Ap 22:
4 contemplarão. Ez 33.18-20,23; Jó 33.26; Sl 4.6; Is 33.17; Is 35.2; Is 40.5; Mt 5.8; Jo 12.26; Jo 17.24; 1Co 13.12; Hb 12.14; 1Jo 3.2,3 e na sua. 3.12; 14.1 [2]
AGORA, VEJAM A CONTRADIÇÃO:
Ap 17:
5 Na sua fronte, achava-se escrito um nome,
um mistério: Babilônia, i
A Grande, A Mãe das Meretrizes e das
Abominações da Terra.[3]
5 Na sua. 7.3; Is 3.9; Fp 3.19 mistério. 2Ts 2.7; 2Tm 3.1-5 Babilônia. 11.8; 14.8; 16.19; 18.2,10,21; Jr 51.47,48
A Mãe. 18.9; 19.2 Meretrizes. ou, fornicações. [4]
Partindo desse ponto de vista
das Escrituras em Revelação de Yochanan (Apocalipse)! Podemos dizer que.:
- “NADA ACONTECE DUAS VEZES DA MESMA MANEIRA! POR ISSO ELE
VIRÁ PARA BUSCAR OS SEUS! OS QUE HONRAM E RECONHECEM O SEU NOME E DO SEU PAI!”.
Vamos rever
algumas passagens de Ap.:
Ap 3:
8 Conheço as tuas obras — eis que tenho
posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens
pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. i[5]
8 Conheço. 1,15; 2.2 uma porta aberta. 7; 1Co 16.9; 2Co
2.12; Cl 4.3 tens pouca. Dn
11.34; 2Co 12.8-10; Fp
4.13 guardaste. 10; 22.7; Jo
14.21-24; Jo 15.20; Jo 17.6; 2Tm 4.7 e não. 2.13; Pv 30.9; Mt 26.70-72; Lc 12.9;
At 3.13,14; 1Tm 5.8;
1Jo 2.22,23; Jd 4 [6]
Ap 3:
12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário
do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus,
n o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce
do céu, vinda da parte do meu Deus, o e o meu novo nome.
p[7]
12 Ao vencedor. 2.7; 17.14; 1Jo 2.13,14; 1Jo 4.4 coluna. 1Rs
7.21; Jr 1.18; Gl
2.9 gravarei. 2.17; 14.1; 22.4
da cidade. 21.2,10-27; Sl 48.8; Sl 87.3; Gl 4.26,27; Hb 12.22 a nova. 22.4; Is 65.15; Ef 3.15 [8]
VEJA QUE AQUI, NADA FALAM OU SE
REFERE AO SEU NOVO NOME?!
SENDO ASSIM VAMOS VER OUTRA
CONTRADIÇÃO:
Ap 13:
A besta que emerge do mar
1 Vi emergir do mar uma besta que tinha dez
chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia.
a
1 A besta emerge do mar com sete cabeças e dez chifres, a quem o dragão
entrega a sua autoridade.
11 Outra besta surge da terra;
14 e faz com que façam uma imagem da besta anterior,
15 para que os homens a adorem,
16 e recebam a sua marca.
1 Vi. Jr 5.22 emergir. 11.7; 17.8; Dn 7.2,3 tinha. 12.3; 17.3,7-12,16; Dn
7.7,8,19,20,23,24 dez diademas. 12.3 nomes de blasfêmia. 5,6;
17.3,5; Dn 7.25;
Dn 11.36; 2Ts 2.3,4
Ap 13:
6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus,
f para lhe
difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu.[11]
6 e abriu. Jó 3.1; Mt 12.34; Mt 15.19; Rm 3.13 o. 21.3; Jo 1.14; Gr.Cl 1.19; 2.9; Hb 9.2,11,12,24 os que. 4.1,4; 5.13; 7.9; 11.12; 12.12; 18.20; 19.1-6; Hb 12.22,23 [12]
MAIS UMA VEZ, NESSA CONTRADIÇÃO NADA
É FALADO SOBRE NOME!
Ap 15:
4 Quem
não temerá
Pois só tu és santo;
por isso, todas as nações virão
e adorarão diante de ti, h
porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.
4 Quem. Êx 15.14-16; Sl 89.7; Is 60.5; Jr 5.22; Jr 10.7; Os 3.5; Lc 12.4,5
e não glorificará. Sl 22.23; Sl 86.9; Is 24.15; Is 25.3; Rm 15.9; 2Ts 1.10-12 só tu. 3.7; 4.8; 6.10; 1Sm 2.2; Sl 22.3; Sl 99.5,9; Sl 111.9; Is 6.3; Is 57.15; Hc 1.12; 1Pe 1.16 por isso, todas. 11.15; Sl 22.27; Sl
86.9; Sl 117.1-2; Is 45.23; Is 66.18-20,22;
Jr 16.19; Zc 2.11;
Zc 8.20-23; Zc 14.16;
Ml 1.11 porque os
teus. 16.7; 19.2; Sl 97.8;
Sl 105.7; Is 26.9
[14]
VEJAM QUE: “NAS CONTRADIÇÕES”
EXISTE UMA VERDADE! VEJA:
Ap (17,2.5.13.17)! POR
ISSO MESMO. [POR ESTE MOTIVO], MUITOS NÃO CONSEGUEM ACEITAR SEU NOME! MAS, A
PALAVRA É BEM CLARA QUANTO A ISSO! VAMOS VER:
Ap 19:
Ap 21:
5 E aquele que está assentado no trono
disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas
palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o
Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. n Eu, a
quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. o
8 Quanto, porém, aos covardes, aos
incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos
idólatras e a todos os mentirosos, r a parte
que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda
morte.
