ANSELMO, EM DEFESA DO QADÔSH RÚKHA DE YAH (COMO O GOSTAM DE CHAMA-LO: RUACH) EU PREFIRO: RÚKHA hol – RODSHUA! EU, EM PARTICULAR! VAMOS LÁ A ESSE ESTUDO DO (ESPÍRITO SANTO):
COMO O (ESPÍRITO SANTO) PODE SER CHAMADO DE: “UMA PESSOA” SE ELE PODE SER SOPRADO NAS NARINAS DE HOMENS??? PODE-SE SER DERRAMADO SOBRE PESSOAS? ETC. BEM, SE EU ESTIVER ERRADO???? TODA A PALAVRA DO ETERNO E TUDO O QUE CONHECEMOS ATÉ HOJE, TAMBÉM ESTÁ ERRADO???? POR QUE? POR ESTA FRASE DAS ESCRITURAS QUE ESTÁ NAS “BÍBLIAS” NO B’RIT HADASHAH (NOVO TESTAMENTO):
TODA A TORAH OS KETUVIM (ESCRITURAS) E NAVI’IM (PROFETAS), É INSPIRADO, E PROVEITOSA PARA ENSINAR, PARA REDARGÜIR, PARA CORRIGIR, PARA INSTRUIR EM JUSTIÇA!
BÍBLIA – TORAH HEBRAICA PESHITTA! 2 TIMÓTEO 3,16 (SABEMOS QUE O AUTOR DESSA INSPIRAÇÃO É O PRÓPRIO ‘ULHIM ATRAVÉS DO SEU RÚKHA – O QADÔSH RÚKHA DE YAHU – O SEU SANTO ESPÍRITO!!!! É NO QUE ACREDITO!). E, PARA PROVAR ISTO VEJA OS VERSÍCULOS LOGO ABAIXO, OS QUE ESTIVEREM EM NEGRITO E GRIFADOS SÃO DE MÁXIMA IMPORTÂNCIA PARA MIM E COM CERTEZA SEU SIGNIFICADO NÃO PODE SER MUDADO OU ALTERADO, TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES:
ESTE ESTUDO NÃO É PARA DESMENTIR NINGUÉM QUE ACHA OU POSSA PROVAR AO CONTRÁRIO!!! É SÓ PARA MOSTRAR QUE EU ACREDITO DESSE JEITO!
Gn 1,2; 6,3; 41,38; Êx 31,3; 35,31; Nm 11,17; 11,25; 11,26; 11,29; 24,2; 27,18; Jz 3,10; 6,34; 11,29; 13,25; 14,6; 14,19; 15,14; 1Sm 10,6; 10,10; 11,6; 16,13; 16,14; 19,20; 19,23; 2Sm 23,2; 1Rs 18,12; 22,24; 2Rs 2,16; 1Cr 12,18; 2Cr 15,1; 18,24; 20,14; 24,20; Ed 5,1; Ne 9,30; Jó 33,4; Sl 51,11; 104,30; 106,33; 139,7; 143,10; Is 4,4; 11,2; 32,15; 34,16; 40,13; 42,1; 44,3; 48,16; 59,19; 59,21; 61,1; 63,11; 63,14; Ez 2,2; 3,12; 3,14; 3,24; 8,3; 11,1; 11,5; 11,24; 36,27; 37,1; 37,14; 39,29; 43,5; Jl 2,28; 2,29; Mq 2,7; 3,8; Ag 2,5; Zc 4,6; 6,8; 7,12; Mt 1,18; 1,20; 3,11; 3,16; 4,1; 10,20; 12,18; 12,28; 12,31; 12,32; 22,43; 28,19; Mc 1,18; 1,10; 1,12; 3,29; 12,36; 13,11; Lc 1,15; 1,35; 1,41; 1,67;
2,25; 2,26; 2,27; 3,16; 3,22; 4,1; 4,14; 4,18; 10,21; 11,13; 12,10; 12,12; Jo 1,32; 1,33; 3,5; 3,6; 3,8; 3,34; 7,39; 14,17; 14,26; 15,26; 16,13; 20,22; At 1,2; 1,5; 1,8; 1,16;2,4; 2,14; 2,18; 2,33; 2,38; 4,8; 4,25; 4,31; 5,3; 5,9; 5,32; 6,3; 6,5; 6,10; 7,51; 7,55; 8,15; 8,17; 8,18; 8,19; 8,29; 8,39; 9,17; 9,31; 10,19; 10,38; 10,44; 10,45; 10,47; 11,12; 11,15; 11,16; 11,24; 11,28; 13,2; 13,4; 13,9; 13,52; 15,8; 15,28; 16,6; 16,7;19,2; 19,6; 20,23; 20,28; 21,4; 21,11; 28,25; Rm 5,5; 8,2; 8,4; 8,5; 8,6; 8,9; 8,11; 8,13; 8,14; 8,16; 8,23; 8,26; 9,1; 14,17; 15,13; 15,16; 15,19; 15,30; 1Co 2,4; 2,10; 2,11; 2,12; 2,13; 2,14; 3,16; 6,11; 6,19; 7,40; 12,3; 12,4; 12,7; 12,8; 12,9; 12,11; 12,13; 2Co 1,22; 3,3; 3,8; 3,17; 3,18; 5,5; 6,6; 13,13; Gl 3,2; 3,3; 3,5; 3,14; 4,6; 4,29; 5,5; 5,16; 5,17; 5,18; 5,22; 5,25; 6,8; Ef 1,13; 2,18; 2,22; 3,5; 3,16; 4,3; 4,4; 4,30; 5,18; 6,17; 6,18; Fp 1,19; 2,1; 3,3; Cl 1,8; 1Ts 1,5; 1,6; 4,8; 5,19; 2Ts 2,13; 1Tm 4,1; 2Tm 1,14; Tt 3,5; Hb 2,4; 3,7; 6,4; 9,8; 9,14; 10,15; 10,29; Tg 4,5; 1Pe 1,2; 1,11; 1,12; 4,14; 2Pe 1,21; 1Jo 3,24; 4,2; 4,13; 5,6; 5,7; 5,8; Jd 19; 20; Ap 1,4; 2,7; 2,11; 2,17; 2,29; 3,6; 3,13; 3,22; 14,13; 22,17!
Agora, para não dizerem que é algo meu pessoal, vamos a um resumo da “Pessoa do Espírito Santo!”. Como um Espírito pode ser chamado de: Pessoa???
Estudo tirado da: ENCICLOPÉDIA BÍBLICA: O ANTIGO TESTAMENTO, E, O (NOVO TESTAMENTO – COM AS PASSAGENS EM PORTUGUÊS E EM GREGO), INTERPRETADOS VERSÍCULO POR VERSÍCULO!
DA: EDITORA HAGNOS.
AUTOR: R.N.CHAMPLIN, Ph. D.
2ª EDIÇÃO – SÃO PAULO: HAGNOS, 2001.
VAMOS AO TEXTO: (LIVRO Nº 6. Páginas 4267-4272 (Resumo):
O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA As obras e características desta Pessoa Divina.
O Espírito Santo é um ser vivo, dotado de personalidade própria, não sendo meramente uma influência ou emanação de (Deus) ‘Ulhim Yahu. Antes, é uma pessoa, claramente divina, que faz parte da trindade da deidade (Ver João 14,16.17.26; 16,7-15 e Mateus 28,19).
1. Como o Espírito Santo é visto no AT? Ele é visto como: A. Uma pessoa divina, dotada de atributos divinos (ver Gn 1). B. Compartilhou da obra da criação, o que nos pode dar a entender a sua onipotência (ver Gn 1,2; Jó 26,13 e Sl 104,30). C. Dotado de onipresença (ver 139,7). D. Testifica aos homens no tocante ao pecado e à justiça (ver Gn 6,3). E. Age como agente iluminador do entendimento humano (ver Jó 32,8). F. Dota os homens de poder (ver Êx 28,3). G. Aparece como o Espírito de sabedoria (ver Jz 3,10 – 6,34; 11,29 e 13,25). H. Inspira as declarações divinas e as profecias (ver Nm 11,25 e 2Sm 23,2). I. É um agente que ajuda aos servos de Yahu (ver Sl 51,2; Jl 2,23; Mq 3,8; e Zc 4,6). J. É santo e bom (ver Sl 51,11 e 143,10). L. Age como juiz (ver Is 4,4). M. Possui os atributos de sabedoria, entendimento, conselho, poder, bondade, conhecimento, e inspira o temor de Yahu (ver Is 11,2). N. Influência e vem habitar nos homens em ocasiões especiais, para realizar propósitos especiais, não o fazendo permanentemente (ver Sl 51,11; não havendo nenhuma indicação no AT, de que o Espírito descesse sobre qualquer pessoa, exceto os profetas ou outros indivíduos de importância, para alguma finalidade específica). O. A influência do Espírito Santo é vista atuante, no AT, a saber: I, no intelectual (ver Êx 28,3; 35,3.31; Dt 34,9); II, no nível moral (ver Sl 51,11; Is 63,10 e 143,10); III, no nível espiritual ou religioso (ver Os 9,7; Ez 2,2; e 3,24). P. O Espírito Santo foi prometido para uma nova dispensação futura, em que se manifestaria de outras formas, a tal ponto que, nos tempos do Messias, ele seria derramado sobre “TODA A CARNE” (ver Joel 2,28 e ss).
2. Como o Espírito Santo é visto no NT? Em face do fato de que o Novo Testamento se alicerça sobre o Antigo, é natural que a nova dispensação comparti-lhe, em termos gerais, das idéias da antiga, ainda que com algumas adições e esclarecimentos.
a. Em relação ao Messias, o Espírito Santo é visto na concepção da Virgem Maria (ver Mt 1,18-20 e Lc 1,23), é visto como aquele que ungiu e fortaleceu ao Messias, quando de seu batismo, para que ele pudesse dar início à sua missão especial como o “MESSIAS” (ver Mt 3,16). Também o Espírito Santo é visto como o agente capacitador do Messias em seu labor, maneira de andar e serviço (ver Lc 4,1.14), como a força ressuscitadora (ver Rm 8,11) e, desde então até o presente, na qualidade de “alter ego” do Messias neste mundo, o Espírito Santo é visto a realizar a obra do Messias, como sua testemunha poderosa (ver João 15,26; 16,8-11.13.14).
B. Em relação a todos os homens o Espírito Santo é visto como uma força influenciadora universal, que testifica sobre o pecado, a retidão e o julgamento. Ele controla o mal que há no mundo e convence os homens do pecado, atuando sobre todos os homens através de sua influência, personalidade e presença (ver João 16,7-11). Podemos supor que o mundo seria intoleravelmente mau, não fora à influência do Espírito Santo, que constrange a iniquidade inerente nos homens.
C. Em relação à Igreja, o Espírito Santo é visto como o único que pode regenerar a uma alma, mediante seu toque operador e transformador (ver João 3,3-5). Todos os crentes, portanto, devem possuir o Espírito Santo (ver Rm 8,9), ainda que a sua influência varie grandemente de um crente individual para outro, dependendo isso exclusivamente de como cada qual permite que o Espírito Santo o controle (ver Atos 2; Ef 1,13.14 e 5,18). É igualmente o Espírito Santo que forma a unidade da Igreja, em um corpo (ver Mt 16,18; Hb 12,23 e 1Co 12,12.13; [2,12.13], o que pode ser chamado de “batismo”, ainda que não se trate de um batismo da mesma natureza com que o crente individual pode ser batizado). E é desse modo que a igreja se torna o templo do Espírito, seu lugar especial de manifestação (ver 1Co 2,26.17). A presença habitadora do Espírito Santo, entre os crentes, deve ser continua e perpétua (ver João 14,16). Essa presença habitadora produz frutos no crente, semelhantes à natureza moral positiva de Yahu (ver Gl 5,22.23). O alvo precípuo da implantação dos frutos do Espírito no crente, bem como de todas as suas operações na alma, é o de transformar os crentes segundo a imagem de O MESSIAS, nos termos mais literais possíveis, de tal modo que estes venham a compartilhar da natureza moral e metafísica essencial de O MESSIAS (ver Rm 8,29. Ef 1,23 e 2Co 3,18). E, sendo o Espírito aquele que nos impulsiona na direção desse alvo, ele é o intercessor em favor dos crentes, orando naquilo que o crente nem ao menos é CAPAZ DE PROFERIR, VISANDO O BENEFÍCIO DOS MESMOS (VER Rm 8,2-17). O Espírito Santo é igualmente a garantia da herança que os crentes têm no Messias (ver Rm 8,15-17). No funcionamento das Igrejas locais, o Espírito Santo é o distribuidor de todas as manifestações carismáticas (ver 1Co 12 – 14).
Vamos resumir um pouco ok! Pois o texto é muito longo:
4. O Espírito Santo é o terceiro membro da TRINDADE (ver as notas expositivas referentes a João 5,6 no NT).
“O pano de fundo sobre o que Paulo tem a dizer concernente ao Espírito Santo tem bases no AT. Ali o Espírito aparece como o ‘SOPRO’ DE (DEUS) YAHU”, NO SENTIDO DE SER A PRESENÇA DE YAHU OU O PODER DE YAHU COMO ALGO VISÍVEL E OPERANTE NO MUNDO. Somos informados de que o Espírito de Yahu pairava sobre o caos primevo (ver Gn 1,2); que os profetas foram iluminados e fortalecidos pelo Espírito (ver 1Sm 10,10, além de muitas outras referências); que ninguém é capaz de fugir da presença do Espírito Santo de Yahu (ver Sl 139,7). O Espírito de Yahu é a presença auto-autenticadora do poder de Yahu (....). O Espírito Santo (descrito em Rm 5,5 como ‘amor de Yahu... derramado em nossos corações’) é, portanto, a base empírica da fé esperança. Ele é a garantia tanto da significação do que ocorreu, (isto é a morte e ressurreição de YahuShúa o Filho prometido para a salvação – grifo meu, bem como a justificação dos crentes) COMO DA REALIDADE DO QUE AINDA ACONTECERÁ (OU SEJA, A VOLTA DO MESSIAS E A NOSSA TOTAL LIBERTAÇÃO DO PODER DO PECADO E DA MORTE). É O ESPÍRITO SANTO QUE REÚNE TODAS AS PEÇAS COMPONENTES DAQUELE ACONTECIMENTO E QUE DENOMINAMOS DE REVELAÇÃO EM O MESSIAS – YAHUSHÚA, TRANSPONDO O HIATO ENTRE O PASSADO E O FUTURO, O QUE, ATÉ ESTE PONTO, COM TANTA FREQUÊNCIA TEM APARECIDO COMO IMPORTANTE CARACTERÍSTICA E ELEMENTO DO PENSAMENTO PAULINO”. (JOHN KNOX, NA INTRODUÇÃO AO OITAVO CAPÍTULO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS).
Bem, esse texto é bem mais longo.... Mas, acho que já deu para entender!!! Como pode o Espírito Santo ser invenção da Igreja Católica de Roma???? Se o próprio Paulo Fala dele!!!! Mesmo que seja invenção “O Espírito Santo”???!!!! Poxa vida viu! Que invenção!!! Que mal há nisso???? Pois se for assim, temos que reinventar a “Bíblia” que é cópia da ESCRITURA SAGRADA! A Palavra de Yahu!!!! Claro que há erros, adulterações, corrupções, etc. Mas se for verdade de que o Espírito Santo não existe, então deveríamos falar para Paulo que ele está errado nas suas afirmações bem como muitas personagens de Yahu......concordam comigo!?
ESTE TRABALHO VISA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EM DEFENDER A 3ª PESSOA DA TRINDADE! ELE EXISTE SIM, É UMA PESSOA SIM, COM DONS DE ONIPOTÊNCIA, ONIPRESENÇA E ONISCIÊNCIA ELE PERTENCE AO: PAI! E AO FILHO! SENDO COETERNO SEMPRE EXISTIU JUNTO AO PAI E FILHO! É UM ESPÍRITO VIVO!!!! NÃO MATÉRIA OU UMA CRIAÇÃO! MAS É YAHU EM PESSOA!!!!!!!
ANSELMO ESTEVAN.
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