QUEM É O PROFETA?
Um navy (profeta) no meio de seus irmãos...!
DEVARIM [Palavras]: (Dt) 18,9-14.15-20.21-22; (Torah): [B’reshit]: {No Princípio}: (Gn) 3,14-15.
Para entender o princípio desse estudo, vamos começar com (Gn).:
- Então o YHVH ‘ulhím disse a Serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e no pó rastejarás todos os dias da tua vida!
E porei inimizade entre (Ti) e a (Mulher), e entre a (Tua semente) e a Sua semente, esta (Te) ferirá a cabeça, e (Tu) lhe ferirás o calcanhar!
Aqui, começaria a jornada de toda uma geração para a sua Salvação no Evangelho (As Boas-Novas).
Agora, sim, vamos à: Devarim [Palavras] (Dt) 18,9-14.15-20.21-22:
Quando entrares na terra que o YHVH teu ‘ulhím te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a teu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem praticante de magia, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador nem quem consulte a um ruarh (espírito) adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos!
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao YHVH; e por estas abominações o YHVH teu ‘ulhím (ETERNO) os lança fora de diante de ti.
Perfeito será, como o YHVH, teu ‘ulhím!
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os praticantes de magia e os adivinhadores, porém a ti o YHVH teu ‘ulhím não permitiu tal coisa.
O YHVH ‘ulhím te levantará um navy do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis.
Conforme a tudo o que pediste ao YHVH teu ‘ulhím em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do YHVH teu ‘ulhím, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
Então o YHVH me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
EIS QUE LHES SUSCITAREI UM NAVY (Um PROFETA) do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em MEU NOME, eu o requererei dele.
Porém o navy que tiver a presunção de falar alguma palavra EM MEU NOME, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros elohais (deuses/ídolos), esse navy MORRERÁ.
E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o YHVH não falou?
Quando o navy falar em NOME DE YHVH, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o YHVH não falou; com SOBERBA a falou aquele navy; não tenhas temor dele.
Sendo este o início da nossa Salvação, somos remetidos a outra passagem: YEHUDIM (Hebreus) 12,25-27:
(Hb) 12,25-27: Vede que não rejeiteis ao que fala; porque , se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; a voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, sendo também o céu.
E esta palavra Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
Bíblia de Estudo: Torah Hebraica – Peshita!
Agora, vamos ao estudo de Yehudim (Hebreus) pela Bíblia de Estudo de Genebra Edição Revista e Ampliada:
Hb 12,25-27:
ESTUDO: A voz de YHVH revelando o evangelho deve ser ouvida e obedecida com maior atenção ainda do que aquela em que ele revelou a Lei no Sinai (2,1-4; 3,1-5; 10,28-29).
12,25. Sobre a terra...dos céus. O contraste entre a mensagem do Antigo Testamento e a mensagem por meio do Filho do céu retorna a 1,1-4. Ao fechar o círculo, o autor conduziu seus argumentos em direção à conclusão.
Esse estudo nos remete a várias perguntas:
Quais são as circunstâncias agravantes que tornam alguns pecados mais odiosos do que outros?
RESPOSTA: Alguns pecados se tornaram mais odiosos por causa das seguintes circunstâncias agravantes:
1º - Em razão dos ofensores, se forem pessoas de idade mais madura, de maior experiência ou graça; se eminentes pela profissão da religião, dons, posição, ofícios, se forem guias para outros e pessoas cujo exemplo será, provavelmente, seguido por outros.
Referências bíblicas: Jr 2,8; Ec 4,13; 1Rs 11,4.9; 2Sm 12,14; Lc 20,46.47; Tg 4,17; Lc 12,47.48; 2Cr 26,16.20; 2Sm 12,7-9; Jo 3,10; Rm 2,21-24; Gl 2,11.12; 1Rs 15,30; Gl 2,13; 2Pe 2,2.
2º - Em razão das pessoas ofendidas, se as ofensas forem diretamente contra YHVH, seus atributos e culto, contra o Maschiyah o (Messias) e sua kevod (graça); contra o Rúkha hol RODSHÚA - RÚKHA Qadôsh (Espírito Santo), seu testemunho e suas operações; contra superiores, pessoas eminentes e aqueles a quem estamos especialmente relacionados e a quem devemos favores; contra os crentes, especialmente contra os irmãos fracos; contra a alma deles ou a de quaisquer outros, e contra o bem geral de todos ou de muitos.
Referências bíblicas: Mt 21,38.39; 1Sm 2,25; At 5,4; Rm 2,4; Ml 8,14; 1Co 10,21.22; Sl 2,12; Jo 3,18.36; Hb 10,29; Mt 12,31.32; Ef 4,30; At 8,18; Nm 12,8; Pv 30,17; Sl 41,9; Sf 2,8; Mt 18,6; 1Co 8,12; Sl 94,21; 1Co 8,11.12; Ez 13,18; Mt 23,25; Js 22,20; 1Ts 2,15.16.
3º - Em razão da natureza e da qualidade da ofensa, se for contra a letra expressa da Lei, se violar muitos mandamentos, se contiver em si muitos pecados; se for concebida não só no coração, mas manifestar-se em palavras e ações, escandalizar a outros e não admitir reparo algum se contra os meios da graça, misericórdias e castigos do YHVH; se contra a luz da natureza, a convicção da consciência; admoestação pública ou particular, censuras da igreja e punições civis; se contra as nossas orações, propósitos, promessas, votos, pactos, obrigações a YHVH ou aos homens; se forem feitas deliberada e perversamente, com presunção, impudentemente, com jactância, maliciosamente, freqüentemente e obstinadamente, com gosto, continuação e recaídas depois do arrependimento.
Referências bíblicas: Pv 6,30; Ez 20,13; Cl 3,5; 1Tm 6,10; Mq 2,1.2; Mt 18,7; Rm 2,23.24; Pv 6,32-35; Mt 11,21.22; Jo 15,22; Dt 32,6; Is 1,2.3; Jr 5,3Rm 1,26.27; 1,32; Pv 29,1; Mt 18,17; Tt 3,10; 1Rs 2,41; Sl 78,34.36.37; Ec 5,5; Pv 20,25; Lv 26,25; Pv 2,17; Sl 78,34.36.37; Ec 5,5; Pv 20,25; Lv 26,25; Pv 2,17; Sl 36,4; Jr 6,15.16; Nm 15,30; Jr 3,3; Sl 52,1; Ez 35,5.6; Nm 14,22; Zc 7,11.12; Pv 2,14; Gn 6,5; Is 57,17; 2Pe 2,20.21.
4º - Pelas circunstâncias de tempo e de lugar, se for no Dia de YHVH ou em outros tempos de culto divino, imediatamente antes, depois destes ou de outros auxílios para prevenção ou remédio contra tais quedas; se em público ou em presença de outros que são capazes de ser provocados ou contaminados por essas transgressões.
Referências bíblicas: Is 22,12-14; Jr 7,10.11; Ez 23,38.39; Is 58,3.4; 1Co 11,20.21; Jo 13,27; Ed 9,13.14; Jz 8,27.
Outra pergunta se faz necessária:
Que ofício o Maschiyah o (MESSIAS) o (UNGIDO) exerce como nosso REDENTOR?
RESPOSTA: O Maschiyah, como nosso Redentor, exerce o OFÍCIO DE (NAVY): PROFETA, (KOHÉM): SACERDOTE, e (MELEH): REI, tanto no seu estado de humilhação como no de EXALTAÇÃO!
Referências bíblicas: At 3,22; Hb 5,5.6; Sl 2,6; Jo 1,49.
Agora, “retornando” ao estudo de Hb 12,25:
ESTUDO 12,25: Sobre a terra...dos céus. O contraste entre a mensagem do Antigo Testamento e a mensagem por meio do Filho do céu retorna a 1,1-4. Ao fechar o círculo, o autor conduziu seus argumentos em direção à conclusão!
Estudo (Hb) 12,27: A remoção dessas coisas abaladas: O Maschiyah (O MESSIAS) enrolará os céus e a terra “qual manto” (1,12), mas ele permanecerá. O desaparecimento da primeira Aliança “antiquada e envelhecida” (8,13), com o santuário (9,8) e sacrifícios (10,9), são a antecipação desse abalo final.
[Essa parte, me lembra: “Quem adora ao: ‘Sol’ e a ‘Lua’, os Exércitos do céu e blasfemam seu Santíssimo e Sagrado NOME – dando, ao Filho um nome diferente ao do Pai – sendo séculos à frente da própria Escritura Sagrada! E, pior – ADULTERANDO e CORROMPENDO O NOME DO PAI! (Rm 2,24; Ez 16,27; 36,20-23; Rm 1,18-27; 11,1-4; etc.). AONDE, O CRIADOR ETERNO, VAI SIM REIVINDICAR A “SANTIDADE” DO SEU SAGRADO, GRANDE E TEMÍVEL NOME!]. Bem, sendo esta a minha visão dos fatos, obrigatoriamente somos remetidos a esse estudo em pauta.:
“O Plano das Eras: Estamos nos ÚLTIMOS DIAS?”
Em todas as gerações, os (messiânicos) – seguidores do Messias; o livro trás: “cristãos”, perguntam “Estamos vivendo nos últimos dias?”. Esse desejo interno de ver o Maschiyah o (Messias) voltar é algo admirável e os (messiânicos) que aguardam ansiosamente à volta do Senhor (Yahushúa – com o texto masorético!). [Pois, sem o texto o nome do Filho é herdado do Pai, seria (YHVH – Pai – para o Filho = YHVSH’ ou YHVSHUA {onde a letra ‘H’ no final de palavras é muda, não se pronuncia! E, a letra final (Ayin) o seu som foi perdido! Sendo representado pelo sinal (‘). Onde, se lê o Nome do Pai: YHVH – sendo o ‘H’ mudo no final!)}]. Grifo meu. Clamam como o apóstolo Yochanan (João), Amém! Vem Senhor Yahushúa! (Ap 22,20). Como as virgens fiéis eles mantém suas lâmpadas preparadas enquanto esperam pela chegada do noivo (Mt 25,1-13). No entanto, muitas vezes os (messiânicos) se fiam de tal modo em suas próprias interpretações das profecias bíblicas e em análises dos acontecimentos atuais que provocam o descrédito da emunah (fé) por suas declarações exageradas acerca dos últimos dias.
Boa parte desse problema de deve ao fato de, na Teologia Tradicional, a doutrina das últimas coisas, ou seja, a escatologia (do termo grego eschatos) que significa “último” ou “fim”, se concentrar quase exclusivamente na volta do Maschiyah do (Messias) em kevod (glória). Com exceção das discussões acerca da “escatologia pessoal”, aquilo que acontece às pessoas quando elas morrem, pressupõe-se de um modo geral que a expressão “os últimos dias” diz respeito aos acontecimentos próximos à segunda vinda do Maschiyah do (Messias). Em decorrência disso, a doutrina dos últimos dias tem se dedicado a elaborar esquemas complexos sobre o que a Bíblia diz acerca de acontecimentos e elementos como: A grande Tribulação, o arrebatamento, o antichristós, (o anti-messias), a besta e o milênio.
À volta do Maschiyah do (Messias) é uma doutrina essencial, mas, uma doutrina dos últimos dias que se concentra apenas nisso é excessivamente limitada. No último século, ficou evidente para muitos Teólogos reformados que, em vez de limitar o conceito de últimos dias à volta do Maschiyah do (MESSIAS), o Novo Testamento ensina que os últimos dias SE ESTENDEM DESDE A PRIMEIRA VINDA DO MASCHIYAH DO (MESSIAS) ATÉ A SUA VOLTA! Nesse sentido, tudo na era do Novo Testamento é escatológico, uma vez que é relacionado ao fim dos tempos.
Esse uso teológico da expressão “Últimos Dias” é o fundamentado nas descrições antigas que Mosheh (Moisés) descreveu esse futuro em dois estágios (Lv 26,14-45; Dt 4,25-31; 30,1-10). Primeiro, afirmou que o povo de YHVH passaria por um tempo de pecado e dificuldade e que, por fim, seria julgado SEVERAMENTE COM O EXÍLIO! Esse Exílio ocorreu quando os assírios derrotaram Ysrael, o Reino do Norte, em 722 a.C., (2Rs 17) e quando, posteriormente, os Babilônios derrotaram Yahudah (Judá), o Reino do Sul, e Yerushalayim (Jerusalém) em 586 a.C., (2Rs 25). Em seguida, mosheh (Moisés) falou de um estágio da história que ocorreria depois do exílio de Ysrael.
(Mentira que virou Paixão)
YHVH prometeu que quando o povo se arrependesse Ele os levaria de volta para a sua terra e os abençoaria ainda mais que antes (Dt 30,5). Em Dt 4,30, Mosheh (Moisés) afirma que essa era de restauração depois do exílio se daria “nos últimos dias”, e é dessa passagem que vem o termo teológico: “Escatologia”.
Ao anteverem o futuro do povo de YHVH, os profetas do Antigo Testamento usam a mesma abordagem de mosheh de (Moisés), considerando duas eras distintas. Muitos anunciam que o julgamento do exílio sobreviria à nação devido ao PECADO, mas oferecem a esperança de que esse exílio será seguido de uma era grandiosa de bênçãos que também chamam de “Últimos Dias” (p. ex., Is 2,2-5; Os 3,5). Também empregam outras designações para essa era futura: O Reino de YHVH (Is 52,7); novos céus e nova terra (Is 65,17); o tempo da Nova Aliança (Jr 31,31) e aliança da paz (Ez 34,25) – entre outras.
No período entre o Antigo e o Novo Testamento os Yahudim (Judeus) continuaram a descrever a História dentro desse padrão de DUAS ERAS. A expressão “ESTA ERA” passou a ser usada para o período de pecado e morte que culminou com o exílio, enquanto a expressão “A Era por vir” passou a designar os últimos dias, quando o Messias encerraria o exílio e estabeleceria o Reino de YHVH sobre a terra.
Yahushúa e os escritos do Novo Testamento também adotaram essa estrutura histórica de duas eras, mas com modificações consideráveis. Os Yahudim (Judeus) aos quais Yahushúa e seus apóstolos ministraram acreditavam que os últimos dias viriam de modo repentino e total no momento maravilhoso em que o Messias entrasse na história. No entanto, Yahushúa e seus seguidores proclamaram que os últimos dias viriam de outra maneira. O Novo Testamento ensina que, em vez de a história simplesmente passar de um estágio para outro, a primeira vinda de Yahushúa (o Filho) deu início à Era Vindoura que se sobrepõe ao tempo presente no período entre a primeira e a segunda vinda do Maschiyah ([O FILHO] Ungido – Messias). Assim, os últimos dias se manifestarão em sua forma plena na consumação de todas as coisas quando o maschiyah (O MESSIAS) voltar. Por esse motivo, Yahushúa (O MESSIAS) (O FILHO UNGIDO) ensinou que o Reino de YHVH é como um grão de mostarda que começa pequeno e cresce até se transformar na árvore mais frondosa do jardim (Mt 13,31). E, também por isso, a nova criação se iniciou em Yahushúa (Filho) e no nosso coração (2Co 5,17), mas ainda aguardamos a plenitude da nova criação na volta do Maschiyah (do UNGIDO) [Ap 21,1-3]. Em resumo, com a primeira vinda do Maschiyah (do MESSIAS – o FILHO – Ungido), muitas das dimensões dos últimos dias se realizaram, mas esses dias só ALCANÇARÃO SUA PRENITUDE quando o MASCHIYAH (o UNGIDO) voltar!
Assim, não é de surpreender que o Novo Testamento use a terminologia dos últimos dias para designar mais do que a Segunda Vinda do Maschiyah (do UNGIDO). Essa expressão diz respeito aos acontecimentos em torno de sua primeira vinda (At 2,17; Hb 1,2; 1Pe 1,20), à era da Igreja como um todo (2Tm 3,1) e à era depois da volta do Maschiyah (do MESSIAS – UNGIDO – o FILHO) [1pe 1,5]. A era do Novo Testamento em sua totalidade é chamada de “últimos dias” porque Yahushúa (O FILHO) derramou grandes julgamentos e bênçãos quando veio à terra pela primeira vez e subiu ao seu trono celestial. A história da Igreja como um todo é chamada corretamente de últimos dias porque vivemos num tempo em que o reino de YHVH em o Maschiyah (Em O Messias ou O Ungido – O FILHO) está se expandindo até os confins da terra.
A consciência de que o Novo Testamento se refere a todo o período desde a primeira vinda do Maschiyah (do MESSIAS) até a sua volta com fim dos tempos nos ajuda a mudar o foco das nossas prioridades. Em vez de lermos sobre os últimos dias no Antigo e no Novo Testamento simplesmente para criar esquemas complexos de sinais da volta do Maschiyah (do Messias), precisamos aprender a ver toda a era do Novo Testamento como o cumprimento dos últimos dias. Essa abordagem nos ajudará a perceber mais claramente a maravilha do que o Maschiyah (O Messias) realizou na sua primeira vinda. Também abrirá nossos olhos para a responsabilidade de viver para o Maschiyah (O UNGIDO) enquanto desfrutarmos grandes bênçãos em YHVH ao sofrermos por amor ao Maschiyah (Ao Messias).
Por fim, nos ajudará a evitar o perigo de nos preocuparmos excessivamente com especulações acerca do tempo em que o Maschiyah (O MESSIAS) voltará.
Assim, quando perguntamos se estávamos vivendo nos últimos dias, a resposta da Bíblia é INEQUIVOCAMENTE AFIRMATIVA, juntamente com os (messiânicos) [cristãos] – trás o livro, de todas as gerações, estamos no estágio final da história. O Reino de YHVH dos últimos dias já está presente em nosso meio há mais de dois mil anos! Devemos nos regozijar com essa VERDADE, sabendo que, um dia, o Maschiyah (O MESSIAS) voltará para conduzir todas as coisas ao seu fim GLORIOSO!
A VISÃO TRADICIONAL JUDAICA:
A vinda do Messias porá um fim na ERA PRESENTE e Dara início à Nova Era. (Vinda do Messias = Era Presente/Era Vindoura – no meio das eras é seus pensamentos da 2ª Vinda...!).
A visão do Novo Testamento a primeira Vinda do Messias dá início à era vindoura, mas a era presente não se encerra; quando o Messias voltar, a era presente chegará ao fim e a era vindoura prosseguirá.
Vinda do Messias:
A imagem da cruz enfatiza sua morte e ressurreição como ponto decisivo entre as duas eras. (Era Presente). – A Era Vindoura!
Por isso é de máxima importância – o vivermos o “hoje” – como o Maschiyah (o Messias) (o Ungido) – em seu único Nome realmente verdadeiro pois só esse NOME pode nos SALVAR – pois, já estamos vivendo o final dos tempos! [‘YAHUSHÚA!’].
Quando, ocorrer a sua volta decisiva, já estaremos “prontos” por já estarmos vivendo NELE e não por esperar sua “VOLTA” para somente aí começarmos a viver...?! Esse é um ERRO! Pois, quando Ele chegar – deve nos achar irrepreensíveis no seu NOME somente: ‘YAHUSHÚA’ passagens da Escritura Sagrada para refletirmos sobre o assunto da SALVAÇÃO: Mt 5,48; Lc 6,36; Lv 19,2; 1Pe 1,16 (SEJAM PERFEITOS. SEJAM SANTOS)! Gálatas 2,4; 5,1.13; Romanos 6,18.20.22; 8,2; Gálatas 4,21-31! Somos filhos da ‘livre’ e não da ‘escrava’ mediante a emunah (fé) em Maschiyah – o Ungido – Yahushúa! Filipenses 4,13 (Tudo posso naquele que me fortalece)! “POIS: DE NADA LHES SERVIRÁ TODO O TEMPO QUE VOCÊS VIVEREM NA EMUHAH (FÉ) SE NO ÚLTIMO MOMENTO VOCÊS NÃO ESTIVEREM PERFEITOS!”.
Para os: “Fins dos Tempos” (O final de tudo....!). Qual seria sua prioridade na sua vida? [SALVAÇÃO]! – PARA UM NOVO RECOMEÇO E UMA NOVA VIDA............!
Bíblias consultadas: Bíblia de Estudo Peshita Torah Hebraica; Bíblia de Estudo NVI; Bíblia de Estudo Genebra – Edição Revista e Ampliada! Com meus grifos (Anselmo) – com: Formação de: “Pastor, e, formado pela Faculdade Ibetel em: Teologia e Bacharel em Teologia”. Estudo a Palavra do Eterno há 15 anos! [Só relato assim, pois ainda tem gente que acha que não sei do que estou falando......??? E que se, não for DO JEITO DELES!!!!! TUDO O QUE DIGO OU FALO ESTÁ ERRADO OU MERECE UMA SUPERVISÃO OU CORREÇÃO......!!!!!! PARA ESTES EU CITO UMA LINDA PASSAGEM DA PALAVRA DO ETERNO: ‘1 CORÍNTIOS 8, 2-3: Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber. Mas, se alguém ama a YHVH, esse é conhecido por Ele! (O Amor é a prova de que a pessoa conhece a YHVH. Cf. 1Jo 4,19 – 5,1). Bíblia de Estudo Macarthur – com meus grifos!’].
ACHARYT HAYAMIM=ULTIMOS DIAS OU TEMPO DO FIM.
ResponderExcluirA doutrina Escrituristica sobre "os ultimos dias ou tempo do fim" Está inserida na cronologia profetica dentro da teoria da relatividade.
Onde segundo Einstein...espaço, tempo, massa e gravidade estão intimamente ligados. E se existem os ultimos dias, houve os primeiros e os meios para depois se chegar aos ultimos, logico!
Portanto, não á compreensão sobre a profecia dos ultimos dias, sem o entendimento da cronologia profetica!
Essa cadeia profetica cronologica sobre o Mashyah e a sua obra de redenção, tem seu inicio no livro do navy=profeta Danyahu=Daniel...Foi dito ao profeta pelo mensageiro celeste...E tu Danyahu=Daniel, fecha essas palavras e sela esse livro, até ao acharyt hayamim=ultimos dias...E ouvì um anjo vestido de linho perguntar a outro que estava sobre as águas do rio...que tempo haverá até ao fim dos dias? Então o mensageiro encarregado...levantou a sua mão direita, e a sua mão esquerda ao shamaym=ceus, e jurou por aquele que vive eternamente que...depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo...e quando tiverem acabado de destruir a força do povo santo, todas essas coisas serão cumpridas...Eu, pois, ouví mas não entendí...e ele me disse...Vai Danyahu=Daniel porque essas palavras estão fechadas e seladas até ao acharyt hayamim=tempo do fim.
E desde o tempo em que o continuo sacrificio for tirado e posta a abominação desoladora, haverá 1290 dias; Bem-aventurado o que espera e chega até 1335 dias...Tu Danyahu, porem, vai até ao fim...porque repousarás e estarás na tua sorte no acharyt hayamim=fim dos dias..Danyahu=Daniel 12.
As profecias cronologicas de Danyahu=Daniel e Hizayom=Apocalipse, formam uma cadeia de tempo profetico, e que é chamado nas Escrituras Sagradas de "O ESPIRITO DE PROFECIA" .
Esse tempo profetico é registrado em Danyahu 8,14,36 como sendo de 2300 tardes e manhãs...E de 70 shavuym=semanms no capitulo 9. de 1290 dias em Danyahu 12,11, e de 1335 dias em danyahu 12,12.
De...um tempo dois tempos e metade de um tempo em Dan, 7,25, e 12,7 e Hizayom 12,14. De 42 meses em Hizayom=Apocalipse 11,2 e 13,5. e de 1260 dias em Hizayom 11,3, e 12,6. Todos esses periodos profeticos cronologicos falam da vinda do mashyah e a sua obra na terra.
Todas elas estão esclarecidas em meu blog em temas vários, porem, com um mesmo roteiro.
A vinda do mashyah e sua obra redentora e a sua sheni biat=2ª vinda no final do olam hazeh=era atual, e inicio do olam habah=era futura, e o estabelecimento do seu atid lavou=reino de mil anos!!
Visitem meu blog e estude sobre esse tema envolvente e maravilhoso que é "O ESPIRITO DE PROFECIA" Que é a marca registrada=sinal do mashyah em seu povo selados com o seu nome...os que guardam os mandamentos de Yahweh e teem o testemunho de Yahshuah que é o espirito de profecia...Hizayom,12,17. e 14,12 e 19,9,10 e refs.
shalom a todos em Yahshuah o unico nome que salva!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!