s
5 aquele que está assentado. 4.2,9; 5.1; 20.11 Eis. Is 42.9; Is 43.19; 2Co 5.17 Escreve. 1.11,19 estas. 19.9
6 Tudo está. 16.17 Eu sou. 1.8,11,17; 22.13 Eu, a quem. 7.17; 22.17; Is
12.3; Is 55.1-3; Jo 4.10,14; 7.37,38 de graça. Os 14.4; Rm 3.24; Rm 8.32; 1Co 2.12; 1Co 3.5,12,21; 1Jo 5.4,5
da fonte. Sl 36.9; Jr 2.13; Jl 3.18
7 O vencedor. 2.11,17,25 herdará. 1Sm 2.8; Pv 3.35; Is 65.9; Mt 19.29; Mt 25.34; Mc 10.17; 1Co 3.21-23; 1Pe 1.3,4;
1Pe 3.9 estas
coisas. ou, todas as coisas. e eu. 3; Zc
8.8; Rm 8.15-17; Hb 8.10; 1Jo 3.1-3
8 aos covardes. Dt 20.8; Jz 7.3; Is 51.12; Is 57.11; Mt 8.26; Mt 10.28; Lc 12.4-9; Jo 12.42,43; 1Pe 3.14,15;
1Jo 5.4,5,10 aos
abomináveis. 22.15; Ml 3.5; 1Co
6.9,10; Gl 5.19-21; Ef 5.5,6; 1Tm 1.9,10;
Hb 12.24; Hb 13.4;
1Jo 3.15 aos
idólatras. 1Co 10.20,21 e a todos. 2.2; Pv 19.5,9; Is 9.15; Jo 8.44; 2Ts 2.9; 1Tm 4.2; 1Jo 2.22 no lago. 19.20; 20.14,15 a saber, a. 20.14
POIS, AQUI,
EU REPITO O COMEÇO DO ESTUDO:
Ap 22:
4 contemplarão. Ez 33.18-20,23; Jó 33.26; Sl 4.6; Is 33.17; Is 35.2; Is 40.5; Mt 5.8; Jo 12.26; Jo 17.24; 1Co 13.12; Hb 12.14; 1Jo 3.2,3 e na sua. 3.12; 14.1 [20]
POIS, DA PALAVRA, NINGUÉM ZOMBA!
VEJA:
Ap 22:
11 Continue o injusto fazendo injustiça,
continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e
o santo continue a santificar-se. o
12 E eis que venho sem demora, e comigo está
o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
p
14 Bem-aventurados r
aqueles que lavam as suas vestiduras s [no
sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida,
t e entrem na cidade pelas portas.
15 Fora ficam os cães, u
os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e
pratica a mentira. v
10 Disse-me. 12,13,16,20 Não seles. 5.1; 10.4; Is 8.16; Dn 8.26; Dn 12.4,9; Mt 10.27 porque. 1.3; Is 13.6; Ez 12.23; Rm 13.12; 2Ts 2.3; 1Pe 4.7
11 fazendo injustiça. 16.8-11,21; Sl 81.12; Pv 1.24-33;
Pv 14.32; Ec 11.3;
Ez 3.27; Dn 12.10;
Mt 15.14; Mt 21.19;
Mt 25.10; Jo 8.21;
2Tm 3.13 o justo. 3; 7.13-15; Jó 17.9; Pv 4.18; Mt 5.6; Ef 5.27; Cl 1.22; Jd 24
12 venho. 7; Sf 1.14 e comigo. 11.18; Is 3.10,11; Is 40.10;
Is 62.11; 1Co 3.8,14;
1Co 9.17,18 para
retribuir. 20.12; Mt 16.27; Rm
2.6-11; Rm 14.12
13 1.8,11; 21.6; Is 41.4;
Is 44.6; Is 48.12
14 Bem-aventurados. 7; Sl 106.3-5; Sl 112.1;
Sl 119.1-6; Is 56.1,2;
Dn 12.12; Mt 7.21-27;
Lc 12.37,38; Jo
14.15,21-23; Jo 15.10-14; 1Co 7.19; Gl 5.6; 1Jo 3.3,23,24; 1Jo 5.3
para que lhes. Jo 4.12; 1Co 8.9; 1Co 9.5 Gr.
à. 2; 2.7 e entrem. 21.27; Jo 10.7,9; Jo 14.6
15 Fora. 9.20,21; 21.8,27;
1Co 6.9,10; Gl 5.19-21;
Ef 5.3-6; Cl 3.6
cães. Fp 3.2 feiticeiros. 9.21; 18.23; Is
47.9,12; Is 57.3; Ml 3.5; At 8.11; At 13.6-11 impuros. 17.1-6 todo aquele. 21.8,27; 1Rs 22.8,21-23;
Is 9.15,16; Jr 5.31;
Jo 3.18-21; Jo 8.46;
2Ts 2.10-12
A conclusão do livro
18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da
profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus
lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
19 e, se alguém tirar qualquer coisa das
palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da
cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.
c
18 testifico. 16; 3.14; Ef 4.17; 1Ts 4.6 que ouve. 1.3 Se. Dt 4.2; Dt 12.32; Pv
30.6; Mt 15.6-9,13 Deus. 14.10,11; 15.1; 16.1; 19.20; 20.10,15; Lv
26.18,24,25,28,37
19 tirar. 2.18; Lc 11.52 Deus. 3.5; 13.8; Êx 32.33; Sl 69.28 tirará a sua parte da árvore
da vida. ou, do livro da vida. 2 da. 21.2,22-27 e das coisas. 12; 1.3; 2.7,11,17,26; 3.4,5,12,21; 7.9-17; 14.13
TERMINO ESSE ESTUDO FAZENDO UMA
REVISÃO QUANTO AO SEU NOME:
Apocalipse:
[1]
2,3: E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e
não te deixaste esmorecer.
3 tens perseverança. Sl 69.7; Mq 7.9; Mc 15.21; Lc 14.27; 1Co 13.7; Gl 6.2; Hb 13.13 e suportaste. 1.9; 3.10; Sl 37.7;
Lc 8.15; Lc 21.19;
Rm 2.7; Rm 5.3,4;
Rm 8.25; Rm 12.12;
Rm 15.4,5; Cl 1.11;
2Ts 3.5; Hb 6.12,15;
Hb 10.36; Hb 12.1;
Tg 1.3,4; Tg 5.7-11;
2Pe 1.6 por causa. Rm
16.12; 1Co 16.16; 2Co
5.9; 2Co 6.5; 2Co
10.15; 2Co 11.23; Fp 2.16; Fp 4.3; 1Ts 1.3; 1Ts 2.9; 1Ts 5.12; 2Ts 3.8; 1Tm 4.10; 1Tm 5.17; Hb 6.10 não te deixaste. Lc
18.1; 2Co 4.1,16; Gl
6.9; 2Ts 3.13; Hb
12.3-5 [25]
[2] 3,8: Conheço as
tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém
pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e
não negaste o meu nome.
8 Conheço. 1,15; 2.2 uma porta aberta. 7; 1Co 16.9; 2Co
2.12; Cl 4.3 tens pouca. Dn
11.34; 2Co 12.8-10; Fp
4.13 guardaste. 10; 22.7; Jo
14.21-24; Jo 15.20; Jo 17.6; 2Tm 4.7 e não. 2.13; Pv 30.9; Mt
26.70-72; Lc 12.9; At 3.13,14; 1Tm 5.8; 1Jo 2.22,23; Jd 4 [26]
[3]
3,12: AO VENCEDOR, FÁ-LO-EI COLUNA NO SANTUÁRIO DO MEU ‘ULHÍM, E DAÍ JAMAIS
SAIRÁ; GRAVAREI TAMBÉM SOBRE ELE “O nome” DO MEU ‘ULHÍM, “O nome” DA CIDADE
DO MEU ‘ULHÍM, A NOVA YARUSHALAYIM QUE DESCE DO CÉU, VINDA DA PARTE DO MEU
‘ULHÍM, E O MEU NOVO nome.
12 Ao vencedor. 2.7; 17.14; 1Jo 2.13,14; 1Jo 4.4 coluna. 1Rs
7.21; Jr 1.18; Gl
2.9 gravarei. 2.17; 14.1; 22.4
da cidade. 21.2,10-27; Sl 48.8; Sl 87.3; Gl 4.26,27; Hb 12.22 a nova. 22.4; Is 65.15; Ef 3.15 [27]
[4] 11,18:
Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo
determinado para serem julgados os mortos, para dar o galardão aos teus servos,
os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos
como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.
18 as nações. 2,9,10; 17.12-15; 19.19,20; Sl 2.1-3; Is 34.1-10;
Is 63.1-6; Ez 38.9-23;
Jl 3.9-14; Mq 7.15-17;
Zc 14.2,3 a tua. 6.15-17; 14.10; 15.1,7; 16.1-21; 19.15 e o tempo. 6.10,11; 20.4,5,12,15; Is 26.19-21; Dn 7.9,10;
Dn 12.1,2; Hb 9.27
para. 22.12; Mt 5.12; 2Ts
1.5-7; Hb 11.25,26 e aos que. 19.5; Sl 85.9; Sl
103.11; Sl 115.13,14; Sl 147.11; Ec 8.12; Ec 12.13; Lc 1.50 e para destruíres. 13.10; 18.6,16-24; 19.19,21;
Dn 7.26; Dn 8.25;
Dn 11.44,45 os que
destroem. ou, os que corrompem. [28]
[5]
14,1: OLHEI, E EIS O CORDEIRO EM PÉ SOBRE O MONTE SIÃO, E COM ELE CENTO E
QUARENTA E QUATRO MIL, TENDO NA FRONTE ESCRITO O SEU nome E “O nome” DE SEU
PAI.
1 Olhei. 14; 4.1; 6.8; 15.5; Jr 1.11; Ez 1.4; Ez 2.9; Ez 8.7; Ez 10.1,9; Ez 44.4; Dn 12.5; Am 8.2; Zc 4.2 o Cordeiro. 5.5-9,12,13; 7.9-17 monte. Sl 2.6; Sl 132.13,14; Is
49.14; Jl 2.32; Mq
4.7; Rm 9.33; Hb
12.22-24 cento. 7.4-8 tendo. 3.12; 7.3; 13.16,17;
Lc 12.8 [29]
[6]
15,4: Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó YHVH! Pois só
tu és Qadôsh (santo); por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti,
porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.
4 Quem. Êx 15.14-16; Sl 89.7; Is 60.5; Jr 5.22; Jr 10.7; Os 3.5; Lc 12.4,5 e não glorificará. Sl 22.23; Sl 86.9; Is 24.15; Is 25.3; Rm 15.9; 2Ts 1.10-12 só tu. 3.7; 4.8; 6.10;
1Sm 2.2; Sl 22.3;
Sl 99.5,9; Sl 111.9;
Is 6.3; Is 57.15;
Hc 1.12; 1Pe 1.16
por isso, todas. 11.15; Sl 22.27; Sl
86.9; Sl 117.1-2; Is 45.23; Is 66.18-20,22;
Jr 16.19; Zc 2.11;
Zc 8.20-23; Zc 14.16;
Ml 1.11 porque os
teus. 16.7; 19.2; Sl 97.8;
Sl 105.7; Is 26.9
[30]
[7]
16,9: Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram
o nome do ‘Ulhím, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se
arrependeram para darem glória.
9 queimaram. ou, feriram.
blasfemaram. 10,11,21; 2Rs 6.33; 2Cr 28.22; Is 1.5; Is 8.21; Jr 5.3; Jr 6.29,30; Ez 24.13 e nem se. 11; 2.21; 9.20; Dn 5.22,23; Lc 13.3,5;
2Co 12.21 para lhe
darem. 11.13; 14.7; Js 7.19;
Jr 13.6; Am 4.6-12
[31]
[8]
19,12: Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um
nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.
12 olhos. 1.14; 2.18 na sua. 6.2; 12.3; 13.1; Sl 8.5; Ct 3.11; Is 62.3; Zc 9.16; Mt 21.5; Mt 28.18; Hb 2.9 um nome. 16; 2.17; 3.12; Gn 32.29; Êx 23.21; Jz 13.18; Is 9.6; Mt 11.27; Lc 10.22 [32]
[9]
19,13: Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o
Verbo do ‘Ulhím.
[10] 19,16: Tem no seu
manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
[11]
22,4: Contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele!
4 contemplarão. Ez 33.18-20,23; Jó 33.26; Sl 4.6; Is 33.17; Is 35.2; Is 40.5; Mt 5.8; Jo 12.26; Jo 17.24; 1Co 13.12; Hb 12.14; 1Jo 3.2,3 e na sua. 3.12; 14.1 [35]
Perspectivas particulares do Apocalipse de João. Embora adotando em grande parte os
procedimentos e as estruturas do gênero literário apocalíptico, o Apocalipse de
João não pode ser reduzido simplesmente a esse gênero.
Uma importante seção
da obra não está realmente em forma apocalíptica: as cartas às sete Igrejas da
Ásia (Ap 2 - 3) ligam-se mais à pregação profética ordinária. Como no
profetismo, o autor se nomeia e dirige sua mensagem aos seus contemporâneos.
Mas é sobretudo por
sua interpretação religiosa da história e por seus verdadeiros centros de
interesse que o Apocalipse de João se distingue da maioria das obras do gênero
literário apocalíptico.
1. A interpretação messiânica da história. A visão joanina do fim dos tempos assimilou certas
convicções essenciais da teologia messiânica
primitiva. A era nova, anunciada e esperada pela apocalíptica judaica, já foi
inaugurada na Ressurreição do UNGIDO. Os últimos tempos estão iniciados e os
benefícios messiânicos estão comunicados: o Rúkha derramou-se sobre toda carne (Qadôsh Rúkha): [cf. At 2,16-21] e
o messiânico já está ressuscitado com o Maschiyah –
YahuShúa! (cf. Cl 3,1). Mas esta vinda do Reino realizou-se no mistério: é
sempre objeto de revelação e só pode ser percebida pela fé. Ela tende à
plenitude da sua realização e manifestação gloriosa.
Segundo esta
perspectiva messiânica, o “Dia do YHVH” está desdobrado: de uma
parte, designa o acontecimento da Ressurreição do Mashiach Yahushúa e da sua
exaltação ao “senhorio” do universo como sendo YHVH; de outro lado,
ainda é esperado enquanto Parusia, manifestação universal e fulgurante do Reino
de Elohím Yahu por seu Maschiyah o YahuShúa. Momentaneamente, há coincidência
entre o “tempo presente” e a “nova era”. A Igreja está no tempo presente, mas é
da era futura: ela é uma realidade escatológica, simultaneamente cumprimento
das profecias e primícias proféticas do fim dos tempos. (At 4,12; Fp 2,9-11):
Por isso, só há: SALVAÇÃO EM UM ÚNICO NOME! GRIFO MEU. CONFORME O “SENHORIO”
DO FILHO! GRIFO MEU.
2. O objeto das
visões. Uma vez que a escatologia já está inaugurada, a ruptura clássica entre
a era nova não apresenta mais a mesma significação. Não evoca mais tanto a
sucessão de duas fases, quanto à distinção entre duas ordens: a ordem histórica
e a ordem escatológica.
As visões não têm
mais, portanto, como único objetivo evocar o processo do fim dos tempos em
vista de preparar os homens para a chegada do “Dia do YHVH”. Elas se interessam
mais pelas realidades misteriosas já instauradas e comunicadas. A teologia
do Maschiyah e da Igreja supera a descrição apocalíptica da história. A
esperança messiânica não se nutre apenas da perspectiva de uma
Parusia iminente, mas também da evocação da participação atual no combate
vitorioso do UNGIDO.
Em consequência, o
tema da urgência, habitual na literatura apocalíptica, não se insere mais no
quadro de uma avaliação cronológica dos prazos escatológicos, mas funda-se
antes de tudo na convicção de que a fase decisiva do desígnio de Yahu foi
revelada e inaugurada no acontecimento pascal. Os últimos tempos estão
iminentes porque, no mistério, já começaram. A expectativa messiânica é tanto mais firme e atuante por referir-se a bens cujas primícias já
estão, desde agora, concedidas.
Dando tal relevo à
contemplação dos acontecimentos da salvação e ao aprofundamento da condição da
Igreja, o Apocalipse de João se aproxima das perspectivas da pregação
profética, pois esta pretendia suscitar um despertar espiritual, pela
recordação das maravilhas da Aliança e a consideração da vocação de Israel.
Aliás, esta atenção prestada ao próprio mistério do “Reino que vem”, mais que à
data de sua manifestação gloriosa, explica por que o Apocalipse de João não
adota os processos de pseudonímia e antedatação que, na apocalíptica
tradicional, destinavam-se principalmente a permitir que se calculasse a
proximidade do “Dia do YHVH”.
Autor e circunstâncias da composição. O livro do Apocalipse não nos oferece
informações precisas sobre seu autor. Este atribui-se o nome de João e o título de profeta (1,1.4.9; 22,8-9), mas em parte
alguma pretende ser um dos Doze. Uma tradição bastante firme, da qual
encontramos vestígios desde o século II, identifica o autor do Apocalipse com o
apóstolo João, ao qual atribui também o quarto evangelho. [Ta vendo? Não???
Há, desculpem, ainda não expliquei né??? O termo “do”! Como difere do
termo “de” veja o parágrafo acima ele fala por mim...!!!!! Pois, quando
a Bíblia fala de “SENHOR” sempre usa o termo “do”
representando alguém por detrás do título...!!! E, nunca o termo de pois seria esse SENHOR DE QUEM SE FALA E NÃO O “É” OK...! QUANDO SE USA
“DE”, SE FALA DA PESSOA.......]. GRIFO MEU. Entretanto, a tradição primitiva não foi
unânime a este respeito, e a origem apostólica do Apocalipse foi por muito
tempo posta em dúvida em certas comunidades messiânicas. Os exegetas
contemporâneos estão muito divididos. Uns afirmam que as diferenças de estilo,
de clima e de teologia tornam difícil a atribuição do Apocalipse e do quarto
evangelho ao mesmo autor. Outros, pelo contrário, sublinham as analogias
temáticas e doutrinais, bem como o pano de fundo semítico das duas obras; eles
pensam que o Apocalipse e o evangelho derivam do ensinamento do apóstolo João,
sem dúvida por intermédio de redatores pertencentes aos meios joaninos de
Éfeso.
O Apocalipse é
dirigido às “sete Igrejas da Ásia” (1,3.11; 2 – 3); trata-se, de fato, de sete
comunidades messiânicas situadas na Província da Ásia, cuja
metrópole era Éfeso. Por causa do número sete, que evoca a plenitude, pode-se
pensar que o autor visava não somente a algumas comunidades particulares, por
ele especialmente conhecidas, mas a toda a Igreja.
Quanto
às circunstâncias da composição, a obra nos traz duas indicações certas, as
quais porém não permitem uma datação precisa. De um lado, a Igreja já fez a
experiência da perseguição e parece mesmo confrontado com uma oposição
oficial do império romano. De outro lado, a Parusia esperada se faz
esperar, e o prolongamento da espera suscita, em alguns, meios-termos e
tibieza, em outros, desencorajamento, hesitação ou impaciência. Levando em
conta esses elementos , podem-se propor principalmente duas hipóteses: o
período que se segue à perseguição de Nero e precede a ruína de Jerusalém
(65-70) ou o final do reinado de Domiciano (91-96). Em favor da primeira
hipótese, apresenta-se antes de tudo a alusão ao templo de Jerusalém (11,1-2) e
à sucessão dos imperadores (17,10-11). A segunda hipótese, porém, parece mais
verossímil à maioria dos exegetas contemporâneos; ajusta-se melhor ao
testemunho de Irineu de Lião e, levando em conta a pretensão de Domiciano de
promover o culto imperial, justifica a insistência com que o Apocalipse evoca o
antagonismo irredutível entre o reinado do Senhor YahuShúa e o reinado blasfematório
de César.
[Ok. Esse
texto acima é um ótimo exemplo para expor minha tese: DE QUE, A “BÍBLIA” FOI
COMPILADA POR HOMENS NORMAIS A TODOS NÓS...!!! QUE, DETIVERAM O PODER NAS MÃOS
E A CORROMPERAM SIM A SEU BEL PRAZER!!! MAS COMO? DESSE JEITO: A ANTIGA ALIANÇA
– FOI REVELADA A HOMENS SÁBIOS OU NÃO. MAS QUE ESCREVERAM SOB A ORIENTAÇÃO DE
Elohím YAHU! A NOVA ALIANÇA TAMBÉM FOI IGUALMENTE FEITA MAS SOB A “INSPIRAÇÃO”
DESSE MESMO Elohím YAHU A CERTAS PESSOAS COMO OS PROFETAS DA ANTIGA ALIANÇA! E,
A HOMENS CHAMADOS APÓSTOLOS SEGUIDORES DO MESSIAS...! QUE RECEBERAM ESSA MESMA
INSPIRAÇÃO E COLOCARAM NO PAPEL – SENDO DENOMINADA A “ESCRITURA SAGRADA”! MAS,
A “BÍBLIA”, FOI A COMPILAÇÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS...!!!! E, COMO DIZ O TEXTO
ACIMA, MUITOS ERAM A FAVOR, E, MUITOS ERAM CONTRA O QUE O “HOMEM” ACHAVA CERTO
OU ERRADO.....!!!!! (Rm 2,24; Is 2,10-18; 3,7.17; 7,18.20-21.23;
11,10-11; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5-6; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Mq 4,5;
Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; 2 Co 4,1-6; Dn 8,12; Jo 8,44-59; Rm 1,18-27; Rm 16,17;
1Co 5,7-11; Êx 20,1-17; Rm 10,13; Mt 22,36-38; Zc 7,12-14; Os 4,6; Jd 12; Mt
7,16-23; 1Co 11,20-34; 2Pe 2,13; Rm 11,1-4; 1Rs 18; 19,18; Rm 11,9-36; 1Co
8,4-7; Lv 24,10-16; Dt
28,15-43.58-59; Ef 4,5; At 4,12;
17,23; Fp 2,9-11; Êx 3,15; 6,1-3; Rm 2,4; Jo 1,1-14; Ap 2,9; 13,1.5-7; 16,17; 17,13; 19,13; 2Ts 2,11-12). Então, queridos leitores, vamos limpar essa sujeirada toda que colocaram
na Bíblia {por homens comuns que detiveram o poder nas mãos...} que adulteraram
passagem – que provem das Sagradas
Escrituras....pois homens não sãos deuses mas fazem a vontade de
Satanás....sendo seus filhos deturpando a Palavra de Yahu – Ul o Todo Poderoso.
Anselmo Estevan].
SENHOR, senhor,
Senhor:
Atos
26,14-15: E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava e,
em língua hebraica, dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é
recalcitrar contra os aguilhões.
E
disse eu: Quem és, Senhor! E ele respondeu: Eu Sou YahuShúa, a
quem tu persegues.
Romanos
10,13: Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será
salvo.
Saulo,
ou Paulo, ao se referir quem o derrubou no chão...? Usou um termo comum:
“senhor”, ou “Senhor”! Ok. Usando este termo, ele não sabe o agente do sujeito
ok. Quem me derrubou? Usando um termo comum de autoridade!!!! Ok. Correto. A
Bíblia que é a Palavra do ETERNO – não se contradiz! Certo? Certo! Então, de
uma adulteração de “línguas”, veio uma corrupção gentílica (por não saber) usou
o termo em hebraico [YHVH] com consoantes para a transliteração em português
{Yehowah – para Yahweh} – da adulteração do seu próprio povo do “YHVH” – com as
consoantes acrescentadas – para “Adonay”! Ficando com o Nome de: “SENHOR”!
Hora
esse termo veio a “adulteração e blasfêmia de seu Nome Santíssimo!”. Devido ao
termo ser comum, mas se usado como nome, representa uma entidade pagã “Baal” –
Que leva o Nome próprio de Senhor! Então para não se misturarem os termos,
começaram a usar o nome de “senhor” com todas as letras maiúsculas e o “s” sendo
maior ainda! (SENHOR). Ok. Mas de nada adiantou!!!! Por que??? Porque, por
vontade humana e por não saberem seu Nome Santo, lhe adotaram esse termo como
sendo seu Nome próprio = “Senhor” sendo seu Nome!!! Erro gravíssimo pois é de
vontade humana e não do ETERNO!!!! “Ou seja: só e somente títulos!!! Alguns
nobres outros blasfemos e que denominam o ETERNO IGUAL A UMA ENTIDADE PAGÃ E
DANDO-LHE ESSA AUTORIDADE!!!! AÍ ESTÁ A BLASFÊMIA QUE NINGUÉM QUER VER OU
OUVIR!!!! Reflita sobre esses versículos mas no lugar de SENHOR – não o use
como nome ok”:
Êx 20,1-17; Dt 6,4-5; 1Rs 18; 19,18; Is 26,8; 42,8; Os
4,6; 2,16; Zc 7,12-14; Mt 22,36-38; Mc 12,29-30; Mc 12,33; At 4,12; 17,23; Rm
2,24; 10,2-3; 11,1-4; 15,4; Ef 4,5; Fp 2,9-11; 2Tm 3,16-17; Tg 1,22-25; Ap
17,13! Por isso tudo, entra esta referência para dizer que Ele é
acima de tudo e de todos:
(APOCALIPSE
19,11-16):
16.
A, REFERÊNCIA DESTE
VERSÍCULO, NOS LEVA A: (DANIEL 2,47):
“REIS DOS REIS E
SENHOR DOS SENHORES”:
DANIEL 2,47:
ESTUDO: O vosso
“Elohím” é o Elohím dos (elohais) deuses. A afirmação de
Nabucodonosor não significa que ele reconheceu o Deus – Yaohu como o único
verdadeiro Deus, mas ele o percebeu como sendo SUPERIOR às divindades do
panteão babilônico. SENHOR DOS REIS. Nabucodonosor declarou que o Elohím
– Yahu de Israel era também Supremo sobre todos os governantes humanos e seus
reinos. Esse é o tema unificador de Dn 1,1 – 6,28.
Ap 19,16 (Tem no
seu manto um NOME INSCRITO – LEVA A DUAS REFERÊNCIAS: Ap
2,17; 19,12):
(2,17: Um Nome novo:
Dar nome era um exercício de autoridade sobre aquele que estava sendo nomeado
[por ex., Gn 2,19-20; Mt 1,25]). Ao renomear os fiéis, “Yeshua” confirma como
propriedade sua aqueles que estão sob sua autoridade. Ninguém conhece,
exceto. Em certas circunstâncias, conhecer o Nome de um Ser era a maneira de
obter poder sobre ele ou ela (Mc 5,9). Ao manter secreto esse novo nome,
“Yeshua” assegura que os crentes não cairão nunca sob o poder do inimigo.
19,12: (VOLTA À AP.
2,17); e volta para (19,16). Agora veja o estudo dos versículos 11-16 – do
capítulo “19” – de Apocalipse:
a trindade um
só Elohím! Três PESSOAS:
Conforme essa verdade e a Palavra de Elohím – Yahu, cremos
em um só Elohím, que é um único Ser, em quem há três Pessoas: o Pai, o Filho e
o Espírito Santo. (o Yahu, o YahuShúa e o Rúkha hol - RODSHUA). Essas são,
realmente, desde a eternidade, distintas conforme os atributos próprios de cada
Pessoa.
O Pai é a causa, a
origem e o princípio de todas as coisas visíveis e invisíveis.
O Filho é o VERBO, a
sabedoria e a imagem do Pai.
O Espírito Santo, que
procede do Pai e do Filho, é a eterna força e o eterno poder.
Essa distinção não
significa que Deus está dividido em três, pois a SAGRADA ESCRITURA nos ensina
que cada um destes três – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – tem a sua própria
existência, distinta, por seus atributos, de tal maneira, porém, que essas três
Pessoas são um só Deus. É claro, então, que o Pai não é o Filho e que o Filho
não é o Pai; que também, o Espírito Santo não é o Pai ou o Filho.
Entretanto, estas
Pessoas assim distintas, não são divididas nem confundidas entre si.
Porque somente o
Filho se tornou homem, não o Pai ou o Espírito Santo. O pai jamais existiu sem
seu Filho e sem seu Espírito Santo, Pois todos os três têm igual eternidade no
mesmo SER. Não há primeiro nem último, já que todos os três são um em VERDADE,
em PODER, em BONDADE e em MISERICÓRDIA.
1Co 8,4-6; Mt 28,19; Ef 3,14.15; Pv 8,22-31; Jo 1,14;
Jo 5,16.17; 1Co 1,24; Cl 1,15-20; Hb 1,3; Ap 19,13; Jo 15,26; Jo 1,1.2.
Agora o que
esses estudos nos revelam?
1 – Que o
substantivo, “SENHOR”, se for tomado como NOME comum – simples para UM DEUS
ÚNICO, o transforma num deus igual a deuses ou seja: “Outro deus
igual a todos os outros...”: Is 42,8; Êx 20,7; Dt 28,58-59; Os 12,5; Zc 14,9;
Os 2,13.16-17. (SENHOR SÓ COMO SUBSTANTIVO – MOSTRANDO QUE ELE É ACIMA DE TODO
SENHOR! E, NÃO, MAIS UM “SENHOR”!!!!!!!).
Sendo, desta forma,
soberano a todos os deuses pagãos – então não podendo receber o nome de
“SENHOR”! (E, mesmo porque, o “nome” – está “INSCRITO” E NÃO “ESCRITO”!).
(Ez 36,21-23; Zc 14,9; Rm 2,24...; Is 52,5-6; etc.!). E, o “NOVO NOME” – Que
é dado ao “FILHO” e que ninguém conhece, é REVELADO EM: “Fp 2,9-11!”. (At
4,12).
Onde, o Filho – se torna “Pai” – na nossa salvação – sendo
superior a tudo e todos...Yahu – YHVH – YahuShúa – YHVH!!! (Do seu nome: Yeshua
– recebendo um nome novo = YahuShúa – nosso salvador!).
(At 4,12; 1Co 15) –
Reforçando o estudo da Trindade...!!! E. sendo “Elohím – Yahu” – EM TODOS...!
Pois, títulos são
só títulos: Como por exemplo “Deus”, “deus”, “deuses” – que derivam do termo:
(THEOS). VEJA LOGO, DEPOIS DESTE ESTUDO:
Êx 3,14: E disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou.
Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me envio a vós!
Vamos ao estudo desse verbo: (Hayah) raiz primitiva; existir, i. e., ser
ou vir a ser, acontecer (sempre enfático, e não um mero verbo de ligação ou
auxiliar): - Vir a ser, ser, fazer-se, alcançar, cumprir, andar fazendo, haver
(semelhante), passar, dar ocasião, será que, fazer, enfraquecer, vir, seguir,
suceder, ter, dura, pertencer, portai(-vos), era (apressado), ser/servir
(para).
Verbo que significa, ser feito. É
usado mais de 3.500 vezes no Antigo Testamento. (mas com o erro de “SENHOR”.
Grifo meu).
Pois, onde que o TETRAGRAMA YHVH – TERIA O SIMPLES SIGNIFICADO DE “SENHOR”? Somente por acrescentação
humana – tomou essa forma “ERRADA”! Para não sabermos nunca a “pronúncia
correta do seu Nome”. Somente por isso! Eternizaram o termo: SENHOR! Pois
como um Nome que procede dum verbo descrito acima – pode tornar-se um
substantivo que virou Nome? Só e somente pela vontade humana....!!!!!! Não e
nunca por vontade divina: 1Co 8,5-7: Estudo das palavras: “Senhores” e “deuses”.:
- senhores – do (Grego) Kyrios – (Kyros, supremacia); supremo em autoridade, i. e.
(como substantivo) controlador; (conseqüentemente) senhor (como título de
respeito): - Deus, senhor; amo. Substantivo de Kyros (s.f.), força, poder,
Senhor, amo dono.
- (Theos) de origem incerta, uma
divindade, especialmente a suprema divindade; (figurado) um magistrado; elo
hebraico muito: excelente, Deus, deus, devoto, para Deus. Do hebraico, a resposta dos líderes de Israel
como representantes de Deus na teocracia dos judeus (Jo 10,34.35, citação de Sl
82,1.6). No sentido
grego: Um deus, uma divindade (At 7,43; 12,22; 14,11; 19,26; 1Co 8,4.5; Gl
4,8). Assim, SATANÁS é chamado de “o deus deste século”, o seu líder etc. (2Co
4,4). ADONAY, KYRIOS, DEUS, SENHOR SOMENTE TÍTULOS DE ACRÉSCIMOS AO TETRAGRAMA
– QUE REPRESENTAM TAMBÉM O ANJO CAÍDO.... TOME CUIDADO E REFLITA SOBRE SUAS
AÇÕES.... NÃO QUE A BÍBLIA ESTEJA ERRADA NÃO É ISSO MAS QUEM A COMPILOU ESSE
SIM QUIS FAZER PARTE COM SATANÁS. E DERRUBAR SUA PALAVRA POR TERRA OK. DANIEL
8,12!!! UM CÓDIGO CIFRADO QUE POUCOS O VERIAM E CONSEGUIRIAM QUEBRAR OS
GRILHÕES DO MAL....!!!!!! POIS SÓ A VERDADE LIBERTA!
Veja isto: Yeshua
do hebraico, nome dado ao filho do ETERNO POR VONTADE HUMANA.
NA LÍNGUA GREGA ESSE NOME VIROU: Iêsous.
Na transliteração para a língua
portuguesa colocaram o “J” – ficando: Jehoshua.
Como o nome não
ficou bom??? O mudaram para “Jesus”.
Só que pelos seus sacrifícios e como
não por vontade humana o ETERNO lhe deu um nome acima de todo nome para que
todo joelho se dobre...... e esse nome não foi por vontade humana: YAHUSHÚA! Um nome que SALVA! (At
4,12; Fp 2,9-11; Ef 4,5!!!). Reflita sobre esse estudo ok. Não desacredite na
Bíblia! Mas ajude a tirar essa sujeira toda que colocarão na Palavra limpa e
que Salva do ETERNO....Ok. Anselmo.
P.s. Daimonion (Grego) –
forma neutra de um derivado [(Dainon), de (Daio, destruidor fortunas); um
demônio ou espírito sobrenatural – diabo (Mt 8,31; Mc 5,12; Lc 8,29; Ap 16,14;
18,2]; um ser demoníaco; por extensão, uma divindade: diabo, deus)!
(Por isso dou importância ao Nome...........Ok.!!!!!).
EFÉSIOS 4,5; Fp 2,9-11!
REFLITA SOBRE ISSO OK. E LHE DE O NOME QUE LHE É DEVIDO: YAHU!
Pois, nós recebemos um
Espírito que não veio de semente de corrupção, mas para nos libertar-nos da
nossa própria escravidão...! Então, ouça enquanto ainda é dado esse
tempo....!!! Reflita.....!!! Anselmo Estevan. {“DE NADA LHES SERVIRÁ TODO O
TEMPO QUE VOCÊS VIVEREM NA FÉ SE NO ÚLTIMO MOMENTO VOCÊS NÃO ESTIVEREM
PERFEITOS!”}. Mt 5,48; Lc 6,36; Lv 19,2; 1Pe 1,16: Sejam perfeitos, sejam
santos........!!!!! Yahu!
Ta vendo como são as coisas...! Mostrei esse estudo para meu colega...!
Sabe qual foi a sua resposta? – “Eu chamo de Senhor”! Ok. Só que tomando
esta atitude, vc. Está fazendo a vontade dos “Homens”! E, não a de um único
Elohím com Nome! Falando assim vc. Está contra a Bíblia!! Não estou contra a
Bíblia!!! Pois a Bíblia não é SAGRADA! Somente a ESCRITURA SAGRADA – ela sim, é
“SAGRADA” – Pois é a Palavra de Deus Yaohu – Revelada e Inspirada ao
homem certo os profetas! A Bíblia foi COMPILADA POR HOMENS...(da Escritura
Sagrada)!!! Ok. Ela, a Bíblia, somente, contêm, os “Escritos Sagrados” – que
infelizmente foram corrompidos por Homens...! Por isso, digo e repito –
Quem não aceita a verdade agrada ao homem e não ao único Deus com Nome próprio!
Rm 10,11-13: Porque a Escritura diz:
Todo aquele que nele crer não será
confundido.
Porquanto não há diferença entre
judeu e grego, porque um mesmo é o Yahu de todos, rico para com todos os que o
invocam.
Porque todo aquele que invocar o
Nome de Yahu (o nome do Senhor Yahu) será salvo!
Rm 9,33: Como está escrito:
Eis que ponho em Sião uma “PEDRA”
DE “TROPEÇO” e uma “ROCHA” de “ESCÂNDALO”; e todo àquele que “crer” NELA não será confundido!!!!
UMA PEDRA DE TROPEÇO!
UMA ROCHA DE ESCÂNDALO!
Dois termos parecidos.
Mas, um é pequeno e faz cair! O outro é grande, forte, firme – mas representa
um “escândalo!”.
DUAS ESCOLHAS. COM
UMA OPÇÃO: QUEM TIVER O CONHECIMENTO SERÁ LIBERTO – POIS NÃO RECEBEMOS,
NOVAMENTE, O ESPÍRITO DA ESCRAVIDÃO (ROMANOS 8,15)! A ESCOLHA É SUA!!!! (1Sm
2,2; 1Pe 2,8; 1Ts 5,9; Rm 9,16-24).
Veja como a “língua” hebraica é tida
como: SAGRADA! Ao invés da “língua” grega: Ex.: Rm 8,1: Portanto, agora, nenhuma
condenação há para os que estão em o Ungido (Christós) Yahushúa, que não andam
segundo a carne, mas segundo o espírito (PNEUMA).
Rm 8,5: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne;
mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito (PNEUMA).
SENDO ASSIM – TANTO O “ESPÍRITO SANTO – DO ETERNO”, COMO O NOSSO espírito
– RECEBE O MESMO
SIGNIFICADO....TANTO OS ANJOS, COMO ATÉ “SATANÁS” – FORMA ESPIRITUAL...!!!
AGORA, NO HEBRAICO, HÁ
UMA GRANDE DIFERENÇA: - NOSSO ESPÍRITO – FÔLEGO DE VIDA É: RÛAH.
O “ESPÍRITO DO ETERNO
(ESPÍRITO SANTO) É: RÚKHA hol – RODSHUA!”. Grande diferença não!
Pneuma: Uma corrente de ar, i.e.,
sopro (golpe de vento) ou uma brisa; (por analogia ou figurado) um espírito,
i.e. (humano) a alma racional (por implicação) princípio vital, disposição mental
etc., ou (sobre-humano) um anjo, demônio, ou (DIVINO) Deus, o espírito de
Maschiyah, o Espírito Santo....!!! Anselmo Estevan.
Pergunta:
O que pedimos na primeira petição?
Resposta:
Na primeira petição, que é: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”, reconhecendo a
inteira incapacidade e indisposição que há em nós e em todos os homens de
honrar ao ‘Ulhím como é devido, pedimos que ele, pela sua graça, nos habilite e
nos incline a conhecê-lo, confessá-lo e altamente estimá-lo pelos seus títulos,
atributos, ordenanças, palavras, obras e tudo aquilo por que ele se dá a
conhecer, e a glorificá-lo em pensamento, palavras e obras, que impeça e remova
o ateísmo, a ignorância, a idolatria, a profanação e tudo quanto o desonra;
que, pela sua soberana providência poderosa, oriente e disponha tudo para a sua
própria glória!
Referências
bíblicas: 2Co 3,5; Sl 51,15; 67,2.3; 83,18; 86,10.15; 2Ts 3,1; Sl 145,6-8;
107,32; 2Co 2,14; Sl 19,14; Fp 1,11; Sl 79,10; 67,1-4; Ef 1,17.18; Sl 97,7;
74,18.22; Jr 14,21; 2Rs 19,16; Is 64,1.2.
PESQUISA
FEITA POR: ANSELMO ESTEVAN, COM MEUS GRIFOS. FORMADO EM TEOLOGIA E BACHAREL EM
TEOLOGIA PELA FACULDADE IBETEL DE SUZANO – SP.
PESQUISA,
FEITA NA BÍBLIA DE ESTUDO; GENEBRA – EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA. (Bíblia Judaica
Completa, também foi usada na pesquisa).
HÁ
‘SHEM (O NOME)! [Sm
6,2; At 5,41; 3Jo 7]!
ANSELMO ESTEVAN.
[1]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:4
[2]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:3-4
[3]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 17:5
[4]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 17:4-5
i i 3.8 Para Filadélfia, assim como para Esmirna (Ap 2.8), a mensagem
contém palavras de louvor e não de censura (ver Ap 2.1-7, n.).
[5]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 3:8
[6]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 3:7-8
n n 3.12 Ap 14.1; 22.4; cf. Is 56.5. O nome escrito sobre os vencedores é símbolo
de pertença a Deus.
[7]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 3:12
[8]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 3:11-12
a a 13.1 Nomes de blasfêmia: Ao que parece, sobre cada cabeça
estava escrita uma blasfêmia contra Deus.
[9]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 13:1
[10]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 13:1
[11]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 13:6
Gr.
Grego
[12]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 13:5-6
[13]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 15:4
[14]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 15:3-4
s s 19.13 Cf. Is 63.1-6. Aqui, segundo a maioria dos comentaristas, o sangue
representa os inimigos derrotados por Jesus Cristo.
[15]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 19:13
[16]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 19:12-13
p p 21.7 O vencedor: Expressão que se encontra no final de cada uma das sete
cartas em Ap 2 e 3 e que aqui faz parte da conclusão do livro inteiro.
[17]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 21:8
[18]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 21:4-8
[19]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade
Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:4
[20]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:3-4
o o 22.11 Cf. Dn 12.10. Advertência relacionada com o anúncio da pronta e repentina
vinda do Senhor.
q q 22.12-13 Palavras de Cristo, que incluem as ditas por Deus no princípio do livro
(ver Ap 1.8, nota t).
[21]Sociedade
Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada.
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Ap 22:15
Gr.
Grego
[22]Sociedade
Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva Do Conhecimento Bíblico.
Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 22:9-15
[23]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Ap 22:19
[24]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
22:17-19
[25]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
2:2-3
[26]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
3:7-8
[27]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
3:11-12
[28]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
11:17-18
[29]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap 14:1
[30]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
15:3-4
[31]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
16:8-9
[32]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
19:11-12
[33]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
19:12-13
[34]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
19:15-16
[35]Sociedade Bíblica do Brasil: Concordância Exaustiva
Do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005, S. Ap
22:3-4
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