domingo, 10 de novembro de 2013

"NADA ACONTECE DUAS VEZES DA MESMA MANEIRA....!!! ENTÃO, ELE, VIRÁ PARA BUSCAR OS SEUS! OS QUE RECONHECEM E HONRAM SEU NOME! CONFIRAM: "A REVELAÇÃO DE YOCHANAN":

Ap 22:

4 contemplarão a sua face, e  e na sua fronte está o nome dele. f[1]
4 contemplarão. Ez 33.18-20,23; Jó 33.26; Sl 4.6; Is 33.17; Is 35.2; Is 40.5; Mt 5.8; Jo 12.26; Jo 17.24; 1Co 13.12; Hb 12.14; 1Jo 3.2,3 e na sua. 3.12; 14.1 [2]

AGORA, VEJAM A CONTRADIÇÃO:

Ap 17:

5 Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: Babilônia, i  A Grande, A Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra.[3]
5 Na sua. 7.3; Is 3.9; Fp 3.19 mistério. 2Ts 2.7; 2Tm 3.1-5 Babilônia. 11.8; 14.8; 16.19; 18.2,10,21; Jr 51.47,48 A Mãe. 18.9; 19.2 Meretrizes. ou, fornicações. [4]

Partindo desse ponto de vista das Escrituras em Revelação de Yochanan (Apocalipse)! Podemos dizer que.:

- “NADA ACONTECE DUAS VEZES DA MESMA MANEIRA! POR ISSO ELE VIRÁ PARA BUSCAR OS SEUS! OS QUE HONRAM E RECONHECEM O SEU NOME E DO SEU PAI!”.

Vamos rever algumas passagens de Ap.:

Ap 3:

8 Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. i[5]
8 Conheço. 1,15; 2.2 uma porta aberta. 7; 1Co 16.9; 2Co 2.12; Cl 4.3 tens pouca. Dn 11.34; 2Co 12.8-10; Fp 4.13 guardaste. 10; 22.7; Jo 14.21-24; Jo 15.20; Jo 17.6; 2Tm 4.7 e não. 2.13; Pv 30.9; Mt 26.70-72; Lc 12.9; At 3.13,14; 1Tm 5.8; 1Jo 2.22,23; Jd 4 [6]

Ap 3:

12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, n  o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, o  e o meu novo nome. p[7]
12 Ao vencedor. 2.7; 17.14; 1Jo 2.13,14; 1Jo 4.4 coluna. 1Rs 7.21; Jr 1.18; Gl 2.9 gravarei. 2.17; 14.1; 22.4 da cidade. 21.2,10-27; Sl 48.8; Sl 87.3; Gl 4.26,27; Hb 12.22 a nova. 22.4; Is 65.15; Ef 3.15 [8]

VEJA QUE AQUI, NADA FALAM OU SE REFERE AO SEU NOVO NOME?!
SENDO ASSIM VAMOS VER OUTRA CONTRADIÇÃO:

Ap 13:

A besta que emerge do mar
1 Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. a
[9]
1 A besta emerge do mar com sete cabeças e dez chifres, a quem o dragão entrega a sua autoridade.
11 Outra besta surge da terra;
14 e faz com que façam uma imagem da besta anterior,
15 para que os homens a adorem,
16 e recebam a sua marca.
1 Vi. Jr 5.22 emergir. 11.7; 17.8; Dn 7.2,3 tinha. 12.3; 17.3,7-12,16; Dn 7.7,8,19,20,23,24 dez diademas. 12.3 nomes de blasfêmia. 5,6; 17.3,5; Dn 7.25; Dn 11.36; 2Ts 2.3,4

Ap 13:

6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, f  para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu.[11]
6 e abriu. Jó 3.1; Mt 12.34; Mt 15.19; Rm 3.13 o. 21.3; Jo 1.14; Gr.Cl 1.19; 2.9; Hb 9.2,11,12,24 os que. 4.1,4; 5.13; 7.9; 11.12; 12.12; 18.20; 19.1-6; Hb 12.22,23 [12]

MAIS UMA VEZ, NESSA CONTRADIÇÃO NADA É FALADO SOBRE NOME!

Ap 15:

4 Quem não temerá
 e não glorificará o teu nome, ó Senhor? g
 Pois só tu és santo;
 por isso, todas as nações virão
 e adorarão diante de ti, h
 porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.
4 Quem. Êx 15.14-16; Sl 89.7; Is 60.5; Jr 5.22; Jr 10.7; Os 3.5; Lc 12.4,5 e não glorificará. Sl 22.23; Sl 86.9; Is 24.15; Is 25.3; Rm 15.9; 2Ts 1.10-12 só tu. 3.7; 4.8; 6.10; 1Sm 2.2; Sl 22.3; Sl 99.5,9; Sl 111.9; Is 6.3; Is 57.15; Hc 1.12; 1Pe 1.16 por isso, todas. 11.15; Sl 22.27; Sl 86.9; Sl 117.1-2; Is 45.23; Is 66.18-20,22; Jr 16.19; Zc 2.11; Zc 8.20-23; Zc 14.16; Ml 1.11 porque os teus. 16.7; 19.2; Sl 97.8; Sl 105.7; Is 26.9 [14]

VEJAM QUE: “NAS CONTRADIÇÕES” EXISTE UMA VERDADE! VEJA:

Ap (17,2.5.13.17)! POR ISSO MESMO. [POR ESTE MOTIVO], MUITOS NÃO CONSEGUEM ACEITAR SEU NOME! MAS, A PALAVRA É BEM CLARA QUANTO A ISSO! VAMOS VER:

Ap 19:

13 Está vestido com um manto tinto de sangue, s  e o seu nome se chama o Verbo de Deus; t
13 vestido. 14.20; Sl 58.10; Is 9.5; Is 34.3-8; Is 63.1-6 o. Jo 1.1,14; 1Jo 1.1; 1Jo 5.7 [16]

Ap 21:

5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. n  Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. o
7 O vencedor p  herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. q
8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, r  a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. s
5 aquele que está assentado. 4.2,9; 5.1; 20.11 Eis. Is 42.9; Is 43.19; 2Co 5.17 Escreve. 1.11,19 estas. 19.9
6 Tudo está. 16.17 Eu sou. 1.8,11,17; 22.13 Eu, a quem. 7.17; 22.17; Is 12.3; Is 55.1-3; Jo 4.10,14; 7.37,38 de graça. Os 14.4; Rm 3.24; Rm 8.32; 1Co 2.12; 1Co 3.5,12,21; 1Jo 5.4,5 da fonte. Sl 36.9; Jr 2.13; Jl 3.18
7 O vencedor. 2.11,17,25 herdará. 1Sm 2.8; Pv 3.35; Is 65.9; Mt 19.29; Mt 25.34; Mc 10.17; 1Co 3.21-23; 1Pe 1.3,4; 1Pe 3.9 estas coisas. ou, todas as coisas. e eu. 3; Zc 8.8; Rm 8.15-17; Hb 8.10; 1Jo 3.1-3
8 aos covardes. Dt 20.8; Jz 7.3; Is 51.12; Is 57.11; Mt 8.26; Mt 10.28; Lc 12.4-9; Jo 12.42,43; 1Pe 3.14,15; 1Jo 5.4,5,10 aos abomináveis. 22.15; Ml 3.5; 1Co 6.9,10; Gl 5.19-21; Ef 5.5,6; 1Tm 1.9,10; Hb 12.24; Hb 13.4; 1Jo 3.15 aos idólatras. 1Co 10.20,21 e a todos. 2.2; Pv 19.5,9; Is 9.15; Jo 8.44; 2Ts 2.9; 1Tm 4.2; 1Jo 2.22 no lago. 19.20; 20.14,15 a saber, a. 20.14

POIS, AQUI, EU REPITO O COMEÇO DO ESTUDO:

Ap 22:

4 contemplarão a sua face, e  e na sua fronte está o nome dele. f[19]
4 contemplarão. Ez 33.18-20,23; Jó 33.26; Sl 4.6; Is 33.17; Is 35.2; Is 40.5; Mt 5.8; Jo 12.26; Jo 17.24; 1Co 13.12; Hb 12.14; 1Jo 3.2,3 e na sua. 3.12; 14.1 [20]

POIS, DA PALAVRA, NINGUÉM ZOMBA! VEJA:

Ap 22:

10 Disse-me ainda: Não seles as palavras n  da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. o
12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. p
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. q
14 Bem-aventurados r  aqueles que lavam as suas vestiduras s  [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, t  e entrem na cidade pelas portas.
15 Fora ficam os cães, u  os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. v
10 Disse-me. 12,13,16,20 Não seles. 5.1; 10.4; Is 8.16; Dn 8.26; Dn 12.4,9; Mt 10.27 porque. 1.3; Is 13.6; Ez 12.23; Rm 13.12; 2Ts 2.3; 1Pe 4.7
11 fazendo injustiça. 16.8-11,21; Sl 81.12; Pv 1.24-33; Pv 14.32; Ec 11.3; Ez 3.27; Dn 12.10; Mt 15.14; Mt 21.19; Mt 25.10; Jo 8.21; 2Tm 3.13 o justo. 3; 7.13-15; Jó 17.9; Pv 4.18; Mt 5.6; Ef 5.27; Cl 1.22; Jd 24
12 venho. 7; Sf 1.14 e comigo. 11.18; Is 3.10,11; Is 40.10; Is 62.11; 1Co 3.8,14; 1Co 9.17,18 para retribuir. 20.12; Mt 16.27; Rm 2.6-11; Rm 14.12
13 1.8,11; 21.6; Is 41.4; Is 44.6; Is 48.12
14 Bem-aventurados. 7; Sl 106.3-5; Sl 112.1; Sl 119.1-6; Is 56.1,2; Dn 12.12; Mt 7.21-27; Lc 12.37,38; Jo 14.15,21-23; Jo 15.10-14; 1Co 7.19; Gl 5.6; 1Jo 3.3,23,24; 1Jo 5.3 para que lhes. Jo 4.12; 1Co 8.9; 1Co 9.5 Gr. à. 2; 2.7 e entrem. 21.27; Jo 10.7,9; Jo 14.6
15 Fora. 9.20,21; 21.8,27; 1Co 6.9,10; Gl 5.19-21; Ef 5.3-6; Cl 3.6 cães. Fp 3.2 feiticeiros. 9.21; 18.23; Is 47.9,12; Is 57.3; Ml 3.5; At 8.11; At 13.6-11 impuros. 17.1-6 todo aquele. 21.8,27; 1Rs 22.8,21-23; Is 9.15,16; Jr 5.31; Jo 3.18-21; Jo 8.46; 2Ts 2.10-12
A conclusão do livro
18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. c
18 testifico. 16; 3.14; Ef 4.17; 1Ts 4.6 que ouve. 1.3 Se. Dt 4.2; Dt 12.32; Pv 30.6; Mt 15.6-9,13 Deus. 14.10,11; 15.1; 16.1; 19.20; 20.10,15; Lv 26.18,24,25,28,37
19 tirar. 2.18; Lc 11.52 Deus. 3.5; 13.8; Êx 32.33; Sl 69.28 tirará a sua parte da árvore da vida. ou, do livro da vida. 2 da. 21.2,22-27 e das coisas. 12; 1.3; 2.7,11,17,26; 3.4,5,12,21; 7.9-17; 14.13

TERMINO ESSE ESTUDO FAZENDO UMA REVISÃO QUANTO AO SEU NOME:

Apocalipse:

           [1] 2,3: E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
3 tens perseverança. Sl 69.7; Mq 7.9; Mc 15.21; Lc 14.27; 1Co 13.7; Gl 6.2; Hb 13.13 e suportaste. 1.9; 3.10; Sl 37.7; Lc 8.15; Lc 21.19; Rm 2.7; Rm 5.3,4; Rm 8.25; Rm 12.12; Rm 15.4,5; Cl 1.11; 2Ts 3.5; Hb 6.12,15; Hb 10.36; Hb 12.1; Tg 1.3,4; Tg 5.7-11; 2Pe 1.6 por causa. Rm 16.12; 1Co 16.16; 2Co 5.9; 2Co 6.5; 2Co 10.15; 2Co 11.23; Fp 2.16; Fp 4.3; 1Ts 1.3; 1Ts 2.9; 1Ts 5.12; 2Ts 3.8; 1Tm 4.10; 1Tm 5.17; Hb 6.10 não te deixaste. Lc 18.1; 2Co 4.1,16; Gl 6.9; 2Ts 3.13; Hb 12.3-5 [25]

           [2] 3,8: Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
8 Conheço. 1,15; 2.2 uma porta aberta. 7; 1Co 16.9; 2Co 2.12; Cl 4.3 tens pouca. Dn 11.34; 2Co 12.8-10; Fp 4.13 guardaste. 10; 22.7; Jo 14.21-24; Jo 15.20; Jo 17.6; 2Tm 4.7 e não. 2.13; Pv 30.9; Mt 26.70-72; Lc 12.9; At 3.13,14; 1Tm 5.8; 1Jo 2.22,23; Jd 4 [26]

           [3] 3,12: AO VENCEDOR, FÁ-LO-EI COLUNA NO SANTUÁRIO DO MEU ‘ULHÍM, E DAÍ JAMAIS SAIRÁ; GRAVAREI TAMBÉM SOBRE ELE “O nome” DO MEU ‘ULHÍM, “O nome” DA CIDADE DO MEU ‘ULHÍM, A NOVA YARUSHALAYIM QUE DESCE DO CÉU, VINDA DA PARTE DO MEU ‘ULHÍM, E O MEU NOVO nome.
12 Ao vencedor. 2.7; 17.14; 1Jo 2.13,14; 1Jo 4.4 coluna. 1Rs 7.21; Jr 1.18; Gl 2.9 gravarei. 2.17; 14.1; 22.4 da cidade. 21.2,10-27; Sl 48.8; Sl 87.3; Gl 4.26,27; Hb 12.22 a nova. 22.4; Is 65.15; Ef 3.15 [27]

           [4] 11,18: Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.
18 as nações. 2,9,10; 17.12-15; 19.19,20; Sl 2.1-3; Is 34.1-10; Is 63.1-6; Ez 38.9-23; Jl 3.9-14; Mq 7.15-17; Zc 14.2,3 a tua. 6.15-17; 14.10; 15.1,7; 16.1-21; 19.15 e o tempo. 6.10,11; 20.4,5,12,15; Is 26.19-21; Dn 7.9,10; Dn 12.1,2; Hb 9.27 para. 22.12; Mt 5.12; 2Ts 1.5-7; Hb 11.25,26 e aos que. 19.5; Sl 85.9; Sl 103.11; Sl 115.13,14; Sl 147.11; Ec 8.12; Ec 12.13; Lc 1.50 e para destruíres. 13.10; 18.6,16-24; 19.19,21; Dn 7.26; Dn 8.25; Dn 11.44,45 os que destroem. ou, os que corrompem. [28]

           [5] 14,1: OLHEI, E EIS O CORDEIRO EM PÉ SOBRE O MONTE SIÃO, E COM ELE CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL, TENDO NA FRONTE ESCRITO O SEU nome E “O nome” DE SEU PAI.
1 Olhei. 14; 4.1; 6.8; 15.5; Jr 1.11; Ez 1.4; Ez 2.9; Ez 8.7; Ez 10.1,9; Ez 44.4; Dn 12.5; Am 8.2; Zc 4.2 o Cordeiro. 5.5-9,12,13; 7.9-17 monte. Sl 2.6; Sl 132.13,14; Is 49.14; Jl 2.32; Mq 4.7; Rm 9.33; Hb 12.22-24 cento. 7.4-8 tendo. 3.12; 7.3; 13.16,17; Lc 12.8 [29]

           [6] 15,4: Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó YHVH! Pois só tu és Qadôsh (santo); por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.
4 Quem. Êx 15.14-16; Sl 89.7; Is 60.5; Jr 5.22; Jr 10.7; Os 3.5; Lc 12.4,5 e não glorificará. Sl 22.23; Sl 86.9; Is 24.15; Is 25.3; Rm 15.9; 2Ts 1.10-12 só tu. 3.7; 4.8; 6.10; 1Sm 2.2; Sl 22.3; Sl 99.5,9; Sl 111.9; Is 6.3; Is 57.15; Hc 1.12; 1Pe 1.16 por isso, todas. 11.15; Sl 22.27; Sl 86.9; Sl 117.1-2; Is 45.23; Is 66.18-20,22; Jr 16.19; Zc 2.11; Zc 8.20-23; Zc 14.16; Ml 1.11 porque os teus. 16.7; 19.2; Sl 97.8; Sl 105.7; Is 26.9 [30]

           [7] 16,9: Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome do ‘Ulhím, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para darem glória.
9 queimaram. ou, feriram. blasfemaram. 10,11,21; 2Rs 6.33; 2Cr 28.22; Is 1.5; Is 8.21; Jr 5.3; Jr 6.29,30; Ez 24.13 e nem se. 11; 2.21; 9.20; Dn 5.22,23; Lc 13.3,5; 2Co 12.21 para lhe darem. 11.13; 14.7; Js 7.19; Jr 13.6; Am 4.6-12 [31]

           [8] 19,12: Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.
12 olhos. 1.14; 2.18 na sua. 6.2; 12.3; 13.1; Sl 8.5; Ct 3.11; Is 62.3; Zc 9.16; Mt 21.5; Mt 28.18; Hb 2.9 um nome. 16; 2.17; 3.12; Gn 32.29; Êx 23.21; Jz 13.18; Is 9.6; Mt 11.27; Lc 10.22 [32]

           [9] 19,13: Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo do ‘Ulhím.
13 vestido. 14.20; Sl 58.10; Is 9.5; Is 34.3-8; Is 63.1-6 o. Jo 1.1,14; 1Jo 1.1; 1Jo 5.7 [33]

           [10] 19,16: Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
16 no seu manto. 12,13 REI. 17.14; Sl 72.11; Pv 8.15,16; Dn 2.47; Fp 2.9-11; 1Tm 6.15[34]

           [11] 22,4: Contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele!
4 contemplarão. Ez 33.18-20,23; Jó 33.26; Sl 4.6; Is 33.17; Is 35.2; Is 40.5; Mt 5.8; Jo 12.26; Jo 17.24; 1Co 13.12; Hb 12.14; 1Jo 3.2,3 e na sua. 3.12; 14.1 [35]
Perspectivas particulares do Apocalipse de João. Embora adotando em grande parte os procedimentos e as estruturas do gênero literário apocalíptico, o Apocalipse de João não pode ser reduzido simplesmente a esse gênero.
                Uma importante seção da obra não está realmente em forma apocalíptica: as cartas às sete Igrejas da Ásia (Ap 2 - 3) ligam-se mais à pregação profética ordinária. Como no profetismo, o autor se nomeia e dirige sua mensagem aos seus contemporâneos.
                Mas é sobretudo por sua interpretação religiosa da história e por seus verdadeiros centros de interesse que o Apocalipse de João se distingue da maioria das obras do gênero literário apocalíptico.


                1. A interpretação messiânica da história. A visão joanina do fim dos tempos assimilou certas convicções essenciais da teologia messiânica primitiva. A era nova, anunciada e esperada pela apocalíptica judaica, já foi inaugurada na Ressurreição do UNGIDO. Os últimos tempos estão iniciados e os benefícios messiânicos estão comunicados: o Rúkha derramou-se sobre toda carne (Qadôsh Rúkha): [cf. At 2,16-21] e o messiânico já está ressuscitado com o Maschiyah – YahuShúa! (cf. Cl 3,1). Mas esta vinda do Reino realizou-se no mistério: é sempre objeto de revelação e só pode ser percebida pela fé. Ela tende à plenitude da sua realização e manifestação gloriosa.
                Segundo esta perspectiva messiânica, o “Dia do YHVH” está desdobrado: de uma parte, designa o acontecimento da Ressurreição do Mashiach Yahushúa e da sua exaltação ao “senhorio” do universo como sendo YHVH; de outro lado, ainda é esperado enquanto Parusia, manifestação universal e fulgurante do Reino de Elohím Yahu por seu Maschiyah o YahuShúa. Momentaneamente, há coincidência entre o “tempo presente” e a “nova era”. A Igreja está no tempo presente, mas é da era futura: ela é uma realidade escatológica, simultaneamente cumprimento das profecias e primícias proféticas do fim dos tempos. (At 4,12; Fp 2,9-11): Por isso, só há: SALVAÇÃO EM UM ÚNICO NOME! GRIFO MEU. CONFORME O “SENHORIO” DO FILHO! GRIFO MEU.


                2. O objeto das visões. Uma vez que a escatologia já está inaugurada, a ruptura clássica entre a era nova não apresenta mais a mesma significação. Não evoca mais tanto a sucessão de duas fases, quanto à distinção entre duas ordens: a ordem histórica e a ordem escatológica.
                As visões não têm mais, portanto, como único objetivo evocar o processo do fim dos tempos em vista de preparar os homens para a chegada do “Dia do YHVH”. Elas se interessam mais pelas realidades misteriosas já instauradas e comunicadas. A teologia do Maschiyah e da Igreja supera a descrição apocalíptica da história. A esperança messiânica não se nutre apenas da perspectiva de uma Parusia iminente, mas também da evocação da participação atual no combate vitorioso do UNGIDO.
                Em consequência, o tema da urgência, habitual na literatura apocalíptica, não se insere mais no quadro de uma avaliação cronológica dos prazos escatológicos, mas funda-se antes de tudo na convicção de que a fase decisiva do desígnio de Yahu foi revelada e inaugurada no acontecimento pascal. Os últimos tempos estão iminentes porque, no mistério, já começaram. A expectativa messiânica é tanto mais firme e atuante por referir-se a bens cujas primícias já estão, desde agora, concedidas.
                Dando tal relevo à contemplação dos acontecimentos da salvação e ao aprofundamento da condição da Igreja, o Apocalipse de João se aproxima das perspectivas da pregação profética, pois esta pretendia suscitar um despertar espiritual, pela recordação das maravilhas da Aliança e a consideração da vocação de Israel. Aliás, esta atenção prestada ao próprio mistério do “Reino que vem”, mais que à data de sua manifestação gloriosa, explica por que o Apocalipse de João não adota os processos de pseudonímia e antedatação que, na apocalíptica tradicional, destinavam-se principalmente a permitir que se calculasse a proximidade do “Dia do YHVH”.


                Autor e circunstâncias da composição. O livro do Apocalipse não nos oferece informações precisas sobre seu autor. Este atribui-se o nome de João e o título de profeta (1,1.4.9; 22,8-9), mas em parte alguma pretende ser um dos Doze. Uma tradição bastante firme, da qual encontramos vestígios desde o século II, identifica o autor do Apocalipse com o apóstolo João, ao qual atribui também o quarto evangelho. [Ta vendo? Não??? Há, desculpem, ainda não expliquei né??? O termo “do”! Como difere do termo “de” veja o parágrafo acima ele fala por mim...!!!!! Pois, quando a Bíblia fala de “SENHOR” sempre usa o termo “do” representando alguém por detrás do título...!!! E, nunca o termo de pois seria esse SENHOR DE QUEM SE FALA E NÃO O “É” OK...! QUANDO SE USA “DE”, SE FALA DA PESSOA.......]. GRIFO MEU. Entretanto, a tradição primitiva não foi unânime a este respeito, e a origem apostólica do Apocalipse foi por muito tempo posta em dúvida em certas comunidades messiânicas. Os exegetas contemporâneos estão muito divididos. Uns afirmam que as diferenças de estilo, de clima e de teologia tornam difícil a atribuição do Apocalipse e do quarto evangelho ao mesmo autor. Outros, pelo contrário, sublinham as analogias temáticas e doutrinais, bem como o pano de fundo semítico das duas obras; eles pensam que o Apocalipse e o evangelho derivam do ensinamento do apóstolo João, sem dúvida por intermédio de redatores pertencentes aos meios joaninos de Éfeso.
                O Apocalipse é dirigido às “sete Igrejas da Ásia” (1,3.11; 2 – 3); trata-se, de fato, de sete comunidades messiânicas situadas na Província da Ásia, cuja metrópole era Éfeso. Por causa do número sete, que evoca a plenitude, pode-se pensar que o autor visava não somente a algumas comunidades particulares, por ele especialmente conhecidas, mas a toda a Igreja.
                Quanto às circunstâncias da composição, a obra nos traz duas indicações certas, as quais porém não permitem uma datação precisa. De um lado, a Igreja já fez a experiência da perseguição e parece mesmo confrontado com uma oposição oficial do império romano. De outro lado, a Parusia esperada se faz esperar, e o prolongamento da espera suscita, em alguns, meios-termos e tibieza, em outros, desencorajamento, hesitação ou impaciência. Levando em conta esses elementos , podem-se propor principalmente duas hipóteses: o período que se segue à perseguição de Nero e precede a ruína de Jerusalém (65-70) ou o final do reinado de Domiciano (91-96). Em favor da primeira hipótese, apresenta-se antes de tudo a alusão ao templo de Jerusalém (11,1-2) e à sucessão dos imperadores (17,10-11). A segunda hipótese, porém, parece mais verossímil à maioria dos exegetas contemporâneos; ajusta-se melhor ao testemunho de Irineu de Lião e, levando em conta a pretensão de Domiciano de promover o culto imperial, justifica a insistência com que o Apocalipse evoca o antagonismo irredutível entre o reinado do Senhor YahuShúa e o reinado blasfematório de César.


                [Ok. Esse texto acima é um ótimo exemplo para expor minha tese: DE QUE, A “BÍBLIA” FOI COMPILADA POR HOMENS NORMAIS A TODOS NÓS...!!! QUE, DETIVERAM O PODER NAS MÃOS E A CORROMPERAM SIM A SEU BEL PRAZER!!! MAS COMO? DESSE JEITO: A ANTIGA ALIANÇA – FOI REVELADA A HOMENS SÁBIOS OU NÃO. MAS QUE ESCREVERAM SOB A ORIENTAÇÃO DE Elohím YAHU! A NOVA ALIANÇA TAMBÉM FOI IGUALMENTE FEITA MAS SOB A “INSPIRAÇÃO” DESSE MESMO Elohím YAHU A CERTAS PESSOAS COMO OS PROFETAS DA ANTIGA ALIANÇA! E, A HOMENS CHAMADOS APÓSTOLOS SEGUIDORES DO MESSIAS...! QUE RECEBERAM ESSA MESMA INSPIRAÇÃO E COLOCARAM NO PAPEL – SENDO DENOMINADA A “ESCRITURA SAGRADA”! MAS, A “BÍBLIA”, FOI A COMPILAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS...!!!! E, COMO DIZ O TEXTO ACIMA, MUITOS ERAM A FAVOR, E, MUITOS ERAM CONTRA O QUE O “HOMEM” ACHAVA CERTO OU ERRADO.....!!!!! (Rm 2,24; Is 2,10-18; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5-6; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; 2 Co 4,1-6; Dn 8,12; Jo 8,44-59; Rm 1,18-27; Rm 16,17; 1Co 5,7-11; Êx 20,1-17; Rm 10,13; Mt 22,36-38; Zc 7,12-14; Os 4,6; Jd 12; Mt 7,16-23; 1Co 11,20-34; 2Pe 2,13; Rm 11,1-4; 1Rs 18; 19,18; Rm 11,9-36; 1Co 8,4-7; Lv 24,10-16; Dt 28,15-43.58-59; Ef 4,5; At 4,12; 17,23; Fp 2,9-11; Êx 3,15; 6,1-3; Rm 2,4; Jo 1,1-14; Ap 2,9; 13,1.5-7; 16,17; 17,13; 19,13; 2Ts 2,11-12). Então, queridos leitores, vamos limpar essa sujeirada toda que colocaram na Bíblia {por homens comuns que detiveram o poder nas mãos...} que adulteraram passagem  – que provem das Sagradas Escrituras....pois homens não sãos deuses mas fazem a vontade de Satanás....sendo seus filhos deturpando a Palavra de Yahu – Ul o Todo Poderoso. Anselmo Estevan].

SENHOR, senhor, Senhor:

Atos 26,14-15: E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava e, em língua hebraica, dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
            E disse eu: Quem és, Senhor! E ele respondeu: Eu Sou YahuShúa, a quem tu persegues.

            Romanos 10,13: Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.

            Saulo, ou Paulo, ao se referir quem o derrubou no chão...? Usou um termo comum: “senhor”, ou “Senhor”! Ok. Usando este termo, ele não sabe o agente do sujeito ok. Quem me derrubou? Usando um termo comum de autoridade!!!! Ok. Correto. A Bíblia que é a Palavra do ETERNO – não se contradiz! Certo? Certo! Então, de uma adulteração de “línguas”, veio uma corrupção gentílica (por não saber) usou o termo em hebraico [YHVH] com consoantes para a transliteração em português {Yehowah – para Yahweh} – da adulteração do seu próprio povo do “YHVH” – com as consoantes acrescentadas – para “Adonay”! Ficando com o Nome de: “SENHOR”!
            Hora esse termo veio a “adulteração e blasfêmia de seu Nome Santíssimo!”. Devido ao termo ser comum, mas se usado como nome, representa uma entidade pagã “Baal” – Que leva o Nome próprio de Senhor! Então para não se misturarem os termos, começaram a usar o nome de “senhor” com todas as letras maiúsculas e o “s” sendo maior ainda! (SENHOR). Ok. Mas de nada adiantou!!!! Por que??? Porque, por vontade humana e por não saberem seu Nome Santo, lhe adotaram esse termo como sendo seu Nome próprio = “Senhor” sendo seu Nome!!! Erro gravíssimo pois é de vontade humana e não do ETERNO!!!! “Ou seja: só e somente títulos!!! Alguns nobres outros blasfemos e que denominam o ETERNO IGUAL A UMA ENTIDADE PAGÃ E DANDO-LHE ESSA AUTORIDADE!!!! AÍ ESTÁ A BLASFÊMIA QUE NINGUÉM QUER VER OU OUVIR!!!! Reflita sobre esses versículos mas no lugar de SENHOR – não o use como nome ok”:
            Êx 20,1-17; Dt 6,4-5; 1Rs 18; 19,18; Is 26,8; 42,8; Os 4,6; 2,16; Zc 7,12-14; Mt 22,36-38; Mc 12,29-30; Mc 12,33; At 4,12; 17,23; Rm 2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2Tm 3,16-17; Tg 1,22-25; Ap 17,13! Por isso tudo, entra esta referência para dizer que Ele é acima de tudo e de todos:

               (APOCALIPSE 19,11-16):

               16.
               A, REFERÊNCIA DESTE VERSÍCULO, NOS LEVA A: (DANIEL 2,47):
               “REIS DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”:


               DANIEL 2,47:

               ESTUDO: O vosso “Elohím” é o Elohím dos (elohais) deuses. A afirmação de Nabucodonosor não significa que ele reconheceu o Deus – Yaohu como o único verdadeiro Deus, mas ele o percebeu como sendo SUPERIOR às divindades do panteão babilônico. SENHOR DOS REIS. Nabucodonosor declarou que o Elohím – Yahu de Israel era também Supremo sobre todos os governantes humanos e seus reinos. Esse é o tema unificador de Dn 1,1 – 6,28.

               Ap 19,16 (Tem no seu manto um NOME INSCRITO – LEVA A DUAS REFERÊNCIAS: Ap 2,17; 19,12):
              
               (2,17: Um Nome novo: Dar nome era um exercício de autoridade sobre aquele que estava sendo nomeado [por ex., Gn 2,19-20; Mt 1,25]). Ao renomear os fiéis, “Yeshua” confirma como propriedade sua aqueles que estão sob sua autoridade. Ninguém conhece, exceto. Em certas circunstâncias, conhecer o Nome de um Ser era a maneira de obter poder sobre ele ou ela (Mc 5,9). Ao manter secreto esse novo nome, “Yeshua” assegura que os crentes não cairão nunca sob o poder do inimigo.

               19,12: (VOLTA À AP. 2,17); e volta para (19,16). Agora veja o estudo dos versículos 11-16 – do capítulo “19” – de Apocalipse:

               a trindade um só Elohím! Três PESSOAS:

           Conforme essa verdade e a Palavra de Elohím – Yahu, cremos em um só Elohím, que é um único Ser, em quem há três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (o Yahu, o YahuShúa e o Rúkha hol - RODSHUA). Essas são, realmente, desde a eternidade, distintas conforme os atributos próprios de cada Pessoa.
               O Pai é a causa, a origem e o princípio de todas as coisas visíveis e invisíveis.
               O Filho é o VERBO, a sabedoria e a imagem do Pai.
               O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é a eterna força e o eterno poder.
               Essa distinção não significa que Deus está dividido em três, pois a SAGRADA ESCRITURA nos ensina que cada um destes três – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – tem a sua própria existência, distinta, por seus atributos, de tal maneira, porém, que essas três Pessoas são um só Deus. É claro, então, que o Pai não é o Filho e que o Filho não é o Pai; que também, o Espírito Santo não é o Pai ou o Filho.
               Entretanto, estas Pessoas assim distintas, não são divididas nem confundidas entre si.
               Porque somente o Filho se tornou homem, não o Pai ou o Espírito Santo. O pai jamais existiu sem seu Filho e sem seu Espírito Santo, Pois todos os três têm igual eternidade no mesmo SER. Não há primeiro nem último, já que todos os três são um em VERDADE, em PODER, em BONDADE e em MISERICÓRDIA.
               1Co 8,4-6; Mt 28,19; Ef 3,14.15; Pv 8,22-31; Jo 1,14; Jo 5,16.17; 1Co 1,24; Cl 1,15-20; Hb 1,3; Ap 19,13; Jo 15,26; Jo 1,1.2.

               Agora o que esses estudos nos revelam?

               1 – Que o substantivo, “SENHOR”, se for tomado como NOME comum – simples para UM DEUS ÚNICO, o transforma num deus igual a deuses ou seja: “Outro deus igual a todos os outros...”: Is 42,8; Êx 20,7; Dt 28,58-59; Os 12,5; Zc 14,9; Os 2,13.16-17. (SENHOR SÓ COMO SUBSTANTIVO – MOSTRANDO QUE ELE É ACIMA DE TODO SENHOR! E, NÃO, MAIS UM “SENHOR”!!!!!!!).
               Sendo, desta forma, soberano a todos os deuses pagãos – então não podendo receber o nome de “SENHOR”! (E, mesmo porque, o “nome” – está “INSCRITO” E NÃO “ESCRITO”!). (Ez 36,21-23; Zc 14,9; Rm 2,24...; Is 52,5-6; etc.!). E, o “NOVO NOME” – Que é dado ao “FILHO” e que ninguém conhece, é REVELADO EM: “Fp 2,9-11!”. (At 4,12).
           Onde, o Filho – se torna “Pai” – na nossa salvação – sendo superior a tudo e todos...Yahu – YHVH – YahuShúa – YHVH!!! (Do seu nome: Yeshua – recebendo um nome novo = YahuShúa – nosso salvador!).
               (At 4,12; 1Co 15) – Reforçando o estudo da Trindade...!!! E. sendo “Elohím – Yahu” – EM TODOS...!


               Pois, títulos são só títulos: Como por exemplo “Deus”, “deus”, “deuses” – que derivam do termo: (THEOS). VEJA LOGO, DEPOIS DESTE ESTUDO:

Êx 3,14: E disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me envio a vós!
           
            Vamos ao estudo desse verbo: (Hayah) raiz primitiva; existir, i. e., ser ou vir a ser, acontecer (sempre enfático, e não um mero verbo de ligação ou auxiliar): - Vir a ser, ser, fazer-se, alcançar, cumprir, andar fazendo, haver (semelhante), passar, dar ocasião, será que, fazer, enfraquecer, vir, seguir, suceder, ter, dura, pertencer, portai(-vos), era (apressado), ser/servir (para).
            Verbo que significa, ser feito. É usado mais de 3.500 vezes no Antigo Testamento. (mas com o erro de “SENHOR”. Grifo meu).
            Pois, onde que o TETRAGRAMA YHVH – TERIA O SIMPLES SIGNIFICADO DE “SENHOR”? Somente por acrescentação humana – tomou essa forma “ERRADA”! Para não sabermos nunca a “pronúncia correta do seu Nome”. Somente por isso! Eternizaram o termo: SENHOR! Pois como um Nome que procede dum verbo descrito acima – pode tornar-se um substantivo que virou Nome? Só e somente pela vontade humana....!!!!!! Não e nunca por vontade divina: 1Co 8,5-7: Estudo das palavras: “Senhores” e “deuses”.:

            - senhores – do (Grego) Kyrios – (Kyros, supremacia); supremo em autoridade, i. e. (como substantivo) controlador; (conseqüentemente) senhor (como título de respeito): - Deus, senhor; amo. Substantivo de Kyros (s.f.), força, poder, Senhor, amo dono.

            - (Theos) de origem incerta, uma divindade, especialmente a suprema divindade; (figurado) um magistrado; elo hebraico muito: excelente, Deus, deus, devoto, para Deus. Do hebraico, a resposta dos líderes de Israel como representantes de Deus na teocracia dos judeus (Jo 10,34.35, citação de Sl 82,1.6). No sentido grego: Um deus, uma divindade (At 7,43; 12,22; 14,11; 19,26; 1Co 8,4.5; Gl 4,8). Assim, SATANÁS é chamado de “o deus deste século”, o seu líder etc. (2Co 4,4). ADONAY, KYRIOS, DEUS, SENHOR SOMENTE TÍTULOS DE ACRÉSCIMOS AO TETRAGRAMA – QUE REPRESENTAM TAMBÉM O ANJO CAÍDO.... TOME CUIDADO E REFLITA SOBRE SUAS AÇÕES.... NÃO QUE A BÍBLIA ESTEJA ERRADA NÃO É ISSO MAS QUEM A COMPILOU ESSE SIM QUIS FAZER PARTE COM SATANÁS. E DERRUBAR SUA PALAVRA POR TERRA OK. DANIEL 8,12!!! UM CÓDIGO CIFRADO QUE POUCOS O VERIAM E CONSEGUIRIAM QUEBRAR OS GRILHÕES DO MAL....!!!!!! POIS SÓ A VERDADE LIBERTA!

                Veja isto: Yeshua do hebraico, nome dado ao filho do ETERNO POR VONTADE HUMANA.
            NA LÍNGUA GREGA ESSE NOME VIROU: Iêsous.
            Na transliteração para a língua portuguesa colocaram o “J” – ficando: Jehoshua.
                Como o nome não ficou bom??? O mudaram para “Jesus”.
            Só que pelos seus sacrifícios e como não por vontade humana o ETERNO lhe deu um nome acima de todo nome para que todo joelho se dobre...... e esse nome não foi por vontade humana: YAHUSHÚA! Um nome que SALVA! (At 4,12; Fp 2,9-11; Ef 4,5!!!). Reflita sobre esse estudo ok. Não desacredite na Bíblia! Mas ajude a tirar essa sujeira toda que colocarão na Palavra limpa e que Salva do ETERNO....Ok. Anselmo.

            P.s. Daimonion (Grego) – forma neutra de um derivado [(Dainon), de (Daio, destruidor fortunas); um demônio ou espírito sobrenatural – diabo (Mt 8,31; Mc 5,12; Lc 8,29; Ap 16,14; 18,2]; um ser demoníaco; por extensão, uma divindade: diabo, deus)!
(Por isso dou importância ao Nome...........Ok.!!!!!).

            EFÉSIOS 4,5; Fp 2,9-11! REFLITA SOBRE ISSO OK. E LHE DE O NOME QUE LHE É DEVIDO: YAHU!

            Pois, nós recebemos um Espírito que não veio de semente de corrupção, mas para nos libertar-nos da nossa própria escravidão...! Então, ouça enquanto ainda é dado esse tempo....!!! Reflita.....!!! Anselmo Estevan. {“DE NADA LHES SERVIRÁ TODO O TEMPO QUE VOCÊS VIVEREM NA FÉ SE NO ÚLTIMO MOMENTO VOCÊS NÃO ESTIVEREM PERFEITOS!”}. Mt 5,48; Lc 6,36; Lv 19,2; 1Pe 1,16: Sejam perfeitos, sejam santos........!!!!! Yahu!


            Ta vendo como são as coisas...! Mostrei esse estudo para meu colega...! Sabe qual foi a sua resposta? – “Eu chamo de Senhor”! Ok. Só que tomando esta atitude, vc. Está fazendo a vontade dos “Homens”! E, não a de um único Elohím com Nome! Falando assim vc. Está contra a Bíblia!! Não estou contra a Bíblia!!! Pois a Bíblia não é SAGRADA! Somente a ESCRITURA SAGRADA – ela sim, é “SAGRADA” – Pois é a Palavra de Deus Yaohu – Revelada e Inspirada ao homem certo os profetas! A Bíblia foi COMPILADA POR HOMENS...(da Escritura Sagrada)!!! Ok. Ela, a Bíblia, somente, contêm, os “Escritos Sagrados” – que infelizmente foram corrompidos por Homens...! Por isso, digo e repito – Quem não aceita a verdade agrada ao homem e não ao único Deus com Nome próprio!

            Rm 10,11-13: Porque a Escritura diz:
            Todo aquele que nele crer não será confundido.
            Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Yahu de todos, rico para com todos os que o invocam.
            Porque todo aquele que invocar o Nome de Yahu (o nome do Senhor Yahu) será salvo!

            Rm 9,33: Como está escrito:
            Eis que ponho em Sião uma “PEDRA” DE “TROPEÇO” e uma “ROCHA” de “ESCÂNDALO”; e todo àquele que “crer” NELA não será confundido!!!!

            UMA PEDRA DE TROPEÇO!
            UMA ROCHA DE ESCÂNDALO!

            Dois termos parecidos. Mas, um é pequeno e faz cair! O outro é grande, forte, firme – mas representa um “escândalo!”.
            DUAS ESCOLHAS. COM UMA OPÇÃO: QUEM TIVER O CONHECIMENTO SERÁ LIBERTO – POIS NÃO RECEBEMOS, NOVAMENTE, O ESPÍRITO DA ESCRAVIDÃO (ROMANOS 8,15)! A ESCOLHA É SUA!!!! (1Sm 2,2; 1Pe 2,8; 1Ts 5,9; Rm 9,16-24).

            Veja como a “língua” hebraica é tida como: SAGRADA! Ao invés da “língua” grega: Ex.: Rm 8,1: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em o Ungido (Christós) Yahushúa, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito (PNEUMA).

            Rm 8,5: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito (PNEUMA).

            SENDO ASSIM – TANTO O “ESPÍRITO SANTO – DO ETERNO”, COMO O NOSSO espírito – RECEBE O MESMO SIGNIFICADO....TANTO OS ANJOS, COMO ATÉ “SATANÁS” – FORMA ESPIRITUAL...!!!
            AGORA, NO HEBRAICO, HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA: - NOSSO ESPÍRITO – FÔLEGO DE VIDA É: RÛAH.
            O “ESPÍRITO DO ETERNO (ESPÍRITO SANTO) É: RÚKHA hol – RODSHUA!”. Grande diferença não!

            Pneuma: Uma corrente de ar, i.e., sopro (golpe de vento) ou uma brisa; (por analogia ou figurado) um espírito, i.e. (humano) a alma racional (por implicação) princípio vital, disposição mental etc., ou (sobre-humano) um anjo, demônio, ou (DIVINO) Deus, o espírito de Maschiyah, o Espírito Santo....!!! Anselmo Estevan.


           Pergunta: O que pedimos na primeira petição?
           Resposta: Na primeira petição, que é: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”, reconhecendo a inteira incapacidade e indisposição que há em nós e em todos os homens de honrar ao ‘Ulhím como é devido, pedimos que ele, pela sua graça, nos habilite e nos incline a conhecê-lo, confessá-lo e altamente estimá-lo pelos seus títulos, atributos, ordenanças, palavras, obras e tudo aquilo por que ele se dá a conhecer, e a glorificá-lo em pensamento, palavras e obras, que impeça e remova o ateísmo, a ignorância, a idolatria, a profanação e tudo quanto o desonra; que, pela sua soberana providência poderosa, oriente e disponha tudo para a sua própria glória!
           Referências bíblicas: 2Co 3,5; Sl 51,15; 67,2.3; 83,18; 86,10.15; 2Ts 3,1; Sl 145,6-8; 107,32; 2Co 2,14; Sl 19,14; Fp 1,11; Sl 79,10; 67,1-4; Ef 1,17.18; Sl 97,7; 74,18.22; Jr 14,21; 2Rs 19,16; Is 64,1.2.


           PESQUISA FEITA POR: ANSELMO ESTEVAN, COM MEUS GRIFOS. FORMADO EM TEOLOGIA E BACHAREL EM TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO – SP.
           PESQUISA, FEITA NA BÍBLIA DE ESTUDO; GENEBRA – EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. (Bíblia Judaica Completa, também foi usada na pesquisa).

           HÁ ‘SHEM (O NOME)! [Sm 6,2; At 5,41; 3Jo 7]!

           ANSELMO ESTEVAN.





e e 22.4 Sl 17.15; Mt 5.8; 1Jo 3.2.
f f 22.4 Ap 7.3; notar o contraste com Ap 13.16.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:4
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:3-4
i i 17.5 Babilônia: Ver Ap 14.8, nota j.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 17:5
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 17:4-5
i i 3.8 Para Filadélfia, assim como para Esmirna (Ap 2.8), a mensagem contém palavras de louvor e não de censura (ver Ap 2.1-7, n.).
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 3:8
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 3:7-8
n n 3.12 Ap 14.1; 22.4; cf. Is 56.5. O nome escrito sobre os vencedores é símbolo de pertença a Deus.
o o 3.12 Aqui é antecipado o tema da nova Jerusalém, que será desenvolvido em Ap 21.2—22.5.
p p 3.12 Is 62.2.
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 3:12
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 3:11-12
a a 13.1 Nomes de blasfêmia: Ao que parece, sobre cada cabeça estava escrita uma blasfêmia contra Deus.
[9]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 13:1
[10]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 13:1
f f 13.5-6 Dn 7.8,20,25; 11.36.
[11]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 13:6
Gr. Grego
[12]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 13:5-6
g g 15.4 Jr 10.7.
h h 15.4 Sl 86.9.
[13]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 15:4

[14]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 15:3-4
s s 19.13 Cf. Is 63.1-6. Aqui, segundo a maioria dos comentaristas, o sangue representa os inimigos derrotados por Jesus Cristo.
t t 19.13 Cf. Jo 1.1,14.
[15]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 19:13
[16]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:12-13
n n 21.6 O Alfa... o fim: Ver Ap 1.8, nota t.
o o 21.6 Is 55.1; cf. Jo 4.10,14; 7.37.
p p 21.7 O vencedor: Expressão que se encontra no final de cada uma das sete cartas em Ap 2 e 3 e que aqui faz parte da conclusão do livro inteiro.
q q 21.7 2Sm 7.14; Sl 89.26-27; cf. Dt 14.1.
r r 21.8 Ver Rm 1.31, n.
s s 21.8 Ap 2.11; 20.14; cf. Mt 10.28; 25.41.
[17]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 21:8
[18]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 21:4-8
e e 22.4 Sl 17.15; Mt 5.8; 1Jo 3.2.
f f 22.4 Ap 7.3; notar o contraste com Ap 13.16.
[19]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:4
[20]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:3-4
n n 22.10 Não seles as palavras: Ou Não guardes em segredo: Em contraste com Dn 8.26; 12.4,9.
o o 22.11 Cf. Dn 12.10. Advertência relacionada com o anúncio da pronta e repentina vinda do Senhor.
p p 22.12 Cf. Jr 17.10; Mt 16.27.
q q 22.12-13 Palavras de Cristo, que incluem as ditas por Deus no princípio do livro (ver Ap 1.8, nota t).
r r 22.14 Bem-aventurados: A sétima “bem-aventurança” (ver Ap 1.3, nota f).
s s 22.14 Ap 7.14; cf. 1Jo 1.7.
t t 22.14 Gn 2.9; cf. Ap 2.7.
u u 22.15 Cães: Isto é, malvados (cf. Sl 22.16,20; ver Fp 3.2, nota b).
v v 22.15 Cf. Ap 21.8, que indica a sorte dos mesmos aqui mencionados.
[21]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:15
Gr. Grego
[22]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:9-15
c c 22.18-19 Este livro: Isto é, o Apocalipse. Há uma provável alusão a Dt 4.2; 12.32.
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:19
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:17-19
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 2:2-3
[26]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 3:7-8
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 3:11-12
[28]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 11:17-18
[29]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 14:1
[30]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 15:3-4
[31]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 16:8-9
[32]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:11-12
[33]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:12-13
[34]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:15-16
[35]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:3-4

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