domingo, 9 de fevereiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DE DEIXAR QUE: ÀS ESCRITURAS FALEM POR NÓS....!!!!!



DANNILO STELIO DE SOUSA DIAS respondeu à própria discussão "DESIGREJADOS: O NOVO DESAFIO MISSIONÁRIO DO SÉCULO 21" em Conselho de Pastores do Brasil - CPB

Para ver a nova resposta, visite:
http://conselhodepastorescpb.ning.com/forum/topics/desigrejados-o-novo-desafio-mission-rio-do-s-culo-21?commentId=3937887%3AComment%3A1048392&xg_source=msg_com_forum

É muito fácil (e agradável) para algumas pessoas, simplesmente sair de quaiquer denominações evangélicas e passar a “jogar pedras” em todas elas.
Os muitos escândalos no meio evangélico tornam a tarefa mais suportável à consciência. Afinal, uma janela já está quebrada, outra não fará diferença.
Qualquer um consegue fazer isso. É uma postura acusatória e inquisitória, travestida de cristianismo e evangelismo.
Porém, há muitos que resistem em suas denominações. Batistas, Assembleianos, e tantos outros, conscientes das falhas e erros que sempre existirão em quaiquer igrejas (ou alguém pensa que no meio dos desigrejados é um paraíso terrestre ?). Mas sempre lutando para que as dificuldades sejam superadas, o nome de Cristo seja glorificado, e a Igreja prossiga sua caminhada.

POR ISSO MESMO EU DIGO E REPITO: A PALAVRA DE YHVH - YAHVEH DEVE SEMPRE SER ESTUDADA! E DEIXE ELA FALAR POR SI PRÓPRIA! SENDO ASSIM, CLARO QUE O HOMEM PODE SE ENGANAR E ATÉ JOGAR PEDRAS...!!! MAS, A PALAVRA FALANDO SEMPRE PELO HOMEM E NÃO O HOMEM POR ELA... ESSAS PEDRAS NUNCA SERÃO ATIRADAS ENTENDA:

Rm 10,11-13: Porque a Escritura diz:
         Todo aquele que nele crer não será confundido.
         Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Yahu de todos, rico para com todos os que o invocam.
         Porque todo aquele que invocar o Nome de Yahu (o nome do Senhor Yahu) será salvo!

         Rm 9,33: Como está escrito:
         Eis que ponho em Sião uma “PEDRA” DE “TROPEÇO” e uma “ROCHA” de “ESCÂNDALO”; e todo àquele que “crer” NELA não será confundido!!!!

         UMA PEDRA DE TROPEÇO!
         UMA ROCHA DE ESCÂNDALO!

         Dois termos parecidos. Mas, um é pequeno e faz cair! O outro é grande, forte, firme – mas representa um “escândalo!”.

         DUAS ESCOLHAS. COM UMA OPÇÃO: QUEM TIVER O CONHECIMENTO SERÁ LIBERTO – POIS NÃO RECEBEMOS, NOVAMENTE, O ESPÍRITO DA ESCRAVIDÃO (ROMANOS 8,15)! A ESCOLHA É SUA!!!! (1Sm 2,2; 1Pe 2,8; 1Ts 5,9; Rm 9,16-24).

HOMILÉTICA....
A responsabilidade é tão importante que Paulo desafia: “Procure apresentar-se a Deus Yahuh aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2Tm 2,15). Quanto melhor o pregador conhece o texto básico de sua mensagem, tanto mais condições têm de explana-lo e ilustrá-lo, aplicando suas verdades à vida dos ouvintes!
Quem quiser tornar-se um pregador da Palavra tem que se deixar dirigir pelo YHVH da Palavra, pois pregar é falar de coração a coração.
Por isso, como pregadores, devemos pregar não apenas com vida, MAS COM A VIDA, pois o pregador que não pode viver as palavras que prega precisa CALAR-SE E VIVER ANTES DE FALAR!
“Qualquer pregador, se não amar verdadeiramente seus ouvintes, insistimos, só estará fazendo barulho. Scott desafiou”: “se amamos, nosso objetivo não será o de impressioná-los com o nosso conhecimento, mas ajuda-los dentro do conhecimento que eles possuem. A mensagem que alcança é a que fala ao coração, e só falamos ao coração conquistando-o!”.
“Fp 2,5-8”. Anselmo Estevan.
Exegese. Exegese significa “explicação do significado de um texto em seu contexto original”. Na teologia cristã, a exegese baseia-se no pressuposto de que a Bíblia é, em algum sentido, a Palavra de Deus e a humanidade é o recipiente de sua mensagem. Exegese e hermenêutica são, às vezes, usadas como sinônimos, mas podemos distingui-las da seguinte forma, a exegese pergunta: “o que um texto significou para o emissor e receptor originais?”, enquanto a hermenêutica pergunta: “o que um texto significa para o leitor atual?”.
Hermenêutica. Nome atribuído pelos estudiosos a uma escola de pensamento iniciada principalmente com Heidegger e assim chamada posteriormente, mas cujas raízes remonta a Dilthey e Schleiermacher; às vezes é chamada de hermenêutica ontológica. Difere da hermenêutica tradicional pelo fato de não mais se identificar com uma teoria de métodos exegéticos; é antes uma descrição do que constitui o fenômeno de entendimento como tal. Rejeita a ideia de que um texto possui significado autônomo em relação ao intérprete.
Hermenêutica autorizada. Uma forma de interpretar a Escritura para apontar as falsas crenças dos heréticos. Isso era conseguido pelo estabelecimento do significado teológico correto da Escritura por meio da autoridade do bispo ou da regula fidei (regra de fé).
Hermenêutica funcional. Uma maneira de descrever como os leitores aplicam o texto bíblico a seu próprio contexto e situação sem preocupar-se com o contexto e situação originais do texto. O significado, assim, fica ligado inseparavelmente à aplicação funcional da Escritura.
Hermenêutica(s). Do grego hermeneuein: expressar, explicar, traduzir, interpretar. É definida de maneira diversa, mas refere-se a uma teoria da interpretação. Segundo a tradição, a hermenêutica buscava estabelecer os princípios, métodos e regras necessários na interpretação de textos escritos, especialmente de textos sagrados.
Homilética (procurei por esse termo, mas só achei: “homilia”: SF. REL. PREGAÇÃO EM ESTILO SIMPLES E QUASE COLOQUIAL SOBRE O EVANGELHO.). Bem então o termo “homilética” é como se fizéssemos um “resumo” do que vamos pregar num exato momento fazer um apanhado de passagens com suas referências para podermos fazer a pregação o mais correta possível para que possamos ser entendidos.grifo meu.
“O trabalho no gabinete de estudos faz o pregador crescer espiritualmente e lhe dá condições de conhecer e aplicar as técnicas mais adequadas à elaboração e à comunicação de suas prédicas!”.
Pregar é uma das mais árduas e gloriosas tarefas reservadas ao ser humano. John Stott, baseado nas palavras de Paulo (1Co 4,1.2), afirmou: “o pregador é um despenseiro dos mistérios de Deus (Yahuh), ou seja, de auto-revelação que Deus (Yahuh) confiou aos homens e é preservada nas Escrituras”. Sendo assim, dessas, faço também minhas palavras: Anselmo Estevan.

YOCHANAN (JOÃO) 8:

 7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. c
c c 8.7 Cf. Dt 17.7.
Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jo 8:7

7 e lhes disse. 7.46; Pv 12.18; Pv 26.4,5; Jr 23.29; 1Co 14.24,25; Cl 4.6; Hb 4.12,13; Ap 1.16; Ap 2.16; Ap 19.15 Aquele que. Dt 17.6; Sl 50.16-20; Mt 7.1-5; Mt 23.25-28; Rm 2.1-3,21-25
Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Jo 8:6-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário