terça-feira, 14 de agosto de 2012

GRANDES ENSINOS SÓ PODEM VIR DE: "UM GRANDE CRIADOR" E UMA GRANDE PERSONAGEM E SUA HISTÓRIA....!


1REIS 6.1-3,14-22
SALOMÃO CONSTRÓI O TEMPLO 
Quatrocentos e oitenta anos depois que o povo de Israel havia saído do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão em Israel, no mês de zive, o segundo mês, Salomão começou a construir o Templo. O Templo media vinte e sete metros de comprimento por nove de largura, por treze e meio de altura. A sala de entrada media quatro metros e meio de comprimento por nove de largura, isto é, a mesma largura do santuário.
E assim Salomão terminou a construção do Templo.
O acabamento do Templo por dentro
As paredes do Templo foram forradas por dentro com tábuas de cedro, desde o chão até o teto, e o assoalho foi feito de pinho. Na parte de trás do Templo, foi construída uma sala interna, que foi chamada de Lugar Santíssimo. Ela media nove metros de comprimento e era separada por uma divisão feita de tábuas de cedro, que iam desde o chão até o teto. O Lugar Santo, que ficava em frente ao Lugar Santíssimo, tinha dezoito metros de comprimento. A forração de cedro era enfeitada com entalhes em forma de cabaças e de flores. Toda a parte de dentro da sala era revestida de cedro para que as pedras das paredes não ficassem aparecendo. Como já foi dito, na parte de trás do Templo foi feita uma sala, o Lugar Santíssimo, para nela ser colocada a arca da aliança de Deus. Essa sala media nove metros de comprimento por nove de largura, por nove de altura, e era toda revestida de ouro puro. O altar era revestido com tábuas de cedro. O lado de dentro do Templo era revestido de ouro, e na entrada do Lugar Santíssimo foram colocadas correntes de ouro. Essa sala também era revestida de ouro. Todo o Templo por dentro e também o altar do Lugar Santíssimo eram revestidos de ouro.
1 Reis 6:
38 E, no ano undécimo, no mês de bul, o  que é o oitavo, se acabou esta casa com todas as suas dependências, tal como devia ser. Levou Salomão sete anos para edificá-la.
38 se acabou esta casa. Ed 6.14,15; Zc 4.9; Zc 6.13-15 com todas as, etc. ou, com todo o seu aparato e com tudo o que tinha sido ordenado. sete anos para edificá-la. 1,9; 7.1; Ed 3.8-13; Ed 6.15; Jo 2.20

MAS, AO CONTRÁRIO DE SUA CASA...! DEMOROU MUITO MAIS:
7
Salomão edifica palácios reais
1 Edificou Salomão os seus palácios, levando treze anos para os concluir.
7
1 A construção da casa de Salomão.
2 A Casa do Bosque do Líbano.
6 O Salão das Colunas.
7 A Sala do Julgamento.
8 A casa para a filha de Faraó.
13 A obra de Hirão das duas colunas.
23 Do mar de fundição.
27 Dos dez suportes.
38 Das dez pias de bronze.
40 E dos vasilhames.
1 levando treze anos para os concluir. 9.10; 2Cr 8.1; Ec 2.4,5; Mt 6.33

37 Os alicerces do Templo foram colocados no mês de zive, o segundo mês, no quarto ano do reinado de Salomão. 38 No décimo primeiro ano do reinado de Salomão, no oitavo mês, o mês de bul, o Templo foi completamente terminado, exatamente como havia sido planejado. Salomão levou sete anos para construí-lo.
7 1 Salomão também construiu o seu palácio e levou treze anos para terminá-lo. 2-3 O Salão da Floresta do Líbano media quarenta e quatro metros de comprimento por vinte e dois de largura, por treze e meio de altura. Ele tinha três fileiras de colunas de cedro, havendo quinze colunas em cada fileira, com vigas de cedro que se apoiavam nelas. O teto era de cedro, estendendo-se até as despensas, que eram apoiadas pelas colunas.
AQUI O ERRO DO ‘HOMEM’ É MOSTRADO: VEJA OS ESTUDOS LOGO APÓS ESSA PASSAGEM DE 1Rs 9,26 – 11,13 (DE: 1Rs 7,1 – ESTUDOS):
26 “Ontem eu vi o assassinato de Nabote e dos seus filhos. E prometo que castigarei você aqui, neste mesmo campo.”
E Jeú ordenou ao seu ajudante:
— Pegue o corpo de Jorão e jogue no campo que era de Nabote, para que assim seja cumprida a promessa de Deus, o Senhor.
A morte de Acazias
27 O rei Acazias, de Judá, viu o que tinha acontecido e fugiu no seu carro na direção da cidade de Bete-Hagã. Mas Jeú o perseguiu e disse aos seus soldados:
— Matem Acazias também!
E eles o feriram quando ele ia no seu carro pela estrada que sobe para Gur, perto da cidade de Ibleão. Mas Acazias conseguiu fugir até a cidade de Megido, onde morreu. 28 Os seus oficiais levaram o corpo de volta para Jerusalém e o sepultaram nos túmulos dos reis, na Cidade de Davi.
29 Acazias havia começado a reinar em Judá no ano onze do reinado de Jorão, filho de Acabe, em Israel.
Jezabel é morta
30 Jeú chegou a Jezreel, e Jezabel ficou sabendo disso. Então pintou os olhos, penteou os cabelos e ficou numa janela do palácio, olhando para a rua. 31 Quando Jeú entrou pelo portão do palácio, ela gritou:
— Olá, Zinri, assassino do seu senhor!
32 Jeú olhou para cima e gritou:
— Quem está do meu lado?
Dois ou três oficiais do palácio olharam para ele de uma janela, 33 e Jeú lhes disse:
— Joguem essa mulher daí!
Eles a jogaram, e o sangue dela respingou a parede e os cavalos. Jeú passou por cima dela com os cavalos e o carro 34 e entrou no palácio. E, depois que comeu e bebeu, disse:
— Peguem aquela maldita e a sepultem. Afinal de contas, ela é filha de um rei.
35 Mas os homens que saíram para sepultá-la só encontraram a caveira e os ossos das mãos e pés. 36 Então eles voltaram, contaram a Jeú, e este disse:
— Foi isto o que o Senhor Deus disse que ia acontecer quando falou por meio do seu servo Elias, da cidade de Tisbé: “Os cachorros comerão o corpo de Jezabel perto da cidade de Jezreel. 37 Os seus restos serão espalhados ali como esterco, e assim ninguém poderá dizer: ‘Esta era Jezabel.’ ”Os filhos de Acabe são mortos
10 1 Na cidade de Samaria moravam setenta filhos do rei Acabe. Jeú escreveu cartas e as mandou às autoridades da cidade, aos líderes e às pessoas que tomavam conta dos filhos de Acabe. A carta dizia assim: 2 “Vocês estão encarregados de tomar conta dos filhos do rei e têm carros de guerra, cavalos, armas e cidades cercadas de muralhas. Portanto, assim que receberem esta carta, 3 escolham o melhor e o mais capaz dos filhos do rei, ponham no trono do pai e lutem para defendê-lo.”
4 As autoridades de Samaria ficaram apavoradas e disseram:
— Como poderemos ir contra Jeú, se nem o rei Jorão nem o rei Acazias conseguiram fazer isso?
5 Aí o oficial encarregado do palácio e o oficial encarregado da cidade, junto com os líderes e as pessoas que tomavam conta dos filhos de Acabe, mandaram a Jeú esta mensagem: “Nós somos seus criados e estamos prontos para fazer tudo o que o senhor disser. Porém não vamos colocar ninguém como rei; faça o que achar melhor.”
6 Então Jeú escreveu outra carta, em que dizia o seguinte: “Se vocês estão do meu lado e estão prontos para seguir as minhas ordens, tragam as cabeças dos filhos do rei Acabe para mim, aqui em Jezreel, amanhã a esta hora.”
Os setenta filhos de Acabe moravam com os principais cidadãos de Samaria, que os estavam criando. 7 Quando receberam a carta de Jeú, os líderes de Samaria mataram todos os setenta príncipes. Depois puseram as cabeças deles em cestos e as mandaram para Jeú, em Jezreel.
8 Foram contar a Jeú que as cabeças dos filhos de Acabe haviam sido trazidas. Então Jeú ordenou:
— Façam com elas dois montões no portão da cidade e deixem que fiquem lá até amanhã cedo.
9 Ele saiu de manhã, foi até o portão e disse ao povo que estava ali:
— Fui eu que fiz uma revolta contra o rei Jorão e o matei; vocês não são culpados disso. Mas quem foi que matou todos estes? 10 Isso prova que vai acontecer tudo aquilo que o Senhor Deus disse a respeito dos descendentes de Acabe. O Senhor fez aquilo que prometeu por meio do seu servo Elias.
11 Então Jeú mandou matar todos os outros parentes de Acabe que moravam em Jezreel e também todas as autoridades do seu governo, amigos íntimos e sacerdotes. Não escapou nenhum deles.
Os parentes do rei Acazias são mortos
12 Jeú saiu de Jezreel para ir até Samaria. No caminho, num lugar chamado “Campo dos Pastores”, 13 ele encontrou alguns parentes do falecido rei Acazias, de Judá, e lhes perguntou:
— Quem são vocês?
Eles responderam:
— Somos parentes de Acazias. Estamos indo para Jezreel a fim de cumprimentar os filhos da rainha Jezabel e o resto da família do rei.
14 Então Jeú ordenou aos seus homens:
— Peguem essa gente! Quero todos vivos!
Eles os prenderam e os mataram perto de um poço que havia ali. Eram quarenta e dois ao todo, e nenhum deles foi deixado vivo.
Os outros parentes de Acabe são mortos
15 Jeú saiu dali e no caminho encontrou-se com Jonadabe, filho de Recabe, que havia ido falar com ele. Jeú o cumprimentou e disse:
— Será que nós dois estamos pensando do mesmo jeito?
— Sim! — respondeu Jonadabe.
— Então me dê a sua mão! — disse Jeú.
Eles apertaram as mãos, e Jeú ajudou Jonadabe a subir no seu carro de guerra. 16 Jeú disse:
— Venha comigo e veja você mesmo como sou dedicado a Deus, o Senhor.
E Jeú o levou no seu carro para Samaria. 17 Quando chegaram lá, Jeú matou todos os parentes de Acabe. Não deixou nenhum vivo, conforme o Senhor tinha dito a Elias que ia acontecer.
Os adoradores de Baal são mortos
18 Jeú reuniu o povo de Samaria e disse:
— O rei Acabe serviu pouco o deus Baal, mas eu o servirei muito. 19 Portanto, reúnam agora todos os profetas de Baal, todos os seus adoradores e todos os seus sacerdotes. Que não falte nenhum, pois eu vou oferecer um grande sacrifício a Baal, e quem não vier será morto!
Mas esse era um jeito de Jeú enganar os adoradores de Baal para poder matá-los.
20 Então Jeú deu a seguinte ordem:
— Anunciem um dia de adoração em honra do deus Baal!
O aviso foi feito, 21 e Jeú mandou mensageiros por toda a terra de Israel. Então vieram todos os adoradores de Baal; não faltou nenhum. Eles entraram no templo de Baal, que ficou completamente cheio. 22 Então Jeú mandou que o sacerdote encarregado dos mantos sagrados trouxesse os mantos e os entregasse aos adoradores. 23 Depois disso, Jeú entrou no templo com Jonadabe, filho de Recabe, e disse às pessoas que estavam ali:
— Vejam bem que somente adoradores de Baal estejam aqui e que nenhum adorador de Deus, o Senhor, tenha entrado.
24 Aí ele e Jonadabe entraram para oferecer sacrifícios e queimar ofertas a Baal. Jeú havia mandado que oitenta homens ficassem do lado de fora, dando-lhes a seguinte ordem:
— Matem todas essas pessoas que vou entregar a vocês; quem deixar uma delas escapar pagará com a vida por isso!
25 Assim que Jeú apresentou as ofertas, disse aos guardas e aos oficiais:
— Entrem e matem todos; não deixem que nenhum escape!
Eles entraram com as espadas na mão, mataram todos e jogaram os corpos para fora. Então entraram no santuário interior do templo, 26 levaram para fora as colunas que estavam no templo de Baal e as queimaram. 27 Também destruíram a coluna de Baal e o seu templo e fizeram esse templo virar uma privada, que existe até hoje.
28 Foi assim que Jeú acabou com a adoração de Baal em Israel. 29 Mas ele não abandonou os pecados do rei Jeroboão, filho de Nebate, que levou o povo de Israel a cometer o pecado de adorar os touros de ouro que ele havia colocado em Betel e em Dã. 30 O Senhor Deus disse a Jeú:
— Você fez com os descendentes de Acabe tudo aquilo que eu queria que fizesse. Por isso, prometo que até a quarta geração os seus descendentes serão reis de Israel.
31 Mas Jeú não obedeceu de todo o seu coração à Lei do Senhor, o Deus de Israel, nem abandonou aqueles mesmos pecados que Jeroboão havia feito o povo de Israel cometer no passado.
A morte de Jeú
32 Nesse tempo o Senhor Deus começou a diminuir o território de Israel. O rei Hazael, da Síria, conquistou todas as terras israelitas 33 que ficavam a leste do rio Jordão, até a cidade de Aroer, no rio Arnom, no Sul. Isso incluía as regiões de Gileade e Basã, onde moravam as tribos de Gade, Rúben e Manassés do Leste.
34 Todas as outras coisas que Jeú fez e também os seus atos de coragem estão escritos na História dos Reis de Israel. 35 Ele morreu e foi sepultado em Samaria, e o seu filho Jeoacaz ficou no lugar dele como rei. 36 Jeú governou vinte e oito anos em Samaria como rei de Israel.
2Crônicas 22.10-23.15
11 1 Assim que Atalia, a mãe do rei Acazias, soube da morte do filho, deu ordem para que todas as pessoas da família real fossem mortas. 2 Somente Joás, filho de Acazias, escapou. Ele ia ser morto junto com os outros, mas foi salvo pela sua tia Jeoseba, que era filha do rei Jeorão e meia-irmã de Acazias. Ela levou Joás e a sua babá para um quarto do Templo e o escondeu de Atalia. Assim ele não foi morto. 3 Durante seis anos Jeoseba cuidou do menino e o conservou escondido no Templo, enquanto Atalia era a rainha.
4 Mas no sétimo ano o sacerdote Joiada mandou chamar os oficiais encarregados dos guarda-costas e dos guardas do palácio e disse que viessem ao Templo. Ali ele fez com que jurassem concordar com o que ele havia planejado fazer. Então lhes mostrou Joás, o filho do rei Acazias, 5 e deu a eles as seguintes ordens:
— Quando vocês ficarem de serviço no sábado, a terça parte deve guardar o palácio; 6 a outra terça parte deve ficar de guarda no Portão Sur, e a outra terça parte deve ficar no portão, atrás dos outros guardas. 7 Os dois grupos que deixarem o serviço no sábado ficarão de guarda no Templo para proteger o rei. 8 Vocês devem guardar o rei Joás com as espadas na mão e ir com ele a qualquer lugar aonde ele for. Qualquer pessoa que chegar perto de vocês deve ser morta.
9 Os oficiais obedeceram à ordem de Joiada e levaram a ele os seus soldados, isto é, os que saíam do serviço no sábado e os que entravam de serviço no sábado. 10 Joiada entregou aos oficiais as lanças e os escudos que tinham sido do rei Davi e que haviam ficado guardados no Templo. 11 Ele pôs os soldados armados com espadas por toda a frente do Templo, para protegerem o rei. 12 Então Joiada levou Joás para fora, colocou a coroa na cabeça dele e lhe deu uma cópia da Lei. Aí Joás foi ungido e apresentado como rei. O povo bateu palmas e gritou:
— Viva o rei!
13 A rainha Atalia ouviu o barulho que os guardas e o povo faziam e foi até o Templo, onde todos estavam reunidos. 14 Ela viu o novo rei perto da coluna, na entrada do Templo, conforme era o costume. Ele estava rodeado pelos oficiais e pelos corneteiros, e todo o povo estava gritando de alegria e tocando trombetas. Em sinal de desespero Atalia rasgou as suas roupas e gritou:
— Traição! Traição!

ESTUDO: 1Rs 7,1: PARA CONSTRUIR O SEU PALÁCIO, SALOMÃO LEVOU QUASE O DOBRO DO TEMPO QUE HAVIA LEVADO PARA CONSTRUIR O TEMPLO. É POSSÍVEL QUE SE TRATE DE UMA PREFIGURAÇÃO SUTIL DA PREOCUPAÇÃO POSTERIOR DO REI COM O SEU PRÓPRIO ESPLENDOR À CUSTA DA PROFANAÇÃO DO CULTO NO TEMPLO (VEJA A NOTA SOBRE 9,26 – 11,13):
9,26 – 11,13 (1Rs): A profanação do culto por Salomão. Depois de relatar como Salomão instituiu o templo como único lugar aceitável para a adoração a YHVH, o autor se volta agora para um período da vida do rei durante o qual ele profanou o culto em Israel. O autor já deu algumas indicações das circunstâncias que levaram a essa profanação (3,1-3; 7,8; 9,24-26), mas agora trata diretamente do envolvimento de Salomão com outras nações (9,26 – 10,29), o que o levou a se casar com várias mulheres estrangeiras que, tragicamente, conduziram Salomão à idolatria (11,1-13).
3
Salomão casa com a filha de Faraó a
1 Salomão aparentou-se com Faraó, rei do Egito, pois tomou por mulher a filha de Faraó b  e a trouxe à Cidade de Davi, c  até que acabasse de edificar a sua casa, e a Casa do Senhor, e a muralha à roda de Jerusalém.
2 Entretanto, o povo oferecia sacrifícios sobre os altos, d  porque até àqueles dias ainda não se tinha edificado casa ao nome do Senhor.
Salomão pede a Deus sabedoria
2Cr 1.2-13
3 Salomão amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e  e queimava incenso.
3
1 Salomão se casa com a filha de Faraó.
2 Sacrifícios sobre os altos eram comuns; Salomão sacrifica sobre eles em Gibeão.
5 Em Gibeão, Salomão pede a Deus sabedoria, e obtém sabedoria, riquezas e honra.
16 O julgamento de Salomão lhe deu renome.
1 2990 A.M.; 1014 a.C.; 477 An. Ex. Is. Salomão aparentou-se com Faraó. 2Cr 18.1; Ed 9.14 pois tomou por mulher. 7.8; 9.24; 11.1 e a trouxe à Cidade de Davi. 2Sm 5.7; 1Cr 11.7 até que acabasse de edificar a sua casa. 7.1-12 e a Casa do Senhor. 6.1-38; 7.13-15; 2Cr 2.1-4.22; Ed 5.11 e a muralha. 9.15-19
2 o povo oferecia. Não era correto oferecer sacrifícios em qualquer lugar senão onde o tabernáculo e a arca estavam. E onde quer que estes estivessem, em lugar alto ou planície, podia-se oferecer sacrifícios legais ali até que o templo foi construído. Agora o tabernáculo estava em Gibeão (2Cr 1.3), sendo por isso chamado de o alto maior, onde Salomão, sem reservas, dirigiu-se para sacrificar. 22.43; Lv 17.3-6; Lv 26.30; Dt 12.2-5; 2Cr 33.17 ainda não se tinha edificado casa. 5.3; 1Cr 17.4-6; 1Cr 28.3-6; At 7.47-49
3 Salomão amava ao Senhor. Dt 6.5; Dt 10.12; Dt 30.6,16,20; 2Sm 12.24,25; Sl 31.23; Mt 22.37; Mc 12.29,30; Rm 8.28; 1Co 8.3; Tg 1.12; Tg 2.5; 1Jo 4.19,20; 1Jo 5.2,3 andando nos preceitos. 6,14; 2.3,4; 11.34; 15.3; 1Cr 28.8,9; 2Cr 17.3-5; Jo 14.15,21 porém sacrificava ainda nos altos. 15.14; 22.43; 2Rs 12.3; 2Rs 14.4; 2Rs 15.4,35; 2Rs 18.4,22

8 A sua casa, em que moraria, fê-la noutro pátio atrás da Sala do Trono, de obra semelhante a esta; também para a filha de Faraó, que tomara por mulher, d  fez Salomão uma casa semelhante à Sala do Trono.[9]
8 fê-la noutro pátio. 2Rs 20.4 também para a filha de Faraó. 3.1; 9.24; 2Cr 8.11 [10]

24 Subiu, porém, a filha de Faraó da Cidade de Davi à sua casa, que Salomão lhe edificara; então, edificou a Milo.
25 Oferecia Salomão, três vezes por ano, q  holocaustos e sacrifícios pacíficos sobre o altar que edificara ao Senhor e queimava incenso sobre o altar perante o Senhor. Assim, acabou ele a casa.
26 Fez o rei Salomão também naus em Eziom-Geber, que está junto a Elate, na praia do mar Vermelho, r  na terra de Edom.
24 a filha de Faraó. 16; 3.1; 7.8; 2Cr 8.11 Cidade de Davi. 2Sm 5.9 Milo. 15; 11.27; 2Cr 32.5
25 Oferecia Salomão, três vezes por ano. Êx 23.14-17; Êx 34.23; Dt 16.16; 2Cr 8.12,13 queimava incenso. Êx 30.7; 1Cr 23.13; 2Cr 26.16-21; 2Cr 29.11; 2Cr 34.25 sobre o altar perante o Senhor. Heb. sobre o que estava perante o Senhor. Assim, acabou ele a casa. 6.38; 2Cr 8.16
26 Fez o rei Salomão também naus. 2Cr 8.12,17,18, etc Eziom-Geber. 22.48; Nm 33.35; Dt 2.8 Elate. 2Rs 14.22 praia. Heb. lábio.
