sábado, 19 de julho de 2014

ROMANOS:


13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 1

1 Sha'ul, servo de Yeshua HaMashiach, chamado para ser shaliach, separado para as Boas Novas de
Elohim,
2 que ele antes havia prometido pelas mãos dos seus profetas no santo Tanach,
3 a respeito de seu Filho, que nasceu em carne da semente da casa de David,
4 e que foi reconhecido Filho de Elohim pelo Poder e pela a Ruach HaKodesh, e que ressuscitou dentre os
mortos - Yeshua HaMashiach nosso Senhor,
5 pelo qual recebemos a graça e o emissariado dentre todas as nações, para que elas sejam obedientes pela
fé no Seu Nome.
6 Entre os quais sois também vós chamados para serdes de Yeshua HaMashiach;
7 a todos os que estais em Roma, amados de Elohim, chamados para serdes santos: Graça a vós, e shalom
da parte de Elohim Avinu, e do Senhor Yeshua HaMashiach.
8 Primeiramente dou graças ao meu Elohim, mediante Yeshua HaMashiach, por todos vós, porque em todo o
mundo é anunciada a vossa fé.
9 Pois Elohim, a quem sirvo em meu espírito, nas Boas Novas de seu Filho, me é testemunha de como
incessantemente faço menção de vós,
10 pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Elohim, se me ofereça boa ocasião para
ir ter com vocês.
11 Porque desejo muito ver-vos para lhes dar o dom da Ruach a fim de que sejais fortalecidos;
12 isto é, para que juntamente com vocês eu seja consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha.
13 E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido
impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre as demais nações.
14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
15 De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar as Boas Novas também a vós que estais
em Roma.
16 Porque não me envergonho das Boas Novas, pois Ele [Yeshua] é o Poder de Elohim e vida para todo
aquele que crê; primeiro para o judeu, e também para o arameu.
17 Porque nas Boas Novas é revelada, de fé em fé [isto é, a fé do início ao fim], a justiça de Elohim, como
está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
18 Pois do céu é revelada a ira de Elohim contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a
verdade em injustiça.
19 Porquanto, o que de Elohim se pode conhecer, neles se manifesta, porque Elohim lho manifestou.
20 Pois os atributos invisíveis de Elohim, o Seu Poder e Sua Divindade eternos, foram claramente vistos
desde a fundação do mundo por Suas criações, para que eles fossem inescusáveis;
21 porquanto, tendo conhecido a Elohim, contudo não O glorificaram como Elohim, nem lhe foram gratos,
antes se tornaram vãos em suas pretensões, e o seu coração se escureceu sem entendimento.
22 Achando-se sábios, tornaram-se tolos,

23 e trocaram a glória do Elohim que é incorruptível pela semelhança da imagem do homem corruptível, e de
aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso Elohim os soltou aos desejos impuros de seus corações, para serem os seus corpos desonrados
entre si;
25 pois trocaram a verdade de Elohim pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador,
que é bendito eternamente. Amen.
26 Pelo que Elohim os soltou a doenças venéreas. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no
que é contrário à natureza;
27 da mesma forma, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se exibiram seu desejo
depravado uns para como os outros, homem agindo de forma vergonhosa com homem, e recebendo em si
mesmos a devida recompensa da sua perversão.
28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Elohim, Elohim, por sua vez, os soltou a um sentimento
depravado, para fazerem coisas que não convêm;
29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, disputa, dolo,
malignidade;
30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Elohim, injuriadores, soberbos, presunçosos,
inventores de males, desobedientes ao pais;
31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;
32 os quais, conhecendo bem o decreto de Elohim, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam,
não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 1 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 2

1 Portanto, não tens desculpa, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque aquilo que condenas e
em que julgas a outro; reverterás a fazer o mesmo.
2 E bem sabemos que o juízo de Elohim será pesado contra aqueles que reverterem a fazer o mesmo.
3 E o que tu, ó homem, supões? Que deves julgar os que a tais coisas revertem, enquanto tu que repetes as
mesmas coisas, escaparás ao juízo de Elohim?
4 Ou desprezas tu as riquezas da sua bondade, e paciência e complacência, ignorando que a bondade de
Elohim te conduz ao arrependimento?
5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação
do justo juízo de Elohim,
6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras;
7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;
8 mas ira e indignação aos que são rebeldes, que não obedecem à verdade, mas que obedecem à
transgressão à Torá;
9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também
do arameu;
10 glória, porém, e honra e shalom a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao
arameu;
11 pois para com Elohim não há acepção de pessoas.
12 Porque todos os que sem a Torá pecaram, sem a Torá também morrerão; e todos os que sob a Torá
pecaram, pela Torá serão julgados.
13 Pois não são justos diante de Elohim os que só ouvem a Torá; mas serão justificados os que praticam a
Torá
14 (porque, quando os goyim, que não têm a Torá, fazem por natureza as coisas da Torá, eles, embora não
tendo a Torá, para si mesmos são lei.
15 pois mostram a obra da Torá escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os
seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),
16 no dia em que Elohim há de julgar os segredos dos homens, pelo Mashiach Yeshua, segundo as minhas
Boas Novas.
17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na Torá, e te glorias em Elohim;
18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na Torá;
19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
20 instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na Torá a forma do conhecimento e da verdade;
21 tu, pois, que ensinas a outra pessoa, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar,
furtas?
22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os
templos?

23 Tu, que te glorias na Torá, desonras a Elohim pela transgressão da Torá?
24 Assim pois, por vossa causa, o nome de Elohim é blasfemado entre os goyim, como está escrito.
25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a Torá; mas se tu és transgressor da Torá,
a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.
26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da Torá, por acaso a incircuncisão não será reputada como
circuncisão?
27 E a incircuncisão, pela natureza cumprir a Torá, julgará a ti, que mesmo tendo a letra e a circuncisão,
transgride a Torá.
28 Porque não é um judeu o que o é só de aparências, nem é circuncisão é [apenas] aquilo que se vê na
carne.
29 Mas o judeu tem que sê-lo por dentro, e circunciso de coração, no espírito, e não [apenas] na letra; cujo
louvor não provém dos homens, mas de Elohim.

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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 3

1 Que vantagem, pois, tem o judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados as palavra de Elohim.
3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, por acaso a sua infidelidade anulará a fidelidade de Elohim?
4 De modo nenhum; antes seja Elohim verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que
sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.
5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Elohim, que diremos? Acaso Elohim, que castiga com ira, é
injusto? (Falo como homem.)
6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Elohim o mundo?
7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Elohim para sua glória, por que sou eu ainda
julgado como pecador?
8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam
que dizemos; a condenação dos quais é justa.
9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus
como arameus, todos estão debaixo do pecado;
10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
11 Não há quem entenda; não há quem busque a Elohim.
12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides
está debaixo dos seus lábios;
14 a sua boca está cheia de maldição e amargura.
15 Os seus soldados de infantaria são ligeiros para derramar sangue.
16 Nos seus caminhos há destruição e miséria;
17 e não conheceram o caminho do shalom.
18 Não há temor de Elohim diante dos seus olhos.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a Torá diz, aos que estão dentro da Torá o diz, para que se cale toda
boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Elohim;
20 porquanto pelo legalismo nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela Torá é o pleno
conhecimento do pecado.
21 Mas agora, a partir da Torá, tem-se manifestado a justiça de Elohim, que é atestada pela Torá e pelos
profetas;
22 isto é, a justiça de Elohim pela fé em Yeshua HaMashiach para todos os que crêem; pois não há
distinção.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Elohim;
24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há no Mashiach Yeshua,

25 ao qual Elohim propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por
ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador
daquele que tem fé no Senhor Yeshua HaMashiach.
27 Onde está logo a ostentação? Foi excluída. Que parte da Torá a exclui? A das obras? Não; mas pela Torá
da fé.
28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé não por ser legalista em sua observância da Torá.
29 É por acaso Elohim somente dos judeus? Não é também dos goyim? Também dos goyim, certamente,
30 se é que Elohim é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a
incircuncisão.
31 Anulamos, pois, a Torá pela fé? De modo nenhum; antes apoiamos a Torá.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 3 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 4

1 Que diremos, pois, ter alcançado Avraham Avinu segundo a carne?
2 Porque, se Avraham foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Elohim.
3 Pois, que diz o Tanach? Avraham confiou em Elohim, e isso lhe foi atribuido como justiça.
4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;
5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;
6 assim também David declara bendito o homem a quem Elohim atribui a justiça sem as obras, dizendo:
7 Benditos aqueles cujos atos de violação à Torá são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8 Bendito o homem a quem o Senhor não atribuirá o pecado.
9 Vem, pois, esta bênção sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A
Avraham foi atribuida a fé como justiça.
10 Como, pois, lhe foi atribuida? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na
incircuncisão.
11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que
fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja atribuida,
12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas
daquela fé que teve nosso pai Avraham, antes de ser circuncidado.
13 Porque não foi por legalismo que veio a Avraham, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser
herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.
14 Pois, se é por legalismo que se fazem herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada.
15 Porque a Torá faz a ira se manifestar; pois onde não há Torá também não há transgressão.
16 Porquanto o ser herdeiro vem da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a
descendência, não somente à descendência que é descrita na Torá, mas também à que é da fé que teve Avraham, o
qual é pai de todos nós.
17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Elohim, que
vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe
fora dito: Assim será a tua descendência;
19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já sem vitalidade (pois tinha quase cem anos), e a
falta de vitalidade do ventre de Sará;
20 contudo, à vista da promessa de Elohim, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a
Elohim,
21 e estando certíssimo de que o que Elohim tinha prometido, também era poderoso para o fazer.
22 Pelo que também isso lhe foi atribuido como justiça.
23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi atribuido;
24 mas também por causa de nós a quem há de ser atribuido, a nós os que cremos naquele que dos mortos
ressuscitou a Yeshua nosso Senhor;
25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 4 Página 1 de 1
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 5

1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos shalom com Elohim, por nosso Senhor Yeshua HaMashiach,
2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na
esperança da glória de Elohim.
3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a
perseverança,
4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Elohim está derramado em nossos corações pela Ruach
HaKodesh que nos foi dada.
6 Pois, quando ainda éramos fracos, o Mashiach morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 Porque dificilmente haverá quem morra por um ímpio; embora poderá ser que por um homem bondoso
alguém ouse morrer.
8 Mas Elohim dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, o Mashiach
morreu por nós.
9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Elohim pela morte de seu Filho, muito
mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Elohim por nosso Senhor Yeshua HaMashiach, pelo
qual agora temos recebido a reconciliação.
12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
13 Porque antes da Torá já estava o pecado no mundo, mas onde não há Torá o pecado não é levado em
conta.
14 No entanto a morte reinou desde Adam até Moshe, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança
da transgressão da Torá de Adam, o qual era figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais
a graça de Elohim, e o dom pela graça de um só homem, Yeshua HaMashiach, abundou para com muitos.
16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na
verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância
da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Yeshua HaMashiach.
18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim
também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.
19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim
também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.
20 Sobreveio, porém, a Torá para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a
graça;
21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça
para a vida eterna, por Yeshua HaMashiach nosso Senhor.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 5 Página 1 de 1
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 6

1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?
2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 Ou, por acaso, ignorais que todos quantos fomos imergidos no Mashiach Yeshua fomos imergidos na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo mikveh na morte, para que, como o Mashiach foi ressuscitado dentre os
mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da
sua ressurreição;
6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi executado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de
não servirmos mais ao pecado.
7 Pois quem está morto está justificado do pecado.
8 Ora, se já morremos com o Mashiach, cremos que também com ele viveremos,
9 sabendo que, tendo o Mashiach ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio
sobre ele.
10 Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Elohim.
11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Elohim, no Mashiach Yeshua.
12 Não reine, portanto, o pecado no corpo mortal de vocês, para obedecerdes às suas cobiças;
13 nem tampouco apresenteis os seus membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a
Elohim, como redivivos dentre os mortos, e os seus membros a Elohim, como instrumentos de justiça.
14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo do legalismo, mas debaixo da graça.
15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo do legalismo, mas debaixo da graça? De modo
nenhum.
16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a
quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Elohim que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de ensinamento
a que fostes entregues;
18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os seus membros como
servos da impureza e da transgressão à Torá, resultando em mais transgressão à Torá, assim apresentai agora os
seus membros como servos da justiça para santificação.
20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça.
21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Pois o fim delas é a morte.
22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Elohim, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida
eterna.
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Elohim é a vida eterna no Mashiach Yeshua nosso
Senhor.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 6 Página 1 de 1
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 7

1 Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que são instruídos na Torá), que a Torá tem domínio sobre o homem por todo o
tempo que ele vive?
2 Porque a mulher casada, pela Torá, está ligada pela a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está
livre do marido pela Torá.
3 E se o marido está vivo e ela tiver relações com outro homem, ela se torna adúltera; mas, se ele morrer, ela está
livre pela Torá, e assim não será adúltera caso se case com outro marido.
4 Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos [para o pecado] pela Torá mediante o corpo do Mashiach, para
pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Elohim.
5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas através da Torá, operavam em nossos
membros para darem fruto para a morte.
6 Mas agora fomos libertos por este aspecto da Torá, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para
servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
7 Que diremos então? É a Torá pecado? De modo nenhum! Contudo, eu não conheci o pecado senão através da
Torá; porque eu não conheceria a cobiça, se a Torá não dissesse: Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, se aproveitando da mitsvá operou em mim toda espécie de cobiça; por isto fora da Torá está morto
o pecado.
9 E outrora eu vivia fora da Torá; mas assim que veio a mitsvá, o pecado ressurgiu, e eu morri;
10 e a mitsvá que era para vida, essa pensei que me era para morte.
11 Porque o pecado, se aproveitando da mitsvá me enganou, e através dela me matou.
12 De modo que a Torá é santa, e a mitsvá santa, justa e boa.
13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou
em mim a morte por meio do bem; a fim de que pela mitsvá o pecado se manifestasse excessivamente maligno.
14 Porque bem sabemos que a Torá é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a Torá, que é boa.
17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em
mim, mas o efetuá-lo não está.
19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 Acho então esta “lei” em mim: que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Torá de Elohim;
23 mas vejo nos meus membros outra “lei” guerreando contra a Torá do meu entendimento, e me levando cativo à
“lei” do pecado, que está nos meus membros.
24 Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
25 Graças a Elohim pela mão de Yeshua HaMashiach nosso Senhor! Agora, portanto, em minha mente sirvo à Torá
de Elohim. Porém em minha carne [ainda] sirvo à "lei do pecado".

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 7 Página 1 de 1
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 8

1 Portanto, não há condenação para aqueles que, através de Yeshua HaMashiach, não andam na carne.
2 Porque a Torá da Ruach da vida, no Mashiach Yeshua, te livrou da “lei” do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à Torá, visto que se achava fraca pela carne, Elohim enviando o seu
próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
4 para que a justa exigência da Torá se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas
segundo a Ruach.
5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo a Ruach
para as coisas da Ruach.
6 Porque o yetser hará é morte; mas a inclinação da Ruach é vida e shalom.
7 Porquanto o yetser hará é inimizade contra Elohim, pois não é sujeito à Torá de Elohim, nem em verdade o
pode ser;
8 e os que estão na carne não podem agradar a Elohim.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas na Ruach, se é que a Ruach Elohim habita em vós. Mas, se alguém
não tem a Ruach do Mashiach, esse tal não é dele.
10 Ora, se o Mashiach está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito
vive por causa da justiça.
11 E, se a Ruach daquele que dos mortos ressuscitou a Yeshua habita em vós, aquele que dos mortos
ressuscitou ao Mashiach Yeshua há de vivificar também os seus corpos mortais, pela sua Ruach que em vós
habita.
12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;
13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pela Ruach mortificardes as obras do
corpo, vivereis.
14 Pois todos os que são guiados pela Ruach Elohim, esses são filhos de Elohim.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o
espírito de filhos, pelo qual clamamos: Pai, Nosso Pai!
16 A própria Ruach testifica com o nosso espírito que somos filhos de Elohim;
17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Elohim e co-herdeiros do Mashiach; se é certo que com ele
sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.
18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em
nós há de ser revelada.
19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Elohim.
20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a
liberdade da glória dos filhos de Elohim.
22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;

23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias da Ruach, também gememos em nós mesmos,
aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê,
como o espera?
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
26 Do mesmo modo também a Ruach nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir
como convém, mas a própria Ruach intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção da Ruach: que ela, segundo a vontade de
Elohim, intercede pelos santos.
28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Elohim, daqueles que são
chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a
fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que
justificou, a estes também glorificou.
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Elohim é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará
também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Elohim? É Elohim quem os justifica;
34 Quem os condenará? O Mashiach Yeshua é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o
qual está à direita de Elohim, e também intercede por nós;
35 quem nos separará do amor do Mashiach? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a
nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas
para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes,
nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Elohim,
que está no Mashiach Yeshua nosso Senhor.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 8 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 9

1 Digo a verdade no Mashiach, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência na Ruach
HaKodesh,
2 que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.
3 Porque eu mesmo desejaria ser separado do Mashiach, por amor de meus irmãos, que são meus parentes
segundo a carne;
4 os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a Shechiná, e os pactos, e a promulgação da Torá, e o
culto, e as promessas;
5 de quem são os patriarcas; e de quem descende o Mashiach segundo a carne, o qual é sobre todas as
coisas, Elohim HaMevorach eternamente. Amen.
6 Não que a palavra de Elohim haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
7 nem por serem descendência de Avraham são todos filhos; mas: Em Yits'chak será chamada a tua
descendência.
8 Isto é, não foram os filhos da [vontade da] carne que tornaram-se filhos de Elohim; mas os filhos da
promessa são contados como descendência.
9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sarah terá um filho.
10 E não somente isso, mas também a Rivka, que havia concebido de um, de Yits'chak, nosso pai
11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, a escolha de Elohim já era
conhecida de que [a promessa] permaneceria não por causa das obras, mas pela mão aquele que chama),
12 foi-lhe dito: O maior servirá o menor.
13 Como está escrito: Amei a Ya'akov, e odiei a Esav.
14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Elohim? De modo nenhum.
15 Porque diz a Moshe: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem
me aprouver ter compaixão.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Elohim que usa de misericórdia.
17 Pois diz o Tanach a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja
anunciado o meu nome em toda a terra.
18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.
19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Elohim replicas? Por acaso a coisa formada dirá ao que a formou: Por
que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro
para uso desonroso?
22 E que direis, se Elohim, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita
paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão

preparou para a glória,
24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os goyim?
25 Como diz ele também em Hoshea: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era
amada.
26 E acontecerá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do
Elohim vivo.
27 Também Yeshayahu exclama a respeito de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a
areia do mar, o remanescente é que será salvo.
28 Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a.
29 E como antes dissera Yeshayahu: Se  יהוה  Tseva'ot não nos tivesse deixado descendência, teríamos
sido feitos como S'dom, e seríamos semelhantes a 'Amora.
30 Que diremos pois? Que os goyim, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que
vem da fé.
31 Mas Israel, esforçando-se em buscar a Torá para a justiça, não compreendeu a justiça da Torá.
32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas por legalismo; e tropeçaram na pedra de tropeço;
33 como está escrito: Eis que eu ponho em Tsion uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem
nela crer não será confundido.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 9 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 10

1 Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Elohim por eles é que sejam salvos.
2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Elohim, mas não com entendimento.
3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Elohim, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram
à justiça de Elohim.
4 Pois o Mashiach é o objetivo da Torá para justificar a todo aquele que crê.
5 Porque Moshe escreve que o homem que pratica a justiça que vem da Torá viverá por ela,
6 e é a justiça que vem pela fé. Assim [Moshe] diz: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu e trará do
alto ao Mashiach?
7 Ou: Quem descerá à profundeza do She'ol e fará subir ao Mashiach dentre os mortos?
8 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que
pregamos.
9 Porque, se com a tua boca confessares a nosso Senhor Yeshua, e em teu coração creres que Elohim o
ressuscitou dentre os mortos, terás a vida;
10 pois o coração que crê nEle é tornado justo, e a boca que O confessa tem a vida.
11 Porque o Tanach diz: Ninguém que nele crê será confundido.
12 Porquanto não há distinção entre judeu e arameu; porque o mesmo  יהוה  o é de todos, rico para com
todos os que o invocam.
13 Porque: Todo aquele que invocar o nome de יהוה   será salvo.
14 Como pois invocarão aquele em quem não confiaram? E como confiarão naquele de quem não ouviram
falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que
anunciam coisas boas!
16 Mas nem todos deram ouvidos às Boas Novas pois Yeshayahu diz: Senhor, quem deu crédito à nossa
mensagem?
17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra do Mashiach.
18 Mas pergunto: Por acaso não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas
palavras até os confins do mundo.
19 Mas pergunto ainda: Por acaso Israel não o soube? Primeiro diz Moshe: Eu vos porei em ciúmes com
aqueles que não são povo, com um povo insensato vos provocarei à ira.
20 E Yeshayahu ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não
perguntavam.
21 Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 10</b> Página 1 de 1
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 11

1 Pergunto, pois: Acaso rejeitou Elohim ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da
descendência de Avraham, da tribo de Binyamin.
2 Elohim não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que o Tanach diz de Eliyahu, como
ele fala a Elohim contra Israel, dizendo:
3 Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e procuraram tirar-me a
vida?
4 Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos
diante de Ba'al.
5 Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça.
6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.
7 Então o que Israel busca, isso não o alcançou? Mas os eleitos alcançaram! E os outros? Foram
endurecidos,
8 como está escrito: Elohim lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não
ouvirem, até o dia de hoje.
9 E David diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, e em retribuição;
10 escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e tu encurva-lhes sempre as costas.
11 Logo, pergunto: Por acaso tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu
tropeço veio a vida aos goyim, para o ciúme deles.
12 Ora se o tropeço deles é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos goyim, quanto mais a sua
plenitude!
13 Mas é a vós, goyim, que falo; e, porquanto sou shaliach dos goyim, glorifico o meu serviço,
14 para ver se de algum modo posso provocar ciúme na minha família e dar vida a alguns deles.
15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os
mortos?
16 Se a a halá oferecida como primícia é santa, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos
o são.
17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito
participante da raiz e da seiva da oliveira,
18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a
ti.
19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças,
mas teme;
21 porque, se Elohim não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti.
22 Considera pois a bondade e a severidade de Elohim: para com os que caíram, severidade; para contigo, a
bondade de Elohim, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado.

23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Elohim para
os enxertar novamente.
24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto
mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!
25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o
endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos goyim haja entrado;
26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Tsion o Libertador, e desviará de Ya'akov as
impiedades;
27 e esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.
28 Na verdade, eles só são opositores quanto às Boas Novas por causa de vós; mas, quanto à eleição,
amados por causa dos patriarcas.
29 Porque os dons e a vocação de Elohim são irretratáveis.
30 Pois, assim como vós outrora fostes desobedientes a Elohim, mas agora alcançastes misericórdia pela
desobediência deles,
31 assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia
a vós demonstrada.
32 Porque Elohim encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
33 ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Elohim! Quão insondáveis
são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
34 Pois, quem jamais conheceu a mente de  יהוה? Ou quem se fez seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amen.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 11 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 12

1 peço-vos pois, irmãos, pela compaixão de Elohim, que apresenteis os seus corpos como um sacrifício vivo,
santo e agradável a Elohim, que é o vosso culto racional.
2 E não imiteis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Elohim.
3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto
conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Elohim, repartiu a
cada um.
4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,
5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo no Mashiach, e individualmente uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a
medida da fé;
7 se é serviço, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 Aquele que exorta, que possa ser para o conforto; o que dá, que seja com humildade; o que é líder, que
lidere com perseverança; o que usa de misericórdia, que seja com alegria.
9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;
11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 ajudem aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;
14 Dai uma b'rachá aos que vos perseguem; dai uma b'rachá, e não amaldiçoeis;
15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;
16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais
sábios aos seus olhos;
17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto depender de vós, tende shalom com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Elohim, porque está escrito: Minha é a
vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto
amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça [isto é, fazendo isto estarás fazendo o bem a ele].
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 12 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\13Romanos12.htm 23/10/2010

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 13

1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Elohim; e
as que existem foram ordenadas por Elohim.
2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Elohim; e os que resistem trarão sobre si
mesmos a condenação.
3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal.
Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
4 porquanto ela é servo de Elohim para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a
espada; porque é servo de Elohim, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
5 Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da
consciência.
6 Por esta razão também pagais tributo; porque são servos de Elohim, para atenderem a isso mesmo.
7 Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a
quem honra, honra.
8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a Torá.
9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há alguma outra mitsvá, tudo
nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
10 O amor não faz mal ao próximo, porque o amor é o cumprimento da Torá.
11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa vida está
agora mais perto de nós do que quando nós cremos.
12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas
da luz.
13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impurezas e divisões,
não em disputas e inveja.
14 Mas revesti-vos do Senhor Yeshua HaMashiach; e não tenhais cuidado da carne em suas cobiças.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 13 Página 1 de 1
file://C:\Users\Jaciara\Sefer HaTeshuvá - Ketuvim Netsarim\13Romanos13.htm 23/10/2010

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 14

1 Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.
2 Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes.
3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Elohim o
acolheu.
4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme,
porque poderoso é o Senhor para o firmar.
5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto
em sua própria mente.
6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a
Elohim; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Elohim.
7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De modo que, quer
vivamos quer morramos, somos do Senhor.
9 Porque foi para isto mesmo que o Mashiach morreu e tornou a viver, para ser  יהוה  tanto de mortos como de
vivos.
10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de
comparecer ante o tribunal de Elohim.
11 Porque está escrito: Por minha vida, diz יהוה  , diante de Mim se dobrará todo joelho, e toda língua Me
louvará.
12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Elohim.
13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou
escândalo ao vosso irmão.
14 Eu sei, e estou certo em  יהוה  Yeshua que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o
considera; para esse é imundo.
15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças morrer por causa
da tua comida aquele por quem o Mashiach morreu.
16 Não seja pois censurado o vosso bem;
17 porque o reino de Elohim não consiste no comer e no beber, mas na justiça, no shalom, e na alegria na
Ruach HaKodesh.
18 Pois quem nisso serve ao Mashiach agradável é a Elohim e aceito aos homens.
19 Assim, pois, sigamos as coisas que servem para o shalom e as que contribuem para a edificação mútua.
20 Não destruas por causa da comida a obra de Elohim. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem
dar motivo de tropeço pelo comer.
21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece.
22 A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Elohim. Bendito aquele que não se condena a si mesmo
naquilo que aprova.
23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não

provém da fé é pecado.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 14 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 15

1 Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação.
3 Porque também o Mashiach não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as
injúrias dos que te injuriavam.
4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela
consolação provenientes do Tanach, tenhamos esperança.
5 Ora, o Elohim de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros,
segundo o Mashiach Yeshua.
6 Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Elohim e Pai de nosso Senhor Yeshua HaMashiach.
7 Portanto recebei-vos uns aos outros, como também o Mashiach nos recebeu, para glória de Elohim.
8 Digo pois que o Mashiach foi feito servo da circuncisão, por causa da verdade de Elohim, para confirmar as
promessas feitas aos pais;
9 e para que os goyim glorifiquem a Elohim pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei
entre os goyim, e cantarei ao teu nome.
10 E outra vez diz: Alegrai-vos, goyim, juntamente com o povo.
11 E ainda: Louvai a יהוה  , todos os goyim, e louvem-no, todos os povos.
12 E outra vez, diz também Yeshayahu: Haverá a raiz de Yishai, aquele que se levanta para reger os goyim;
nele os goyim esperarão.
13 Ora, o Elohim de esperança vos encha de toda a alegria e shalom na vossa fé, para que abundeis na
esperança pelo poder da Ruach HaKodesh.
14 Eu, da minha parte, irmãos meus, estou convencido a vosso respeito, que vós já estais cheios de
bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de advertir-vos uns aos outros.
15 Mas em parte vos escrevo mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, por causa
da graça que por Elohim me foi dada,
16 para ser servo do Mashiach Yeshua entre os goyim, ministrando as Boas Novas de Elohim, para que
sejam aceitáveis os goyim como oferta, santificada pela Ruach HaKodesh.
17 Tenho, portanto, motivo para me gloriar no Mashiach Yeshua, nas coisas concernentes a Elohim;
18 porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que o Mashiach por meio de mim tem feito, para
obediência da parte dos goyim, por palavra e por obras,
19 pelo poder de sinais e prodígios, no poder da Ruach HaKodesh; de modo que desde Yerushalayim e
arredores, até a Ilíria, tenho divulgado as Boas Novas do Mashiach;
20 deste modo esforçando-me por anunciar as Boas Novas, não onde o Mashiach houvera sido nomeado,
para não edificar sobre fundamento alheio;
21 antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão; e os que não ouviram, entenderão.
22 Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter com vocês;

23 mas agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de
ir visitar-vos,
24 eu o farei quando for à Espanha; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá,
depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
25 Mas agora vou a Yerushalayim para ministrar aos santos.
26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia levantar uma oferta fraternal para os pobres dentre os santos
que estão em Yerushalayim.
27 Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os goyim foram
participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as materiais.
28 Tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à
Espanha.
29 E bem sei que, quando for visitar-vos, chegarei na plenitude da bênção do Mashiach.
30 peço-vos, irmãos, por nosso Senhor Yeshua HaMashiach e pelo amor da Ruach, que luteis juntamente
comigo nas suas orações por mim a Elohim,
31 para que eu seja livre dos rebeldes que estão em Yehudá, e que este meu serviço em Yerushalayim seja
aceitável aos santos;
32 a fim de que, pela vontade de Elohim, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar as
forças.
33 E o Elohim de shalom seja com todos vós. Amen.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 15 Página 2 de 2
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13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 16

1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da Kehilá que está em Cencréia;
2 para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós
necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular.
3 Desejai shalom a Prisca e a Áqüila, meus cooperadores no Mashiach Yeshua,
4 os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas
as kehilot dos goyim.
5 Desejai shalom também a Kehilá que está na casa deles. Desejai shalom a Epêneto, meu amado, que é as
primícias da Ásia para o Mashiach.
6 Desejai shalom a Miriyam, que muito trabalhou por vós.
7 Desejai shalom a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem
conceituados entre os sh'lichim, e que estavam no Mashiach antes de mim.
8 Desejai shalom a Ampliato, meu amado no Senhor.
9 Desejai shalom a Urbano, nosso cooperador no Mashiach, e a Estáquis, meu amado.
10 Desejai shalom a Apeles, aprovado no Mashiach. Desejai shalom aos da casa de Aristóbulo.
11 Desejai shalom a Herodião, meu parente. Desejai shalom aos da casa de Narciso que estão no Senhor.
12 Desejai shalom a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Desejai shalom a amada Pérside, que
muito trabalhou no Senhor.
13 Desejai shalom a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
14 Desejai shalom a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com
eles.
15 Desejai shalom a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles
estão.
16 Desejai shalom uns aos outros com beijo santo. Todas as kehilot do Mashiach vos saúdam.
17 peço-vos, irmãos, que noteis os que promovem divisões e escândalos contra o ensinamento que
aprendestes; desviai-vos deles.
18 Porque os tais não servem ao Mashiach nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e
lisonjas enganam os corações dos inocentes.
19 Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Agrado-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios
para o bem, mas simples para o mal.
20 E o Elohim de shalom em breve esmagará a Satan debaixo dos seus pés. A graça de nosso Senhor
Yeshua HaMashiach seja com vocês.
21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jáson, e Sosípatro, meus parentes.
22 Eu, Tércio, que escrevo esta carta, vos saúdo no Senhor.
23 Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a Kehilá. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o
irmão Quarto.

24 [A graça de nosso Senhor Yeshua HaMashiach seja com todos vós Amen.]
25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo as minhas Boas Novas e a pregação de Yeshua
HaMashiach, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos,
26 mas agora manifesto e, por meio das escrituras proféticas, segundo a mitsvá do Elohim, eterno, dado a
conhecer a todas as nações para obediência da fé;
27 ao único Elohim sábio seja dada glória por Yeshua HaMashiach para todo o sempre. Amen.

13-Romanos (Ruhomayah) Capítulo : 16 Página 2 de 2

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