Almeida Revista e Atualizada, com
números de Strong
alimento sólido (5)
1Cor
3:2
|
Leite
vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis
suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
|
G1033
|
Heb
5:12
|
Pois,
com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes,
novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os
princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como
necessitados de leite e não de alimento sólido.
|
G5160,
G4731
|
Heb
5:14
|
Mas o alimento
sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas
faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
|
G5160,
G4731
|
1033 βρωμα broma
da raíz de 977; TDNT - 1:642,111; n n
1) aquilo que é comido, alimento sólido
5160 τροφη trophe
de 5142; n f
1) alimento, nutrimento
5142 τρεφω trepho
verbo primário (propriamente, threpho; mas talvez reforçado da raiz de 5157
da idéia de convulsão); v
1) nutrir, sustentar
2) alimentar
3) dar de mamar, engordar
4) educar, criar, nutrir
4731 στερεος stereos
de 2476; TDNT - 7:609,1077; adj
1) forte, firme, imóvel, sólido, duro, rígido
1a) num mau sentido, cruel, rígido, teimoso, difícil
1b) num bom sentido, firme, constante
2476 ιστημι histemi
uma forma prolongada de uma palavra primária σταω stao stah’-o (do mesmo significado, e usado para este em determinados tempos); TDNT -
7:638,1082; v
1) causar ou fazer ficar de pé, colocar, pôr, estabelecer
1a) ordenar ficar de pé, [levantar-se]
1a1) na presença de outros, no meio, diante de juízes, diante dos
membros do Sinédrio;
1a2) colocar
1b) tornar firme, fixar, estabelecer
1b1) fazer uma pessoa ou algo manter o seu lugar
1b2) permanecer, ser mantido íntegro (de família, um reino), escapar em
segurança
1b3) estabelecer algo, fazê-lo permanecer
1b31) segurar ou sustentar a autoridade ou a força de algo
1c) colocar ou pôr numa balança
1c1) pesar: dinheiro para alguém (porque antigamente, antes da
introdução da moeda, era costume pesar os metais)
2) permanecer
2a) ficar de pé ou próximo
2a1) parar, permanecer tranqüilo, permanecer imóvel, permanecer firme
2a1a) da fundação de uma construção
2b) permanecer
2b1) continuar seguro e são, permanecer ileso, permanecer pronto ou
preparado
2b2) ser de uma mente firme
2b3) de qualidade, alguém que não hesita, que não desiste
SENDO ASSIM
VAMOS REVER O TEXTO DENTRO DE SEU CONTEXTO. E REFERÊNCIAS:
1 CORÍNTIOS
3:
3
As dissensões demonstram a falta de espiritualidade
1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como
a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.
2 Leite vos dei a beber, não vos dei
alimento sólido; a porque ainda não podíeis suportá-lo.
Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e
contendas, b não é assim que sois carnais e andais
segundo o homem?
4 Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo,
e outro: Eu, de Apolo, c não é evidente que
andais segundo os homens?
5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por
meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
7 De modo que nem o que planta é alguma
coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 Ora, o que planta e o que rega são um; e
cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.
3
1 Leite é bom para crianças.
3 Ciúmes e contendas, argumentos de uma mente carnal.
7 Aquele que planta e aquele que rega não são nada.
9 Os ministros são cooperadores de Deus.
11 Cristo é o único fundamento.
16 Os homens são santuários de Deus e devem ser preservados em
santidade.
19 A sabedoria desse mundo é loucura diante de Deus.
1 como a espirituais. 2.6,15; Gl 6.1 como a carnais. 3,4; 2.14; Mt 16.23; Rm 7.14 crianças. 14.20;
Ef 4.13,14; 1Jo 2.12
2 vos dei. Hb
5.12-14; 1Pe 2.2 porque. Jo 16.12; Hb 5.11,12
3 havendo. 1.11; 6.1-8; 11.18;
2Co 12.20; Gl
5.15,19-21; Tg 3.16; Tg 4.1,2 contendas. ou, facções. e andais. Os 6.7; Mc 7.21,22; Ef 2.2,3; Ef 4.22-24;
Tt 3.3; 1Pe 4.2
segundo o homem.
4 1.12; 4.6
5 Servos. 7; 4.1,2; Lc 1.2;
Rm 10.14,15; 2Co 3.6;
2Co 4.5,7; 2Co 6.1,4;
2Co 11.23 conforme. 10; 9.17; 12.4-11,28; Mt 25.15;
Jo 3.27; Rm 12.3-6;
1Pe 4.10
6 Eu. 9,10;
4.14,15; 9.1,7-11;
15.1-11; At 18.4-11;
2Co 10.14,15 Apolo. Pv 11.25; At 18.24,26,27;
At 19.1 Deus. 1.30;
15.10; Sl 62.9,11;
Sl 92.13-15; Sl 127.1;
Is 55.10,11; Is 61.11;
At 11.18; At 14.27;
At 16.14; At 21.19;
Rm 15.18; 2Co 3.2-5;
1Ts 1.5
7 13.2; Sl 115.1; Is
40.17; Is 41.29; Dn 4.35; Jo 15.5; 2Co 12.9; Gl 6.3
8 o que planta. 9; 4.6; Jo
4.36-38 e cada um. 4.5; 9.17,18; 15.58; Sl 62.12; Dn 12.3; Mt 5.11,12; Mt 10.41,42;
Mt 16.27; Rm 2.6;
Gl 6.7,8; Hb 6.10;
1Pe 5.4; 2Jo 8;
Ap 2.23; Ap 22.12
9 somos. 6; Mt 9.37; Mc
16.20; 2Co 6.1; 3Jo
8 cooperadores. Sl 65.9-13; Sl 72.16; Sl 80.8-11;
Is 5.1-7; Is 27.2,3;
Is 28.24-29; Is 32.20;
Is 61.3,5,11; Jr 2.21;
Mt 13.3-9,18-30,36-42; Mt
20.1-14; Mt 21.23-44; Mc 4.26-29; Jo 4.35-38;
Jo 15.1-8 lavoura. ou, plantação. edifício
de Deus sois vós. 16; 6.19; Sl 118.22; Am 9.11,12; Zc 6.12,13;
Mt 16.18; At 4.11;
2Co 6.16; Ef
2.10,20-22; Cl 2.7; 1Tm 3.15; Hb 3.3,4,6;
1Pe 2.5
HEBREUS 5:
Os cristãos hebreus não tinham progredido
11 A esse respeito g
temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes
tornado tardios em ouvir.
12 Pois, com efeito, quando devíeis ser
mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém
que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de
Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite
é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. h
14 Mas o alimento sólido é para os adultos,
para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para
discernir não somente o bem, mas também o mal.
11 temos. 1Rs
10.1; Jo 6.6; 1Rs
16.12; 2Pe 3.16 tardios. Is 6.10; Mt
13.15; Mc 8.17,18,21; Lc 24.25; At 28.27
12 quando. Mt
17.17; Mc 9.19 mestres. Ed 7.10; Sl 34.11; 1Co 14.19; Cl 3.16; Tt 2.3,4 ensine. Is
28.9,10,13; Fp 3.1 os princípios. 6.1 dos oráculos. 2Sm
16.23; At 7.38; Rm
3.2; 1Pe 4.11 como necessitados. 13; Is 55.1; 1Co 3.1-3; 1Pe 2.2
13 é inexperiente. Gr. não tem experiência. na palavra. Sl 119.123; Rm 1.17,18; Rm
10.5,6; 2Co 3.9; 2Tm 3.16 é. Is 28.9; Mt 11.25; Mc 10.15; Rm 2.20; 1Co 13.11; 1Co 14.20; Ef 4.14; 1Pe 2.2
14 adultos. ou,
perfeitos. Mt 5.48; 1Co
2.6; Ef 4.13; Fp
3.15; Tg 3.2 Gr.
prática. ou, hábito, ou, perfeição. suas. Jó 6.30; Jó 12.11; Jó 34.3; Sl 119.103; Ct 1.3; Ct 2.3; Mt 6.22,23; Ef 1.18 para
discernir. Gn 3.5; 2Sm 14.17; 1Rs
3.9,11; Is 7.15; Rm 14.1; Gr.1Co 2.14,15; Fp 1.9,10;
Gr.1Ts 5.21
ESSA É A
IMPORTÂNCIA DE SEMPRE ESTUDAR A PALAVRA DE YAHVEH PARA PODERMOS RECEBER E
ENTENDER MELHOR O FILHO: “YAHVEHSHUA!”: RETORNANDO AO CONTEXTO DE HEBREUS 5:
5
Cristo, superior ao sacerdócio da antiga aliança
1 Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado
dentre os homens, é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos
homens, para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados,
2 e é capaz de condoer-se dos ignorantes e
dos que erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas.
4 Ninguém, pois, toma esta honra para si
mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.
b
5 Assim, também Cristo a si mesmo não se
glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe
disse:
Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; c
6 como em outro lugar também diz:
Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
d
7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo
oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar
da morte e e tendo sido ouvido por causa da sua
piedade,
9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o
Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
10 tendo sido nomeado por Deus sumo
sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
5
1 A honra do sacerdócio do nosso Salvador.
11 A negligência em desenvolver o conhecimento é reprovada.
1 todo. 10.11; Êx 28.1-14; 29.1-37;
Lv 8.2 é constituído. 8.3 a favor dos homens. 2.17; Nm 16.46-48; Nm 18.1-3 tanto. 8.3;
9.9; 10.11; 11.4; Lv 9.7,15-21
2 e é. 2.18; 4.15 condoer-se dos. ou, lidar
razoavelmente com. ignorantes. Nm 15.22-29;
1Tm 1.13 e dos que. 12.13; Êx 32.8; Jz 2.17; Is 30.11 está
rodeado. 7.28; Êx
32.2-5,21-24; Nm 12.1-9; Nm 20.10-12; Lc 22.32;
2Co 11.30; 2Co
12.5,9,10; Gl 4.13
3 tanto. 7.27; 9.7;
Êx 29.12-19; Lv 4.3-12;
Lv 8.14-21; Lv 9.7;
Lv 16.6,15
4 Êx 28.1; Lv 8.2; Nm
3.3; Nm 16.5,7,10,35,40,46-48; Nm 17.3-11; Nm 18.1-5;
1Cr 23.13; 2Cr 26.18;
Jo 3.27
5 Cristo. Jo
7.18; Jo 8.54 Tu. 1.5; Sl 2.7; Mq 5.2; Jo 3.16; At 13.33; Rm 8.3
6 Tu. 10; 6.20; 7.3,15,17,21;
Sl 110.4 Melquisedeque. Gn 14.18,19
7 nos. 2.14; Jo 1.14; Rm
8.3; Gl 4.4; 1Tm
3.16; 1Jo 4.3; 2Jo
7 tendo. Sl 22.1-21; Sl 69.1; Sl 88.1; Mt 26.28-44; Mc 14.32-39;
Lv 2.2; Lv 4.4-14;
Jo 17.1 com. Mt
27.46,50; Mc 15.34,37 lágrimas. Is 53.3,11; Jo 11.35 a
quem. Mt 26.52,53; Mc
14.36 e. 13.20; Sl 18.19,20; Sl 22.21,24;
Sl 40.1-3; Sl 69.13-16;
Is 49.8; Jo 11.42;
Jo 17.4,5 por causa da sua piedade. ou,
no seu temor. 12.28; Mt
26.37,38; Mc 14.33,34; Lc 22.42-44; Jo 12.27,28
8 embora sendo. 1.5,8; 3.6 aprendeu. 10.5-9; Is 50.5,6; Mt 3.15; Jo 4.34; Jo 6.38; Jo 15.10; Fp 2.8
9 tendo sido. 2.10; 11.40; Dn
9.24; Lc 13.32; Jo
19.30 Gr. tornou-se. 12.2; Sl
68.18-20; Is 45.22; Is 49.6; At 3.15, marg.; At 4.12 eterna.
