) letras.

    YAHWH ou YAHUH = Acréscimo da vogal A. Pentagrama = cinco (5) letras.

    Tais alterações correspondem com a justa forma? Existe algum texto na Torah original, a mostrar que os antigos neviim (profetas) usavam alguma letra em acréscimo na forma de pronunciar o nome do ETERNO? Nada acrescentes às palavras de YHWH, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. Veja Mishlê (Provérbios) 30: 6.
    O próprio TETRAGRAMA, em si, já é a exata pronúncia: YHWH = YHUH. Será que aumentei ou diminuir alguma coisa? Tenho em mim uma vantagem: se estiver errado, buscarei me concertar. Faço isso porque o meu objetivo não é ter domínio próprio; sim ser sempre dominado pela verdade.

    “A tradição hebraica de pronunciar as consoantes IHVH com as vogais Adonai deu curso, em cristandade, do século XIV a nossos dias, ao renitente equívoco da leitura Jeová. Dando-se conta de seu erro, alguns doutos protestantes aventuraram a leitura YAWEH, arrastando consigo um grande número de católicos e judeus. Esta leitura hipotética propagou-se muito rapidamente, posto que se tomava por criticamente indubitável. Mas os testemunhos sobre os quais se baseava encontram-se hoje totalmente refutados, e a única atitude científica permanece sendo a transcrição das consoantes IHVH, respeitando o mistério deste nome, por essência impronunciável. O nome IHWH guarda o segredo de seus significados próprios”. (Texto extraído da Bíblia de André Chouraqui, o Evangelho segundo Matyah, página 357).

    De acordo com André Chouraqui, vemos que a perfeição do Tetragrama YHWH não deve, de maneira nenhuma, ser extrapolada. Aí pergunto: Estou certo ou errado em pronunciar o Tetragrama na forma YHUH? Aqui não existe mudança para mais ou para menos.
    Quando David, usando a forma diminuta do nome do ETERNO disse: “Seu nome é Yah, na sua época já existiam sinais massoréticos (vogais) na escrita hebraica? Afirmo que não, porque os massoretas responsáveis pela sinalização vocálica na língua hebraica viveram entre os séculos V e X. . Aqui, mencionou ele a metade do Tetragrama: "Seu nome é YH". Na pronúncia completa, o ה (H) perde o som de vogal, readquirindo sua forma natural de consoante alfabética hebraica. Veja Tehilim (Salmo) 68: 4.

    ResponderExcluir
  6. CONTINUAÇÃO E RESUMO:


    QUAL O NOME DO MASHIACH DAVÍDICO?

    Boa pergunta para quem deseja ter conhecimento justo do verdadeiro nome do Mashiach (Messias) de Ysrael. Tudo começa em Shemot (Êxodo) 23: 20 21, Quando YHWH ao enviar um Malach (Anjo) diante de Ysrael advertiu que o seu nome estava no mesmo. Vemos que ele não disse: "O meu nome é o nome dele"; "disse que o seu nome estava nele". Mais tarde, para cumprimento da promessa esse Malach (Anjo), sendo a própria Palavra do ETERNO refletida num formato corporal, veio a se tornar descendente de David segundo a carne. Romanos 1: 3. Essa é uma obra maravilhosa e assombrosa, diante da qual a sabedoria dos sábios tem perecido; e o entendimento dos prudentes tem se escondido. Yshayahu (Isaías) 29: 14.
    Isso testifica que o Primogênito da ressurreição, na sua denominação própria tem que ter a perfeição do Tetragrama.
    Composto com a palavra shuah (salvação), só há um nome nessa kadosh (santa) qualificação: YAHSHUAH, que se pronuncia: YAHESHUAH. A vogal E posterior ao H, é uma semivogal (vogal extraída) que produz o som da letra hebraica ה (HÊ).

    YAHSHUAH: Tirando as letras Álef, Shyn, e Ayn, só permanecerá o Tetragrama YHWH. Veja na forma hebraica: יא ה שׁ וע ה
    YEHOSHUA: Tirando as letras Álef, Shin e Ayn, a forma tetragramal: fica da seguinte forma: YHWW. י ה ו ו --- Y = Yod; H = Hê; O= Wav; U = Wav.
    YAHOSHUAH: Sem as letras Álef, Shyn e Ayn, assim permanecerá o Tetragrama: YHWWH. י ה ו ו ה --- Y = Yod; H= Hê; O = Wav; U= Wav; H = Hê.
    YAHUSHUAH: Sem as letras Álef; Shyn; e Ayn; fica na mesma forma tetragramal do nome YAHOSHUAH: YHWWH י ה ו ו ה

    O NOME DO PAI: י ה ו ה = Y H U H
    O NOME DO FILHO: יא ה שׁו עה = YA HE SHUAH

    A kadosh (santa) Palavra nos mostra que só há salvação no nome do Elohym de Ysrael. “E há de ser que todo aquele que invocar o nome de י ה ו ה será salvo”. Yoel (Joel) 2: 32.
    Só os que conhecem o seu nome י ה ו ה (YHWH) = YHUH, verdadeiramente nele confiam. Tehilim (Salmo) 9: 10.

    A sua indignação e destruição serão derramadas sobre todas as nações e povos que não conhecem o seu nome י ה ו ה (YHWH) = YHUH. Yrmeyahu (Jeremias) 10: 25; - 12: 16, 17.
    Esse Tetragrama na sua forma correta, sem aumentar ou diminuir, em toda linhagem israelita só é encontrado no nome י ה ו ד ה (YHUDAH), tribo escolhida para vinda do Mashiach conforme a carne e nome do futuro e eterno reino; e o nome יא ה שׁ ו ע ה (Ya he shuah), que se revela nas mentes dos eleitos no livro de Yrmeyahu (Jeremias) 11: 19; 23: 26, 27.

    Dizer que os yhudim (judeus) não aceitam o Mashiach prometido é conversa de tolo, porque eles verdadeiramente nele estão. Quando afirmam que só o nome do ETERNO é salvação, na língua hebraica eles pronunciam יא ה שׁו עה Ya he shuah, nome do mediador da salvação. Amein.
    A letra ה (He) na pronúncia יא ה שׁו עה como mostra a escrita soa como sílaba: YA HE SHUAH.
    HONRA, PODER E GLÓRIA SEJAM PARA YHWH QUE CHAMO DE YHUH, POR SEU FILHO YAHESHUAH. AMEIN.

    A TODOS OS QUE DESEJAM CONHECER ASSUNTOS BÍBLICOS QUE A TEOLOGIA NÃO TEM MOSTRADO, CONVIDO A VISITAREM O MEU BLOG.

    FIQUEM NA SHALOM.


    E- MAIL PARA COMUNICAÇÃO: yoshiahugil@hotmail.com


    BLOG: falandoporysrael.blogspot.com

    BLOG: alertaisraelita.blogspot.com


    ATENCIOSAMENTE,

    YAHOSHAFAT BEN YAACOV.

    MINISTRO DA PALAVRA DE YHWH = YHUH, O ETERNO.

    ResponderExcluir
  7. TEXTO DENTRO DE CONTEXTO

    SHALOM A TODOS.

    Certa vez Pilatos perguntou a Yaheshuah: "O que é a verdade"? Fez a pergunta, mas não esperou a resposta. Sabem por que ele não esperou? Porque se julgava dono do poder para decidir o próprio destino do Mashiach.

    Agora pergunto : O que é a humildade? Antes que haja um afastamento por parte de alguns, eis que definirei a resposta: A humildade é benéfica; pacífica; não se ensoberbece; não busca glória própria. Os que falam da ação da humildade, a quantos têm ouvido? Cada um se examine a si mesmo.

    A QUESTÃO SOBRE YSRAEL.

    Qual Papiro, Pergaminho, Rolo, Livros da Torah ou do Tanack, dá testemunho da palavra Yashorul? Aquele que possuir tal testemunho hebraico tire uma xerox e envie para mim, então, a humildade falará mais alto no meu interior. Porém, o que falar de si mesmo sem demonstração nos escritos da Torah ou Tanack, deve entrar na humildade do reconhecimento.

    O TÍTULO EL: Um dos mais antigos títulos de YHUH no Oriente próximo, expresso na convergência das alianças tribais. Encontrado mais de 250 vezes nas Escrituras antigas. Exemplos: Bereshit (Gênesis) 7: 1; 28: 3; 35: 11; Yshayahu (Isaías) 9:6; Yaheskel (Ezequiel) 10:5.

    “Malki Tsedek (Melquisedeque) rei de Shalem trouxe pão e vinho, e era este Kohen (sacerdote) do El Elyon”. Bereshit (Gênesis) 14: 18.

    Sabe-se que Avraham (Abraão) viveu aqui na terra cerca de dois mil anos antes do Mashiach carnal. Sendo ele um homem chamado por YHUH, aceitaria ser abençoado por um Kohen portador de um título pagão? Digo que as divindades pagãs receberam de seus adoradores a inclusão do título El, no objetivo de mostrar que seus elim (deuses) também eram poderosos. Nesses termos, o paganismo copiou o shemitismo (semitismo); e não shemitismo ao sistema pagão.

    Qual é o primeiro mandamento da Torah? Ele se refere a não se ter u plural de El. Se assim não é, quero Xerox do contrário.

    Em espanhol a palavra “el” representa o artigo “o”. Então dizemos: “el Eterno = o Eterno”. Mas, quando dizemos: “el Diablo = o Demônio”, o artigo el é profano? Ele indica tanto o puro como o impuro. Existem várias espécies de Pedro: O honrado; o desonrador; o bondoso; o perverso; o justo; e o injusto. Fora do honrado; do bondoso e do justo; não terás outros Pedros no teu coração, porque no meu eles não habitam.

    “Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá”. Devarim (Deuteronômio) 18: 20.

    Se na palavra “deuses”, na forma hebraica, de início não entra a palavra “el”, gostaria de ser informado.

    RA: Baruch Rabá B’ Shem YHUH. = Bendito o que vem em nome de YHUH. Será que o “RA” incluso na palavra “RABÁ” é profano? Será que o “RA” incluso na palavra אהבה Ahavah (Arravá) representa nome pagão? Não? O “RA” de RAEL também não.

    ISIS: ISISRAEL, ou ISRAEL? Nunca fui a favor de montagens distorcidas.

    Não existe acréscimo no Tetragrama. Portanto, o nome do Eterno é י ה ו ה = YHUH. Acréscimo de vogais, são deduções carnais. הללו יה

    A emet (verdade) quando chega dá impressão de ferir, quando verdadeiramente quer nos curar.

    Ela provoca ciúmes na "verdade egocêntrica"; causa ira no que por si mesmo se faz Rabino; e provoca decepção no que sabe ensinar, mas, não sabe aprender. Esses, são os que muito falam e pouco ouvem.

    Ai do homem que pensar que já é possuidor de todo o conhecimento! Cada um exerça seu dom, honrando o dom que a outro foi concedido.

    Uma coisa vi debaixo dos shamaym (céus), que é quase impossível acontecer: O mestre receber a instrução do discípulo.

    Mas, em todos os ensinamentos dos talmidim dos quais sou apenas um pequeno complemento, seja o nome YHUH magnificado; e que a humildade do Kadosh Rabino Yaheshuah Ha Mashiach esteja nos corações do estudioso rabinato. Amein.

    ResponderExcluir
  8. SERÁ QUE ME É LÍCITO PERGUNTAR? CREIO QUE SIM.


    SHALOM PARA TODOS OS KADOSHIM DE YHUH.

    JÁ QUE OS RABINOS TÊM SE MULTIPLICADO E OS POUCOS TALMIDIN TÊM SE DIMINUIDO, VEJAMOS QUEM SE ACHA NA JUSTA INSPIRAÇÃO DO RUACH HA KODESH.

    QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.

    QUEM TEM SABEDORIA PARA ENTENDER, QUE ENTENDA.

    QUEM TEM RESPOSTA PARA DAR, QUE RESPONDA.


    QUANDO KAIN MATOU HEVEL, BERESHIT (GÊNESIS) 4: 16 17 DIZ QUE ELE FOI EXPULSO DE DIANTE DA FACE DE YHUH E HABITOU NA TERRA DE NODE, CONHECENDO ALI SUA MULHER QUE LHE DEU UM FILHO.

    SE YHUH, NO PRINCÍPIO HAVIA CRIADO APENAS UM CASAL, ONDE KAIN ACHOU MULHER PARA DESPOSAR? O QUE DISSER QUE FOI UMA DE SUAS IRMÃS, VAI TER QUE PROVAR, NA ESCRITURA, ONDE EXISTE O RELATO DE QUE UMA DELAS O ACOMPANHOU.


    QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.

    QUEM TEM SABEDORIA PARA ENTENDER, QUE ENTENDA.

    QUEM TEM RESPOSTA PARA DAR, QUE RESPONDA.

    ESTA PERGUNTA ESTÁ DIRECIONADA EXCLUSIVAMENTE PARA OS EGOCÊNTRICOS, OS QUAIS FALAM, FALAM, MAS NUNCA SE PRONTIFICAM A OUVIR. ENSINAM, ENSINAM, MAS SEMPRE REJEITAM APRENDER. PORÉM, SE QUALQUER ACHY DE BOA VONTADE DESEJAR RESPONDER, RESPONDA, PORQUE A HUMILDADE ESTARÁ ESPERANDO TUA RESPOSTA. AMEIN.


    ATENCIOSAMENTE,

    YAHOSHAFAT BEN YAAKOV.

    ResponderExcluir
  9. O MASHIACH JÁ VEIO, OU VIRÁ?


    Antes de mostrar a essência dos termos proféticos direcionados à vinda do Sar Shalom (Príncipe da Paz), o prometido davídico, faço questão de frisar aqui algumas das muitas montagens instituídas pelo romanismo religioso pagão, o que veio a causar turbulências interpretativas no âmbito da sabedoria humana. Com isso, a rejeição e aceitação entraram por desvios onde a sabedoria dos sábios tem perecido e a prudência dos prudentes tem se escondido. Yshayahu (Isaías) 29: 14. Não te esqueça que esse fracasso entre os doutos provém de uma obra maravilhosa e assombrosa que YHUH prometeu realizar no meio de um povo. Que povo seria esse? O nosso povo yhudih (judeu). Observe que a Palavra dele diz: “No meio deste povo”.

    MONTAGENS

    As muitas montagens em torno da pessoa do Mashiach têm se desconectado do sistema profético, lhe proporcionando uma glória não aceita por ele, cujo louvor e merecimento não provêm dos homens, sim do ETERNO que o enviou.

    O primeiro erro interpretativo se acha na hereditária semente descrita em Bereshit (Gênesis) cap. 3 vs. 15, sendo essa equivocadamente acatada como a pessoa do Mashiach (Messias) de Ysrael, mediador da salvação. Tomando por lógica que a mulher brotou do homem e não o homem da mulher, fica esclarecido que a semente da mulher é todo vivente da masculinidade humana.
    Existe amizade na cobra para com o homem, ou nesse para com a cobra? Espero que todos os que adoçam com sal e salgam com açúcar reflitam nisto, na admissão de que a semente de Avraham (Abraão) se multiplicou como as estrelas dos céus, como a areia do mar, sendo tal fato confirmado por promessa também com Yitzhak e Yaakov (Isaque e Jacó). Bereshit (Gênesis) 22: 17; 26: 4; 28: 14.
    De acordo com os textos acima essa semente poderia ser uma única pessoa? Relativamente não. Diante das numerosas versões biblicamente traduzidas, não há como duvidar das probabilidades de que um grande número de alterações possa ter sido infiltrado dentro da História, por dogmas de um paganismo do passado estabelecido no nosso presente. Esse tem como único objetivo contaminar o futuro, o tornando incerto, para que equívocos e desvios continuem prosperando no caminho da exatidão.

    Devarim (Deuteronômio) cap. 18 vss. 17,18. – “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhas falará tudo o que eu lhes ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele”.

    Ao buscar o fundamento dessa mensagem profética, um grande número de exegetas reconhece na pessoa do Mashiach (Messias) esse cumprimento. “O escritor do livro de atos” buscando trilhar por essa mesma dedução, faz questão de citar o texto profético no cap. 3 vss. 22 23 de sua escrita, sem diretamente afirmar ser o Mashiach (Messias) o profeta anunciado por Mosheh.
    No seu eloquente diálogo faz um relato sobre o mesmo, para só a partir daí criar uma suposta transparência de que no Adon י א ה שׁ ו ע ה Ya he shuah a profecia se cumpriu, torcendo assim a realidade. Confirmando tal evidência, no início do mesmo livro da Torah (Lei) 1: 37, 38, falando a Ysrael sobre a terra prometida e de quem o haveria de conduzi-lo, num claro diálogo o profeta Mosheh (Moisés) esclarece esse assunto falando quem seria seu sucessor: “Também י ה ו ה (YHUH) se indignou contra mim, por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. Yahoshua, filho de Num, que está em pé diante de ti, ele ali entrará”.

    ResponderExcluir