IGREJAS:
SHA’UL (PAULO) FALANDO ÀS!
Sacrifícios vivos:
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias do ‘Ulhím (do Eterno) que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável ao ‘Ulhím; este é o culto racional de vocês. (Vamos a um breve estudo: “Os caps. 6 – 8 já tocaram nesse aspecto, mas agora Paulo detêm-se nos pormenores para demonstrar que [Yeshua] YahuShúa Maschiyah {Messias} deve ser Senhor YahuShúa de todas as áreas da vida. Esses capítulos não são um adendo aos grandes debates teológicos dos caps. 1 – 11. A bem da verdade, toda a epístola procura demonstrar que o ‘Ulhím exige a nossa atuação, bem como a nossa crença e a nossa reflexão. A fé manifesta-se na obediência!”). Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade do ‘Ulhím.
Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da Emunah (fé) que o ‘Ulhím lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em o Maschiyah nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a Kevod (graça) que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use o na proporção da sua fé. (Vamos a um breve estudo: Obs.: Culto racional. Não meramente atividade ritual, mas a participação do coração, da mente e da vontade no serviço obediente). Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente, se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
(Bem, como esse, é o início do estudo – da palavra de Sha’ul, merece um estudo a parte: Dons: Gr., charismata, referindo-se a dons especiais da graça – dados livremente pelo ‘Ulhím (ETERNO) a seu povo a fim de suprir as necessidades do corpo [1Co 1,7; 12,4]. Profetizar: [1Co 12,10]. Use. Não deve haver nenhuma falsa modéstia que negue a existência dos dons ou que se recusa a usa-los. Na proporção da sua fé. Provavelmente significa algo semelhante a “medida da fé”).
(Servir: Qualquer tipo de serviço de que o corpo do Maschiyah [do MESSIAS] – ou algum dos seus membros – necessite. Ensinar [1Co 12,28; Ef 4,11]).
(Dar ânimo: Exortar o próximo, com um convite ENALTECEDOR e alegre para as realizações que valem a pena. Quem ensinava muitas vezes levava a efeito essa função. No ensino, mostra-se ao crente o que deve fazer; na exortação, é animado a pô-lo em prática. Contribuir. Dar de seus bens, ou possivelmente distribuir o que foi dado por outros. Exercer liderança. Possível referindo-se ao presbítero. A Igreja de Éfeso já tinha presbíteros nessa época (v. At 20,17; 1Ts 5,12; 1Tm 5,17). Mostrar misericórdia. Cuidar dos enfermos, dos pobres e dos idosos. Com alegria. Servir aos necessitados de ser um deleite, NÃO UMA TAREFA PENOSA!).
O Amor: O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no rûah (espírito), sirvam ao Senhor (YahuShúa). Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.
Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegrem; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com o ‘Ulhím (o ETERNO) a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor (Yahu). Ao contrito: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Submissão às autoridades: Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha do ‘Ulhím as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se revela contra a autoridade está se colocando contra o que o ‘Ulhím instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva do ‘Ulhím para o seu bem. Mas se você pratica o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva do ‘Ulhím, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço do ‘Ulhím, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto, se tributo, trituro; se temor, temor; se honra, honra.
O Amor ao Próximo e o Fim dos Tempos:
Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Torah (Lei). Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Torah (Lei)!
Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revestimo-nos da armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavenças e inveja! Ao contrário, revistam-se do Senhor YahuShúa – Maschiyah (o MESSIAS), e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.
(Vamos a um breve estudo: A noite: A atual era de perversidade está quase acabando; o dia logo vem. Exemplo claro do ensino neotestamentário acerca da iminência dos tempos do fim (v. Mt 24,33; 1Co 7,29; Fp 4,5; Tg 5,8; 1Pe 4,7; 1Jo 2,18). Esses textos não significam que os cristãos primitivos, acreditando que Yahushúa votaria dentro de poucos anos, se enganaram. A questão é que consideravam a morte e a ressurreição de Maschiyah fatos fundamentais na história a introduzir os últimos dias. Como a segunda vinda do Maschiyah é o próximo grande acontecimento no plano do ‘Ulhím para a redenção, “a noite”, por maior que seja a sua duração cronológica, “está quase acabando”. O dia. O aparecimento de YahuShúa Maschiyah, que introduz a consumação do reino.)
Os Fracos e os Fortes: Aceitem o que é fraco na Emunah (Fé), sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois ‘Ulhím o aceitou. Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor (Yahu) é capaz de o sustentar.
Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor (Yahu) assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor (Yahu), pois dá graças ao ‘Ulhím (ao ETERNO); e aquele que se abstém, para o Senhor (Yahu) se abstém, e dá graças ao ‘Ulhím. Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor (Yahu); e, se morremos, morremos para o Senhor (Yahu). Assim, quer vivamos, que morramos, pertencemos ao Senhor (Yahu). [Pois esse “Senhor” tem um nome! Não vivemos para qualquer Senhor? Não, não vivemos! Vivemos para um SENHOR COM NOME PRÓPRIO! POIS ELE VAI REIVINDICAR A SANTIDADE DE SEU NOME E ISSO VALE PARA TODAS AS IGREJAS, NÃO EM ALVENARIA.. MAS A DE: CARNE E OSSO – POIS SOMOS O SEU TEMPLO! {Rm 2,24; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Zc 14,9; Êx 20,1-17; Os 4,6; Rm 11,1-4; ETC}]. Por esta razão o Maschiyah (MESSIAS) morreu e voltou a viver, para ser Senhor (YHVH) de vivos e de mortos. Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal do ‘Ulhím. Porque está escrito:
“Por mim mesmo jurei, diz o Senhor Yahu, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou ‘Ulhím”.
Assim, cada um de nós prestara contas de si mesmo ao ‘Ulhím.
Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão! Como alguém que está no Senhor (YahuShúa), tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele impuro. Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Maschiyah morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. Pois o Reino do ‘Ulhím não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Rúkha Qadôsh (Espírito Santo) ; aquele que assim serve o Maschiyah é agradável ao ‘Ulhím e aprovado pelos homens.
Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz a paz e a edificação mútua. Não destrua a obra do ‘Ulhím por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.
Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e o ‘Ulhím. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da Emunah (FÉ) é pecado.
Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edifica-lo. Pois também o Maschiyah não agradou a si próprio, mas, como está escrito: Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim. Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
O ‘Ulhím que concede perseverança e ânimo dê-lhes um rûah (espírito) de unidade, segundo o Maschiyah YahuShúa, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao ‘Ulhím e Pai de nosso Senhor YahuShúa Maschiyah.
Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que o Maschiyah os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem ao ‘Ulhím. Pois eu lhes digo que o Maschiyah se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor a VERDADE do ‘Ulhím, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas, a fim de que os goyim (gentios) glorifiquem ao ‘Ulhím por sua misericórdia, como está escrito:
“Por isso, eu te louvarei entre os goyim; Cantarei louvores ao teu Nome”.
Também diz:
“Cantem de alegria, ó gentios, como o povo dele”.
E mais:
“Louvem o Senhor (Yahu), todos vocês gentios; cantem louvores a ele todos os povos”.
E Yesha’yahu (Isaías) também diz:
“Brotará a raiz de Yishai (Jessé), aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”.
Que o ‘Ulhím da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Rúkha Qadôsh (Rúkha hol – RODSHUA [O ESPÍRITO SANTO]).
Sha’ul (Paulo) Ministro dos Gentios: Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros. A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, principalmente para faze-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que o ‘Ulhím me deu, de ser um ministro do Maschiyah YahuShúa para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho do ‘Ulhím, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável ao ‘Ulhím, santificados pelo Rúkha Qadôsh (Espírito Santo).
Portanto, eu me glorio em o Maschiyah YahuShúa, em meu serviço ao ‘Ulhím. Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que o Maschiyah realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem ao ‘Ulhím, pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do Rúkha (Espírito) do ‘Ulhím (do ETERNO). Assim, desde Yarushalayim (Jerusalém) e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho do Maschiyah. Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde o Maschiyah ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro.Mas antes, como está escrito:
“Hão de vê-lo aqueles que não tinham ouvido falar dele, e o entenderão aqueles que não o haviam escutado”.
É por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês.
Sha’ul (Paulo) Planeja Visitar a Igreja em Roma: Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los, planejo faze-lo quando for a Espanha. Espero vista-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudarem em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês. Agora, porém, estou de partida para Yarushalayim (Jerusalém), a serviço dos santos. Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Yarushalayim. Tiveram prazer nisso, e de fato são devedores aos santos de Yarushalayim. Pois, se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos Yahudim (Judeus), devem também servir aos Yahudim com seus bens materiais. Assim, depois de completar essa tarefa e de ter a certeza de que eles receberam esse fruto, irei à Espanha e visitarei vocês de passagem. Sei que, quando for visitá-los, irei na plenitude da bênção do Maschiyah.
Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor YahuShúa Maschiyah e pelo amor do Rúkha (Espírito), que se unam a mim em minha luta, orando ao ‘Ulhím (ao ETERNO) em meu favor. Orem para que eu esteja livre dos descrentes de Y’hudah (Judeia) e que o meu serviço em Yarushalayim seja aceitável aos santos, de forma que, pela vontade do ‘Ulhím, eu os visite com alegria e juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério. O ‘Ulhím de paz seja com todos vocês. Amém.
Saudações Pessoais: Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da Igreja em Cencréia. Peço que a recebam no Senhor YahuShúa, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim.
Saúdam Priscila e Áquila, meus colaboradores em Maschiyah YahuShúa. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as Igrejas dos gentios.
Saúdem também a Igreja que se reúne na casa deles.
Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido ao Maschiyah na província da Ásia.
Saúdem Maria, que trabalhou arduamente por vocês.
Saúdam Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em o Maschiyah antes de mim. Saúdem Amplíato, meu amado irmão no Senhor YahuShúa.
Saúdem Urabano, nosso cooperador em Maschiyah, e meu amado irmão Estáquis.
Saúdem Apeles, aprovado em Maschiyah.
Saúdem os que pertencem à casa de Aristóbulo.
Saúdem Herodião, meu parente.
Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor YahuShúa.
Saúdem Trifena e Trifosa, mulheres que trabalham arduamente no Senhor YahuShúa.
Saúdem a amada Pérside, outra que trabalhou arduamente no Senhor YahuShúa.
Saúdem Rufo, eleito no Senhor YahuShúa, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim.
Saúdem Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que estão com eles.
Saúdem Filólogo, Yúlia (Júlia), Nereu e sua irmã, e também Olímpas e todos os santos que estão com eles.
Saúdem uns aos outros com beijo santo.
Todas as Igrejas do Maschiyah (do Messias) enviam-lhes saudações.
(Vamos a um breve estudo: Beijo santo: [1Co 16,20; 2Co 13,12; 1Ts 5,26; 1Pe 5,14]. Justino Mártir {150 d.C.} diz que o beijo santo fazia parte regular do culto de adoração nos dias dele. Ainda continua a ser praticado em algumas Igrejas.).
Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois estas pessoas não estão servindo ao Maschiyah, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.
Em breve o ‘Ulhím de paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.
A graça de nosso Senhor YahuShúa seja com vocês.
Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Yasom (Jasom) e Sosípatro, meus parentes.
Eu, tércio, que redigi esta carta, saúdo vocês no Senhor YahuShúa.
Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a Igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam-lhes saudações. Que a graça de nosso Senhor YahuShúa o Maschiyah seja com vocês todos. Amém.
Ora, àquele que tem poder para confirma-los pelo meu evangelho e pela proclamação de YahuShúa Maschiyah, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do ‘Ulhím eterno, para que todos as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe; sim, ao ÚNICO ‘ULHÍM SÁBIO SEJA DADA GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE, POR MEIO DE YAHUSHÚA MASCHIYAH. AMÉM.
(Vamos a um breve estudo: Em breve: [13,12]. ‘Ulhím da paz.15,33. Esmagará a Satanás: Referência à derrota definitiva de Satanás [cf. Gn 3,15]).
(Meu evangelho: Não um evangelho diferente do é pregado por outros, mas, sim, o evangelho conforme Sha’ul (Paulo) o recebeu mediante revelação direta [v. Gl 1,12] . Proclamação de YahuShúa Maschiyah: Referência ao evangelho: diz respeito a YahuShúa Maschiyah, seu conteúdo, mistério. [11,22]. Nos tempos passados: Desde a eternidade passada [1Co 2,6-10]).
(Revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas: V. 1,2. Todas as nações. A universalidade do evangelho [Mt 28,19]).
(Ao único ‘Ulhím [...] seja dada glória. O propósito fundamental de todas as coisas).
Essa passagem, Sha’ul – Paulo, fala às “Igrejas” tanto da sua época, como a atual! Todas as ‘Igrejas’, não, denominações, e alvenarias em templos de pedra, madeira, ferro, o inanimado...!!!! Mas, sim, a sua criação, deveria observar, antes de qualquer coisa esses mandamentos...!!!! Pois toda Igreja, que somos nós o nosso corpo e os “irmãos” e “irmãs” quando nos ajuntamos como: “Igrejas” No seu Nome, deveriam observar esses preceitos e no dia a dia por em prática.....!!!!!
Bíblia de Estudo: NVI – Nova Versão Internacional, foi usada nessa pesquisa! Com grifos de: Anselmo Estevan. Formado pela Faculdade Ibetel de Suzano – SP. Em: Teologia, Bacharel em Teologia – com autorização dessa mesma Faculdade ao título de: Pastor!
Que sua voz seja como trombeta, para proclamar a glória de Deus, e suas palavras sejam doces aos ouvidos de quem ouve, e sua vida seja caminhos trilhados na companhia de Jesus.
ResponderExcluirUm abraço.