26 Fez o rei Salomão também naus em Eziom-Geber, que está junto a Elate, na praia do mar Vermelho, r  na terra de Edom.
27 Mandou Hirão, com aquelas naus, os seus servos, marinheiros, conhecedores do mar, com os servos de Salomão.
28 Chegaram a Ofir s  e tomaram de lá quatrocentos e vinte talentos de ouro, que trouxeram ao rei Salomão.
10
A rainha de Sabá visita a Salomão a
2Cr 9.1-12
1 Tendo a rainha de Sabá b  ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis. c
2 Chegou a Jerusalém com mui grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; compareceu perante Salomão e lhe expôs tudo quanto trazia em sua mente.
3 Salomão lhe deu resposta a todas as perguntas, e nada lhe houve profundo demais que não pudesse explicar.
4 Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara,
5 e a comida da sua mesa, e o lugar dos seus oficiais, e o serviço dos seus criados, e os trajes deles, e seus copeiros, e o holocausto que oferecia na Casa do Senhor, ficou como fora de si
6 e disse ao rei: Foi verdade a palavra que a teu respeito ouvi na minha terra e a respeito da tua sabedoria.
7 Eu, contudo, não cria naquelas palavras, até que vim e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram a metade: sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi.
8 Felizes os teus homens, d  felizes estes teus servos, que estão sempre diante de ti e que ouvem a tua sabedoria!
9 Bendito seja o Senhor, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no trono de Israel; é porque o Senhor ama a Israel para sempre, que te constituiu rei, para executares juízo e justiça. e
10 Deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca mais veio especiaria em tanta abundância, como a que a rainha de Sabá ofereceu ao rei Salomão.
11 Também as naus de Hirão, que de Ofir f  transportavam ouro, traziam de lá grande quantidade de madeira de sândalo e pedras preciosas.
12 Desta madeira de sândalo, fez o rei balaústres para a Casa do Senhor e para a casa real, como também harpas e alaúdes para os cantores; tal madeira nunca se havia trazido para ali, nem se viu mais semelhante madeira até ao dia de hoje.
13 O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela desejou e pediu, afora tudo o que lhe deu por sua generosidade real. Assim, voltou e se foi para a sua terra, com os seus servos.
As riquezas de Salomão
2Cr 1.14-17; 9.13-28
14 O peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro,
15 além do que entrava dos vendedores, e do tráfico dos negociantes, e de todos os reis da Arábia, e dos governadores da terra.
16 Fez o rei Salomão duzentos paveses de ouro batido; seiscentos siclos g  de ouro mandou pesar para cada pavês;
17 fez também trezentos escudos de ouro batido; três arráteis de ouro mandou pesar para cada escudo. E o rei os pôs na Casa do Bosque do Líbano. h
18 Fez mais o rei um grande trono de marfim e o cobriu de ouro puríssimo.
19 O trono tinha seis degraus; o espaldar do trono, ao alto, era redondo; de ambos os lados tinha braços junto ao assento e dois leões i  junto aos braços.
20 Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus, um em cada extremo destes. Nunca se fizera obra semelhante em nenhum dos reinos.
21 Todas as taças de que se servia o rei Salomão para beber eram de ouro, e também de ouro puro todas as da Casa do Bosque do Líbano; não havia nelas prata, porque nos dias de Salomão não se dava a ela estimação nenhuma.
22 Porque o rei tinha no mar uma frota de Társis, j  com as naus de Hirão; de três em três anos, voltava a frota de Társis, trazendo ouro, prata, marfim, bugios e pavões. l
23 Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. m
24 Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração.
25 Cada um trazia o seu presente: objetos de prata e de ouro, roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas; assim, ano após ano.
26 Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavalarianos, n  que distribuiu às cidades para os carros e junto ao rei, em Jerusalém.
27 Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras e cedros em abundância como os sicômoros que estão nas planícies. o
28 Os cavalos de Salomão vinham do Egito p  e da Cilícia; e comerciantes do rei os recebiam da Cilícia por certo preço.
29 Importava-se, do Egito, um carro por seiscentos siclos de prata e um cavalo por cento e cinqüenta; nas mesmas condições, as caravanas os traziam e os exportavam para todos os reis dos heteus q  e para os reis da Síria.
26 Fez o rei Salomão também naus. 2Cr 8.12,17,18, etc Eziom-Geber. 22.48; Nm 33.35; Dt 2.8 Elate. 2Rs 14.22 praia. Heb. lábio.
27 os seus servos. 5.6,9; 22.49; 2Cr 20.36,37
28 Ofir. 10.11; Gn 10.29; 1Cr 29.4; 2Cr 8.18; 2Cr 9.10; Jó 22.24; Jó 28.16; Sl 45.9; Is 13.12 quatrocentos e vinte talentos de ouro. 2Cr 8.18
10
1 A rainha de Sabá admira a sabedoria de Salomão.
14 O ouro de Salomão.
16 Seus paveses de ouro batido.
18 Seu trono de marfim.
21 Suas taças.
24 Seus presentes.
26 Seus carros e cavaleiros.
28 Seus pagamentos.
1 3014 A.M.; 990 a.C. Tendo a rainha. 2Cr 9.1-12; Mt 12.42; Lc 11.31 Sabá. Gn 10.7,28; Gn 25.3; Jó 6.19; Sl 72.10,15; Is 60.6; Jr 6.20; Ez 27.22,23; Ez 38.13 ouvido a fama de Salomão. 4.31,34 com respeito ao nome do Senhor. Jó 28.28; Pv 2.3-6; Jo 17.3; 1Co 1.20,21 veio prová-lo. Jz 14.12-14; Sl 49.4; Pv 1.5,6; Mt 13.11,35; Mc 4.34
2 com mui grande comitiva. 2Rs 5.5,9; Is 60.6-9; At 25.23 com camelos carregados de especiarias. Êx 25.6; 2Rs 20.13 compareceu perante Salomão. Gn 18.33; Jó 4.2; Sl 4.4; Lc 24.15
3 Salomão lhe deu resposta. 2Cr 9.2; Pv 1.5,6; Pv 13.20; Is 42.16; Mt 13.11; Jo 7.17; 1Co 1.30; Cl 2.3 perguntas. Heb. palavras. e nada lhe houve profundo demais. 1; 3.12; 2Sm 14.17,20; Dn 2.20-23; Hb 4.12,13
4 toda a sabedoria de Salomão. 3.28; 4.29-31; 2Cr 9.3,4; Ec 12.9; Mt 12.42 e a casa que edificara. 6.1-7.51
5 e a comida da sua mesa. 4.22,23 serviço. Heb. postura. copeiros. ou, mordomos. e o holocausto que oferecia na Casa do Senhor. O original weölatho asher yaäleh baith yehowah, é traduzido na LXX e Vulgata και την ολοκαυτωσιν αυτου ην ανεφερεν εν οικω Κυριου· et holocausta, quæ offerebat in domo Domini: “E queimava ofertas (ou holocaustos) que oferecia na Casa do Senhor.” As versões Caldéia, Siríaca e Arábica concordam com esta tradução. E Lutero Und seine Brandopfer, die er in dem Hause des Herrn opferte. Este parece ser o sentido verdadeiro desta passagem. 2Rs 16.18; 1Cr 9.18; 1Cr 26.16; 2Cr 23.13; Ez 44.3; Ez 46.2 ficou como fora de si. Js 5.1; 2Cr 9.4
6 Foi verdade a palavra. 2Cr 9.5,6, marg. sabedoria. ou, dizeres.
7 Eu, contudo, não cria. Is 64.4; Zc 9.17; Mc 16.11; Jo 20.25-29; 1Co 2.9; 1Jo 3.2 sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama. Heb. acrescentaste sabedoria e bondade à fama.
8 Felizes os teus homens. 2Cr 9.7,8; Pv 3.13,14; Pv 8.34; Pv 10.21; Pv 13.20; Lc 10.39-42; Lc 11.28,31
9 Bendito seja o Senhor. 5.7; Sl 72.17-19 que se agradou de ti. Sl 18.19; Sl 22.8; Is 42.1; Is 62.4 é porque o Senhor ama. Dt 7.8; 1Cr 17.22; 2Cr 2.11 para executares juízo e justiça. 2Sm 8.15; 2Sm 23.3; Sl 72.2; Pv 8.15,16; Is 9.7; Is 11.4,5; Is 32.1,2; Jr 23.5,6; Rm 13.3,4
10 Deu ela ao rei. 2; 9.14; Sl 72.10,15; Mt 2.11 e muitíssimas especiarias. Gn 43.11; Êx 30.34 e pedras preciosas. Pv 3.13-15; Pv 20.15; Ap 21.11
11 de Ofir transportavam ouro. 9.27,28; 2Cr 8.18; Sl 45.9 madeira de sândalo. 2Cr 2.8; 2Cr 9.10,11
12 balaústres. ou, suportes. Heb. sustentáculos. harpas. 1Cr 23.5; 1Cr 25.1-31; Sl 92.1-3; Sl 150.3-5; Ap 14.2,3
13 tudo quanto ela desejou. 2; 9.1; Sl 20.4; Sl 37.4; Mt 15.28; Jo 14.13,14; Ef 3.20 afora tudo o que lhe deu por sua generosidade real. Heb. que lhe deu, segundo a mão do rei Salomão.
14 2989-3029 A.M.; 1015-975 a.C. seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro. Esta quantia corresponde ao que Salomão recebia anualmente em barras de ouro. Ver 9.28
15 e de todos os reis da Arábia. 1Cr 9.24; 2Cr 9.13,14; Sl 72.10; Is 21.13; Gl 4.25 governadores. ou capitães.
16 duzentos paveses de ouro batido. 14.26-28; 2Cr 9.15,16; 2Cr 12.9,10
17 Casa do Bosque do Líbano. 7.2
18 um grande trono. 2Cr 9.17-19; Sl 45.6; Sl 110.1; Sl 122.5; Hb 1.3,8; Ap 20.11 marfim. 22; 22.39; Sl 45.8; Ez 27.6; Am 6.4; Ap 18.12
19 ao alto. Heb. na parte detrás dele. braços. Heb. mãos. 19
20 doze leões. Gn 49.9; Nm 23.24; Nm 24.9; Ap 5.5 se fizera obra semelhante. Heb. assim feita.
21 Todas as taças. 2Cr 9.20-22 as da Casa do Bosque do Líbano. 17; 7.2
22 Társis. 22.48; Gn 10.4; 2Cr 9.21; 2Cr 20.36,37; Sl 48.7; Sl 72.10; Is 2.16; Is 23.1,6,10; Is 60.9; Is 66.19; Ez 27.12; Jn 1.3 marfim. ou, dentes de elefante. 18; Am 3.15 bugios. Kophim, macacos, o mesmo que o siríaco קופא, o grego κηφος, κηπος ou κηβος, e romano Cephus. Plínio e Solino informam que este animal foi trazido da Etiópia. pavões. Jó 39.13
23 o rei Salomão excedeu. 3.12,13; 4.29-34; 2Cr 9.22,23; Sl 89.27; Ef 3.8; Cl 1.18,19; Cl 2.2,3
24 ir ter com ele. Heb. a face de. que Deus lhe pusera no coração. 3.9,12,28; Pv 2.6; Dn 1.17; Dn 2.21,23; Dn 5.11; Tg 1.5
25 Cada um trazia o seu presente. 10; Jz 3.15; 1Sm 10.27; 2Sm 8.2,10; 2Cr 26.8; Jó 42.11; Sl 72.10,15; Is 36.16; Mt 2.11 e mulas. 1.33; 18.5; Gn 36.24; Ed 2.66; Et 8.10,14; Is 66.20; Ez 27.14 assim, ano após ano. 2Rs 17.4; 2Cr 9.24
26 ajuntou Salomão carros. 4.26; Dt 17.16; 2Cr 1.14; 2Cr 9.25; Is 2.7 que distribuiu às cidades. 2Cr 9.25
27 Fez o rei. 2Cr 1.15-17; 2Cr 9.27; Jó 22.24,25 Fez. Heb. deu.
28 Os cavalos, etc. Heb. a saída dos cavalos que eram de Salomão. vinham do Egito e da Cilícia. Dt 17.16; 2Cr 1.16,17; 2Cr 9.28; Is 31.1-3; Is 36.9 por certo preço. Gn 41.42; Pv 7.16; Is 19.9; Ez 27.7
29 por seiscentos siclos de prata. Este era o preço convencional de um carro, e cento e cinqüenta ciclos, de um cavalo. Parece que nem cavalos e nem carros vinham do Egito, mas por meio dos servos de Salomão. para todos os reis. Js 1.4; 2Rs 7.6 nas mesmas condições. Heb. sua mão. Os 12.10; Ml 1.1
11
A idolatria de Salomão a
1 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, b
2 mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. c  A estas se apegou Salomão pelo amor.
3 Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
5 Salomão seguiu a Astarote, d  deusa dos sidônios, e a Milcom, e  abominação dos amonitas.
6 Assim, fez Salomão o que era mau perante o Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
7 Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, f  abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, g  e a Moloque, abominação h  dos filhos de Amom.
8 Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
A ira de Deus contra Salomão
9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera.
10 E acerca disso lhe tinha ordenado que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
11 Por isso, disse o Senhor a Salomão: Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo.
12 Contudo, não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o tirarei.
13 Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi.
11
1 As mulheres e concubinas de Salomão.
4 Na velhice, estas o levaram à idolatria.
9 Deus ameaça Salomão.
14 Os adversários de Salomão: Hadade, que fixou-se no Egito;
23 Rezom, que reinou em Damasco;
26 e Jeroboão, a quem Aías profetizou.
41 Os feitos, o reino e a morte de Salomão. Roboão é seu sucessor.
1 3020-3029 A.M.; 984-975 a.C. amou Salomão muitas mulheres estrangeiras. 8; Gn 6.2-5; Dt 17.17; Ne 13.23-27; Pv 2.16; Pv 5.8-20; Pv 6.24; Pv 7.5; Pv 22.14; Pv 23.33 além da filha de Faraó. 3.1; Lv 18.18
2 Não caseis com elas. Êx 23.32,33; Êx 34.16; Dt 7.3,4; Js 23.12,13; Ed 9.12; Ed 10.2-17; Ml 2.11 pois vos perverteriam o coração. 16.31-33; Nm 25.1-3; Jz 3.6,7; 2Cr 21.6; 2Co 6.14-16 A estas se apegou Salomão pelo amor. Gn 2.24; Gn 34.3; Jz 16.4-21; 2Cr 19.2; Sl 139.21; Rm 1.32; Rm 12.9; 1Co 15.33; Ap 2.4
3 setecentas mulheres. Jz 8.30,31; Jz 9.5; 2Sm 3.2-5; 2Sm 5.13-16; 2Cr 11.21; Ec 7.28
4 Sendo já velho. 42; 6.1; 9.10; 14.21 suas mulheres lhe perverteram. 2; Dt 7.4; Dt 17.17; Ne 13.26,27 o coração. 6,38; 6.12,13; 8.61; 9.4; 15.3,14; 2Rs 20.3; 1Cr 28.9; 1Cr 29.19; 2Cr 17.3; 2Cr 25.2; 2Cr 31.20,21; 2Cr 34.2
5 Astarote. 33; Jz 2.13; Jz 10.6; 1Sm 7.3,4; 1Sm 12.10; 2Rs 23.13; Jr 2.10-13 Milcom. 7; Lv 18.21; Lv 20.2-5 Moloque. Sf 1.5 Milcom.
6 não perseverou em seguir. Heb. não cumpriu em seguir. Nm 14.24; Js 14.8,14 Heb.
7 edificou Salomão um santuário. Lv 26.30; Nm 33.52; 2Rs 21.2,3; 2Rs 23.13,14; Sl 78.58; Ez 20.28,29 Quemos. Nm 21.29; Jz 11.24; Jr 48.13 abominação de Moabe. Dt 13.14; Dt 17.3,4; Dt 27.15; Is 44.19; Ez 18.12; Dn 11.31; Dn 12.11; Ap 17.4,5 sobre o monte fronteiro a Jerusalém. Era o monte das Oliveiras, que ficava a leste de Jerusalém. Os hebreus consideravam o monte fronteiro à cidade, enquanto que o Oeste era considerado atrás da cidade. A palavra usada para leste kedem, significa defronte, e acharon, atrás, às vezes significa oeste. Gn 33.2; 2Sm 15.30; 2Rs 23.13; Zc 14.4; Mt 26.30; At 1.9,12
8 todas as suas mulheres estrangeiras. 1; Ez 16.22-29; Os 4.11,12; 1Co 10.11,12,20-22
9 o Senhor se indignou. Êx 4.14; Nm 12.9; Dt 3.26; Dt 9.8,20; 2Sm 6.7; 2Sm 11.27; 1Cr 21.7; Sl 78.58-60; Sl 90.7,8 pois desviara o seu coração. 2,3; Dt 7.4; Pv 4.23; Is 29.13,14; Os 4.11; 2Tm 4.10 que duas vezes lhe aparecera. 3.5; 9.2
10 lhe tinha ordenado. 6.12,13; 9.4-7; 2Cr 7.17-22
11 assim procedeste. Heb. é contigo. e não guardaste a minha aliança. Is 29.13,14 tirarei de ti este reino. 31; 12.15,16,20; Nm 14.23,35; 1Sm 2.30-32; 1Sm 13.13,14; 1Sm 15.26-28; 2Sm 12.9-12
12 não o farei nos teus dias. 21.29; 2Rs 20.17,19; 2Rs 22.19,20 por amor de Davi. 1Sm 9.4,5; Gn 12.2; Gn 19.29 da mão de teu filho o tirarei. Êx 20.5
13 Todavia, não tirarei o reino todo. 39; 2Sm 7.15,16; 1Cr 17.13,14; Sl 89.33-37 darei uma tribo a teu filho. 35,36; 12.20 por amor de Davi. 11,12,32; Dt 9.5; 2Rs 13.23; 2Rs 19.34; Sl 89.49; Sl 132.1,17; Is 9.7; Jr 33.17-26; Lc 1.32,33 e por amor de Jerusalém. Dt 12.5,11; 2Rs 21.4; 2Rs 23.27; Sl 132.13,14; Is 14.32; Is 62.1,7; Jr 33.15,16

SENDO DESSA FORMA...! QUAL É A MORAL DA HISTÓRIA? “O HOMEM, MORTAL – CRIATURA – NUNCA DEVE SE ESQUECER DO SEU CRIADOR! E, POR MAIS QUE FAÇA... SEMPRE SE COLOCA A FRENTE, OU, GASTA MAIS TEMPO COM SIGO MESMO AO INVÉS DE GANHAR ESSE TEMPO PERDIDO COM SIGO MESMO, GANHAR ESSE TEMPO COM O CRIADOR O COLOCANDO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR E NÃO O CONTRÁRIO COMO O FEZ: SHLOMOH (SALOMÃO)!”. POIS ASSIM DIZ A SUA PALAVRA:
Mat 6:33
 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
G2212
Mat 7:7
 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
G2212
Luc 11:9
 Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
G2212
Luc 12:31
 Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
G2212
Col 3:1
 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
G2212

2212 ζητεω zeteo
de afinidade incerta; TDNT - 2:892,300; v
1) procurar a fim de encontrar
1a) procurar algo
1b) procurar [para descobrir] pelo pensamento, meditação, raciocínio; investigar
1c) procurar, procurar por, visar, empenhar-se em
2) procurar, i.e., requerer, exigir
2a) pedir enfaticamente, exigir algo de alguém

Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
reino dos céus (64)
Mat 3:2
 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
G932, G3772
Mat 4:17
 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
G932, G3772
Mat 5:3
 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
G932, G3772
Mat 5:10
 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
G932, G3772
Mat 5:19
 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
G932, G3772, G932, G3772
Mat 5:20
 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
G932, G3772
Mat 7:21
 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
G932, G3772
Mat 8:11
 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
G932, G3772
Mat 10:7
 e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus.
G932, G3772
Mat 11:11
 Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.
G932, G3772
Mat 11:12
 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.
G932, G3772
Mat 13:11
 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.
G932, G3772
Mat 13:24
 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo;
G932, G3772
Mat 13:31
 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo;
G932, G3772
Mat 13:33
 Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.
G932, G3772
Mat 13:44
 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
G932, G3772
Mat 13:45
 O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas;
G932, G3772
Mat 13:47
 O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.
G932, G3772
Mat 13:52
 Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.
G932, G3772
Mat 16:19
 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
G932, G3772
Mat 18:1
 Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?
G932, G3772
Mat 18:3
 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
G932, G3772
Mat 18:4
 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
G932, G3772
Mat 18:23
 Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.
G932, G3772
Mat 19:12
 Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.
G932, G3772
Mat 19:14
 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.
G932, G3772
Mat 19:23
 Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
G932, G3772
Mat 20:1
 Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha.
G932, G3772
Mat 22:2
 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
G932, G3772
Mat 23:13
 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
G932, G3772
Mat 25:1
 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.
G932, G3772

932 βασιλεια basileia
de 935; TDNT - 1:579,97; n f
1) poder real, realeza, domínio, governo
1a) não confundir com um reino que existe na atualidade. Referência ao direito ou autoridade para governar sobre um reino
1b) do poder real de Jesus como o Messias triunfante
1c) do poder real e da dignidade conferida aos cristãos no reino do Messias
2) um reino, o território sujeito ao governo de um rei
3) usado no N.T. para referir-se ao reinado do Messias
3772 ουρανος ouranos
talvez do mesmo que 3735 (da idéia de elevação); céu; TDNT - 5:497,736; n m
1) espaço arqueado do firmamento com todas as coisas nele visíveis
1a) universo, mundo
1b) atmosfera ou firmamento, região onde estão as nuvens e se formam as tempestades, e onde o trovão e relâmpago são produzidos
1c) os céus siderais ou estrelados
2) região acima dos céus siderais, a sede da ordem das coisas eternas e consumadamente perfeitas, onde Deus e outras criaturas celestes habitam

SENDO DESSA FORMA, GANHE SEU TEMPO COM O ETERNO SOMENTE! E NÃO O GASTE OU O DESPERDICE COM VOCÊ MESMO...! ANTES PROCURE PELO SEU REINO EM PRIMEIRO LUGAR E TODAS AS OUTRAS COISAS.... SERÃO-LHES ACRESCENTADAS! ANSELMO ESTEVAN.
(...):8
As demais atividades de Salomão
1Rs 9.10-28
1 Ao fim de vinte anos, tendo Salomão terminado a Casa do Senhor e a sua própria casa,
2 edificou as cidades que Hirão lhe tinha dado; a  e fez habitar nelas os filhos de Israel.
8
1 As construções de Salomão.
7 Salomão faz dos cananeus trabalhadores forçados, mas dos israelitas, governantes.
11 A filha de Faraó se muda para sua casa.
12 Os sacrifícios anuais solenes de Salomão.
14 Ele dispõe os sacerdotes e levitas nos seus lugares.
17 Marinheiros buscam ouro de Ofir.
1 Ao fim de vinte anos. 1Rs 9.10
2 edificou as cidades. 1Rs 9.11-18
[2 CRÔNICAS 8,1-2]! UMA HISTÓRIA PARA NOS ENSINAR.....!


o o 6.38 O mês de bul caía no outono e corresponde a outubro e novembro do nosso calendário.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 6:38
etc etcétera (e outras coisas mais)
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 6:37-38
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 7:1
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 7:1
37 6.37 zive Ver v. 1, n.
38 6.38 bul Ia de meados de outubro a meados de novembro.
O palácio de Salomão 7.1-12
Salomão construiu o seu palácio em Jerusalém, mostrando assim que a cidade era o centro político e religioso da nação. Ele levou treze anos para construir o palácio (v. 1); o Templo tinha sido construído em sete anos (6.38).
2-3 7.2-3 O Salão da Floresta do Líbano Esse salão, que era maior do que o Templo (1Rs 6.2), provavelmente, fosse chamado assim por ser revestido de cedro do Líbano. Armas e outros objetos eram guardados ali (1Rs 10.17,21). três Segundo uma versão antiga; o texto hebraico traz “quatro”.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 1Rs 7:4
26 9.26 castigarei você aqui, neste mesmo campo 1Rs 21.19.
27 9.27 Bete-Hagã... Ibleão Cidades que ficavam a uns 12 km ao sul de Jezreel. E eles o feriram Segundo versões antigas; o texto hebraico não traz essas palavras. Megido Ficava a uns 15 km a noroeste de Jezreel e uns 40 km a sudeste do lago da Galiléia.
28 9.28 Cidade de Davi Ver 2Rs 8.24, n.
31 9.31 Olá, Zinri, assassino do seu senhor! Mais de 50 anos antes, Zinri havia assassinado Elá, rei de Israel (1Rs 16.8-12). Ao que parece, o nome “Zinri” era usado quando se queria chamar alguém de conspirador ou traidor. Aqui, Jezabel estava mostrando todo o seu desprezo por Jeú, que havia assassinado o filho dela (v. 24).
36 9.36 Os cachorros comerão 1Rs 21.23.
1 10.1 Samaria A capital do Reino de Israel. filhos Descendentes do sexo masculino, incluindo netos e bisnetos. da cidade Segundo versões antigas; o texto hebraico traz “de Jezreel”.
4 10.4 nem o rei Jorão nem o rei Acazias Os dois tinham sido mortos por Jeú (2Rs 9.14-26,27-28).
10 10.10 o Senhor Ver 2Rs 1.4, n. O Senhor fez aquilo que prometeu 1Rs 21.21-22,29.
11 10.11 Jeú mandou matar... em Jezreel Alguns anos depois disso, o Senhor vai anunciar por meio do profeta Oséias que ele vai castigar o rei Jeroboão II, de Israel, bisneto do rei Jeú (Os 1.4).
15 10.15 Jonadabe Ao que parece, ele era líder dos recabitas, israelitas que eram dedicados ao Deus de Israel e viviam uma vida simples de nômades (Jr 35.1-11). Jonadabe concordava com o que Jeú estava fazendo (v. 23).
17 10.17 o Senhor tinha dito a Elias 1Rs 21.21-22,24.
21 10.21 templo de Baal Construído pelo rei Acabe, marido de Jezabel (1Rs 16.32).
25 10.25 que nenhum escape! 1Rs 18.40.
27 10.27 até hoje Isto é, até a época em que este texto foi escrito.
10.29 touros de ouro... em Betel e em Dã Ver 1Rs 12.28, n.; 12.29, n.
34 10.34 História dos Reis de Israel Ver 1Rs 14.19, n.
A rainha Atalia, de Judá 11.1-16
Atalia, viúva do rei Jeorão, foi rainha de Judá de 841 a 835 a.C. (2Cr 22.10—23.15). Ela era filha do rei Acabe, de Israel (8.18). Isso explica por que ela mandou matar todos os parentes de Acazias, seu filho (v. 1): ela queria mesmo era terminar com a família real do Reino de Judá, isto é, os descendentes do rei Davi. Mas Joás, um dos filhos de Acazias e neto de Atalia, conseguiu escapar (v. 2).
1 11.1 morte do filho O rei Acazias (2Rs 9.27-28).
11.2 Jeoseba Conforme 2Cr 22.11, ela era esposa do sacerdote Joiada (v. 4). rei Jeorão Pai de Acazias.
3 11.3 escondido no Templo A família real de Davi foi preservada no Templo.
6 11.6 Portão Sur Não se sabe onde exatamente ficava esse portão.
8 11.8 o rei Joás Joiada trata o menino como rei, pois ele é o legítimo herdeiro do trono.
10 11.10 os escudos... do rei Davi 2Sm 8.7.
12 11.12 cópia da Lei Que ele deve ler e seguir (Dt 17.18-19). ungido Ver 1Sm 9.26b—10.16, n.
14 11.14 perto da coluna... conforme era o costume 2Rs 23.3.
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S. 2Rs 11:14
a a 3.1-2 Aqui começa um relato que se estende até o final do cap. 11 e cuja fonte é O livro da História de Salomão (ver 1Rs 11.41, n.). O tema dominante é a sabedoria de Salomão, muito brilhante no início, mas que, no final termina em fracasso (cf. 1Rs 11).
b b 3.1 O matrimônio de um rei com uma princesa estrangeira era uma forma bastante freqüente de estabelecer alianças políticas com outros reinos. Cf. 1Rs 11.1; 16.31; 2Rs 8.18.
c c 3.1 À Cidade de Davi: Ver 1Rs 2.10, n.
d d 3.2 Os altos eram elevações naturais ou artificiais onde os cananeus prestavam culto aos seus deuses. Muitos desses altos foram depois transformados pelos israelitas em lugares de culto ao Senhor (cf. 1Sm 9.12), e a partir disso se introduziram em Israel ritos e outras práticas religiosas incompatíveis com a verdadeira fé, os quais foram severamente condenados pelos profetas (cf. Ez 20.28-29; Os 10.8; Am 7.9); no tempo do rei Ezequias (2Rs 18.4) e, sobretudo, nos dias do rei Josias (2Rs 23.4-15) foram destruídos muitos desses lugares altos. Paralelamente a esse movimento, o templo de Jerusalém era considerado cada vez mais como o único lugar de culto legítimo. Cf. Dt 12.
e e 3.3 No tempo de Salomão, todavia, não se havia tomado consciência do perigo que significava para a religião de Israel a presença desses lugares altos.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 3:3
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004
a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
An. Ex. Is. Ano do Êxodo de Israel
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 3:1-3
d d 7.8 1Rs 3.1.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 7:8
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 7:7-8
q q 9.25 Três vezes por ano: Referência às três grandes festas do ano litúrgico israelita (Êx 23.14-17; 34.23; Dt 16.16).
r r 9.26 Esta parte do mar Vermelho atualmente se denomina golfo da Ácaba.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 9:26
Heb. Hebraico
etc etcétera (e outras coisas mais)
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 9:23-26
r r 9.26 Esta parte do mar Vermelho atualmente se denomina golfo da Ácaba.
s s 9.28 Ofir: Mencionado com certa freqüência no AT como o lugar de onde provinha o ouro da melhor qualidade (2Cr 8.18; 9.10; Is 13.12). Não se conhece a sua localização exata, mas é provável que estivesse a sudoeste da Arábia, próximo da costa do mar Vermelho.
a a 10.1-13 O episódio relatado nesta passagem é uma clara ilustração do que é afirmado em 1Rs 4.34. Cf. Mt 12.42; Lc 11.31.
b b 10.1-2 O reino de Sabá encontrava-se a sudoeste da Arábia, onde hoje em dia se localiza o país do Iêmen.
c c 10.1-2 Perguntas difíceis: Lit. enigmas. O costume de propor enigmas ou perguntas difíceis de responder era muito comum no mundo antigo (cf. Jz 14.12-18), particularmente nas cortes reais. Isso dava lugar a uma espécie de jogo ou competição, que servia para pôr à prova o talento e demonstrar os conhecimentos próprios. Ver 1Rs 3.12, nota n.
d d 10.8 Os teus homens: De acordo com algumas versões antigas: As tuas esposas.
e e 10.9 Para executares juízo e justiça: A instauração de uma ordem social justa era o que mais se esperava do rei em todo o Antigo Oriente. Cf. 1Rs 3.28; 4.25; Sl 72.1-4; Is 11.1-5; Jr 21.11-12; 22.1-6.
f f 10.11 Ofir: Ver 1Rs 9.28, n.
g g 10.16 Cf. 1Rs 14.25-26. Para siclos, ver a Tabela de Pesos, Moedas e Medidas.
h h 10.17 Casa do Bosque do Líbano: Ver 1Rs 7.2, n.
i i 10.19-20 Os leões eram o símbolo da tribo de Judá, à qual pertencia Salomão (Gn 49.9).
j j 10.22 A frota de Társis eram naus de tamanho grande, capazes de realizar longas viagens e transportar muita mercadoria. Sobre a localização exata de Társis, ver Sl 48.7, n.
l l 10.22 Pavões: Alguns comentaristas pensam que o vocábulo hebraico tem de ser traduzido por mandris (uma espécie de macaco africano).
m m 10.23 1Rs 3.10-13.
n n 10.26 Cavalarianos: 1Rs 4.26.
o o 10.27 Cedros em abundância como os sicômoros que estão nas planícies: Isto é, abundantes como as figueiras silvestres das planícies.
p p 10.28 Egito: Outra tradução possível: Muzri. Muzri se localizava na Ásia Menor, ao norte do monte Tauro.
q q 10.29 Heteus: Ver Js 1.4, n.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 10:29
etc etcétera (e outras coisas mais)
Heb. Hebraico
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004
a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
LXX Septuaginta
marg. nota marginal
[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 9:25-10:29
a a 11.1-40 Este cap. apresenta o lado negativo do brilhante reinado de Salomão. A conduta desse rei se opõe à de Davi, o seu pai (cf. v. 6), o qual se manteve fiel aos princípios estabelecidos em Deuteronômio: Um só Deus, uma só Lei, um só Templo, um só Povo e uma só Terra. Com o pecado de Salomão, se quebraram todos esses princípios: Salomão seguiu outros deuses (vs. 4-5), desobedeceu à Lei (v. 11), adorou em vários santuários (v. 7) e, como resultado de tudo isto, o reino se dividiu, e a terra de Israel nunca mais foi uma só (vs. 29-39). Neste cap. destaca-se o aspecto religioso; em 1Rs 12.4 se manifestará a injustiça social.
b b 11.1 Moabitas... hetéias: Todas estas mulheres provinham de povos vizinhos de Israel: Moabe, Amom, Edom, a leste; Sidom, a noroeste, sobre a costa mediterrânea. Sobre as hetéias, ver Js 1.4, n. Os casamentos de Salomão com essas mulheres deviam ser realizados, na grande maioria, para ratificar acordos políticos e comerciais. Ver 1Rs 3.1, nota b.
c c 11.2 Êx 34.16; Dt 7.3-4.
d d 11.5 Astarote: Ver Jz 3.7, nota c.
e e 11.5 Milcom: Ver 2Rs 23.13.
f f 11.7 Quemos: Ver 2Rs 23.13.
g g 11.7 O monte fronteiro a Jerusalém: Isto é, monte das Oliveiras, onde havia um antigo lugar de culto. (cf. 2Sm 15.32).
h h 11.7 No AT, o vocábulo abominação era empregado muitas vezes para designar depreciativamente os falsos deuses (cf. Is 66.3; Jr 4.1; 7.30; Ez 5.11; 20.7-8) e para referir-se a certas práticas religiosas incompatíveis com a fé israelita.
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Rs 11:13
A.M. Ano do Mundo
O número do ano desde a criação em 23 de outubro de 4004
a.C., de acordo com Ussher (Essa data é o dia do primeiro domingo após o equinócio de outono naquele ano). Note que o ano do mundo pula dois anos julianos, aproximadamente três meses de um ano e os nove meses seguintes do ano juliano seguinte.
a.C. antes de Cristo
Heb. Hebraico
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Rs 11:1-13
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[17]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[18]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232) remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único volume por G. W. Bromiley.
[19]Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. H8679
a a 8.2 As cidades que Hirão lhe tinha dado: De acordo com 1Rs 9.10-14, Salomão tinha dado a Hirão várias cidades como pagamento pela madeira e ouro recebidos de Tiro. Mas, como essas cidades não foram de seu agrado, é possível que as tenha devolvido a Salomão.
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 2Cr 8:2
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 2Cr 8:1-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário