segunda-feira, 28 de outubro de 2013

'O PRÓPRIO PROFETA LEVA O NOME DO CRIADOR COMO NA SUA PROFECIA... Nm 6,27!'. E O NOME DO CRIADOR? NÃO PODEMOS PROFERIR....??!! YIRMEYAHU: ירמיהו

Jeremias 1.1-12Deus chama Jeremias (1)
 

Este livro conta o que Jeremias disse e fez. Jeremias era filho de Hilquias, um dos sacerdotes da cidade de Anatote, no território da tribo de Benjamim. Quando Josias, filho de Amom, estava no ano treze do seu reinado em Judá, o SENHOR Deus falou com Jeremias. E falou de novo quando Jeoaquim, filho de Josias, era rei. Depois disso, Deus falou com Jeremias muitas vezes, até o tempo em que o povo da cidade de Jerusalém foi levado como prisioneiro para fora da sua terra. Isso aconteceu no quinto mês do ano décimo primeiro do reinado de Zedequias, filho de Josias.
O SENHOR Deus me disse:
— Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.
Então eu disse:
— Ó SENHOR, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem.
Mas o respondeu:
— Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.
Aí o SENHOR estendeu a mão, tocou nos meus lábios e disse:
— Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar. Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar.
O SENHOR me perguntou:
— O que é que você está vendo?
— Um galho de amendoeira! — respondi.
O SENHOR me disse:
— Você está certo; eu também estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram.

VEJA, AGORA, O TEXTO ORIGINAL! ONDE TEMOS O TETRAGRAMA (YHVH) COLOCARAM UM SUBSTANTIVO PARA NÃO SE PRONUNCIAR SEU NOME. ISSO É ERRADO! VEJA: (MAS ANTES REFLITA NESSA MENSAGEM. POIS, ATÉ O NOME DO PROFETA LEVA O NOME DO CRIADOR!):
O SIGNIFICADO DO NOME:

Antes de qualquer coisa, o que significa YAHVEH, o Nome do Criador! O Nome divino é escrito com quatro letras hebraicas ( יהוה ) e ocorre quase 7 mil vezes na parte hebraica da Torah. Esse nome é considerado ser a forma causativa do verbo hebraico há váh (“vir a ser, tornar-se”) e, que isso significa: “Ele Causa que Venha a Ser”. Em outras palavras, Yahveh sabiamente se torna o que quer que seja necessário para realizar seus propósitos. A fim de cumprir suas promessas, ele se torna o Criador. O Juiz, o Salvador, o Sustentador da vida, e assim por diante. Ademais, o verbo hebraico assume a forma gramatical que denota uma ação em processo de cumprimento. Isso indica que YHVH – YAHVEH ainda se torna o cumpridor de suas promessas. Ele é, de fato, um ‘elohîm (deuses) VIVO!

HONRA, PODER E GLÓRIA SEJAM PARA yhuh, ( יהוה ) O ÚNICO QUE PODE NOS SALVAR!
BARUCH RABÁ B’SHEM yhuh ( יהוה ). 

ירמיה
1
1 ‮דברי ירמיהו בן־חלקיהו מן־הכהנים אשר בענתות בארץ בנימן׃‬
2 ‮אשר היה דבר־יהוה אליו בימי יאשיהו בן־אמון מלך יהודה בשלש־עשרה שנה למלכו׃‬
3 ‮ויהי בימי יהויקים בן־יאשיהו מלך יהודה עד־תם עשתי עשרה שנה לצדקיהו בן־יאשיהו מלך יהודה עד־גלות ירושלם בחדש החמישי׃ ס‬
4 ‮ויהי דבר־יהוה אלי לאמר׃‬
5 ‮בטרם אצורך בבטן ידעתיך ובטרם תצא מרחם הקדשתיך נביא לגוים נתתיך׃‬
6 ‮ואמר אהה אדני יהוה הנה לא־ידעתי דבר כי־נער אנכי׃ פ‬
7 ‮ויאמר יהוה אלי אל־תאמר נער אנכי כי על־כל־אשר אשלחך תלך ואת כל־אשר אצוך תדבר׃‬
8 ‮אל־תירא מפניהם כי־אתך אני להצלך נאם־יהוה׃‬
9 ‮וישלח יהוה את־ידו ויגע על־פי ויאמר יהוה אלי הנה נתתי דברי בפיך׃‬
10 ‮ראה הפקדתיך היום הזה על־הגוים ועל־הממלכות לנתוש ולנתוץ ולהאביד ולהרוס לבנות ולנטוע׃ פ‬
11 ‮ויהי דבר־יהוה אלי לאמר מה־אתה ראה ירמיהו ואמר מקל שקד אני ראה׃‬
12 ‮ויאמר יהוה אלי היטבת לראות כי־שקד אני על־דברי לעשתו׃

Kahle, Paul: Bíblia Hebraica (Códice Leningrado, Sem Acentuação). Sociedade Bíblica do Brasil, 1937; 2007, S. Jr 1:1-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário