terça-feira, 7 de maio de 2013

ESCRITURAS SAGRADAS:


Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong

escritura (53), escrituras (21)

Êx 32:16
As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
H4385, H4385
Deut 10:4
Então, escreveu o Senhor nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim.
H4385
Jer 32:10
Assinei a escritura, fechei-a com selo, chamei testemunhas e pesei-lhe o dinheiro numa balança.
H5612
Jer 32:11
Tomei a escritura da compra, tanto a selada, segundo mandam a lei e os estatutos, como a cópia aberta;
H5612
Jer 32:12
dei-a a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de Hananel, filho de meu tio, e perante as testemunhas, que assinaram a escritura da compra, e na presença de todos os judeus que se assentavam no pátio da guarda.
H5612
Jer 32:14
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma esta escritura, esta escritura da compra, tanto a selada como a aberta, e mete-as num vaso de barro, para que se possam conservar por muitos dias;
H5612, H5612
Jer 32:16
Depois que dei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, orei ao Senhor, dizendo:
H5612
Jer 32:44
Comprarão campos por dinheiro, e lavrarão as escrituras, e as fecharão com selos, e chamarão testemunhas na terra de Benjamim, nos contornos de Jerusalém, nas cidades de Judá, nas cidades da região montanhosa, nas cidades das planícies e nas cidades do Sul; porque lhes restaurarei a sorte, diz o Senhor.
H5612
Dan 5:7
O rei ordenou, em voz alta, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os feiticeiros; falou o rei e disse aos sábios da Babilônia: Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, trará uma cadeia de ouro ao pescoço e será o terceiro no meu reino.
H3792
Dan 5:8
Então, entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler a escritura, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.
H3792
Dan 5:15
Acabam de ser introduzidos à minha presença os sábios e os encantadores, para lerem esta escritura e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.
H3792
Dan 5:16
Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretações e solucionar casos difíceis; agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, terás cadeia de ouro ao pescoço e serás o terceiro no meu reino.
H3792
Dan 5:17
Então, respondeu Daniel e disse na presença do rei: Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outrem; todavia, lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação.
H3792
Dan 5:24
Então, da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura.
H3792
Dan 5:25
Esta, pois, é a escritura que se traçou: Mene, Mene, Tequel e Parsim.
H3792
Dan 6:8
Agora, pois, ó rei, sanciona o interdito e assina a escritura, para que não seja mudada, segundo a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.
H3792
Dan 6:9
Por esta causa, o rei Dario assinou a escritura e o interdito.
H3792
Dan 6:10
Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.
H3792
Dan 10:21
Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe.
H3791
Mat 21:42
Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?
G1124
Mat 22:29
Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
G1124
Mat 26:54
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?
G1124
Mat 26:56
Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.
G1124
Mar 12:10
Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;
G1124
Mar 12:24
Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?
G1124
Mar 14:49
Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e não me prendestes; contudo, é para que se cumpram as Escrituras.
G1124
Mar 15:28
[E cumpriu-se a Escritura que diz: Com malfeitores foi contado.]
G1124
Luc 4:21
Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.
G1124
Luc 24:27
E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.
G1124
Luc 24:32
E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?
G1124
Luc 24:45
Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
G1124
João 2:22
Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
G1124
João 5:39
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
G1124
João 7:38
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
G1124
João 7:42
Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e da aldeia de Belém, donde era Davi?
G1124
João 10:35
Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,
G1124
João 13:18
Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.
G1124
João 17:12
Quando eu estava com eles guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
G1124
João 19:24
Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá — para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.
G1124, G3588, G3004
João 19:28
Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
G1124
João 19:36
E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
G1124
João 19:37
E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram.
G1124
João 20:9
Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos.
G1124
At 1:16
Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus,
G1124
At 8:32
Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca.
G1124
At 8:35
Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.
G1124
At 17:2
Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,
G1124
At 17:11
Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
G1124
At 18:24
Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
G1124
At 18:28
porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.
G1124
Rom 1:2
o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras,
G1124
Rom 4:3
Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
G1124
Rom 9:17
Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
G1124
Rom 10:11
Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
G1124
Rom 11:2
Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo:
G1124
Rom 15:4
Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
G1124
Rom 16:26
e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,
G1124
1Cor 15:3
Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
G1124
1Cor 15:4
e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
G1124
Gál 3:8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão Em ti, serão abençoados todos os povos.
G1124
Gál 3:22
Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
G1124
Gál 4:30
Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre.
G1124
1Tim 5:18
Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.
G1124
2Tim 3:16
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
G1124
Tiago 2:8
Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;
G1124
Tiago 2:23
e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
G1124
Tiago 4:5
Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
G1124
1Ped 2:6
Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
G1124
2Ped 1:20
sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
G1124
2Ped 3:16
ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
G1124

 

04385 מכתב miktab

procedente de 3789; DITAT - 1053c; n m

1) escritura, algo escrito

1a) escrita à mão

1b) algo escrito

1c) escritura

[1]

03789 כתב kathab

uma raiz primitiva; DITAT - 1053; v

1) escrever, registrar, anotar

1a) (Qal)

1a1) escrever, inscrever, gravar, escrever em, escrever sobre

1a2) anotar, descrever por escrito

1a3) registrar, anotar, gravar

1a4) decretar

1b) (Nifal)

1b1) ser escrito

1b2) ser anotado, ser registrado, estar gravado


[2]

05612 ספר cepher ou (fem.) ספרה ciphrah (Sl 56.8)

procedente de 5608; DITAT - 1540a,1540b n f

1) livro n m

2) carta, documento, escrito, livro

2a) carta

2a1) carta (de instrução), ordem escrita, comissão, requerimento, decreto escrito

2b) documento legal, certificado de divórcio, contrato de compra, acusação escrita, sinal

2c) livro, rolo

2c1) livro de profecias

2c2) registro genealógico

2c3) livro da lei

2c4) livro (de poemas)

2c5) livro (dos reis)

2c6) livros do cânon, escritura

2c7) livro de registro (de Deus)

2d) aprendizado pelos livros, escrita

2d1) ser apto a ler (depois do verbo ’conhecer’)

[3]

05608 ספר caphar

uma raiz primitiva; DITAT - 1540,1540c v

1) contar, recontar, relatar

1a) (Qal)

1a1) contar (coisas)

1a2) numerar, anotar, reconhecer



1c1) recontar (algo), narrar

1c2) falar

1c3) contar exatamente ou acuradamente


2) contador, oficial-inspetor, secretário, escriba

2a) contador, oficial-inspetor, secretário

2b) homem sábio, escriba

[4]

03792 כתב k ̂ethab (aramaico)

correspondente a 3791; DITAT - 2805a; n m

1) um escrito

1a) escrito, inscrição

1b) decreto escrito, requerimento escrito

[5]

1124 γραφη graphe

de afinidade incerta; TDNT - 1:749,128; n f

1) escritura, coisa escrita

2) a Escritura, usado para denotar tanto o livro em si como o seu conteúdo

3) certa porção ou seção da Sagrada Escritura

[6]

 

REFERÊNCIAS DE:

Êx 32:

16 31.18; 34.1,4; Dt 9.9-11,15; Dt 10.1; 2Co 3.3,7; Hb 8.10 [7]

 

Dt 10:

4 escreveu o Senhor. 9.10; Êx 34.28 os dez mandamentos. 4.13 mandamentos. Heb. palavras. que ele vos falara. 5.4-21; Êx 20.1-17 no meio do fogo. 4.11-15; 5.22-26; Êx 19.18; Hb 12.18,19 no dia da congregação. 9.10; 18.16; Êx 19.17 [8]

 

Jr 32:

10 Assinei. 12,44; Is 44.5 Assinei a escritura. Heb. Escrevi no livro. Js 18.9; Is 30.8 fechei-a com selo. Dt 32.34; Jó 14.17; Ct 8.6; Dn 8.26; Jo 3.33; Jo 6.27; 2Co 1.22; Ef 1.13; Ef 4.30; Ap 7.2; Ap 9.4 chamei testemunhas. 12,25,44; Rt 4.9-11; Is 8.1,2 [9]

 

11 segundo mandam. Lc 2.27; At 26.3; 1Co 11.16

 

12 Baruque. 16; 36.4,5,16-19,26; 43.3-6; 45.1-5 Nerias. 51.59 e perante as testemunhas. 2Co 8.21


 

14 Toma. 10-12

16 orei. 12.1; Gn 32.9-12; 2Sm 7.18-25; Ez 36.35-37; Fp 4.6,7 [11]

 

44 Comprarão. 6-15 na terra. 17.26 lhes restaurarei. 37; 33.7,11,26; Sl 126.1-4 Segundo estas promessas, casas e terras novamente obterão bons preços em Judá e Jerusalém. Embora agora sejam desvalorizadas, novamente haverão compradores. O comércio será reavivado pois haverá dinheiro suficiente para comprar terra. A agricultura será reavivada pois aqueles que têm dinheiro investirão em terras. As leis seguirão novamente o seu curso devido pois se assinarão e se selarão escrituras.


 

Dn 5:

7 voz alta. Aram. com força. 4.14, marg. se introduzissem. 2.2; 4.6; Gn 41.8; Is 44.25,26; Is 47.13 será vestido de púrpura. 16,29; 2.6; Gn 41.42-44; Nm 22.7,17; Nm 24.11; 1Sm 17.25 uma cadeia de ouro no pescoço. Pv 1.9; Ct 1.10; Ez 16.11 e será o terceiro no meu reino. 2.48; 6.2,3; Et 3.1; Et 10.2,3

 

8 mas não puderam ler. Provavelmente não puderam ler porque estava escrito em letras do hebraico antigo ou samaritano. 2.27; 4.7; Gn 41.8; Is 47.9,12-15


 

15 7,8; 2.3-11; Is 29.10-12; Is 47.12

 

16 podes dar interpretações. Aram. interpretar. Gn 40.8 serás vestido de púrpura. 7; At 8.18


 

17 Os teus presentes fiquem contigo. Daniel comportou-se, nesta ocasião, de maneira bastante diferente perante Belsazar do que fizera antes perante Nabucodonosor. Belsazar havia consultado a Deus do céu ousadamente naquela noite. E o venerável profeta, como delegado divino, anunciou sentença a Belsazar. 29; Gn 14.23; 2Rs 3.13; 2Rs 5.16,26; At 8.20 prêmios. ou, pagamento. 2.6 lerei ao rei a escritura. Sl 119.46 [15]

 

24 5

 

25 MENE. Se estas palavras fossem escritas em letras caldéias, qualquer pessoa que conhecia o alfabeto desta língua poderia pelo menos ter lido as mesmas. As palavras são da língua caldéia pura, e literalmente denotam: “Ele é contado, ele é contado; ele é pesado; eles são divididos.” 25


 

Dn 6:

8 sanciona o interdito. Et 3.12; Et 8.10; Is 10.1 segundo a lei. 12,15; Et 1.19; Et 8.3 se não pode revogar. Aram. não passar. Mt 24.35

 

9 o rei Dario assinou. Sl 62.9,10; Sl 118.9; Sl 146.3; Pv 6.2; Is 2.22


 

10 quando soube. Lc 14.26; At 4.17-19 onde havia janelas abertas. 1Rs 8.30,38,44,48-50; 2Cr 6.38; Sl 5.7; Jn 2.4; Hb 4.16 três vezes por dia. 13; Sl 55.17; Sl 86.3, marg.; At 2.1,2,15; Sl 3.1; Sl 10.9 se punha de joelhos. 1Rs 8.54; 2Cr 6.13; Ed 9.5; Sl 95.6; Lc 22.41; At 7.60; At 9.40; At 20.36; At 21.5; Ef 3.14 e dava graças. Sl 34.1; Fp 4.6; Cl 3.17; 1Ts 5.17,18; Hb 13.15 como costumava fazer. Ne 6.11; Sl 11.1,2; Mt 10.28-33; Lc 12.4-9; At 4.18,19,29; At 5.20,29,40-42; At 20.24; Fp 1.14,20; Ap 2.10,13 [18]

 

Dn 10:

21 Mas eu te declararei. 8.26; 11.1-12.13; Is 41.22,23; Is 43.8,9; Am 3.7; At 15.15,18 esteja ao meu lado. Heb. me fortaleça. Miguel. 13; 9.25; 12.1; Jd 9; Ap 12.7


 

Mt 21:

42 Nunca lestes. 16 A pedra. Sl 118.22,23; Is 28.16; Zc 3.8,9; Mc 12.10,11; Lc 20.17,18; At 4.11; Rm 9.33; Ef 2.20; 1Pe 2.4-8 e é. Hc 1.5; At 13.40,41; Ef 3.3-9 [20]

 

Mt 22:

29 não. Jó 19.25-27; Sl 16.9-11; Sl 17.15; Sl 49.14,15; Sl 73.25,26; Is 25.8; Is 26.19; Is 57.1,2; Dn 12.2,3; Os 13.14; Lc 24.44-47; Jo 20.9; Rm 15.4 nem. Gn 18.14; Jr 32.17; Lc 1.37; At 26.8; Fp 3.21 [21]

 

Mt 26:

54 24; Sl 22.1-31; Sl 69.1-36; Is 53.1-12; Dn 9.24-26; Zc 13.7; Lc 24.25,26,44-46; Jo 10.35; At 1.16 [22]

 

56 para que. 54; Gn 3.15; Is 44.26; Lm 4.20; Dn 9.24,26; Zc 13.7; At 1.16; At 2.23 Então. 31; Mc 14.50-52; Jo 16.32; Jo 18.8,9,15,16; 2Tm 4.16 [23]

Mc 12:

10 lestes. 26; 2.25; 13.14; Mt 12.3; Mt 19.4; Mt 21.16; Mt 22.31; Lc 6.3 A pedra. Sl 118.22,23; Is 28.16; Mt 21.42; Lc 20.17,18; At 4.11,12; Rm 9.33; Ef 2.20-22; 1Pe 2.7,8 [24]

 

24 Não provém. Como os cinco livros de Moisés eram as únicas Escrituras que os saduceus admitiam como divinas, nosso Senhor os confronta apelando para estes livros, e prova que eles eram ignorantes dos mesmos escritos que professavam como sagrados. Ele não somente retifica as opiniões deles, como explica a doutrina de tal forma a derrubar a resposta errônea dos fariseus, de que se dois irmãos tivessem casado com a mesma mulher, ela seria restituída ao primeiro na ressurreição. Is 8.20; Jr 8.7-9; Os 6.6; Os 8.12; Mt 22.29; Jo 5.39; Jo 20.9; At 17.11; Rm 15.4; 2Tm 3.15-17 de não. Jó 19.25-27; Is 25.8; Is 26.19; Ez 37.1-14; Dn 12.2; Os 6.2; Os 13.14 nem. 10.27; Gn 18.14; Jr 32.17; Lc 1.37; Ef 1.19; Fp 3.21 [25]

 

Mc 14:

49 estava. 11.15-18,27; 12.35; Mt 21.23-27; Lc 19.47,48; Lc 20.1,2; Lc 21.37,38; Jo 7.28-30,37; Jo 8.2,12; Jo 10.23; Jo 18.20 contudo. Sl 22.1-31; Sl 69.1-36; Is 53.1-12; Dn 9.24-26; Mt 26.54,56; Lc 22.37; Lc 24.25-27,44,45 [26]

 

Mc 15:

28 Is 53.12; Lc 22.37; Hb 12.2

Lc 4:

21 Hoje. 10.23,24; Mt 13.14; Jo 4.25,26; Jo 5.39; At 2.16-18,29-33; At 3.18 [27]

 

Lc 24:

27 começando. 44; Gn 3.15; Gn 22.18; Gn 26.4; Gn 49.10; Nm 21.6-9; Dt 18.15; Jo 5.39,45-47; At 3.22; At 7.37 em todas. 25; Sl 16.9,10; Sl 132.11; Is 7.14; Is 9.6,7; Is 40.10,11; Is 50.6; Is 52.13,14; Is 53.1-12; Jr 23.5,6; Jr 33.14,15; Ez 34.23; Ez 37.25; Dn 9.24-26; Mq 5.2-4; Mq 7.20; Zc 9.9; Zc 13.7; Ml 3.1-3; Ml 4.2; Jo 1.45; At 3.24; At 10.43; At 13.27-30; Ap 19.10 [28]

 

32 não nos ardia. Sl 39.3; Sl 104.34; Pv 27.9,17; Is 50.4; Jr 15.16; Jr 20.9; Jr 23.29; Jo 6.63; Hb 4.12 expunha. 45; At 17.2,3; At 28.23 [29]

 

45 Êx 4.11; Jó 33.16; Sl 119.18; Is 29.10-12,18,19; At 16.14; At 26.18; 2Co 3.14-18; 2Co 4.4-6; Ef 5.14; Ap 3.7 [30]

 

Jo 2:

22 seus. 17; 12.16; 14.26; 16.4; Lc 24.7,8,44; At 11.16 e creram. 11; 20.8,9 [31]

 

Jo 5:

39 Examinais. 46; 7.52; Dt 11.18-20; Dt 17.18,19; Js 1.8; Sl 1.2; Sl 119.11,97-99; Pv 6.23; Pv 8.33,34; Is 8.20; Is 34.16; Jr 8.9; Mt 22.29; Mc 12.10; Lc 16.29,31; At 8.32-35; At 17.11; Rm 3.2; Cl 3.16; 2Tm 3.14-17; 2Pe 1.19-21 porque julgais. Dt 32.47; Sl 16.11; Sl 21.4; Sl 36.9; Sl 133.3; Dn 12.2; Mt 19.16-20; Lc 10.25-29; Hb 11.16,35 elas mesmas que. 32,36; 1.45; Dt 18.15,18; At 26.22,23,27; Rm 1.2; 1Pe 1.10,11; Ap 19.10 Veja em Lc 24.27,44 [32]

 

Jo 7:

38 Quem crer. Dt 18.15 do seu interior. 4.14; Jó 32.18,19; Pv 10.11; Pv 18.4; Is 12.3; Is 44.3; Is 58.11; Is 59.21; Ez 47.1-12; Zc 14.8; Gl 5.22,23; Ef 5.9 [33]

 

42 Não. 27; Sl 132.11; Is 11.1; Jr 23.5; Mq 5.2; Mt 2.5; Lc 2.4,11 donde. 1Sm 16.1,4,11-13,18; 1Sm 17.58 [34]

 

Jo 10:

35 a quem. Gn 15.1; Dt 18.15,18-20; 1Sm 14.36,37; 1Sm 15.1; 1Sm 23.9-11; 1Sm 28.6; 1Sm 30.8; 2Sm 7.5; 1Cr 22.8; 2Cr 11.2,3; 2Cr 19.2; Rm 13.1 a Escritura. 12.38,39; 19.28,36,37; Mt 5.18; Mt 24.35; Mt 26.53-56; Mt 27.35; Lc 16.17; Lc 24.26,27,44-46; At 1.16 [35]

 

Jo 13:

18 eu conheço. 11; 17.12; 21.17; 2Co 4.5; Hb 4.13; Ap 2.23 antes. Sl 41.9; Mt 10.36; Mt 26.23; Mc 14.20 [36]

 

Jo 17:

12 guardava-os. 6.37,39,40; 10.27,28; Hb 2.13 e. 13.18; 18.9; Lc 4.26,27; 1Jo 2.19 o filho. 6.70,71; 13.18; 2Ts 2.3 para que. Sl 109.6-19; At 1.16-20,25 [37]

 

Jo 19:

24 para. 28,36,37; 10.35; 12.38,39 Repartiram. Sl 22.18; Is 10.7; At 13.27 [38]

 

28 Jesus. 30; 13.1; 18.4; Lc 9.31; Lc 12.50; Lc 18.31; Lc 22.37; At 13.29 que tudo. Sl 22.15; Sl 69.21 [39]

 

36 para se. Êx 12.46; Nm 9.12; Sl 22.14; Sl 34.20; Sl 35.10 [40]

37 Eles. Sl 22.16,17; Zc 12.10; Ap 1.7

9 compreendido. Mt 16.21,22; Mc 8.31-33; Mc 9.9,10,31,32; Lc 9.45; Lc 18.33,34; Lc 24.26; Lc 24.44-46 que. Sl 16.10; Sl 22.15,22-31; Is 25.8; Is 26.19; Is 53.10-12; Os 13.14; At 2.25-32; At 13.29-37; 1Co 15.4 [41]

 

At 1:

16 Irmãos. 2.29,37; 7.2; 13.15,26,38; 15.7,13; 22.1; 23.1,6; 28.17 a. 2.23; 13.27-29; Mt 26.54,56; Jo 10.35; Jo 12.38-40; Jo 19.28-30,36 que o. 2.30,31; 4.25-28; 28.25; 2Sm 23.2; Mc 12.36; Hb 3.7,8; 1Pe 1.11; 2Pe 2.21 proferiu. Sl 41.9; Sl 55.12-15; Mt 26.47; Jo 13.18; Jo 18.2-8 [42]

 

At 8:

32 Foi levado. Is 53.7,8 como. Sl 44.11,12; Jr 11.19; Jr 12.3; Jr 51.40; Rm 8.36 e, como um. Jo 1.29; 1Pe 1.19; 1Pe 2.21-24 abriu. Sl 39.2,9; Mt 26.62,63; Lc 23.34; Jo 18.9-11 [43]

 

35 explicou. 10.34; Mt 5.2; 2Co 6.11 começando. 18.28; 26.22,23; 28.23; Lc 24.27,44-47 anunciou-lhe. 3.20; 9.20; 11.20; 17.3,18; 19.13; 1Co 1.23; 1Co 2.2; Ef 4.21; 1Pe 1.11,12 [44]

 

At 17:

2 segundo. Lc 4.16; Jo 18.20 foi. 10,17; 9.20; 13.5; 14.1; 18.4; 19.8 arrazoou. 24.25; 28.23; 1Sm 12.7; Is 1.18; Hb 7.1-10.39 [45]

 

11 mais. Pv 1.5; Pv 9.9; Jr 2.21; Jo 1.45-49 pois receberam. 2.41; 10.33; 11.1; Jó 23.12; Pv 2.1-5; Pv 8.10; Mt 13.23; 1Ts 1.6; 1Ts 2.13; 2Ts 2.10; Tg 1.21; 1Pe 2.2 examinando. Sl 1.2,3; Sl 119.97,100,148; Is 8.20; Is 34.16; Lc 16.29; Lc 24.44; Jo 3.21; Jo 5.39; 2Tm 3.15-17; 1Pe 1.10-12; 2Pe 1.19-21; 1Jo 4.5,6 [46]

 

At 18:

24 Alexandria. 6.9; 27.6 Apolo. 19.1; 1Co 1.12; 1Co 3.5,6; 1Co 4.6; 1Co 16.12; Tt 3.13 homem. Êx 4.10; Is 3.3; 1Co 2.1,2; 2Co 10.10 poderoso. 28; 7.22; Ed 7.6,12; Mt 13.52; Lc 24.19; Cl 3.16 [47]

 

28 convencia. 5,25; 9.22; 17.3; 26.22,23; Lc 24.27,44; 1Co 15.3,4; Hb 7.1-10.39 provando. Jo 5.39 é Jesus. 5


 

Rm 1:

2 o qual. Lc 24.26,27; At 10.43; At 26.6; Tt 1.2 por. 3.21 nas Sagradas. 3.2 [49]

 

Rm 4:

3 que. 9.17; 10.11; 11.2; Is 8.20; Mc 12.10; Tg 4.5; 2Pe 1.20,21 Abraão. Gn 15.6; Gl 3.6-8; Tg 2.23 imputado. 5,9,11,22-25; Sl 106.31 [50]

 

Rm 9:

17 Porque. 11.4; Gl 3.8,22; Gl 4.30 Para. Êx 9.16 te levantei. 1Sm 2.7,8; Et 4.14; Is 10.5,6; Is 45.1-3; Jr 27.6,7; Dn 4.22; Dn 5.18-21 para. Êx 10.1,2; Êx 14.17,18; Êx 15.14,15; Êx 18.10,11; Js 2.9,10; Js 9.9; 1Sm 4.8; Sl 83.17,18; Pv 16.4; Is 37.20 para que o meu. Jo 17.26 [51]

Rm 10:

11 Todo aquele. 9.33; Is 28.16; Is 49.23; Jr 17.7; 1Pe 2.6 [52]

 

Rm 11:

2 a quem de antemão conheceu. 8.29,30; 9.6,23; At 13.48; At 15.18; 1Pe 1.2 sabeis. Gn 44.15; Êx 32.1; At 3.17; At 7.40; Fp 1.22 de Elias Gr. em Elias? Ou, por Elias; εν, correspondente ao hebraico ב, baith, muitas vezes tendo esse significado. Ne 9.30; Lc 4.1; 1Co 6.2; Hb 1.1 como insta. Ou “como se dirige a Deus com respeito a Israel”; κατα muitas vezes com esse significado. (Veja 1Co 15.15.) Nm 16.15; Jr 18.19-23; Jo 4.1-3,11 [53]

 

Rm 15:

4 tudo quanto. 4.23,24; 1Co 9.9,10; 1Co 10.11; 2Tm 3.16,17; 2Pe 1.20,21 para o nosso ensino. Ou melhor, “para a nossa instrução.” a fim de que. 5.3-5; 8.24,25; 12.12; Sl 119.81-83; Hb 6.10-19; Hb 10.35,36; Tg 5.7-11; 1Pe 1.13 [54]

 

Rm 16:

26 agora. Ef 1.9; Cl 1.26; 2Tm 1.10; Tt 1.2,3 por meio. 1.2; 3.21; 15.4; At 8.32-35; At 10.43; At 26.22,23; Gl 3.8; Ef 2.20; Ap 19.10 segundo. Mt 28.19,20; Mc 16.15; Lc 24.44-47; At 13.46,47; At 26.17,18 eterno. 1.20; Gn 21.33; Dt 33.27; Is 9.6; Is 40.28; Mq 5.2; 1Tm 1.17; Hb 9.14; Hb 13.8; 1Jo 5.20; Ap 1.8-11,17 para a. 1.5; 15.18; At 6.7 [55]

 

1Co 15:

3 vos entreguei. 4.1,2; 11.2,23; Ez 3.17; Mt 20.18,19; Mc 16.15,16; Lc 24.46,47; Gl 1.12 Cristo. Mt 26.28; Rm 3.25; Rm 4.25; 2Co 5.21; Gl 1.4; Gl 3.13; Ef 1.7; Ef 5.2; Hb 10.11,12; 1Pe 2.24; 1Pe 3.18; 1Jo 2.2; Ap 1.5 segundo. Gn 3.15; Sl 22.1-31; Sl 69.1-36; Is 53.1-12; Dn 9.24-26; Zc 13.7; Lc 24.26,27,46; At 3.18; At 26.22,23; 1Pe 1.11; 1Pe 2.24 [56]

 

4 que. Is 53.9; Mt 27.57-60; Mc 15.43-46; Lc 23.50-53; Jo 19.38-42; At 13.29; Rm 6.4; Cl 2.12 ressuscitou. 16-21; Mt 20.19; Mt 27.63,64; Mt 28.1-6; Mc 9.31; Mc 10.33,34; Mc 16.2-7; Lc 9.22; Lc 18.32,33; Lc 24.5-7; Jo 2.19-21; Jo 20.1-9; At 1.3; At 2.23,24,32; At 13.30; At 17.31; Hb 13.20 segundo. Sl 2.7; Sl 16.10,11; Is 53.10-12; Os 6.2; Jo 1.17; Mt 12.40; Lc 24.26,46; At 2.25-33; At 13.30-37; At 26.22,23; 1Pe 1.11 [57]

 

Gl 3:

8 a Escritura. 22; 4.30; Jo 7.38,42; Jo 19.37; Rm 9.17; 2Tm 3.15-17 previsto. At 15.15-18 Deus. Rm 3.28-30; Rm 9.30 preanunciou. Hb 4.2 Em. 16; Gn 12.3; Gn 18.18; Gn 22.18; Gn 26.4; Gn 28.14; Gn 49.10; Sl 72.7; Is 6.13; Is 65.9; At 2.25,26,35; Ap 11.15 [58]

 

22 encerrou. 8-10,23; Sl 143.2; Rm 3.9-20,23; Rm 5.12,20; Rm 11.32 para que. 14,17,29; Rm 4.11-16; Rm 5.20,21; 2Tm 1.1; Hb 6.13-17; Hb 9.15; 2Pe 1.4; 2Pe 3.13; 1Jo 2.25; 1Jo 5.11-13 aos. Mc 16.16; Jo 3.15-18,36; Jo 5.24; Jo 6.40; Jo 11.25,26; Jo 12.46; Jo 20.31; At 16.31; Rm 10.9; 1Jo 3.23,24; 1Jo 5.13 [59]

 

Gl 4:

30 que. 3.8,22; Rm 4.3; Rm 11.2; Tg 4.5 Lança. Gn 21.10-12; Rm 11.7-11 porque. Jo 8.35; Rm 8.15-17 [60]

 

1Tm 5:

18 a Escritura. Rm 4.3; Rm 9.17; Rm 10.11; Rm 11.2; Gl 3.8; Tg 4.5 Não. Dt 25.4; 1Co 9.9,10 O trabalhador. Lv 19.13; Dt 24.14,15; Mt 10.10; Lc 10.7 [61]

2Tm 3:

16 Toda. 2Sm 23.2; Mt 21.42; Mt 22.31,32,43; Mt 26.54,56; Mc 12.24,36; Jo 10.35; At 1.16; At 28.25; Rm 3.2; Rm 15.4; Gl 3.8; Hb 3.7; Hb 4.12; 2Pe 1.19-21 e. Sl 19.7-11; Sl 119.97-104,130; Mq 2.7; At 20.20,27; 1Co 12.7; Ef 4.11-16 para o ensino. 10 para a repreensão. 4.2; Pv 6.23; Pv 15.10,31; Jo 3.20; Ef 5.11-13; Hb 11.1 Gr. para a educação. 2.25; Dt 4.36; Ne 9.20; Sl 119.9,11; Mt 13.52; At 18.25; Rm 2.20 [62]

 

Tg 2:

8 a lei régia. 12; 1.25; 1Pe 2.9 Amarás. Lv 19.18,34; Mt 22.39; Mc 12.31-33; Lc 10.27-37; Rm 13.8,9; Gl 5.14; Gl 6.2; 1Ts 4.9 fazeis. 19; 1Rs 8.18; 2Rs 7.9; Jn 4.4,9; Mt 25.21,23; Fp 4.14 [63]

 

23 a Escritura. Mc 12.10; Mc 15.28; Lc 4.21; At 1.16; Rm 9.17; Rm 11.2; Gl 3.8-10,22; 2Tm 3.16; 1Pe 2.6 Abraão. Gn 15.6; Rm 4.3-6,10,11,22-24; Gl 3.6 amigo. Êx 33.11; 2Cr 20.7; Jó 16.21, marg.; Is 41.8; Jo 15.13-15 [64]

 

Tg 4:

5 a Escritura. Jo 7.42; Jo 10.35; Jo 19.37; Rm 9.17; Gl 3.8 com ciúme. ou, invejosamente. o Espírito. Gn 4.5,6; Gn 6.5; Gn 8.21; Gn 26.14; Gn 30.1; Gn 37.11; Nm 11.29; Sl 37.1; Sl 106.16; Pv 21.10; Ec 4.4; Is 11.13; At 7.9; Rm 1.29; Tt 3.3 [65]

 

1Pe 2:

6 isso. Dn 10.21; Mc 12.10; Jo 7.38; At 1.16; 2Tm 3.16; 2Pe 1.20; 2Pe 3.16 Eis. 4; Is 28.16; Zc 10.4; Rm 9.32,33; Ef 2.20 eleita. Sl 89.19; Is 42.1; Mt 12.18; Lc 23.35; Ef 1.4 será. Sl 40.14; Is 41.11; Is 45.16,17; Is 50.7; Is 54.4 [66]

2Pe 1:

20 sabendo. 3.3; Rm 6.6; Rm 13.11; 1Tm 1.9; Tg 1.3 que. Rm 12.6 [67]

 

2Pe 3:

16 ao falar. Rm 8.1-39; 1Co 15.1-58; 1Ts 4.1-5.28; 2Rs 1.1-18 em todas. 1Pe 1.1 difíceis. 1Rs 10.1; Hb 5.11 instáveis. 2.14; Gn 49.4; 2Tm 3.5-7; Tg 1.8 deturpam. Êx 23.2,6; Dt 16.19; Sl 56.5; Hc 1.4 as demais. Jr 23.36; Mt 15.3,6; Mt 22.29 para a própria. 2.1; Fp 3.19; 1Pe 2.8; Jd 4 [68]

 

ESCRITURAS

Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (17 ocorrências em 14 artigos)
04385 מכתב miktab (2) [Strong's Hebrew #4385]
1
procedente de 3789; DITAT - 1053c; n m 1) escritura, algo escrito 1a) escrita à mão 1b) algo
05612 ספר cepher [Strong's Hebrew #5612]
2
livro (dos reis) 2c6) livros do cânon, escritura 2c7) livro de registro (de Deus) 2d) aprendizado
625 Απολλως Apollos [Strong's Hebrew #8679]
3
instruído da Alexandria e poderoso nas escritura que tornou-se cristão e professor do cristianismo
1121 γραμμα gramma [Strong's Hebrew #8679]
4
de um débito 2b) carta, epístola 2c) escrituras sagradas (do AT) 3) letras, i.e. aprendizagem
1122 γραμματευς grammateus [Strong's Hebrew #8679]
5
pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas escrituras, intérprete, professor. Os escribas examinavam
1124 γραφη graphe (3) [Strong's Hebrew #8679]
6
afinidade incerta; TDNT - 1:749,128; n f 1) escritura, coisa escrita 2) a Escritura, usado para
2096 Ευα Eua [Strong's Hebrew #8679]
7
= “vida” 1) primeira mulher, segundo as escrituras; mãe de toda a raça humana
2315 θεοπνευστος theopneustos [Strong's Hebrew #8679]
8
inspirado por Deus 1a) o conteúdo das escrituras
2413 ιερος hieros [Strong's Hebrew #8679]
9
consagrado à divindade, que pertence a Deus 1a) Escrituras Sagradas: é inspirada por Deus, trata das
3956 πας pas [Strong's Hebrew #8679]
10
“todo” são usadas em vários sentidos na Escritura, e raramente a palavra “todos” significa
4270 προγραφω prographo [Strong's Hebrew #8679]
11
de anunciar ou designar de antemão (nas escrituras do AT) 2) descrever ou retratar abertamente
4678 σοφια sophia [Strong's Hebrew #8679]
12
planos na formação e governo do mundo e nas escrituras Sinônimos ver verbete 5826 e 5894
4864 συναγωγη sunagoge [Strong's Hebrew #8679]
13
orações e escutar leituras e exposições das escrituras; reuniões deste tipo aconteciam todos os
5048 τελειοω teleioo [Strong's Hebrew #8679]
14
realização do evento 4a1) das profecias das escrituras

 

04385 מכתב miktab

procedente de 3789; DITAT - 1053c; n m

1) escritura, algo escrito

1a) escrita à mão

1b) algo escrito

1c) escritura


05612 ספר cepher ou (fem.) ספרה ciphrah (Sl 56.8)

procedente de 5608; DITAT - 1540a,1540b n f

1) livro n m

2) carta, documento, escrito, livro

2a) carta

2a1) carta (de instrução), ordem escrita, comissão, requerimento, decreto escrito

2b) documento legal, certificado de divórcio, contrato de compra, acusação escrita, sinal

2c) livro, rolo

2c1) livro de profecias

2c2) registro genealógico

2c3) livro da lei

2c4) livro (de poemas)

2c5) livro (dos reis)

2c6) livros do cânon, escritura

2c7) livro de registro (de Deus)

2d) aprendizado pelos livros, escrita

2d1) ser apto a ler (depois do verbo ’conhecer’)


625 Απολλως Apollos

provavelmente do mesmo que 624; n pr m

Apolos = “dado por Apolo”

1) um judeu instruído da Alexandria e poderoso nas escritura que tornou-se cristão e professor do cristianismo


1121 γραμμα gramma

de 1125; TDNT - 1:761,128; n n

1) carta

2) qualquer escrito; documento ou registro

2a) nota promissória, conta, carta de fiança, cálculo, declaração escrita de um débito

2b) carta, epístola

2c) escrituras sagradas (do AT)

3) letras, i.e. aprendizagem

3a) de aprendizagem sagrada


1122 γραμματευς grammateus

de 1121; TDNT - 1:740,127; n m

1) escrituário, escriba, esp. um servidor público, secretário, arquivista cujo ofício e influência não é a mesma em cada estado

2) na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas escrituras, intérprete, professor. Os escribas examinavam as questões mais difíceis e delicadas da lei; acrescentavam à lei mosaica decisões sobre vários tipos, com a intenção de elucidar seu significado e extensão, e faziam isto em detrimento da religião. Como o conselho de homens experimentados na lei era necessário para o exame de causas e a solução de questões difíceis, eles tornavam-se membros do Sinédrio; são mencionados em conexão com os sacerdotes e anciãos do povo. Consultar um Dicionário Bíblico para mais informações a respeito dos escribas.

3) professor religioso: tão instruído que da sua erudição e capacidade de ensinar podem redundar benefícios para o reino dos céus


1124 γραφη graphe

de afinidade incerta; TDNT - 1:749,128; n f

1) escritura, coisa escrita

2) a Escritura, usado para denotar tanto o livro em si como o seu conteúdo

3) certa porção ou seção da Sagrada Escritura


2096 Ευα Eua

de origem hebraica 2332 חוה; n pr f

Eva = “vida”

1) primeira mulher, segundo as escrituras; mãe de toda a raça humana


2315 θεοπνευστος theopneustos

de 2316 e um suposto derivado de 4154; TDNT - 6:453,876; adj

1) inspirado por Deus

1a) o conteúdo das escrituras


2413 ιερος hieros

de afinidade incerta TDNT - 3:221,349; adj

1) sagrado, consagrado à divindade, que pertence a Deus

1a) Escrituras Sagradas: é inspirada por Deus, trata das coisas divinas e, por isso, é tratada com profundo respeito


3956 πας pas

que inclue todas as formas de declinação; TDNT - 5:886,795; adj

1) individualmente

1a) cada, todo, algum, tudo, o todo, qualquer um, todas as coisas, qualquer coisa

2) coletivamente

2a) algo de todos os tipos

... “todos o seguiam” Todos seguiam a Cristo? “Então, saíam a ter com ele Jerusalém e toda a Judéia”. Foi toda a Judéia ou toda a Jerusalém batizada no Jordão? “Filhinhos, vós sois de Deus”. “O mundo inteiro jaz no Maligno”. O mundo inteiro aqui significa todos? As palavras “mundo” e “todo” são usadas em vários sentidos na Escritura, e raramente a palavra “todos” significa todas as pessoas, tomadas individualmente. As palavras são geralmente usadas para significar que Cristo redimiu alguns de todas as classes — alguns judeus, alguns gentis, alguns ricos, alguns pobres, e não restringiu sua redenção a judeus ou gentios ... (C.H. Spurgeon de um sermão sobre a Redenção Particular)


4270 προγραφω prographo

de 4253 e 1125; TDNT - 1:770,128; v

1) escrever antes (de tempo)

1a) de anunciar ou designar de antemão (nas escrituras do AT)

2) descrever ou retratar abertamente

2a) escrever diante dos olhos de todos que podem ler

2b) descrever, retratar, pintar, diante dos olhos


4678 σοφια sophia

de 4680; TDNT - 7:465,1056; n f

1) sabedoria, inteligência ampla e completa; usado do conhecimento sobre diversos assuntos

1a) a sabedoria que pertence aos homens

1a1) espec. conhecimento variado de coisas humanas e divinas, adquirido pela sutileza e experiência, e sumarizado em máximas e provérbios

1a2) a ciência e o conhecimento

1a3) o ato de interpretar sonhos e de sempre dar os conselhos mais sábios

1a4) inteligência evidenciada em descobrir o sentido de algun número misterioso ou visão

1a5) habilidade na administração dos negócios

1a6) seriedade e prudência adequada na relação com pessoas que não são discípulos de Cristo, habilidade e discrição em transmitir a verdade cristã

1a7) conhecimento e prática dos requisitos para vida devota e justa

1b) inteligência suprema, assim como a que pertence a Deus

1b1) a Cristo

1b2) sabedoria de Deus que se evidencia no planejamento e execução dos seus planos na formação e governo do mundo e nas escrituras

Sinônimos ver verbete 5826 e 5894


5826 - Sinônimos

Ver Definição para gnosis 1108

Ver Definição para sophia 4678

Ver Definição para sunesis 4907

Ver Definição para phronesis 5428

Compare: 1108 4678

1108 denota o conhecimento por si mesmo, 4678 denota sabedoria que é demonstrada em ação,

1108 aplica-se principalmente à apreensão da verdade, 4678 acrescenta o poder de pensar a respeito de e observar seus relacionamentos.

Compare: 4678, 4907, 5428

4678 - denota “excelência mental no mais alto sentido”, detalhar

4907 - crítico, que compreende o sentido das coisas

5428 - prático, que sugere linhas de ação


5894 - Sabedoria, Conhecimento.

Ver Definição para σοφια 4678

Ver Definição para φρονησις 5428

Ver Definição para γνωσις 1108

Ver Definição para επιγνωσις 1922

σοφια é certamente a palavra superior de todas estas. É propriamente sabedoria.

Denota excelência mental no sentido mais alto e completo, expressando uma atitude bem como um ato da mente. Compreende conhecimento e implica bondade, que inclue o esforço pelos fins mais dignos, bem como o uso dos melhores meios para a sua realização. Nunca é atribuído a ninguém exceto Deus e boas pessoas, a não ser em sentido claramente irônico.

φρονησις é um termo médio, algumas vezes tendo um significado quase tão alto quanto σοφια, algumas vezes muito inferior. Significa prudência, inteligência, uma adaptação hábil dos meios para o fim desejado, o fim, contudo, não sendo necessariamente um bem.

γνωσις é conhecimento, experiência, o entendimento dos fatos ou das verdades, ou mais visão, discernimento.

επιγνωσις tem um significado intensivo quando comparado com γνωσις, É um conhecimento mais profundo, mais claro, mais completo. O verbo επιγινωσκω tem a mesma força intensiva quando comparado com γινωσκω.


4864 συναγωγη sunagoge

da (forma reduplicada de) 4863; TDNT - 7:798,1108; n f

1) ajuntamento, recolhimento (de frutas)

2) no NT, uma assembléia de homens

3) sinagoga

3a) assembléia de judeus formalmente reunidos para ofertar orações e escutar leituras e exposições das escrituras; reuniões deste tipo aconteciam todos os sábados e dias de festa; mais tarde, também no segundo e quinto dia de cada semana; nome transferido para uma assembléia de cristãos formalmente reunidos para propósitos religiosos

3b) as construções onde aquelas assembléias judaicas solenes eram organizadas. Parece ser que as sinagogas tiveram sua origem durante o exílio babilônico. Na época de Jesus e dos apóstolos, cada cidade, não apenas na Palestina, mas também entre os gentios, se tivesse um considerável número de habitantes judeus, tinha pelo menos uma sinagoga.

A maioria das sinagogas nas grandes cidades tinha diversas, ou mesmo muitas. As sinagogas eram também usadas para julgamentos e punições.

Sinônimos ver verbete 5897


5897 - Assembléia, Igreja.

Ver Definição para συναγωγη 4864

Ver Definição para εκκλησια 1577

Ver Definição para πανηγυρις 3831

De acordo com sua derivação, συναγωγη é simplesmente uma assembléia, uma massa de pessoas reunidas;

εκκλησια é uma palavra mais restrita, também uma assembléia, mas que inclue somente aqueles especialmente reunidos dentre uma enorme multidão, para a transação de negócio.

εκκλησια usualmente denota uma associação algo mais seleta que συναγωγη. Um uso significante de εκκλησια em estrita harmonia com sua derivação era comum entre os gregos. Era sua palavra comum, numa cidade grega livre, para a assembléia legal de todos aqueles que possuíam o direito de cidadão, para a discussão de assuntos públicos. Eram chamados dentre a população toda, “uma porção selecionada dela, que não incluía a massa, nem estrangeiros, nem ainda aqueles que tinham perdido seu direito cívico” (Trench).

συναγωγη era, antes dos tempos do N.T., apropriada para designar uma sinagoga, uma assembléia judaica para adoração, distinta do Templo, em cujo sentido é usado no N.T. Provavelmente por esta razão, e também por sua grande aptidão etimológica inerente, εκκλησια é a palavra tomada para designar igreja cristã, uma associação de crentes que se encontram para adorar. Estas palavras, no entanto, são algumas vezes usadas no N.T. num sentido não técnico

πανηγυρις, ocorrendo apenas em Hb 12.23, difere de ambas, denotando uma assembléia solene para regozijo festivo.


5048 τελειοω teleioo

de 5046; TDNT - 8:79,1161; v

1) tornar perfeito, completar

1a) executar completamente, efetuar, finalizar, levar até o fim

2) completar (aperfeiçoar)

2a) acrescentar o que ainda está faltando a fim de tornar-se algo completo

2b) ser achado perfeito

3) levar até o fim (objetivo) proposto

4) realizar

4a) levar a um fim ou a realização do evento

4a1) das profecias das escrituras


VOCÊ QUE FALA PELAS BÍBLIAS...... E AS VEZES FAZ A INTERPRETAÇÃO SEM LEVAR EM CONTA AS ESCRITURAS SAGRADAS EM SUAS LÍNGUAS ORIGINAIS........ PENSE UM POUCO MELHOR NAS SUAS INTERPRETAÇÕES.... E A RESPEITO AO CRIADOR! DEIXE ELE FALAR PRIMEIRO SEMPRE E ELE ATRAVÉS DE VOCÊ! NÃO E NUNCA VOCÊ ATRAVÉS DELE - DISTORCENDO AS ESCRITURAS SAGRADAS PARA A SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO E DE QUEM O OUVIR POIS NINGUÉM SERÁ TOMADO POR INOCENTE NA ÉPOCA ATUAL.....!!! PENSE MUITO NISSO POIS A ESCRITURA É A PALAVRA DE YAHVEH(SHUA) E NÃO MINHA OU SUA OU DE UMA DENOMINAÇÃO OU DE ALGUM PASTOR OU MESMO DE DIREITOS AUTORAIS DE VERSÕES E ETC.... A PALAVRA É DO CRIADOR SOMENTE PARA A NOSSA SALVAÇÃO EM AMOR VERDADE ESPÍRITO E ALMA SOMENTE!
"VISITE MEUS BLOGS E SITE"!
VEJA QUE POR MEDO E NÃO AMOR O SEU POVO ESCONDEU E ESCONDE SEU NOME ATÉ HOJE ISSO VEIO O TERMO ERRADO: YEHOVAH QUE SE APROXIMA MAIS DE "SENHOR"! MAS SENHOR É TÍTULO! E O TETRAGRAMA YHVH FOI TOTALMENTE ESQUECIDO O MAIS PRÓXIMO QUE PODEMOS CHEGAR DESSAS VOGAIS SAGRADAS É: YAHVEH! MAS A LATINIZAÇÃO VIROU JAVÉ!!!! VEJA D'VARIM (Dt) 6:
4 Shema Yisraël, Yehowah, Elohainoo, Yehowah aichod, “Ouve, Israel, Javé, nosso Deus, é único Javé.” Os judeus dão grande ênfase a este texto. Esta é uma das quatro passagens que eles escrevem nos seus filactérios. A respeito da palavra Elohim, Simeon Ben Joachi diz: “Venha e veja o mistério da palavra Elohim: há três degraus, e cada degrau está separado, e, mesmo assim, todos são um, unidos em um e não separados um do outro.” o Senhor. 4.35,36; 5.6; 1Rs 18.21; 2Rs 19.5; 1Cr 29.10; Is 42.8; Is 44.6,8; Is 45.5,6; Jr 10.10,11; Mc 12.29-32; Jo 17.3; 1Co 8.4-6; 1Tm 2.5
5 Amarás, pois, o Senhor. 10.12; 11.13; 30.6; Mt 22.37; Mc 12.30,33; Lc 10.27; 1Jo 5.3 de todo o teu coração. 4.29; 2Rs 23.25; Mt 10.37; Jo 14.20,21; 2Co 5.14,15
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 6:3-5
TÍTULOS:
0136 אדני ’Adonay
uma forma enfática de 113; DITAT - 27b; n m
1) meu senhor, senhor
1a) referindo-se aos homens
1b) referindo-se a Deus
2) Senhor - título, usado para substituir Javé como expressão judaica de reverência
[7]
2962 κυριος kurios
de kuros (supremacia); TDNT - 3:1039,486; n m
1) aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor
1a) o que possue e dispõe de algo
1a1) proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre
1a2) no estado: o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano
1b) é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores
1c) título dado: a Deus, ao Messias
Sinônimos ver verbete 5830
[1]
5830 - Sinônimos
Ver Definição para despotes 1203
Ver Definição para kurios 2962
1203 - usa-se unicamente em relação a um escravo e denota direito exclusivo de posse e poder sem controle
2962 - tem um sentido mais amplo, aplicável a várias posições e relações de vida e não sugestivo de propriedade ou tirania.
[2]



DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[1]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4385
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
Qal
Qal é o paradigma verbal mais freqüentemente empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da raiz na voz ativa.
Exemplos:
ele sentou, ele comeu, ele foi, ele disse, ele levantou, ele comprou
Esta forma representa 66.7% dos verbos analisados.
Nifal
1) O Nifal é o “passivo” do Qal - ver 8851
Qal
ele viu
ele viu o anjo
ele enviou
ele criou isso
Nifal
ele foi visto, apareceu
o anjo foi visto
ele foi enviado
foi criado
1) O Nifal algumas vezes expressa uma ação “reflexiva”.
ele vigiou ele foi vigiado, também
ele se protegeu
1) Diversos verbos usam o Nifal, embora expressem ação simples
e são traduzidos na voz ativa. São exemplos comuns:
ele lutou, ele permaneceu, ele jurou, ele entrou
Essa forma representa 6.0% dos verbos analisados.
Piel
1) O Piel normalmente expressa uma ação “intensiva” ou “intencional”.
Qal
ele quebrou
ele enviou
Piel
ele quebrou em pedaços, ele esmagou
ele mandou embora, expulsou
2) Algumas vezes o Piel introduz um novo sentido à forma Qal.
ele contou ele relatou, contou
ele completou ele pagou, recompensou
ele aprendeu ele ensinou
3) O Piel expressa uma ação “repetida” ou “prolongada”.
ele pulou ele saltou, saltitou
4) Alguns verbos intransitivos no Qal tornam-se transitivos no Piel.
ser forte fortalecer, fortificar
tornar-se grande engrandecer
[2]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3789
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[3]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H5612
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
Qal
Qal é o paradigma verbal mais freqüentemente empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da raiz na voz ativa.
Exemplos:
ele sentou, ele comeu, ele foi, ele disse, ele levantou, ele comprou
Esta forma representa 66.7% dos verbos analisados.
Nifal
1) O Nifal é o “passivo” do Qal - ver 8851
Qal
ele viu
ele viu o anjo
ele enviou
ele criou isso
Nifal
ele foi visto, apareceu
o anjo foi visto
ele foi enviado
foi criado
1) O Nifal algumas vezes expressa uma ação “reflexiva”.
ele vigiou ele foi vigiado, também
ele se protegeu
1) Diversos verbos usam o Nifal, embora expressem ação simples
e são traduzidos na voz ativa. São exemplos comuns:
ele lutou, ele permaneceu, ele jurou, ele entrou
Essa forma representa 6.0% dos verbos analisados.
Piel
1) O Piel normalmente expressa uma ação “intensiva” ou “intencional”.
Qal
ele quebrou
ele enviou
Piel
ele quebrou em pedaços, ele esmagou
ele mandou embora, expulsou
2) Algumas vezes o Piel introduz um novo sentido à forma Qal.
ele contou ele relatou, contou
ele completou ele pagou, recompensou
ele aprendeu ele ensinou
3) O Piel expressa uma ação “repetida” ou “prolongada”.
ele pulou ele saltou, saltitou
4) Alguns verbos intransitivos no Qal tornam-se transitivos no Piel.
ser forte fortalecer, fortificar
tornar-se grande engrandecer
Pual
Pual é o “passivo” do Piel - ver 8840
Piel
ele esmagou
ele contou
Essa forma representa 0,7% dos verbos analisados.
Pual
isso foi esmagado
isso foi contado
[4]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H5608
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[5]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H3792
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[6]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Êx 32:15-16
Heb. Hebraico
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dt 10:3-4
Heb. Hebraico
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 32:9-10
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 32:10-12
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 32:15-16
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jr 32:43-44
Aram. Aramaico
marg. nota marginal
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dn 5:6-8
Aram. Aramaico
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dn 5:14-16
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dn 5:16-17
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dn 5:23-25
Aram. Aramaico
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dn 6:7-9
marg. nota marginal
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dn 6:9-10
Heb. Hebraico
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Dn 10:20-21
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 21:41-42
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 22:28-29
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 26:53-54
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mt 26:55-56
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc 12:9-10
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc 12:23-24
[26]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Mc 14:48-49
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 4:20-21
[28]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 24:26-27
[29]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 24:31-32
[30]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Lc 24:44-45
[31]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 2:21-22
[32]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 5:38-39
[33]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 7:37-38
[34]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 7:41-42
[35]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 10:34-35
[36]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 13:17-18
[37]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 17:11-12
[38]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 19:23-24
[39]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 19:27-28
[40]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 19:35-36
[41]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 20:8-9
[42]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 1:15-16
[43]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 8:31-32
[44]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 8:34-35
[45]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 17:1-2
[46]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 17:10-11
[47]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:23-24
[48]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. At 18:27-28
[49]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 1:1-2
[50]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 4:2-3
[51]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 9:16-17
[52]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 10:10-11
Gr. Grego
[53]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 11:1-2
[54]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 15:3-4
[55]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Rm 16:25-26
[56]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 15:2-3
[57]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 15:3-4
[58]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gl 3:7-8
[59]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gl 3:21-22
[60]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Gl 4:29-30
[61]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Tm 5:17-18
Gr. Grego
[62]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Tm 3:15-16
[63]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Tg 2:7-8
marg. nota marginal
[64]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Tg 2:22-23
[65]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Tg 4:4-5
[66]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Pe 2:5-6
[67]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Pe 1:19-20
[68]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Pe 3:15-16
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[69]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H4385
DITAT DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento.
[70]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H5612
[71]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[72]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[73]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[74]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[75]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[76]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[77]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[78]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[79]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[80]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[81]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[82]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[83]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[84]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[85]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679

Nenhum comentário:

Postar um comentário