2.3; 9.12,15;
Sl 45.17; Sl 51.6,8;
2Ts 2.16; 2Tm 2.10;
1Jo 5.20; Jd 21
para. 11.8; Is
50.10; Is 55.3; Zc
6.15; Mt 7.24-27; Mt 17.5; At 5.32; Rm 1.5; Rm 2.8; Rm 6.17; Rm 10.16; Rm 15.18; 2Co 10.5; 2Ts 1.8; 1Pe 1.22
10 5,6; 6.20
É ISSO QUE
DEVEMOS FAZER SEMPRE.... O QUE MUITOS ‘PASTORES’.... DEIXAM A DESEJAR.....!!
FIQUEM COM ESSES COMENTÁRIOS DE UM COLEGA ESTUDIOSO NA
PALAVRA:
Ivonil Ferreira de Carvalho atualizou seu status: "O 7° REINO QUE É O 8° REINO...
Os 7 reis mostram as 7 formas de governos em que passou Roma...Reis...Consules...Decinveros...Trinuviratos..Ditadores...Imperadores...e o papado, que é sem dúvida a 7ª forma de governo mundial com sede em Roma. (Historia geral=Cezar Cantú) Nos dias em que o livro de Hizayom=Apocalipse foi escrito; Roma havia passado por 5 formas de governos...existindo a 6ª, forma imperial; A 7ª o papado ainda não era vinda; Chegou mais tarde em 508 "era do mashiach." Continuando o anjo disse a Yachonam=João que...a besta que era, já não é, e virá. É ela o 8º reino e é dos 7 reinos, V 11. Como entender isso? Se ela é o 8º reino, teria naturalmente que ser dos 8 e nunca dos 7! Já viram 8º dos 7? não né! Pois vou mostrar-lhes! Bem, a besta aqui descrita é o papado o chifrinho pequeno de Danyahu=Daniel 7. Que nasceu entre os 10 chifres do animal e destruiu 3 dos 10 ficando 7 que com ele somaram 8; portanto ele é o 8º reino de Danyahu=Daniel 7. E é também dos 7 reinos por ser a 7ª cabeça da besta de Hizayom capitulos 13 e 17. Daí então a profecia dizer que a besta é o 8 reino e ao mesmo tempo é dos 7 reinos!!! Ivonil ferreira de carvalho-jatai-go" |
Ivonil Ferreira de Carvalho atualizou seu status: "A Torah tem em si uma sombra-figura-das
coisas boas futuras, mas não a imagem real das originais...
Os festivais judaicos,Rosch-hodesh os shabbatot..são sombras do que havia de vir..o corpo-kehilah-porem, é do Messias...Heb-10,1 e Col-2,17 e refs- Um exemplo lindo de profecia bíblica. O Livro de Hizayom=Apocalipse inicia-se. com uma série de cadeias proféticas de sete. A 1ª é a das 7 cartas as 7 kehilaoh=igrejas. ÉFESO ESMIRNA PERGAMO TIATIRA SARDES FILADELFIA LAODICEIA. Isso é de fundamental importância para o...povo que se chama pelo meu nome... saber o tempo e o modo...e andar pelo bom caminho...a verdade...e...a vida! Esta bela profecia mostra a história de Kehilah de Yahshuah durante 7 eras.] De sua 1ª vinda até a sua 2ª vinda. Não existe arrebatamento, existe sim a segunda vinda do yahshuah hamashiach. Eis aí um mini esboço das 7 eras. Efeso-significado=desejável; foi a kehilah=igreja do primeiro século=primitiva-do ano 30 quando Yahshuah foi imergido na sua Tevilah, se tornando no mashiach=messias=ao ano 100 no fim da era apostólica; É portanto a era da igreja primitiva. Smirna-significado=perfume suave-do ano 100 fim da era apostólica até ao 325, quando o imperador Constantino se tornou líder da religião vinda dos Yahudim=judeus. Pergamo-significado=elevação-veio do ano 325 ao ano 538 quando colocaram o papa como o chefe da igreja do oriente. Tiatira-significado=sacrifício contrito- É a era que a kehilah passou pela grande tribulação. veio do ano 538 ao ano 1517 quando Lutero e outros, fizeram uma revolução na chamada religião romana. Sardes-significado=resto; veio do ano 1517 ao ano 1798 quando Napoleão Bonaparte prendeu o Papa Pio VI e o levou para a frança, onde morreu no ano seguinte 1799. época em que a besta 666 recebeu uma ferida mortal. Filadélfia=significado=amor fraterno; veio do ano 1798 ao ano de 1843 data onde findou a profecia cronológica das 2300 tardes e manhãs=anos. Laodiceia-significado="Julgamento do povo" vem desde o ano 1843 e vai até ao fim na sheni biat mashiach=segunda vinda do messias; no final do olam hazeh=era atual, e inicio do olam rabah=era futura. shalom ivonil ferreira de carvalho-jatai-go" |
Ivonil
Ferreira de Carvalho atualizou seu
status: "No dia que crucificaram o mashiach a Biblia relata...chegada a
tarde porquanto era o dia da parasceve (preparação da Pêssah-Páscoa-14 de
Abib) isto é a véspera do shabat da matzah (àzimos)...foi pois Yossef de
Ramataym (José de arymateia) a pilatos...e pediu o corpo de Yahshuah
e...havendo-o tirado envolveu-o num lençol, colocou-o num sepulcro novo...na
rocha...era o dia da parasceve (preparação)...14 de Abbib 4ª feira...e o
shabat da matzah
(àzimos ) dia 15 de Abbib começava a luzir; Lukas 23,50-56 A Biblia de Jerusalém comentando esta passagem diz no rodapé da pg 1832 o seguinte...começava a luzir, provavelmente alusão ao costume dos judeus de ascender as lâmpadas ao começar o dia ao pôr do sol. E finalizando, temos uma aparente dúvida, no fato de Markos relatar que as marias preparam os perfumes para ungir o mashiach na sepultura...depois do shabat; Markos 16,1,2. E Lukas escrever que elas executaram esta mesma tarefa...antes do shabat; Lukas 23,55,56. Markos fala do shabat da matzah (ázimos) que se deu no dia 15 de Abib quinta feira. Já Lukas menciona o Shabat do sétimo dia que se deu no dia 18 de Abib! "a ressurreição de Yahshuah" aparece a madalena"Assim aprendemos que entre a crucificação e morte do mashiach, e a sua ressurreição. Houve dois shabaot. O primeiro, o sábado da matzah (ázimos) no dia 15 de Abib, e que caiu na quinta feira. E o ultimo que foi citado por Lucas, caiu no dia 17 de Abib e que foi o Shabat do sétimo dia o 4º mandamento. Sobrando portanto, apenas o dia 16 sexta feira para as myrias (Marias)prepararem os perfumes da unção. Depois de todos estes esclarecimentos biblicos e históricso; alguem ainda continuará crendo que Yahshuah morreu na chamada sexta feira santa? Creio que definitivamente não" |
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[1]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[2]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
[3]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of
the New Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[4]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
TDNT TDNT
corresponde à obra de Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New
Testament. Ao lado da sigla TDNT, o primeiro número (ex.: 1:232)
remete ao volume e ao verbete a ser consultado na coleção de 8 volumes da obra
de Kittel; o segundo número remete ao verbete da obra condensada em um único
volume por G. W. Bromiley.
[5]Strong,
James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do
Brasil, 2002; 2005, S. H8679
g g 3.9 A imagem do campo semeado por Deus provém de 3.6-8 (cf. Mt 13.3-9); a
figura do edifício é desenvolvida em 3.10-17. Cf. 1Co 6.19; 2Co 6.16.
[6]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Co 3:9
[7]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. 1Co 3:1-9
h h 5.12-13 Inexperiente na palavra da justiça: Isto é, incapaz de julgar
retamente; 1Co 3.1-2; cf. 1Pe 2.2.
[8]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 5:14
Gr. Grego
[9]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 5:10-14
d d 5.6 Sl 110.4. Melquisedeque: O autor introduz aqui e no v. 10 este
personagem (cf. Gn 14.18-20), apresentando-o como tipo de Cristo. Em Hb
6.20—7.17, este tema é tratado com mais detalhes; ver 7.1-2 e as notas
correspondentes.
[10]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Hb 5:10
Gr.
Grego
marg.
nota marginal
[11]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Hb 5:1-10
Nenhum comentário:
Postar um comentário