terça-feira, 10 de janeiro de 2012

QUANDO FALAMOS DE 'UM' - FALAMOS DAS TRÊS PESSOAS - QUE SÃO UM: UM ÚNICO NOME QUE SALVA:

“UM!”:



           Yochanan (Jo) 10,30: Eu e o Pai somos um!



           ESTUDO: Eu e o Pai somos um. Significa que não são pessoas idênticas, mas uma em essência (o gênero do termo grego “um” é neutro). O Pai e o Filho (e o Rúkha [Espírito] Qadôsh [Santo] possuem a mesma plenitude da natureza divina em toda sua perfeição. Essa unidade essencial forma a base da União do propósito redentor. Porém, o versículo sugere muito mais do que uma simples união em torno de um objetivo.



           Sendo assim, Quantas pessoas há na Divindade? (E, veja, que: O Rúkha Qadôsh [ESPÍRITO SANTO], se submete ao “Filho” e ao “Pai” -, por isso mesmo não pode ser o Pai! E se submete a ambos, é sim uma Pessoa!).



           Resposta: Há três Pessoas na Divindade: o Pai (YHVH), o Filho (YHVH) e o (YHVH) Rúkha Qadôsh (Espírito Santo); essas três pessoas são um só YHVH verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e kevod (glória), embora distintas pelas suas propriedades pessoais!

           Referências bíblicas: Mt 3,16.17; 28,19; 2Co 13,13; Jo 10,30.



           Yochanan (Jo) 14,9-10: Disse-lhe YahuShúa (O FILHO): Felipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai, como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.



           Estudo: (Jo 14,9-10): Quem vê a mim vê o Pai! Essa afirmação não é uma negação da distinção das Pessoas da Trindade, mas sim uma recusa ao pedido de Filipe, para fornecer revelações adicionais do Pai. YahuShúa  (O FILHO) é a revelação mais completa do pai que o mundo já viu, ou precisa ver.



           Esse estudo nos remete ao ARTIGO 10 (Confissão Belga – da Bíblia de Genebra):



           YahuShúa (O FILHO) Maschiyah (Ungido) é [YHVH] Grifo meu Nos Nomes!



           Cremos que YahuShúa (O FILHO) Maschiyah (Ungido), segundo sua natureza divina, é o único Filho do YHVH, gerado desde a eternidade. (* Em nossos dias, a seita herética dos autodenominados Testemunhas de Jeová também negam a doutrina da TRINDADE. Pág. 1751).

           Ele não foi feito nem criado, pois assim seria uma criatura; mas é de igual substância do Pai, coeterno, “o resplendor da kevod (glória) e a expressão exata do seu Ser” (Hb 1,3), igual em tudo.

           Ele é o Filho de YHVH não somente desde que assumiu nossa natureza, mas desde a eternidade, como os seguintes testemunhos nos ensinam, ao serem comparados uns aos outros.

           Mosheh (Moisés) diz que YHVH criou o mundo, e o apóstolo Yochanan (João) diz que todas as coisas foram feitas por intermédio do Verbo que ele chama de YHVH. O apóstolo diz que YHVH fez o universo por seu Filho e, também, que criou todas as coisas por meio de YahuShúa (SEU FILHO) Maschiyah (UNGIDO).

           Segue-se, necessariamente, que aquele que é chamado de YHVH, o Verbo, o Filho - YahuShúa Maschiyah (UNGIDO), já existia quando todas as coisas foram criadas por ele. O profeta Mikhah (Miquéias) [referindo-se ao Maschiyah (Messias)] diz: “Cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5,2); a carta aos Hebreus testemunha [que ele] “não teve princípio de dias, nem fim de existência” (Hb 7,3).

           Assim, ele é o verdadeiro e eterno YHVH, o TODO-PODEROSO, a quem invocamos, adoramos e servimos.

           Mt 17,5; Jo 1,14.18; Jo 3,16; 14,1-14; 20,17.31; Rm 1,4; Gl 4,4; Hb 1,1.2; 1Jo 5,5.9-12; Jo 5,18.23; 10,30; 14,9; 20,28; Rm 9,5; Fp 2,6; Cl 1,15; Tt 2,13; Hb 1,3; Ap 5,13; Jo 8,58; 17,5; Hb 13,8; Gn 1,1; Jo 1,1-3; Hb 1,2; 1Co 8,6; Cl 1,16. Por isso tudo, o Pai e Filho compartilham sim o mesmo NOME que só há um NOME que SALVA! Grifo meu!



           Outra pergunta se faz necessária: Quem é o Mediador da kevod? (graça)?

           RESPOSTA: O único Mediador do Pacto da kevod (graça) é o Senhor YahuShúa (O FILHO) o Maschiyah (o Ungido), que sendo o eterno Filho de YHVH (Yahu), da mesma substância e igual ao Pai, no cumprimento do tempo fez-se homem, e assim foi e continua a ser YHVH (Yahu) e homem em duas naturezas perfeitas e distintas, bem como uma só Pessoa para sempre. (ENTENDO QUE: DEPOIS DA SUA RESSURREIÇÃO, MESMO TENDO A APARÊNCIA HUMANA, SUA NATUREZA ESPÍRITUAL E DIVINA É QUE PERMANECE...!!!) GRIFO MEU.

           Referências Bíblicas: Jo 14,16; 1Tm 2,5; Jo 1,1; 10,30; Fp 2,6; Gl 4,4; Lc 1,35; Rm 9,5; Cl 2,9; Hb 13,8!



           Yochanan (Jo) 12,44: E YahuShúa (O FILHO) clamou, dizendo: “Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou”.



           ESTUDO: E YahuShúa clamou. A união e a intimidade entre YahuShúa (FILHO) e o Pai é salientada aqui em três aspectos: CRER [v. 44], VER [v. 45] e OUVIR [v. 47].

           (Vamos ver essas passagens: E quem me vê a mim vê aquele que me enviou! Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para SALVÁ-LO!).



           Yochanan (Jo) 17,11.21.23: Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai qadôsh (santo), guarda-os EM TEU NOME, que ME DESTE, para que eles sejam UM, assim como nós! A fim de que todos SEJAM UM, E COMO ÉS TU, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste! Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim!



           Vamos primeiramente ao estudo de Jo 17,11:



           Pai Qadôsh (Santo): Uma designação única no Novo Testamento, mas muito apropriada para expressar a intimidade entre YHVH e seus filhos, bem como a majestade do Grande YHVH soberano sobre toda a criação. YHVH protege os seus porque os ama e é capaz de protege-los porque o seu poder não tem limites em teu NOME. (Essa passagem, me lembra: “SHEMOT [Nomes]: Êx 23,20-21: [YHVH promete a posse da eretz (terra): Eis que eu envio um mellarím diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.

           Guarda-te perante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques a ira; porque NÃO PERDOARÁ A VOSSA REBELDIA; porque “o meu NOME ESTÁ NELE!”

           Sendo, esta, uma PROVA ESCRITA DE QUE: o ‘Nome do Criador’ – está  e é o Nome do Filho! Grifo meu.]. (Êx 9,15-16; 3,15)! A revelação que YHVH faz de si mesmo em palavras e atos (SEU NOME) é um agente poderoso de santificação (v. 17) e proteção do mal (v. 15). O Pai e o Filho se encontram plenamente UNIDOS nessa revelação; assim, o Nome de YHVH (Yahu), grifo meu; também é “teu Nome, que me deste”. PARA QUE ELES SEJAM UM, assim como Nós!

           O padrão de unidade das Pessoas da Trindade é o exemplo Supremo para a unidade dos (Messiânicos) – seguidores do Messias; mas, o livro trás: “cristãos” uns com os outros mediante a sua UNIÃO com o Maschiyah (o MESSIAS) (o UNGIDO) [V. 14,11]. Essa unidade recebe grande ênfase na ORAÇÃO de YahuShúa [O FILHO] (vs. 21-23), e essa unidade perfeita (Ef 4,12-16), a ser manifestada gloriosamente no dia da volta do Maschiyah (do UNGIDO), deve estar sempre formando e moldando o (Yahudim) o Povo de YHVH “para que o mundo creia” (v. 21; cf. o v. 23).



           Este contexto, nos remete à duas perguntas?



           1ª Como o YHVH criou o homem?

           RESPOSTA: Depois de ter feito todas as demais criaturas, o YHVH criou o homem, macho e fêmea; formou-o do pó, e a mulher da costela do homem; dotou-os de nefesh (alma) vivente, racional, em conhecimento, retidão e santidade, tendo a Lei do YHVH escrita em seus corações, e poder para cumprir, com domínio sobre as criaturas, contudo, sujeitos a cair.

           Referências bíblicas: Jd 6; Lc 10,17; Mc 8,38; 1Tm 5,21; Hb 12,22; Sl 103,20; Hb 1,14.



           PERSEVERANÇA DOS SANTOS



           II. Essa perseverança dos santos não depende do livre-arbítrio deles, mas da imutabilidade do decreto da eleição, procedente do livre e imutável amor do YHVH Pai, da eficácia do mérito  e intercessão de YahuShúa (O FILHO) Maschiyah (Messias), da permanência do Rúkha (Espírito), da semente de YHVH neles e da natureza do pacto da kevod (graça); de todas essas coisas, vêm a sua certeza e infalibilidade.

           Referências bíblicas: 2Tm 2,19; Jr 31,3; Jo 11,24; Hb 7,25; Lc 22,32; Rm 8,33.34.38.39; Jo 14,16.17; 1Jo 2,27; 3,9; Jr 32,40; 2Ts 3,3; 1Jo 2,19; Jo 10,28.



           Quais são os benefícios especiais de que desfrutam, por meio do Maschiyah (Ungido), os membros da Igreja invisível?

           RESPOSTA:  Os membros da Igreja invisível desfrutam, por meio do Maschiyah (Ungido), da união e da comunhão com ele em Hessed e Kevod (Graça e Glória).

           Referências bíblicas: Jo 17,21.24; 1Jo 1,3.



           Agora, sim vamos ao estudo das partes: Estudo de (Jo) 17,23 – [21-23]:



           Da finalidade do homem, da existência do YHVH, da origem e veracidade das ESCRITURAS.



           Pergunta: Qual é o fim Supremo e principal do homem?

           RESPOSTA: O fim supremo e principal do homem é glorificar o YHVH e alegrar-se nele para sempre (nisto, eu, entendo – CONHECER o seu VERDADEIRO Nome, não um pseudônimo [YHVH – YAHU] ESSE É SEU NOME! GRIFO MEU.

           Referências bíblicas: Rm 11,36; 1Co 10,31; Sl 73,24-26; Jo 17,22-24.



           Voltando ao começo (Jo 10,30), vamos a outro estudo:



           2Co 3,17: YHVH É RÚKHA (ESPÍRITO)!



           Sha’ul (Paulo) falou sobre a íntima relação entre o Maschiyah (o UNGIDO) e o Rúkha Qadôsh (Espírito Santo). Pela virtude de sua ressurreição e ascensão, o Maschiyah (o MESSIAS) e o Rúkha (Espírito) doador da vida estão tão intimamente identificados em função (não em pessoa) que também são idênticos na experiência do crente (1Co 15,45). Desse modo, ao mesmo tempo Sha’ul falou sobre o crente sendo habitado pelo “Rúkha hol – RODSHÚA” (“ESPÍRITO”), pelo “Rúkha do YHVH – YAHU” pelo “Rúkha do YHVH – YAHUSHÚA” e pelo “MASCHIYAH” (PELO ‘UNGIDO’) – “YHVH – YAHUSHÚA” [O FILHO UNGIDO] (Rm 8,9-11; cf. At 16,6-7). Ao falar sobre esse relacionamento, Sha’ul (Paulo) não obscureceu a distinção entre as PESSOAS da TRINDADE, mas somente indicou que elas cooperam em funções.

           De modo alternativo, esse versículo pode interpretar o significado de Êx 34,34, indicando que o “YHVH” desse versículo é o Rúkha Qadôsh (Espírito Santo), que atuou em Mosheh (Moisés) de maneira semelhante à maneira que agora opera naqueles que ministram com base na nova aliança, há liberdade. Ou seja, liberdade da morte, do pecado e da desobediência à Lei por meio do próprio poder da pessoa.



           O Único YHVH.



           Todos nós cremos com o coração e confessamos com a boca que há um só YHVH, um único e simples ser espiritual. Ele é eterno, incompreensível, invisível, imutável, infinito, Todo-Poderoso, totalmente sábio, Justo e Bom, e uma fonte transbordante de todo BEM.

           Rm 10,10; Dt 6,4; 1Co 8,4.6; 1Tm 2,5; Jo 4,24; Sl 90,2; Rm 11,33; Cl 1,15; 1Tm 6,16; Tg 1,17; 1Rs 8,27; Jr 23,24; Gn 17,1; Mt 19,26; Ap 1,8; Rm 16,27; 3,25.26; 9,14; Ap 16,5.7; Mt 19,17.

           Veja também Is 40,44 e 46!



           Sendo dessa forma, o Pai e o Filho São Um! Compartilham a mesma essência! Não dois ou três. Mas sim Uma só essência sendo Três Pessoas! Onde compartilham o Mesmo Nome que Salva – “SHUA”! Salvação! O Filho, nos revela o Pai e, o Seu NOME (do Pai) está sim no Filho: YahuShúa! [YAHU – SALVA!].



           Vamos refletir nessas passagens: Yochanan (Jo) 6,7ss.; 1,15-34; [1,18: Ninguém jamais viu YHVH; mas seu Filho único, que é idêntico ao YHVH e está ao lado do Pai, ele o tornou conhecido]; [1Tm 3,16: Não há dúvida de que é grande a verdade subjacente a nossa fé, anteriormente ocultada: ELE FOI MANIFESTADO FISICAMENTE E, COMO FICOU PROVADO, ERA JUSTO EM ESPÍRITO, VISTO POR ANJOS E ANUNCIADO ENTRE AS NAÇÕES; NELE CONFIARAM POR TODO O MUNDO E FOI ELEVADO EM GLÓRIA AO CÉU]; Is 40,3ss; Mattityahu (Mt) 3,3: [Este é o homem mencionado por Yesha’yahu (Isaías), quando disse: “A VOZ DE ALGUÉM CLAMA: ‘NO DESERTO, PREPAREM O CAMINHO DE YHVH! ENDIREITEM AS VEREDAS PARA ELE’!”]. [2Tm 4,1: Eu o incumbo de forma solene, diante de YHVH e do Messias YahuShúa (O FILHO), que julgará os vivos e os mortos quando aparecer e estabelecer seu Reino!]; [Fp 2,6: APESAR DE ELE VIVER NA FORMA DO YHVH, NÃO CONSIDEROU A IGUALDADE COM O YHVH ALGO A SER MANTIDO PELA FORÇA!]; Cl 3,15; [Yochanan (Jo) 12,45: (TAMBÉM QUEM ME VÊ, VÊ QUEM ME ENVIOU)]; Ef 2,18; 2Co 5,19; [Efésios 4,4ss: HÁ UM CORPO E UM ESPÍRITO, COM HÁ UMA ESPERANÇA PARA A QUAL VOCÊS FORAM CHAMADOS. HÁ UM SÓ YHVH, UMA CONFIANÇA, UMA IMERSÃO, E UM YHVH, PAI DE TODOS, QUE REGE TODOS, ATUA POR MEIO DE TODOS E ESTÁ EM TODOS. ENTRETANTO, CADA UM DE NÓS RECEBEU GRAÇA CONFORME A MEDIDA GENEROSA DO MESSIAS. ESSA É A RAZÃO PELA QUAL SE DIZ: “DEPOIS QUE ELE SUBIU ÀS ALTURAS, LEVOU CATIVO O CATIVEIRO E DEU PRESENTES À HUMANIDADE”.]; [Gl 4,4ss: Mas, quando o tempo determinado chegou, YHVH ENVIOU SEU FILHO. ELE NASCEU DE UMA MULHER, EM UMA CULTURA DOMINADA PELA PERVERSÃO LEGALISTA DA TORAH, PARA QUE PUDESSE REDIMIR OS QUE ESTAVAM SUJEITOS AO LEGALISMO E, DESSA FORMA, CAPACITAR-NOS PARA SERMOS FEITOS FILHOS DE YHVH. E, POR SEREM FILHOS, YHVH ENVIOU O ESPÍRITO DE SEU FILHO AO CORAÇÃO DE VOCÊS, E O ESPÍRITO CLAMA: “ABBA!” (ISTO É, “PAI QUERIDO”). DESSA FORMA, POR CAUSA DE YHVH, VOCÊS NÃO SÃO MAIS ESCRAVOS, MAS FILHOS, E, SE VOCÊS SÃO FILHOS, TAMBÉM SÃO HERDEIROS!]. (SENDO ASSIM, TEMOS A OBRIGAÇÃO DE SABER SEU NOME!!!!!! NÃO OS TÍTULOS...!!!).



           Essa é a minha mensagem para quem Crer somente! Vejam o porque:



           2 Timóteo 4,3-4: Porque vem o tempo em que as pessoas não terão paciência com o ensino sadio, mas proverão meios para satisfazer suas paixões e reunirão em torno de si mestres que dirão tudo que lhes faz as orelhas coçar. Sim, as pessoas se recusarão a ouvir a verdade e se voltarão para os mitos!



           Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai! Rm 8,15!



           Por isso mesmo, não renegue seu Nome se está sendo descoberto e o Pai e Filho compartilham o mesmo NOME!!! Liberte-se na Verdade! Veja isto:



           ADOÇÃO:

           I. A todos os que são justificados, YHVH se digna fazer participantes da graça da adoção em e por seu único Filho YahuShúa Maschiyah (MESSIAS – o UNGIDO). Por essa graça, eles são recebidos no número dos filhos de YHVH e desfrutam a liberdade e os privilégios deles, têm sobre si O NOME DELE! [EXATAMENTE ISTO, NA TRANSLITERAÇÃO PARA OUTRAS LÍNGUAS, E NA NOSSA BÍBLIA, FOI PERDIDA ESSA PROFECIA POIS O NOME DO PAI É RETIRADO DA BÍBLIA E O NOME DO FILHO NÃO É O NOME DO PAI PARA NÃO O REVELAR....!!! GRIFO MEU], recebem o Rúkha (Espírito) de adoção, têm acesso, com ousadia, ao trono da graça e são habilitados a clamar: “Abba, Pai”; são tratados com piedade, protegidos, providos e por ele corrigidos por ele, como por um pai, nunca, porém, abandonados, mas selados para o dia da redenção, e recebem as promessas como herdeiros da eterna salvação. (MAS, PARA ISSO PRECISAMOS SABER SEU NOME: Jl 2,32; At 2,21; Rm 10,13!) GRIFO MEU.

           Referências bíblicas: Ef 1,5; Gl 4,4.5; Rm 8,17; Jo 1,12; YirmeYahu (Jr) 14,9; 2Co 6,18; Ap 3,12; Rm 8,15; Ef 3,12; Gl 4,6; Sl 103,13; Pv 14,26; Mt 6,30.32; Hb 12,6; Lm 3,31.32; Ef 4,30; Hb 6,12; 1Pe 1,3.4; 1,14!



           A isto tudo cabe uma pergunta:



           O que o prefácio da Oração ao YHVH nos ensina?

           RESPOSTA: O prefácio da Oração ao YHVH, que é: “Pai Nosso que estás nos céus”, ensina-nos que devemos nos aproximar de YHVH com toda a santa reverência e confiança, como filhos a um pai capaz e pronto para nos ajudar, e também nos ensinar a orar com os outros e por eles. (SEM SABER SEU NOME, SÓ POR TÍTULOS ESSA ORAÇÃO É ESVAZIADA...!!!!) GRIFO MEU.

           Referências bíblicas: Lc 11,13; Rm 8,15; Ef 6,18.



           Romanos 8,15: Espírito de adoção: Os messiânicos (seguidores do Messias), mas o livro trás: ‘cristãos’ receberam o espírito de adoção. Além da justificação e da libertação da condenação (v. 1), os crentes são aceitos na família de YHVH e convencidos interiormente pelo Espírito de que pertencem a ela. O clamor do crente, “Aba, Pai” (a palavra aramaica Aba, que revela intimidade, foi usada pelo próprio YahuShúa (O FILHO) ao se dirigir ao YHVH; Mc 14,36), indica o vigor com que a união com o Maschiyah (O MESSIAS) foi realizada na experiência da Igreja do Novo Testamento. Ele é uma expressão de uma consciência convicta da adoção. Essa ideia de adoção não aparece no sistema legal do Antigo Testamento; Paulo parece ter emprestado esse conceito apropriado da lei romana, desenvolvendo-o de modo mais profundo com a Teologia bíblica da paternidade do YHVH para com seu povo!



           Então, por que, quem pode ser considerado seu filho no crer somente....!!!! Não pode pronunciar o nome do “Pai”? Não o quer conhecer se é descoberto? Então como pode ser considerado seu filho...????? Voltar a escravidão de um “pai” que não é o seu Pai verdadeiro....!!!! Isso é certo???? Reflitam muito em: Jl 2,32; At 2,21; Rm 10,13! Pois esse estudo remete única e exclusivamente a isso: Eu e o Pai somos UM! Yochanan 10,30! Reflitam nisso.......................!!!!!!!!!!!!!!!



           Bíblias consultadas: Bíblia  Hebraica Peshita – Torah; Bíblia Judaica Completa; Bíblia de Genebra – Edição Revista e Ampliada (Todas essas Bíblias são de Estudo!). Com grifos de: Anselmo. Com formação de Pastor, na Faculdade Ibetel de Suzano – onde me formei em: Teologia e Bacharel em Teologia! Para levar a verdade que liberta ao seu povo que é considerado como herdeiros e filhos no único NOME que SALVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário